
Postado originalmente por
Alexandre Mello
Erick, você está no caminho certo...
Primeiro instalei as Proteções Inferiores (MXV Tecnologia Off Road) na Tracker.
Depois troquei os pneus da Tracker por outros de uso misto, só que na mesma medida: 236/60 R16 Yokohama Geolandar A/T-S G012. Não queria a princípio alterar a suspensão, com receio de perder em estabilidade.
Depois de alguns prejuízos, realmente notei que o Tracker é muito baixo até mesmo para o Off Road Leve. Fiz o Lift 2" na Suspensão (Alternativa 4x4), o que deixou a Tracker mais alta e parou de raspar nas pedras e de castigar as Proteções Inferiores, que ganharam vários amassados antes do Lift 2" na Suspensão. Com os Calços de Nylon não perdi em nada em estabilidade.
O recomendado é isto mesmo: 1º Fazer Lift 2" na Suspensão. 2º Trocar os Pneus Originais 235/60 R16 pelos 235/70 R16, sejam eles A/T ou M/T, de acordo com o uso que você fará da Tracker.
Pen$ei na Po$$ibilidade de colocar Kit de $u$pen$ão substituindo as Mola$ e os Amortecedore$ Originai$ por conjuntos de alto desempenho: Ironman, Bilstein, OffShox (Off Limits), etc., mas como você percebeu pela colocação de diversos $ no lugar dos s, optei por Calços devido a falta de coragem de investir tanta grana em suspensão.
Na instalação do Kit de Calços na Suspensão, tive de substituir os amortecedores originais que já estavam gastos por amortecedores da COFAP fabricados para a Tracker. Entretanto, os Amortecedores Traseiros dão fim-de-curso mesmo com a Tracker vazia, por estar 5 Cm mais alta a Suspensão. Quando a Tracker está cheia, com 3 Adultos atrás, ai fica pior ainda, qualquer lombada / quebra-mola a sensação é de que a Tracker está só nas Molas e Sem Amortecedor.
Pelo menos os Amortecedores Traseiros irei substituí-los pelos OffShox da Off Limits Série FX-5 já preparados para a Tracker com Suspensão 2" mais alta.
Fiz cotação com os caras e os valores como era de se esperar, mesmo adquirindo direto da fábrica, ainda assim são caros. Entretanto valem a pena, pois são recondicionáveis através da fábrica e não descartáveis como os amortecedores comuns.