x
Convex Datacenter
Página 96 de 204 PrimeiroPrimeiro ... 468687888990919293949596979899100101102103104105106146196 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1,141 a 1,152 de 2980

Hybrid View

Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Agradecimentos: 0

FH,
    Existem pneus at nas medidas originais (215/70 16), Maxxis 771 (uso este, muito bom), Continental, dulonp (salvo engano), tem colegas que usam bf mud e at, porém com lift e procedimento nas caixas de rodas.

Se apenas uma roda ficar no ar, o sistema de bloqueio funciona bem, Se duas rodas estiverem sem atrito, sendo estas duas dianteiras ou traseiras, ele sai bem. Porém se duas rodas sem atrito for uma na dianteira e outra na traseira, aí fica difícil. Já atolei muito na areia e forma um x ele cava uma roda na dianteira e outra do outro lado na traseira, aí pega o fundo e não sai.
    Bom é apenas minha opinião.
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Caros

Tentei fazer uma leitura rápida no forum, mas ele estão muito extenso, então me desculpem se o que vou perguntar já tiver sido respondido.

1- Existe medida de BF/AT que caiba nas rodas e suspensão originais?
    2- O sistema de freio realmente funciona como um bloqueio eficiente de diferencial? Vi vários videos, alguns parecem que sim, existe algum bloqueio funcionando quando alguma roda fica no ar, outros aparentemente não. Deve ser muito importante isso, pois o curso de suspensão dele é bem pequeno e frenquentemente uma roda fica no ar...

abs FH
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    FH,
    Existem pneus at nas medidas originais (215/70 16), Maxxis 771 (uso este, muito bom), Continental, dulonp (salvo engano), tem colegas que usam bf mud e at, porém com lift e procedimento nas caixas de rodas.

Se apenas uma roda ficar no ar, o sistema de bloqueio funciona bem, Se duas rodas estiverem sem atrito, sendo estas duas dianteiras ou traseiras, ele sai bem. Porém se duas rodas sem atrito for uma na dianteira e outra na traseira, aí fica difícil. Já atolei muito na areia e forma um x ele cava uma roda na dianteira e outra do outro lado na traseira, aí pega o fundo e não sai.
    Bom é apenas minha opinião.
    Bom dia, fhsantos e Professador,

Sobre os pneus, ainda não troquei os originais, então ainda não posso opinar sobre outros modelos, mas tanto o Professador quanto outros membros possuem várias dicas sobre este assunto. Vale a pena dar uma lida com calma neste mesmo tópico do fórum (use o Google que é mais fácil, informando como um dos argumentos o texto site:www.4x4brasil.com.br/forum/outros para fechar a pesquisa ao nosso fórum. Somente um detalhe: os pneus originais do Duster são na medida 215/65 16, ok?

O bloqueio dos diferenciais de eixos (o Duster não possui diferencial central) funciona muito bem, mas para isso você precisa ativar o modo 4x4 Lock em terrenos escorregadios ou de baixo atrito para evitar problemas no conjunto de transmissão. Nesse modo ele usa os sensores de velocidade de cada roda (que normalmente pertencem ao recurso do ABS) para travar via freio, automaticamente, a roda (ou as rodas) que esteja (ou estejam) patinando ou no ar, permitindo a transferência do torque do motor à roda (ou às rodas) no chão.

O problema enfrentado pelo companheiro Professador parece não ter sido causado pelo bloqueio de diferenciais de eixos (eles trabalharam, uma vez que ele disse que os pneus cavaram a areia, mostrando que estavam trabalhando enquanto as outras estavam no ar). O problema é que areia fofa e dunas são um verdadeiro problema para qualquer veículo. Deve-se baixar bem a calibragem dos pneus para dificultar o atolamento neste piso. Vale lembrar também que, segundo posts neste mesmo tópico do fórum, há relatos de companheiros alegando que houve dunas em que vários Trollers e outros 4x4 mais pesados ficaram enquanto somente o Duster conseguiu passar. Uma excelente vantagem do Duster neste quesito é o baixo peso em relação a vários outros 4x4.

Sugiro também adquirir o DVD Técnica de Condução 4x4 do João Roberto Gaioto (veja no site: http://www.tecnica4x4.com.br/dvd.html). Vale cada centavo, e vale a pena assistir mais de uma vez para rever as técnicas antes de enfrentar novamente situações de trilhas, ok?

Um grande abraço e fiquem com Deus!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    06/09/2010
    Local
    Belo Horizonte/Campos dos Goytacazes/MG

Bom saber...

Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    ...Se apenas uma roda ficar no ar, o sistema de bloqueio funciona bem, Se duas rodas estiverem sem atrito, sendo estas duas dianteiras ou traseiras, ele sai bem. Porém se duas rodas sem atrito for uma na dianteira e outra na traseira, aí fica difícil. Já atolei muito na areia e forma um x ele cava uma roda na dianteira e outra do outro lado na traseira, aí pega o fundo e não sai...
    Puxa vida, Professador...
    não que eu tenha ficado feliz com o teu ocorrido, mas este relato da dificuldade da Duster para quando estiver com apenas 2 rodas na aderência, cruzadas, foi bastante esclarecedor. Estava pegando confiança na minha, e quando fui fazer um video e me aconteceu exatamente isto (cavou com duas rodas e escorou no peito de aço). Fiquei desapontadíssimo...
    De certa forma, seu relato foi esclarecedor.
    No fim até saiu só de baixar a calibragem um pouco mais e um puxãozinho de um bug, pra retirá-la da cova.

Muito bom esta experiência e estas maldades com relação ao veículo, pessoal. Até hoje fico receoso quando a areia está muita fofa e começa a cavar do nada. Em situações assim você sente que ela reage melhor com 4 pessoas dentro que apenas com o motorista?

Quanto aos pneus, eu estou com Yokohama AT G012, nas medidas originais. Nada a reclamar, nem de barulho no asfalto.

Abrx,
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Caro FH,

Conforme disse o dd1969, a Duster 4WD usa o ABS para o bloqueio das rodas. Não confundir com o bloqueio central, que apenas faz com que 50% da tração vá para cada eixo.

O funcionamento é o seguinte: Ao virar o seletor para 4WD Lock, o sistema AS inverte o funcionamento. Não atua mais normalmente (soltando a roda que trava, em rápidos pulsos). Isso é maravilhoso em descidas fortes de cascalho. Verifiquei na prática na viagem que fiz ao sul, nos Andes: nas descidas fortes e sinuosas nas estradinhas de rípio eu descia com o Lock, pois o carro freava muito melhor e inspirava muito mais confiança.

É um sistema da Nissan (que agora é da Renault). A inversão do funcionamento faz com que o sistema passe a enviar rápidos pulsos de freio à roda que patina. Testei isso na minha fazenda. Coloquei o carro em X numa erosão, em pêndulo mesmo, e mandei meu empregado segurar levemente para deixar duas rodas alternadas no ar e duas no chão. O ponto positivo foi que comprovei que o sistema existe (eu estava na dúvida). O ponto negativo foi que, como o terreno era acidentado, não bastou para ela sair. Os pulsos são muito curtos, e as rodas com aderência tracionavam muito rapidamente, em "trancos" muito suaves, o que não bastava.

Quando mandei o empregado soltar o carro, ele apoiou muito levemente uma das rodas elevadas no chão. Aí acelerei e ela saiu.

Não fiquei lá muito satisfeito. É bom, mas não é ótimo como eu desejava. Estou pesquisando nos esquemas da Renault (com o pessoal da concessionária) por onde passa esse pulso e onde se origina, para ver se há como parametrizar a duração desse pulso.

Agora, com três rodas no chão e 4WD Lock ela sai tranquila, não precisa se preocupar com ela ter curso curto, como disse o Professador. Também testei isso, e ela sai com a roda elevada girando devagarinho que nem as outras.

Quanto aos pneus, coloquei Dunlop Grandtrek AT3 225/70r16, que tem 3,55 cm a mais de diâmetro (aumenta a altura em 1,755 cm). Viajei com eles para Minas (2000 km ida e volta), subi a Serra da Boa Esperança em trilhas ruins e não tive problema algum. Não raspa em ponto nenhum e mantém adequada a relação do câmbio na primeira marcha. O velocímetro e o odômero "zeram", ou seja, passam a marcar apenas 0,5% a mais do que a velocidade real.

Eles têm uma ressonância em velocidades até 80 por hora, mas daí pra frente o ruído é normal.

Ontem levantei minha Duster com um kit que eu bolei, que é colocado nas bases dos amortecedores. Ficou ótimo, deu alinhamento perfeito, e na cidade o carro está ótimo. Depois de amanhã vou botar ela na trilha pra ver como se comporta. Segunda-feira levo pra conferir o alinhamento e saberei se ficou bom mesmo.

Mando duas fotos: A primeira é do teste com três rodas apoiadas, e a segunda é da minha "inventação de moda".

Abraço a todos.

Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Caros

Tentei fazer uma leitura rápida no forum, mas ele estão muito extenso, então me desculpem se o que vou perguntar já tiver sido respondido.

1- Existe medida de BF/AT que caiba nas rodas e suspensão originais?
    2- O sistema de freio realmente funciona como um bloqueio eficiente de diferencial? Vi vários videos, alguns parecem que sim, existe algum bloqueio funcionando quando alguma roda fica no ar, outros aparentemente não. Deve ser muito importante isso, pois o curso de suspensão dele é bem pequeno e frenquentemente uma roda fica no ar...

abs FH
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Renault Duster 4X4-20150410_105613.jpg   Renault Duster 4X4-img-20150422-wa0008.jpg  

Usuário
    Entrada
    20/03/2013
    Local
    South Waterfalls/RS
    Uma coisa que penso em fazer, que é bem simples, e deve dar uma mão extra na hora de um sufoco, é o freio de mão independente pra cada roda...ele simula um bloqueio de diferencial.

Renault Duster 4X4-409010d1367431243-freio-disco-alavanca-dupla.jpg

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por Rikkardo Ver Post
    Uma coisa que penso em fazer, que é bem simples, e deve dar uma mão extra na hora de um sufoco, é o freio de mão independente pra cada roda...ele simula um bloqueio de diferencial.

Renault Duster 4X4-409010d1367431243-freio-disco-alavanca-dupla.jpg
    Olá, Rikkardo,

É verdade! Este sistema é de uma simplicidade e engenhosidade mecânica muito bem pensada! Até onde eu soube, uma das primeiras implementações deste recurso foi num dos utilitários da marca brasileira Gurgel, já há algumas décadas atrás.

Acredito que deve funcionar muito bem somente no modo 4x4Auto.

Penso que não se deveria acioná-lo no modo 4x4Lock, uma vez que, se você estivesse, por exemplo, com a roda traseira direita no ar, e, freasse manualmente, bloqueando-a, o sistema Lock também iria bloqueá-la (bloqueio duplo: o teu manual + o automático do modo Lock), e o torque, no caso do eixo traseiro, fluiria somente pela roda esquerda, que estaria no chão, fazendo o veículo conseguir se mover. Mas, uma vez que esta roda começasse a girar, e o sistema percebesse que há divergência significativa na velocidade de rotação entre as duas, imediatamente destravaria o bloqueio eletrônico da roda direita (a que estaria no ar), e acredito que ele travaria rapidamente a esquerda (que estaria no chão), para forçar a transferência do torque para a da direita (a que estaria no ar). Neste exato momento teríamos um problema: como o modo Lock garante 50% do torque para cada eixo, haveria, mesmo que num ligeiro instante de tempo, um esforço no sistema de transmissão traseiro, que tentaria girar a roda freada manualmente por você (neste momento as duas traseiras estariam impedidas de girar).

Este raciocínio é hipotético, partindo do pressuposto de que estamos entendendo plenamente o funcionamento do modo 4x4Lock em todas as situações, ok?

Caso alguém possua um entendimento diferente, vale a pena expô-lo no tópico para que todos nós consigamos enriquecer o entendimento de todos e sabermos em quais situações são indicadas ou contra-indicadas a utilização desse dispositivo, ok?

Abraços e fiquem com Deus!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    05/05/2014
    Local
    Itararé/SP
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Olá, Rikkardo,

É verdade! Este sistema é de uma simplicidade e engenhosidade mecânica muito bem pensada! Até onde eu soube, uma das primeiras implementações deste recurso foi num dos utilitários da marca brasileira Gurgel, já há algumas décadas atrás.

Acredito que deve funcionar muito bem somente no modo 4x4Auto.

Penso que não se deveria acioná-lo no modo 4x4Lock, uma vez que, se você estivesse, por exemplo, com a roda traseira direita no ar, e, freasse manualmente, bloqueando-a, o sistema Lock também iria bloqueá-la (bloqueio duplo: o teu manual + o automático do modo Lock), e o torque, no caso do eixo traseiro, fluiria somente pela roda esquerda, que estaria no chão, fazendo o veículo conseguir se mover. Mas, uma vez que esta roda começasse a girar, e o sistema percebesse que há divergência significativa na velocidade de rotação entre as duas, imediatamente destravaria o bloqueio eletrônico da roda direita (a que estaria no ar), e acredito que ele travaria rapidamente a esquerda (que estaria no chão), para forçar a transferência do torque para a da direita (a que estaria no ar). Neste exato momento teríamos um problema: como o modo Lock garante 50% do torque para cada eixo, haveria, mesmo que num ligeiro instante de tempo, um esforço no sistema de transmissão traseiro, que tentaria girar a roda freada manualmente por você (neste momento as duas traseiras estariam impedidas de girar).

Este raciocínio é hipotético, partindo do pressuposto de que estamos entendendo plenamente o funcionamento do modo 4x4Lock em todas as situações, ok?

Caso alguém possua um entendimento diferente, vale a pena expô-lo no tópico para que todos nós consigamos enriquecer o entendimento de todos e sabermos em quais situações são indicadas ou contra-indicadas a utilização desse dispositivo, ok?

Abraços e fiquem com Deus!
    dd1969.
    Sou um grande defensor da existência do sistema... embora muitos não acreditem. O sistema existe e funciona muito bem no Dacia. Ocorre que no Brasil o controle de estabilidade que inclui o ASR da Dacia não está implementado pela Renault, isso gera o comportamento errático do sistema quando no X (errático mas não inativo, pois como o colega já comprovei isso na prática, com 3 rodas no chão o sistema funciona perfeitamente). Essa atitude da Renault é uma sacanagem que nunca deixo de questionar. Quando a Renault habilitar as instruções referentes ao ESP/ASR o sistema funcionará perfeitamente.
    Ilustração em vídeo do que foi dito pelos colegas Rikkardo e dd1969:

Dá para ouvir perfeitamente o travamento do freio da roda que está no ar. Observar a roda e som associado.

Neste outro vídeo observar o comportamento do freio fazendo travamentos muito rápidos da roda traseira que está no ar no x, quase imperceptível mas permitindo o consequente avanço do carro. (Aos 2 minutos do vídeo)

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por Renato Gallo Ver Post
    ... O ponto negativo foi que, como o terreno era acidentado, não bastou para ela sair. Os pulsos são muito curtos, e as rodas com aderência tracionavam muito rapidamente, em "trancos" muito suaves, o que não bastava. ...
    Olá, Renato Gallo,

Excelente o teu depoimento. Como eu até hoje não havia enfrentado problemas com o 4x4Lock, vinha sempre muito confiante até agora nos poucos atoleiros piores que enfrentei. Mas, depois do teu teste, sabemos agora que os pulsos são mais curtos que gostaríamos, o que nos colocará em condição de maior cautela.

Na verdade, os pulsos que você experimentou são a momentânea transferência do torque para a roda apoiada no chão. E esta transferência é de curta duração porque também é de curta duração o bloqueio da roda que estava no ar, ou sem tração (bloqueio este efetuado através do freio involuntário e comandado de modo eletrônico pelo carro, e não por nós). Uma vez que a roda no chão (com tração) começa a girar, o sistema entende automaticamente que pode soltar o freio daquela roda que estava no ar ou sem tração.

É realmente uma pena que o sistema não é perfeito, mas, de qualquer modo, é bem melhor que implementações de 4x4 sem este recurso.

Obrigado pelo teste e divulgação do seu resultado.

Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

Usuário Avatar de cloviscarleto
    Entrada
    16/02/2014
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Tutorial Media skin40 ver 4.0.3
    Medi@skin403_Lite.rar

O media skin é um program pequeno que dá a possibilidade de assistir videos no MediaNav. Mas só roda no pendrive.

1- Format o pendrive em fat32
    Renault Duster 4X4-sem-titulo.png

2- Verificar se o MediaNav ta atualizado, o meu está na versão 4.0.3.
    3- baixe o Medi@skin, no site http://gavitex.com/share/lwfoj33sz
    4- Coloca no pendrive o media descompactado.
    5- Coloque no mediaNav antes de ligar o carro.
    6- Espere atualizar
    Renault Duster 4X4-sss.png

7- Tire o pendrive, volte no PC ou not, retire o arquivo upgrade.igu
    Renault Duster 4X4-sscs.png

8- Coloque os vídeos na pasta videos
    Renault Duster 4X4-sscs.png

9.....Continua.....
    4X4 Brasil
    ENGESA ENGESA 4X4 2P 1986/ Duster 4wd 2013 TechRoad II
    cliviscarleto@mail.com

Usuário Avatar de cloviscarleto
    Entrada
    16/02/2014
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    10 - Não ligue o radio antes de colocar o pendrive
    11-Renault Duster 4X4-wp_20150416_004.jpg Clique no Icone vermelho para ligar o Skin

12- Renault Duster 4X4-sssslo.png neste icone vc pode configurar o Skin, pode mudar a aparência , Renault Duster 4X4-wp_20150416_012.jpg

13- Esta lista de vídeos ,
    Renault Duster 4X4-wp_20150416_014.jpg selecione um oiu mais videos para montar sua sequência.

14- Não desligue o rádio sem antes desligar o aplicativo, desligue em Renault Duster 4X4-wp_20150416_007.jpg

Dicas: -não coloque videos do youtube,
    - o melhor formato que testei de video foi o .avi, com uma resolução 480x280,
    - não dá para rodar um vídeos em HD, pelo menos nesta versão.
    - se o aplicativo travar, coloque o arquivo upgrade devolta no pendrive e atualize novamente.
    4X4 Brasil
    ENGESA ENGESA 4X4 2P 1986/ Duster 4wd 2013 TechRoad II
    cliviscarleto@mail.com

Usuário
    Entrada
    28/04/2015
    Local
    DUQUE DE CAXIAS/RJ
    Olá, galera do fórum!

Acompanho vcs a bastante tempo, mas sem me cadastrar. Hj resolvi fazê-lo.
    Antes de tudo gostaria de dar um grande abraço em ricardo arlen, dd1969, Professador . . . etc.
    Já vou chegando com uma questão. Tenho um DUSTER 4X4 2013/14, que está apresentando o seguinte problema: ao acionar o freio em situação extrema em piso irregular (costela, lombada) o mesmo falha ( o pedal fica pesado e o carro fica solto) por alguns segundos!!
    Como disse só acontece em situações extremas (freada bruscas).
    Alguém de vcs já possou por algo semelhante?
    Acredito que seja uma falha do sistema ABS.
    Alguém tem alguma opinião ?

Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 62
    Citação Postado originalmente por fsgonçalves Ver Post
    Olá, galera do fórum!

Acompanho vcs a bastante tempo, mas sem me cadastrar. Hj resolvi fazê-lo.
    Antes de tudo gostaria de dar um grande abraço em ricardo arlen, dd1969, Professador . . . etc.
    Já vou chegando com uma questão. Tenho um DUSTER 4X4 2013/14, que está apresentando o seguinte problema: ao acionar o freio em situação extrema em piso irregular (costela, lombada) o mesmo falha ( o pedal fica pesado e o carro fica solto) por alguns segundos!!
    Como disse só acontece em situações extremas (freada bruscas).
    Alguém de vcs já possou por algo semelhante?
    Acredito que seja uma falha do sistema ABS.
    Alguém tem alguma opinião ?
    Gonçalves,

Seja bem-vindo. Cara, você é muito tranquilo de não ter levado à uma CSS ainda. Independente do que seja (embora faça sentido ser o ABS, como você mesmo disse), você fica sem o freio. E se isso evoluir e der pau em uma estrada numa condução sobre asfalto mesmo, mas em uma frenagem de emergência?!

Minha sugestão, que deve ser a mesma de outros foristas: levar ontem em uma concessionária. Além de tudo, ainda está na garantia, certo?

Depois, poste aqui o resultado.

Abraço,

Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem