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  • #1165
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    11/06/2014
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    Ola Sr. Raposo, concordo com sua postagem, tenhum Duster 4wd 2013 e ando cerca de 20km diáriamente em estradas de terra esburacadas e lamacentas de acordo com o clima. e o Duster atende perfeitamente minhas espectativas quanto a robustez e durabilidade alem de ter plenas condições de utilizá-lo para o cotidiano de um veiculo de passeio.
    tenho vontade de visitar o jalapão tambem, em uma ferias proxima.

  • #1166
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    15/01/2014
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    Ola Lucas Tedesco,

    Jalapão não é passeio. É expedição. De uma olhada em:

    http://www.youtube.com/v/INFB8Cq5uBw

    e em

    http://www.youtube.com/v/O2ywVNF-l78

    Pneus AT e cintas de reboque fazem parte do kit básico. Não ir sozinho é condição indispensável.

    No carnaval algumas empresas costumam organizar expedições para lá.

    Quando é que você pretende ir?

    Raposo
    4X4 Brasil

  • #1167
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    Citação Postado originalmente por Gabriel Paz Ver Post
    Além de um dd1969 que deu várias dicas, liguei para a concessionária e eles afirmaram que pode sim instalar o Media Nav. Estou olhando as centrais indicadas para ver qual comprar. Depois é procurar um bom lugar para instalar. Obrigado!
    Bom dia, Gabriel Paz,

    Somente lembrando que a central multimídia também é responsável pela qualidade sonora, mas não influencia tanto quanto a acústica do carro (no Duster acho excelente e vale a pena incrementar o som nele) e quanto os alto-falantes também. Os alto-falantes influenciam mais na qualidade sonora que a central multimídia ou rádio/cd-player.

    Caso somente substitua o rádio de fábrica pela central você quase não vai perceber diferença porque os alto-falantes originais não possuem boa fidelidade (apesar da razoável resposta sonora com relação à faixa de frequências), são de papelão e não possuem tweeter. O fato de não possuírem tweeter faz com que, no projeto o rádio de fábrica tenha que enviar um som totalmente sem equalização (reforço extremo nos agudos) para compensar os alto-falantes originais, e acredito que o MediaNav deve fazer isto também.

    Caso goste de qualidade sonora, evite os triaxiais, quadriaxiais, penta-axiais, etc, e procure escolher coaxiais de boa qualidade, de preferência com tweeter com domo de sêda (soft-dome). Eu recomendaria as marcas Morel, DLS, Focal, ou Hertz. São todas importadas de boa qualidade. Esqueça Bomber, Hinor, Arlen, etc. Mas um instalador profissional pode lhe orientar de acordo com seu gosto musical, nível de pressão sonora desejado (somente alto-falantes ou um pequeno amplificador para um bom som para dentro apenas), etc. Aliás, pense na possibilidade de encontrar um instalador profissional primeiro, pois ele pode lhe orientar bastante e inclusive você pode comprar o som com ele, oferecendo-lhe garantia sobre todo o conjunto.

    Não precisa gastar muito de uma vez. Eu mesmo venho fazendo upgrade sonoro aos poucos e percebendo a qualidade evoluindo. Primeiro instalei os coaxiais novos na frente. Em outra oportunidade instalei o kit multimídia com a TV Digital e a câmera de ré. Posteriormente passei os coaxiais para trás e instalei na frente um kit 2 vias. Depois instalei um amplificador somente para o som da frente. Por último, posteriormente devo ainda adquirir com ele e instalar um bom subwoofer.

    Espero ter ajudado!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1168
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    05/06/2014
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    Ajudou bastante, mais uma vez. Muito esclarecedor.

    Sempre estou viajando e nada como um bom som como companhia. Irei procurar um especialista, mas a princípio, minha prioridade é o a central multimídia. Vou começar a pesquisar os preços. Você citou os fabricantes Alpine, Clarion, Kenwood ou JVC, tem algum modelo específico que você indicaria? Se mais alguém tiver uma sugestão, será bem vinda.

    Abraço!

    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, Gabriel Paz,

    Somente lembrando que a central multimídia também é responsável pela qualidade sonora, mas não influencia tanto quanto a acústica do carro (no Duster acho excelente e vale a pena incrementar o som nele) e quanto os alto-falantes também. Os alto-falantes influenciam mais na qualidade sonora que a central multimídia ou rádio/cd-player.

    Caso somente substitua o rádio de fábrica pela central você quase não vai perceber diferença porque os alto-falantes originais não possuem boa fidelidade (apesar da razoável resposta sonora com relação à faixa de frequências), são de papelão e não possuem tweeter. O fato de não possuírem tweeter faz com que, no projeto o rádio de fábrica tenha que enviar um som totalmente sem equalização (reforço extremo nos agudos) para compensar os alto-falantes originais, e acredito que o MediaNav deve fazer isto também.

    Caso goste de qualidade sonora, evite os triaxiais, quadriaxiais, penta-axiais, etc, e procure escolher coaxiais de boa qualidade, de preferência com tweeter com domo de sêda (soft-dome). Eu recomendaria as marcas Morel, DLS, Focal, ou Hertz. São todas importadas de boa qualidade. Esqueça Bomber, Hinor, Arlen, etc. Mas um instalador profissional pode lhe orientar de acordo com seu gosto musical, nível de pressão sonora desejado (somente alto-falantes ou um pequeno amplificador para um bom som para dentro apenas), etc. Aliás, pense na possibilidade de encontrar um instalador profissional primeiro, pois ele pode lhe orientar bastante e inclusive você pode comprar o som com ele, oferecendo-lhe garantia sobre todo o conjunto.

    Não precisa gastar muito de uma vez. Eu mesmo venho fazendo upgrade sonoro aos poucos e percebendo a qualidade evoluindo. Primeiro instalei os coaxiais novos na frente. Em outra oportunidade instalei o kit multimídia com a TV Digital e a câmera de ré. Posteriormente passei os coaxiais para trás e instalei na frente um kit 2 vias. Depois instalei um amplificador somente para o som da frente. Por último, posteriormente devo ainda adquirir com ele e instalar um bom subwoofer.

    Espero ter ajudado!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1169
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    Citação Postado originalmente por Gabriel Paz Ver Post
    Ajudou bastante, mais uma vez. Muito esclarecedor.

    Sempre estou viajando e nada como um bom som como companhia. Irei procurar um especialista, mas a princípio, minha prioridade é o a central multimídia. Vou começar a pesquisar os preços. Você citou os fabricantes Alpine, Clarion, Kenwood ou JVC, tem algum modelo específico que você indicaria? Se mais alguém tiver uma sugestão, será bem vinda.

    Abraço!
    Olá, Gabriel Paz,

    Todas as 4 marcas indicadas são boas. Antes de você ver com o instalador profissional daí de Salvador, você deveria ter em mente as seguintes questões:

    a) Se já deseja GPS integrado ou se aceita GPS externo à central multimídia, uma vez que, caso deseje instalar módulo GPS compatível com a central para apresentação do GPS na tela da multimídia, o preço não valerá a pena (neste caso, valeria a pena comprar logo o modelo completo, que possui mais recursos);

    b) Se é tão exigente ou não com relação à qualidade sonora a ponto de exigir equalizador de várias faixas ao invés de apenas 2 ou 3, ou de exigir ou não a tecnologia denominada de Time Alignment (alinhamento de tempo), que eletronicamente ajusta o tempo do som de cada alto-falante para que todos cheguem exatamente ao mesmo tempo aos ouvidos do motorista, independentemente da distância de cada um;

    Se quiser, a TV Digital e a câmera de ré podem ser instalados depois sem problemas.

    No meu caso, instalei o modelo Kenwood DDX4070BT (um dos 2 modelos de entrada) porque já possuía um GPS da Garmin (excelente). Foi uma solução bem mais barata, porque me custou à época R$1.180,00 (já com a mão de obra incluída), e o modelo top da Kenwood no Brasil (anterior ao DNX7700BT) com GPS Garmin integrado e time alignment custaria aproximadamente, se não me engano, R$3.600,00 (à época). Havia também, à época, um modelo intermediário, o DNX7490BT, com GPS integrado mas sem time alignment e sem aquele equalizador tão detalhado, com preço entre os dois outros modelos.

    Não se esqueça de solicitar à concessionária Renault (ao consultor), o código de ativação do rádio de fábrica (uma senha de 4 algarismos), para o dia que precisar reinstalá-lo novamente para vender o carro. Você vai querer levar a central adquirida para os próximos carros, e é um bem que deverá durar muitos e muitos anos.

    Devido ao excelente espaço interno, ao conforto (maciez) da suspensão, ao robusto sistema de tração 4x4, e à excelente acústica sonora/musical, o Duster é muito bom para viajar por este Brasil, e, quem sabe, pelas Américas!

    Abraços e boas viagens com o Duster!
    dd1969.

  • #1170
    Me lasquei....rsrsrs

    Fiz uma trilha ontem por estrada com muito barro molhado, passei por dois riachos e desci ladeiras praticamente escorregando o duster, ou seja, quase sem controle....por incrível que pareça, as subidas, mesmo deslizando, pareciam mais fáceis....só tive um problema, perdi a placa dianteira....e agora, o que devo fazer???....esse negócio de trilha da prazer mas não deixa de tirar uns trocados do teu bolso rsrsrs

  • #1171
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    pode ser fácil a solução...

    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Me lasquei....rsrsrs

    Fiz uma trilha ontem por estrada com muito barro molhado, passei por dois riachos e desci ladeiras praticamente escorregando o duster, ou seja, quase sem controle....por incrível que pareça, as subidas, mesmo deslizando, pareciam mais fáceis....só tive um problema, perdi a placa dianteira....e agora, o que devo fazer???....esse negócio de trilha da prazer mas não deixa de tirar uns trocados do teu bolso rsrsrs
    Eitah!
    Ricardo, aconteceu isto com um tio meu e no caso dele um amigo despachante, falou que para a placa dianteira, que não tinha o lacre, bastava mandar fazer a placa e ele mesmo instalava. Assim ele o fez e, que eu saiba vendeu o carro numa boa depois.
    Na dúvida eu recomendaria ligar ou solicitar uma informação ao Detran do teu estado e fazer o procedimento que eles indicarem.
    Melhor perder a placa que o peito de aço... alguns tópicos atrás comentei de um barulho de vibração e ao fazer o alinhamento, entrei de baixo e meu peito de aço estava fixado com 3 dos 6 parafusos apenas, sendo um bambo e querendo sair. Não lembro de ter dado nenhuma pancada no protetor do cárter, enfim... vai a grana mas vem o prazer do desafio.

  • #1172
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    Rodar em 2WD

    Pessoal,

    Peguei o meu na semana passada e, por enquanto, só cidade. Tenho deixado direto em 2WD objetivando economia. Isso pode gerar alguma sobrecarga nos componentes?
    Quando estiver chovendo vou experimentar a diferença de comportamento desse modo para o AUTO.

    Abs
    Aluísio
    Duster 4WD TechRoadII (2014/Prata)
    Niva JáDisse (1995/Grená)

  • #1173
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    Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    Pessoal,

    Peguei o meu na semana passada e, por enquanto, só cidade. Tenho deixado direto em 2WD objetivando economia. Isso pode gerar alguma sobrecarga nos componentes?
    Quando estiver chovendo vou experimentar a diferença de comportamento desse modo para o AUTO.

    Abs
    Olha...acho que não muda muita coisa o consumo, pois pelo que vi, o sistema de tração, visando à simplicidade, mantém o eixo traseiro girando SEMPRE.
    Quando se muda para auto ou 4wd, a única coisa que acontece , é a ativação do acoplamento di diferencial traseiro, eletricamente.
    Observe a foto:

    Renault Duster 4X4-foto000090p_zps07637f22.jpg

    Até procurei algum outro comando extra na caixa de transferência, mas acho que não tem não...
    Os mais entendidos nesses sitemas podem dizer se é assim ou não?

    T+

  • #1174
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    Itaboraí/RJ
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    Citação Postado originalmente por Rikkardo Ver Post
    Olha...acho que não muda muita coisa o consumo, pois pelo que vi, o sistema de tração, visando à simplicidade, mantém o eixo traseiro girando SEMPRE.
    Quando se muda para auto ou 4wd, a única coisa que acontece , é a ativação do acoplamento di diferencial traseiro, eletricamente.
    Observe a foto:

    Renault Duster 4X4-foto000090p_zps07637f22.jpg

    Até procurei algum outro comando extra na caixa de transferência, mas acho que não tem não...
    Os mais entendidos nesses sitemas podem dizer se é assim ou não?

    T+
    Olá, Rikkardo,

    Concordo plenamente:

    a) A diferença de consumo é tão ínfima (mínima), que decidi (ainda com o carro próximo ainda de 0 Km) a andar somente no modo 4x4 Auto, sem problemas até agora (com 40000 Km rodados). Raramente preciso usar o modo 4x4 Lock (somente em situações mais difíceis), e não tenho mais utilizado o modo 4x2;

    b) O eixo cardã gira realmente o tempo todo e em qualquer dos modos de tração escolhidos, e comprovei isto através de um vídeo que fiz com o smartphone embaixo do carro, indo e voltando com o carro nos diversos modos de tração selecionados;

    c) Realmente, o único acoplamento que há é no diferencial traseiro, diferente do que achávamos anteriormente;

    A única diferença é que, pelo que entendo, o Duster não teria aquela caixa de transferência que existe nas pick-ups 4x4 e em alguns outros 4x4 como os Suzukis Grand Vitara e Jimny e o Mitsubishi Pajero TR4 (por exemplo), caixa de transferência esta que, além da função de acoplamento do conversor de torque do Duster, inclui também a função de escolha de marchas reduzidas.

    Abraços a todos!
    dd1969.

  • #1175
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    o consumo não aumenta entaum, pq a roda traseira so traciona qdo precisa, numa curva ou pista lisa, deve ficar sempre ser acionada a tração no sistema auto, pq se tivesse tracionando sempre deveria haver uma diferença de consumo, porem ele tem motor forte, que pode ser que de conta do recado sem reclamar!!!!
    Vitara Metal Top 97/98.

  • #1176
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    13/12/2004
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    Anilha , cinta off-road e cambão com mola

    Pessoal,

    Ontem fui procurar algo no porta-malas e vi que tinha lá uma sacola com uma cinta e uma anilha, resolvi ver como ficava no Duster... nenhuma das duas cabe. Gostaria de saber qual que vcs usam.

    O incrível é que já reboquei o Niva algumas vezes com essa cinta fixando-a no gancho rosqueável do Focus, sem problema algum, achei estranho não servir no Duster.

    Também tenho paquerado aquele cambão para reboque da Lee Tools (Cambão Para Reboque Com Amortecedor De Molas Leetools - R$ 124,98 no MercadoLivre), alguém têm? Funciona? Pq rebocar com cinta além de perigoso, pode render uma bela multa.

    Obrigado
    Aluísio
    Duster 4WD TechRoadII (2014/Prata)
    Niva JáDisse (1995/Grená)

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