x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 15

Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Passei só pra enfatizar que não é apenas uma percepção de um ou de outro, no manual está dito que o modo AUTO "otimiza a estabilidade". Só não explica como...

Grand Abraços.
    Mas tem gente que fala que "sente" o carro mais estável em curvas. Isso não dá pra admitir.
    Nem no modo Lock dá pra sentir maior estabilidade só porque os quatro pneus têm tração. O que dá pra garantir é mais segurança em caso de escorregamentos e perda do controle direcional. Talvez o jogo de palavras esteja confuso.
    O que está escrito no manual, e isto eu concordo, é que se os pneus dianteiros passarem a girar em falso os traseiros passam a ter tração. Pra perceber isso o pneu dianteiro teria que girar bastante em falso. Teste o carro na areia fofa no modo Auto e você vai ver que isso não é nem um pouco eficiente. O carro mal se desloca na areia em Auto. Tem que ativar o Lock obrigatoriamente.
    A mesma coisa uns dizem que sentem na arrancada. Que o carro sai com mais agilidade. Isso só dá pra testar se o cara for dar um arrancadão e o pneu dianteiro não ciscar.
    Tem gente que fala que no 2WD sente o carro mais ágil e econônmico! Aí não tem nem como tentar entender...
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Mas tem gente que fala que "sente" o carro mais estável em curvas. Isso não dá pra admitir.
    Nem no modo Lock dá pra sentir maior estabilidade só porque os quatro pneus têm tração. O que dá pra garantir é mais segurança em caso de escorregamentos e perda do controle direcional. Talvez o jogo de palavras esteja confuso.
    O que está escrito no manual, e isto eu concordo, é que se os pneus dianteiros passarem a girar em falso os traseiros passam a ter tração. Pra perceber isso o pneu dianteiro teria que girar bastante em falso. Teste o carro na areia fofa no modo Auto e você vai ver que isso não é nem um pouco eficiente. O carro mal se desloca na areia em Auto. Tem que ativar o Lock obrigatoriamente.
    A mesma coisa uns dizem que sentem na arrancada. Que o carro sai com mais agilidade. Isso só dá pra testar se o cara for dar um arrancadão e o pneu dianteiro não ciscar.
    Tem gente que fala que no 2WD sente o carro mais ágil e econônmico! Aí não tem nem como tentar entender...

"Mas tem gente que fala que "sente" o carro mais estável em curvas. Isso não dá pra admitir. "

- Sou destes. Tenho, sem dúvida, a percepção de que o comportamento dinâmico do carro é diferente em 2WD e AUTO. Mas aqui não precisamos ter dúvidas, é só seguir o que vc mesmo disse "O carro faz apenas o que está no manual e qualquer coisa além disso está na mente do usuário.". E lá, no manual, está escrito com todas as letras: "O modo “AUTO” distribui automaticamente o torque do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, em função das condições de circulação e velocidade do veículo. Esta posição otimiza a estabilidade" confere lá, pg 2.11.

Agora o que não sei, é como exatamente isso se dá. Como funciona a "otimização da estabilidade". Não sei, mas desconfio, e sobre isso já escrevi bastante antes : )

"
    Pra perceber isso o pneu dianteiro teria que girar bastante em falso"
    Não percebo isso da mesma maneira que vc, qualquer pequeno deslize e a tração entra. Achei bem rápido o sistema em AUTO.

"
    Teste o carro na areia fofa no modo Auto e você vai ver que isso não é nem um pouco eficiente. O carro mal se desloca na areia em Auto. Tem que ativar o Lock"

Se tiver uma oportunidade, testarei. Mas acredito no q vc diz, não esperava mesmo que o modo AUTO fosse eficiente neste caso.

Grnde Abraço.

4X4 Brasil

Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    "Teste o carro na areia fofa no modo Auto e você vai ver que isso não é nem um pouco eficiente. O carro mal se desloca na areia em Auto. Tem que ativar o Lock"

Se tiver uma oportunidade, testarei. Mas acredito no q vc diz, não esperava mesmo que o modo AUTO fosse eficiente neste caso.

Grnde Abraço.
    Mas aí é que está o X da questão. Não visualizo como isso pode ser verdade e o resto do que você diz também ser. Pra mim uma coisa exclui a outra.

E onde ele diz:
    "O modo “AUTO” distribui automaticamente o torque do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, em função das condições de circulação e velocidade do veículo.
    Isso não diz que ele vai utilizar a tração além do necessário, como em caso de curvas ou de terreno aderente, ou algo do tipo. Mas compreendo que deixa margem exatamente pra especulações como as citadas aqui.
    4X4 Brasil
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Mas aí é que está o X da questão. Não visualizo como isso pode ser verdade e o resto do que você diz também ser. Pra mim uma coisa exclui a outra.
    Hmmmmm... é talvez. Não sei... tenho zero experiência em areia, mesmo, zero. Aliás tenho muito pouca experiência em off-road, nunca fiz uma trilha. Meu atoleiro é aquela subida de terra no caminho do sítio mesmo. Mas as vezes é uma baita subida de lama na chuva...

Talvez, na areia, nessa situação, de extrema falta de aderência, o fato da tração estar acionada desde o início faça mais diferença, aproveitando todas as oportunidades de aderência disponíveis e evitando cavar. Talvez também se o, ainda mais polêmico , bloqueio das roda patinantes via ABS existir ele faça bastante diferença numa situação destas. Não faria? Ele só seria ativado em modo LOCK.

E onde ele diz: Isso não diz que ele vai utilizar a tração além do necessário, como em caso de curvas ou de terreno aderente, ou algo do tipo. Mas compreendo que deixa margem exatamente pra especulações como as citadas aqui.
    Mas você nesta citação, deixou de fora a frase que diz que (de algum modo) o sistema otimiza a estabilidade. Essa é a frase que me refiro. Não acredito que se o sistema funcionar só em caso de patinagem das rodas dianteiras ele vá ajudar na estabilidade. Concordamos aqui, né? Mas diz lá que ele otimiza a estabilidade. Daí concluo que ele deve funcionar de alguma maneira diferente.
    Faz sentido?

abs
    4X4 Brasil

Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Tudo que você diz faz sentido. Mas é como eu falei. Cabe interpretação.

Quanto à situação de areia: O Bloqueio, mesmo bloqueios "de verdade", fazem bem seu trabalho em situações específicas. A situação que eu falo é uma areia simples e plana, onde qualquer 4x4 sem bloqueio anda. E isso pra mim é bem menos polêmico pois está escrito e demonstrado em vídeos, só me faltando fazer o teste prático.

Na parte da estabilidade, é como eu falei. Jogo de palavras. Um carro com o modo Auto tem mais estabilidade que um sem o modo Auto porque ele PODE, se necessário, utilizar a tração nas traseiras. Então fica uma informação imprecisa.

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Então fica uma informação imprecisa.
    Isso!!! É disso que eu reclamo. É uma informação imprecisa. Assim como a outra do bloqueio.

Eu confesso que os vídeos não foram determinantes pra o meu olhar leigo ver o abs travando a roda. Mas nest post no fórum do duster o cabra disse que levantou um lado, as duas rodas, com um jacaré e que o carro saiu arrastando o macaco...

Bloqueio no diferencial 4wd

tem q logar pra ler.

segue o trecho

Essas informações estão, infelizmente, equivocadas...

O duster não possui diferenciais blocantes, ou LSD (limited slip diferential). O que ele possui são dois diferenciais normais, sendo que o traseiro funciona por demanda. No modo 4x4 auto, a central eletrônica, pode mandar ATÉ 50% do torque para as rodas traseiras. Já no modo "Lock", a distribuição é constante, 50% para trás e 50% para a frente. Porém em qualquer um dos modos, seja 2WD, 4WD ou 4WD Lock, as rodas do mesmo diferencial giram independentes entre si, ou seja, sem bloqueio.

Já a capacidade do duster de enfrentar situações onde uma ou duas rodas estão suspensas no ar deve-se exclusivamente ao sistema ABS com modo "off-road", tal qual a VW amarok.
    Como o carro não possui diferenciais Limited Slip, o normal seria que toda a força fosse mandada para a(s) roda(s) que está(ão) suspensa(s) do solo, impossibilitando o movimento do carro. Porém, nesse caso, os sensores ABS funcionam "ao contrário", ou seja, as rodas que estão girando livremente são travadas, direcionando o torque para as rodas que estão no solo.

Já vem de série nos modelos 4x4 nacionais. Inclusive fiz um teste levantando as duas rodas de um lado do carro com um macaco jacaré e ele saiu andando tranquilamente arrastando o macaco

Num carro sem esse controle do diferencial, bastaria uma roda fora do chão pro carro ficar impossibilitado de andar.
    4X4 Brasil

Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Não acho que essa do bloqueio seja imprecisa. Além de estar no manual tem diversos relatos. Ainda vou testar só pra ver com meus próprios olhos.

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Não acho que essa do bloqueio seja imprecisa. Além de estar no manual tem diversos relatos. Ainda vou testar só pra ver com meus próprios olhos.
    É, mas tá na parte do ESC (tem um parênteses falado: "para veículos equipados com ESC"), e os Dusters brasileiros não tem ESC... Só que é uma função que funciona com o ESC desligado... Vai entender.

Aliás no manual que veio no carro(2013) acho que nem tem esta parte. Vi nos manuais on line.

Mas concordo com vc, acredito que temos ela nos dusters nacionais sim.

Agora, a informação é dúbia.

ab
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Amigos. Fiz com sucesso a atualização do firmware do som do Duster (pré media nav).

A versão que eu tinha instalada era 16alguma coisa (não lembro, mas acho q 162 ou 166) Esta é 199, já vi por aí a versão 185 tb.

Um dos defeitos que eu percebia foi sanado. A saber, o controle rotatório do comando satélite, antes da atualização, não funcionava a partir de um certo numero de sub menus. Tipo: dava pra navegar até o controle de GRAVES ou FADE, mas não dava pra ajustar estas funções pelo comando satélite, só pelo botão central do som. Agora dá pra ajustar tudo pelo comando satélite.

O outro defeito depende de mais uso pra testar, a conexão bluetooth e via cabo usb de um iphone as vezes se confundia, ficando em silêncio ou até misturando duas músicas!! Mas não era sempre, então só o uso vai dizer se resolveu. Num primeiro teste funcionou.

O resto continua funcionando bem...

Usei este arquivo e instruções

ATENÇÃO!! pra postar no fórum tive que "zipar" o arquivo do firmware. Pra usar tem q des-zipar.

A extensão tem que ser

".cab" <== Sim.

e não

".zip" ou ".cab.zip" <==== Não.

O rádio demorou um pouco a reconhecer o pendrive.

O progresso é bem mais rápido até por volta de 50%, depois vai mais devagar. Mas não demora muito. Deixei o motor ligado pra não correr o risco do som desligar no meio do processo.

ATENÇÃO!!! 2

Depois do upgrade o rádio PEDE O CÓDIGO de novo. Tenha-o em mãos. Se vc não tem é só ligar no SAC da Renault que eles te dão.

ATENÇÃO!!! 3

O pen drive tem que estar formatado em MS-DOS, e o arquivo .cab tem q estar na raiz do pen drive.

abs
    Renault Duster 4X4 Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 9
    Uns testes no off

Caso não tenha macaco ou elevador, só arrumar uma pista off pra trocar o pneu. Dá para verificar o acionamento do ABS em Lock, não deixa que a roda que está no ar receber toda a tração.

Esse legal no minuto 3:28

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 9
    Agora se quiser colocar um bloqueio de diferencial, tem que fazer (oficina no terreiro mesmo - quem sabe faz) como os russos.

Como faço para posta somente o link, sem aparecer todo o vídeo dentro do fórum?
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Agora se quiser colocar um bloqueio de diferencial, tem que fazer (oficina no terreiro mesmo - quem sabe faz) como os russos.

Como faço para posta somente o link, sem aparecer todo o vídeo dentro do fórum?
    No modo avançado, desmarcar "Processar links do texto automaticamente" deve evitar que os videos apareçam "embeded" ou seja com janelinha pra dar play. vamos testar:

https://www.youtube.com/watch?v=HUQHeAoVAIA

Mas não se preocupe com o espaço do fórum. O vídeo continua hospedado e reproduzido do youtube. A página do fórum apenas exibe "embeded"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem