"Mas tem gente que fala que "sente" o carro mais estável em curvas. Isso não dá pra admitir.

- Sou destes. Tenho, sem dúvida, a percepção de que o comportamento dinâmico do carro é diferente em 2WD e AUTO. Mas aqui não precisamos ter dúvidas, é só seguir o que vc mesmo disse "O carro faz apenas o que está no manual e qualquer coisa além disso está na mente do usuário.". E lá, no manual, está escrito com todas as letras: "O modo “AUTO” distribui automaticamente o torque do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, em função das condições de circulação e velocidade do veículo. Esta posição otimiza a estabilidade" confere lá, pg 2.11.
Agora o que não sei, é como exatamente isso se dá. Como funciona a "otimização da estabilidade". Não sei, mas desconfio, e sobre isso já escrevi bastante antes : )
"Pra perceber isso o pneu dianteiro teria que girar bastante em falso"
Não percebo isso da mesma maneira que vc, qualquer pequeno deslize e a tração entra. Achei bem rápido o sistema em AUTO.
"Teste o carro na areia fofa no modo Auto e você vai ver que isso não é nem um pouco eficiente. O carro mal se desloca na areia em Auto. Tem que ativar o Lock"
Se tiver uma oportunidade, testarei. Mas acredito no q vc diz, não esperava mesmo que o modo AUTO fosse eficiente neste caso.
Grnde Abraço.