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  • #1



    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Acabei de fazer uma viagem longa de 1400km ida e volta. Fiquei muito contente com o desempenho do carro, muita estabilidade, motor oferece segurança para ultrapassagens, boa posição de dirigir e bom conforto no banco.

    Somente dois pontos que me incomodaram.

    1- consumo: tanto em velocidades entre 110- 120 ou mesmo 130 - 140 km/h obtive o mesmo consumo entre 9 e 9,4 km/l com gasolina, isso com A/C ligado e carro bem carregado com malas e 2 pessoas. o percurso mesmo em pista dupla, sem acelerações e reduções para ultrapassagem ficou nisso. Achei pouco pelos relatos, esperava acima de 10 km/l.

    Será que estou fazendo algo errado, uso bastante a sexta marcha e o giro fica em torno de 3,5 mil rpm. dificilmente ultrapassei os 4 mil giros

    2- acima de 3 mil rotações consigo escutar um zunido que vem do conjunto cambio-embreagem. é alto o suficiente para incomodar, mesmo com som ligado. Isso ocorre tanto em 2wd como em auto. Não sei a origem, alguém mais escutou esse zunido?

    Abs FH
    Este consumo relativamente alto pode estar ocorrendo pelo seu modo de dirigir. Verifique se está usando a marcha certa de acordo com a condição. Por exemplo: se estiver a 120km/h, em sexta marcha em estrada plana, e a estrada passar a ser em subida longa, mesmo com pouca inclinação, voce pode até continuar em 6a, mas talvez seja necessário usar uma 5a: em 6a, para manter os 120km/h, você terá que acelerar mais(mandar mais combustível para o motor), portanto gastará mais combustível. Se reduzir para 5a., embora a rotação do motor será maior, você terá que acelerar menos, (portanto mandará menos combustível no motor). Experimente. Acho que vai notar uma diferença.

  • #2
    Leohart, obrigado pelas informações sobre o zunido, achei que poderia ser um problema.

    Quanto ao consumo, realmente pode ser o modo e velocidade de direção, mas tentei manter as rotações entre 3 e 4 mil rpm, faixa em que o motor tem um bom torque, e possibilita menor aceleração.

    Acho que para ser mais econômico, tenho é que dirigir mais devagar

    Engraçado é que melhorou um pouco o consumo dirigindo entre 130-140, do que 110-120. pouca coisa de 9,0 para 9,4.

    Abs

    FH

  • #3
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    Pessoal, boa noite!

    Estou paquerando uma Duster 4wd a bastante tempo.
    Como é difícil achar um carro desse para vender com poucos kms.

    Pois bem, apareceu uma 13/14 na concessionária próxima da minha casa (data de venda é 08/14, carro deve ter encalhado rs)
    O carro tem 23000km, a antiga proprietária era uma mulher (o que nesse caso é defeito pois o carro tá bem sujo por dentro)
    Dirigi o carro, e ele está justinho, não faz nenhum grilo (exceto do banco do motorista) e o motor puxa muito, alias bem mais que meu Fiesta 1.6 16v.
    Andei na terra solta e o sistema 4wd funciona bem, não deixando o carro patinar e mesmo nessa condição o carro continua silencioso.
    O motor tem o ruído lisinho, o nível de oleo está ótimo e a água do reservatório está no nível e é nova.
    O carro fez as 2 revisões na concessionária que está vendendo ele e ainda tem mais um ano de garantia.

    Olhei o carro a principio em busca de amassados e retoques e não achei, até a bateria do carro é original.

    Mas o carro tem alguns pontos que me chamaram a atenção negativamente e me deram uma brochada porque vão exigir reparo por isso queria dividir com vocês do forum para ter uma opinião se esse carro vale a pena ou não:

    1) O painel está feio, os difusores da ventilação estão sem brilho e o escrito 4wd do volante está apagando. No geral o aspecto do painel está de sujo. Ou ela passou algo que grudou a sujeira ou andou muito pela terra. O acrílico do painel (velocímetro) está todo riscado com aspecto horrível. Haviam adesivos de estrelinha pelo painel que foram arrancados e deixaram marca. Entrei numa outra duster lá com 43000km e está parece 0km perto da 4wd. Se não fosse o Manual carimbado com data da revisão não acreditaria nunca nessa KM.
    Basicamente, aonde ela não encostou tá em ótimo estado.

    2) O carro tem alguns riscos no capo e na porta no passageiro direita

    3) acelerei o carro frio em ponto morto para observar se saia alguma fumaça estranha do escape. Ai aconteceu algo que me surpreendeu, o carro soltou uma fumaça quando acelerado a fundo, mas não era preta de excesso de gasolina nem branca de oleo, parecia ser fumaça de água, como se tivesse água no escape.

    4) o banco faz um rangido, que pelo que li aqui é comum do modelo e a concessionária arruma.

    5) a direção puxa levemente para a direita.

    6) ele tem aquele kit de faróis de milha muito bonito que lembra o escort XR3 e os faróis estão bem feinhos, parecem impregnados de terra, meio manchados com terra/água.

    A concessionária se compromete a fazer uma revisão mecânica conforme todos os usados da renault, trocando novamente o oleo, alinhando e balanceando o carro, fazendo todos os ajustes mecânicos.

    Cotei numa oficina perto de casa que faz reparos de interior de carro e uma geral no painel que deixa ele como zero + um polimento completo que elimina riscos superficiais saí por 950$. Eles tem produtos especiais e limpam peça por peça do veículo além de fazer higienização com ozônio. A empresa é seria e tem convenio com o clube do Jetta.

    Agora eu pergunto pra vocês donos de Duster, estou diante de uma bomba que D. Maria destruiu ou tenho um carro com defeitos simples mas que me permitem pechinchar fazer um bom negocio e resolver por conta?
    porque o estado geral do carro por dentro me permite ter uma negociação que teria com um particular

    O que mais devo olhar com cuidado numa duster 4wd? Como posso descobrir se o carro foi usado em trilhas pesadas e ou principalmente pegou enchente? Algo que deva olhar por debaixo do carro? O caso ter sido usado em estradas de terra, uso que eu também pretendo fazer é desabonador?

    Segue algumas fotos do anuncio:
    http://img.dsautoestoque.com/0179774...20160921105614
    http://img.dsautoestoque.com/0179774...20160921105616

    Abcs

  • #4
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
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    Excelente resposta do mestre dd1969. Exceto pelo final do item 3). Se foi só água que estava dentro do escape por causa da lavagem não há problema nenhum. Mas provavelmente foi do álcool, mesmo.

    Infelizmente dona Maria, aparentemente, foi vítima de lavadores que costumam passar "silicone" no painel vendendo esse "benefício extra" ao pobre do incauto usuário.

    Aqui na minha cidade tem serviço de recuperação de interior de veículo que deixa como zero. Porém esse 4wd apagado no volante eu não sei qual seria a solução. Ou apaga o resto de vez, ou pinta, ou troca o volante

    Se você for se incomodar toda vez que olhar para o painel, nem adianta ter essa dor de cabeça. Mas se se acostumar com a idéia, é uma excelente compra.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #5
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    Vlw pelas respostas pessoal.

    Como mexi no manual do carro, joguei o endereço da antiga dona no google e bingo, ela morava numa rua de terra em maricá/rj o que explica toda a sujeira e me mostra que de trilha o duster só viu poeira até a casa dela.
    O 4wd apagado no volante não me incomoda tanto quanto as saídas de ventilação, mas para isso já pensei em alternativas como pintar ou fazer como leohart tirar tudo de vez.

    Só restou uma duvida, no caso a maior delas.
    Como poderia conferir o estado das balanças, bieletas e outros componentes da suspensão e principalmente vazamentos do amortecedor.

    Conferindo o carro ao vivo, ele é justinho, se tento balança-lo de um lado para o outro ele para na primeira oscilação e no teste drive não fez nenhum barulho na suspensão, imagino que esteja puxando para a esquerda por algum buraco que caiu ou desalinhamento.

    Acredito que como o carro ainda possui um ano de garantia, tenho alguma segurança para me proteger contra alguns problemas de fabrica ou de mal uso da D. Maria. Além disso, sábado pretendo levar o carro para um mecânico de confiança e para a oficina especializada em recuperação de interiores para confirmar a integridade de tudo.

    Em dezembro pretendo realizar uma viagem até chapada diamantina com o carro.

  • #6
    Usuário Avatar de tomrocha
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    Essas são as primeiras fotos do meu, não postei antes pq ainda não tinha nenhuma "ao natural"... ainda está todo original, igual saiu da concessionária.
    Nesse dia eu rodei 200 km de estrada de chão, liguei a tração na posição "auto" e foi só alegria. Essa foto foi no alto de um vale, uma subida de uns 4 km com desnível de quase 500 m, uma pena que foto não deu pra ver bem o vale.

    PS: Não estou conseguindo enviar as fotos diretamente no post, somente via Anexos. O fórum está com algum problema ou pode ser alguma configuração no meu computador?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Renault Duster 4X4-duster011.jpg   Renault Duster 4X4-duster022.jpg  

  • #7
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    Prezados, comprei o meu Duster.
    Surgiu mais uma duvida que deve ser a mesma de outros usuários.
    Na troca de pneus, é obrigatório que todos os pneus sejam novos?
    Digo porque como o carro tinha bolha em um dos pneus, somente um par de pneus é novo de forma que os do eixo traseiro ainda são os originais que tem meia vida ao menos.

  • #8
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    Moderador, me desculpe por postar em seguida, mas não consegui editar a postagem acima

    Fiz a pergunta por causa desse topico que li aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/151889-duvidas-sobre-pneus-hilux-sw4-2008-tracao-4x4.html (Dúvidas sobre Pneus Hilux SW4 2008 - Tração 4x4)

    http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/tracao-4x4-requer-troca-simultanea-dos-quatro-pneus/

    E essa pagina do manual do proprietário
    Renault Duster 4X4-duster-manual.jpg

    Como nosso carro não tem diferencial central, existe a obrigatoriedade dos pneus iguais em tamanho nos eixos?

  • #9
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    Citação Postado originalmente por eduardo_rp Ver Post
    Moderador, me desculpe por postar em seguida, mas não consegui editar a postagem acima

    Fiz a pergunta por causa desse topico que li aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/151889-duvidas-sobre-pneus-hilux-sw4-2008-tracao-4x4.html (Dúvidas sobre Pneus Hilux SW4 2008 - Tração 4x4)

    http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/tracao-4x4-requer-troca-simultanea-dos-quatro-pneus/

    E essa pagina do manual do proprietário
    Renault Duster 4X4-duster-manual.jpg

    Como nosso carro não tem diferencial central, existe a obrigatoriedade dos pneus iguais em tamanho nos eixos?
    Bom dia, eduardo_rp,


    O Duster 4x4 não possui diferencial central, mas o seu conversor de torque faz o papel de distribuição do torque entre os eixos dianteiro e traseiro de acordo com o modo selecionado no painel do carro (aquele botão giratório do 4x4).


    Efetuei uns cálculos para descobrir a diferença entre a velocidade obtida com pneus novos e também com eles totalmente gastos (dentro do limite permitido por lei). Se não me engano, havia apurado com o profundímetro 8,8mm com os pneus novos (Continental originais) e o limite mínimo permitido por lei é de apenas 1,6mm (e não totalmente lisos, 0mm, como muita gente pensa). Com isto temos um desgaste máximo de 7,2mm.


    Segue abaixo uma imagem que transcreve os cálculos obtidos na planilha:


    Renault Duster 4X4-renault-duster-diferenca-de-velocidade-entre-pneus-novos-e-gastos.jpg


    Percebe-se pela planilha que perderíamos aproximadamente 3,7 Km/h de velocidade máxima, que somente pode ser obtida no modo 4x2 ou 4x4 Auto (mas eu não recomendaria utilizar o 4x4 Auto com esta diferença de pneus, conforme descrito mais abaixo).


    Para o modo 4x4 Lock, onde a velocidade máxima para a qual funciona o modo é de 80 km/h (ao invés dos 60 Km/h indicados no manual), haveria uma diferença de velocidade de 1,7 Km/h.


    O que eu sugeriria a fazer no caso de rodar com pneus misturados (novos e gastos):


    1) De um modo geral, rodar no modo 4x2, onde não haveria qualquer problema pela diferença de tamanho dos pneus entre os eixos;


    2) Somente quando trafegar em pista de baixa aderência (terra, lama, etc), utilizar o modo 4x4 Auto, e mesmo assim, em velocidades de até uns 40 ou 60 Km/h;


    3) Somente para transitar em atoleiros ou lama muito escorregadia é que se poderia utilizar o modo 4x4 Lock, e em baixa velocidade;


    Enquanto estiver com pneus misturados, procure colocar os mais novos no eixo dianteiro e rode o máximo possível no modo 4x2 para desgastá-los mais rapidamente que os traseiros, e, após estarem com desgaste semelhante, pode utilizar o modo 4x4 Auto em qualquer velocidade sem problemas.


    Vale lembrar que utilizar os pneus mais novos na dianteira contraria as instruções mais recentes dos especialistas no setor, que ultimamente orientam a utilizar os mais pneus mais novos na traseira. Mas, na minha humilde opinião, isto seria mais importante no caso de utilização de pneus com câmera (que não é o caso do Duster), porque em caso de explosão do pneu traseiro (mais provavel de acontecer em pneus mais gastos) seria mais difícil de se controlar o carro em uma curva.


    Após equalizar o desgaste de todos os pneus, acredito que você deverá experimentar (assim como eu) desgaste muito semelhante entre todos os 4 pneus, se rodar sempre no modo 4x4 Auto.


    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #10
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    DD1969 obrigado pelo retorno.

    Pessoal, encontrei um link sobre a atualização do medianav que pode interessar a muita gente aqui no forum:

    http://www.atualgps.net/t3627-finalm...nault-medianav

    Pretendo testar o procedimento sábado!

  • #11
    Usuário Avatar de cloviscarleto
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    Renault Duster 4X4-14725570_1346583668687885_4542584647341215611_n.jpg
    Domingo Duster Águas de Lindóia /SP. Encontro nacional
    ENGESA ENGESA 4X4 2P 1986/ Duster 4wd 2013 TechRoad II
    cliviscarleto@mail.com

  • #12
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
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    Ôpa! Eu tou vendo um Oroch ali no meio. Mas não é 4x2?
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