Postado originalmente por
RAraujo
Possuo um Renault Duster 4wd e ao fazer a revisão dos 30.000 km fui informado pelo funcionário da autorizada que os QUATRO (isso mesmo, os QUATRO!) amortecedores estavam estourados. Para completar, o valor cobrado para troca dos mesmos foi de R$ 3.200,00, que somado ao valor da revisão (R$ 940,00) é equivalente à 9% do valor do veículo (conforme tabela FIPE). Registre-se que na data da revisão o veículo tinha exatos 26.471 km rodados. Esta situação, do meu ponto de vista, é esdrúxula, pois uma fadiga dos QUATRO amortecedores tão precocemente seria um absurdo para um carro de passeio comum, ainda mais em um veículo que vende a imagem de robustez como é o caso do Duster. Em contato com SAC da Renault que, verdade seja dita, mostrou ser composta por profissionais qualificados e atenciosos, obtive a informação de que os amortecedores não são cobertos pela garantia, pois dependem das condições de utilização/condução do veículo. OK, apenas para registrar, o último veículo que possui, um VW Fox, foi vendido com aproximadamente 70.000 km após 7 anos de uso com os amortecedores em perfeitas condições (não sei o que mudou no meu estilo de condução nestes três anos de Duster) e, da quilometragem informada, aproximadamente 50 km foram em trilhas em areia de praia, o restante foi em circuitos urbanos/rodoviários (tenho o hábito de georreferenciar as trilhas). Mas há males que vem para o bem, estava esperando a chegada da picape da Renault para trocar o Duster e, após o ocorrido, vou procurar outra marca: RENAULT NUNCA MAIS! Fica a dica.