Esta é uma ótima notícia para mim... acho que uma boa redução ajuda muito! Além disso, sendo o mesmo da Ranger/Troller, é muito mais fácil achar peças!
Versão Imprimível
Fernando,
Como pode notar, eu estou fazendo uma pergunta, não estou afirmando que o Stark seja melhor do que o Troller (conforto) em expedições. Quando fiz os 'test-drive', senti que ele é mais macio, sacode menos, tem a embreagem e a direção mais suaves. Agora fazer uma expedição longa deve ser diferente. Eu ja tive 4 Troller's. Um 2003 (farol quadrado, se lembra?), o segundo 2005, que já se notava uma grande diferença (mesmo com o motor 2.8 essa diferença era notada) e também no conforto. O terceiro um 2007/2008 (final de 2007). Esse com motor 3.0 com mais melhorias. E por último o 2009 (famoso Trilha). Meses antes de sair o modificado esteticamente e diria até funcionalmente, o mod. 2010. Esse último senti muito diferença no que diz respeito a estabilidade com relação ao modelo 2007/2008. E logicamente aos anteriores.
Mas como disse anteriormente nesse Fórum, o tempo dirá com relaçao aos dois (Troller e o Stark). Gosto muito dos dois.
Abs
wlad
Definitivamente conforto e Off-Road não andam de mãos dadas. Sem querer polemizar os que buscam conforto em Jipes até mesmo para não criar uma discussão sobre "Conforto em Jipes", a posição dos eixos, caixa de rodas e relações mecânicas dos mais variados componentes de um Jipe influenciam em muito no "Conforto" impossibilitando uma relação amigável. Pode-se chegar a uma situação regular como ao meu ver é o caso do Troller ou um Rubicon.
Minha crítica ao Stark é a Suspensão.
A suspensão independente é utilizada em larga escala em diversos veículos. É o sistema mais evoluído de suspensão, absorvendo os impactos e irregularidades diretamente aos sistema isolando da melhor forma possível a cabine. Esse conforto paga seu preço tornando o sistema frágil por razões óbvias.
No Stark a suspensão tem um curso maior, apoiada pelos duplos amortecedores para suavizar os impactos. Esses sim são pontos positivos, tendo em vista o sistema independente.
A própria TAC divulga que 96% dos seus compradores irão utilizar o Stark no asfalto. Levando isso em consideração, eu me considero entre os 4% que irão acelerar outros Jipes (que foram criados na lama) e de fato apoio o uso do sistema independente.
De qualquer forma, tenho que admitir que dá orgulho ver mais um projeto desses em nosso país. Se a TAC voltasse a atenção para competições Off-Road, como a Troller fez desde os primeiros 44 protótipos em 1995, ajudaria a melhorar em muito o projeto, no que se diz a robustez.
Incidentes como a quebra do semi-eixo traseiro durante uma medição de 0 a 100 de uma reportagem poderiam ser evitados. Não importa o quanto as reportagens e programas aliviem, isso queima o filme do jipe.
Um abraço a todos os amantes do off-road!
Não acho a suspensão da Pajero Full e do Touareg de Rally frágeis não...
A pajero full serve de plataforma para a L200 Evolution, que já foi trocentas vezes campeã em Rallys no Brasil e no mundo.
O Touareg não preciso nem dizer, levou quase todos os pódios do Sertões passado e seguidos Paris dakar.
Ambos possuem o mesmo princípio de suspensão do Stark, suspensão independente com molas e amortecedores duplos.
O nosso problema é que jipeiro tem essa tendência a ser meio avesso a inovações, várias delas estão aí batendo a porta mas a maioria prefere criticar ao invés de apoiar.
Não preciso citar muitas, sistema de injeção DIS, Motor Diesel com bomba elétrica, bloqueio selecionável, guincho elétrico, etc, etc, etc...
Aos poucos vão se rendendo às modernidades, basta dizer que todos nós somos apaixonados pelos Jeeps, CJ3, CJ5, etc... Projetados a mais de 50 anos, para saber o motivo de sermos avessos a novidades.
Em pouco tempo não vai faltar gente usando e falando bem do Stark.
Abraços!!
Nenhum jipe é capaz de atender (ou agradar) todas as necessidades: se aumenta o porta malas, prejudica o ângulo de ataque, se aumenta a estabilidade, abaixa o centro de gravidade (altura), e assim por diante...
Motores a Diesel eletrônicos são bem mais potentes e economicos que os mecânicos, mas os mecanicos tendem a ser mais duráveis. O motivo é óbvio: tem menos parafernalha para quebrar. Outro exemplo, o troller tem o engate da tração e reduzida eletrônico, e é muito mais fácil o acionador pifar ou um fio dar mal contato do que uma alavanca mecânica quebrar.
Voltando à suspensão, comparar um carro de rally com um jipe de eixo rígido é comparar laranja com bola de beisebol, pois são carros com finalidades totalmente diferente. Para quem acha as L200 evolution são inquebráveis está enganado. Elas tem um excelente desempenho, mas precisam ser desmontadas e montadas periodicamente. O Troller com eixo rígido dá menos problema do que as L200 evolution nos Rally, mas também anda menos. Uma prova do que estou falando é que qualquer pickup, onde onde o eixo traseiro sofre grande esforço, utiliza eixo rígido, pois nenhuma suspensão independente aguentaria uma tonelada e meia de carga em cima!
O fato é que a suspensão independente é mais moderna, e oferece desempenho superior por um bom motivo: O peso de todo o conjunto móvel da suspensão é bem menor. Por outro lado, o curso de uma suspensão independente é bem limitado, prejudicando o seu desempenho off road. Imagina um TAC preparado para provas de Rock Crawling? não tem como, teria que jogar a suspensão fora e fazer uma nova com eixos rígidos.
Porém, em lamas, onde não é crítico um grande curso de suspensão, o vão livre e o peso do TAC Stark acaba ajudando muito... mas novamente, tudo depende do terreno e preparação.
Para mim, o TAC Stark atenderia melhor as minhas necessidades do que o Troller, pois não pretendo socar em trilhas pesadas, apenas colocar uns pneus 33" e fazer trilhas leves... agora para quem quer preparar o carro para trilhas pesadas, a suspensão independente não permite grandes modificações, no máximo um pequeno calço para aumentar a altura do carro. Hoje, o único motivo de não comprar um Stark é a sua imaturidade (já vi que vão me dar porrada): a assistência fora de Santa Catarina é praticamente inexistente, e o acabamento (tanto interno quanto externo) tem muito que evoluir, e ainda não há proprietários o suficiente para julgar a confiabilidade do carro. Sem polêmicas: esta é a minha opinião!
Tô fazendo trilha com 33" Goodlokos e trilha pesada e tá sendo só alegria...Citação:
pois não pretendo socar em trilhas pesadas, apenas colocar uns pneus 33" e fazer trilhas leves
Gosto muito de uma frase que diz...não sabendo que era impossivel, foi lá e fez...Citação:
Definitivamente conforto e Off-Road não andam de mãos dadas.
...se criar um novo jipe com os mesmo conceitos (chassi por longarina, suspensão por braços, eixos rígidos) é claro que não vai conseguir evoluir muita coisa...
...e digo mais...é possível sim fazer um jipe confortável e muito estável...eu faço cuva de lado com o meu Stark no asfalto...curva que nem de carro eu conseguiria fazer...se quiser, eu posso até graver um vídeo pra provar o que digo.
O que queima o filme de uma montadora de jipes não é a quebra e sim o fato de a mesma não resolver o problema.Citação:
Incidentes como a quebra do semi-eixo traseiro durante uma medição de 0 a 100 de uma reportagem poderiam ser evitados. Não importa o quanto as reportagens e programas aliviem, isso queima o filme do jipe.
É importante ter certeza de algo antes de afirmar aqui no fórum.Citação:
a assistência fora de Santa Catarina é praticamente inexistente
SUL
Paraná
Londrina - STARK Londrina
Av Rio de Janeiro, 221
(43) 3323 9979
Agendamentos com:
Aleide Casagrande (43) 9156 6016
Renato Prado (43) 9106 7376
Santa Catarina
Joinville - TAC - Tecnologia Automotiva Catarinense S.A.
Rua Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park
(47) 3027-8188
Blumenau - Mecânica União
Rua São Paulo, 2390 - Itoupava Seca
(47) 3323-1493
Curitibanos – Formula – Peças e Serviços
Rua Cornélio de Haro Varela, 1.500 - Nossa Senhora Aparecida
(49) 3245-0195
RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre - Caminhos 4X4
Rua Pascoal Parulla, 44 - Vila Ipiranga
Telefone - 51 3085-4774
www.caminhos4x4.com.br
SUDESTE
Minas Gerais
Contagem - Auto Electronic LTDA
Rua Manoel Teixeira de Camargos, 49 - Eldorado
(31) 3391-1208
www.autoelectronic.com.br
Espirito Santo
Vila Velha - Drosdsky
Av. Carlos Lindenberg, 6479 - Nova América
(27) 3326-7406
São Paulo
São Paulo - Tuono Esporte Motor
Rua Lauzane , 290 - Veleiros
(11) 5523-9900
Pindamonhangaba - Motor Service
Av. Mons. João José Azevedo, 81 - Crispim
(12) 3642-6017
São Paulo - Garagem 4X4
Rua Guaipá, 1.355 - Vila Leopoldina
(11) 2985-7772
CENTRO-OESTE
Mato Grosso
Cuiabá – BOX 4X4
Av. Fernando Correa da Costa, 1150 – Pico do Amor
(65) 3628-2556
Tenho algumas fotos e vídeos mostrando o comportamento do jipe em trilhas, mas não posto aqui em respeito as regras do fórum.
[ ]'s
Chuck, não quis polemizar, mas o que você citou são oficinas multimarca credenciadas, e não concessionárias... Além disso, só há suporte nas capitais! Por fim, para comprar um TAC 0km em São Paulo, o único ponto de vendas é a loja multimarcas AutoToy. Fui lá recentemente e havia um único vendedor que entendia menos do que eu do TAC Stark!
Veja bem, o Stark está iniciando agora no mercado, a sua produção é muito baixa ainda, e tem restrições de orçamento! Sei que você está defendendo o seu peixe, mas é muita pretensão esperar que a TAC (com poucos meses de vida) tenha uma ampla assistência em todo território nacional... no meu ponto de vista, a TAC começou muito bem, pois a assistência do Troller era inexistente nos primeiros anos de existência.
A cada dia que passa o Stark me convence mais.
To indo amanhã pra Joinvile, vou dar uma procurada no endereço da concessionaria pra conhecer de perto esse bicho.