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Tópico: VELOCÍMETRO

  • #121



    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    "... Mede (ou calcula) o perímetro do teu pneu ... Mede ou calcula o perímetro do pneu original ... Faz regra de 3 ...
    ... quando seu ponteiro estiver no 100, a velocidade "real" será de 109km/h ... quando tu estiver a 100km/h o ponteiro vai estar marcando 91,5 ...
    ... Acho que é isso... aí tu tem que ver como desenhar isso pra imprimir...
    Pode crê!
    Já que eu vou alterar os mostradores no COREL, aproveitaria pra alterar a marcação do velocímetro...



    Uma dúvida:
    O próprio ponteiro não pode ser girado (mantendo parado o seu eixo - aquele ferrinho) e modificar o valor marcado, "enganando" o mostrador?

    Por exemplo:
    Utilizando os valores de velocidade propostos por vc (para os seus pneus), quando o ponteiro estivesse no 100, a velocidade real seria de 109 km/h.

    Se levássemos "no dedo" o ponteiro até a "marca dos 100", segurasse o eixo de forma que não se mexesse,
    e movesse apenas o ponteiro até a "marca de aproximadamente 110", fixando-o lá (o eixo em 100 e o ponteiro em 110)... Daria certo?

    Se der, quando o "eixo do velocímetro" chegasse em 100 (o velocímetro em si continuaria marcando errado),
    a velocidade vista por nós através do ponteiro seria a real, no caso, de cerca de 110km/h...
    Faz sentido, ou é mais uma viagem?



    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    "... Bem, devo ter errado em conta, mas vcs deram pra entender..."
    Eu não dei não, mas entendi mesmo assim...

    []'s

  • #122
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Desculpa a "ignorância" , mas o que é o "sem-fim do cabo do odômetro"? É o encaixe onde vai o cabo (no velocímetro), ou a outra ponta do cabo?

    []'s
    É a outra ponta do cabo, a que se conectaria embaixo do carro. Uma ponta está conectada no relógio, fazendo a mudança dos números a medida que o veículo anda. Ao ligar o cabo de aço no motor do ventilador, ele vai girar como se o carro estivesse andando e avançando a numeração até zerar. Forte abraço

  • #123
    Usuário Avatar de Sérgio Provisano
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Pode crê!
    Já que eu vou alterar os mostradores no COREL, aproveitaria pra alterar a marcação do velocímetro...



    Uma dúvida:
    O próprio ponteiro não pode ser girado (mantendo parado o seu eixo - aquele ferrinho) e modificar o valor marcado, "enganando" o mostrador?

    Por exemplo:
    Utilizando os valores de velocidade propostos por vc (para os seus pneus), quando o ponteiro estivesse no 100, a velocidade real seria de 109 km/h.

    Se levássemos "no dedo" o ponteiro até a "marca dos 100", segurasse o eixo de forma que não se mexesse,
    e movesse apenas o ponteiro até a "marca de aproximadamente 110", fixando-o lá (o eixo em 100 e o ponteiro em 110)... Daria certo?

    Se der, quando o "eixo do velocímetro" chegasse em 100 (o velocímetro em si continuaria marcando errado),
    a velocidade vista por nós através do ponteiro seria a real, no caso, de cerca de 110km/h...
    Faz sentido, ou é mais uma viagem?




    Eu não dei não, mas entendi mesmo assim...

    []'s
    Caro Luciano

    Os velocímetros de um modo geral, marcam a velocidade sempre abaixo do real e variam em intervalos. Por exemplo, até 60km/h, a velocidade real é normalmente, menos do que está marcando (isso se ele estiver certinho e aferido) comprovei isso, com aqueles pardais que indicam a velocidade do veículo quando você passa por eles, em média, 10% abaixo da velocidade marcada no veículo. Quanto mais alta a velocidade menor o erro do velocímetro. É claro que o erro pode variar para mais ou para menos por diversos fatores como medidas de pneus, aro, etc..., mas, nunca vão marcar a velocidade exata. Eu, pessoalmente não faria nenhuma alteração no mostrador, para não correr o risco de achar que estou numa velocidade compatível com a via e, na verdade, estar acima da velocidade permitida e, conseqüentemente, ser multado. Forte abraço.

  • #124
    Citação Postado originalmente por Sérgio Provisano Ver Post
    "... É a outra ponta do cabo, a que se conectaria embaixo do carro ... Ao ligar o cabo de aço no motor do ventilador, ele vai girar como se o carro estivesse andando e avançando a numeração até zerar ..."
    Então, na verdade, ele não "retrocedeu o odômetro" (foi o que eu tentei fazer ), ele adiantou o bicho até ele "virar"... "Captei vossa mensagem" ...


    Citação Postado originalmente por Sérgio Provisano Ver Post
    "... Os velocímetros de um modo geral, marcam a velocidade sempre abaixo do real ... É claro que o erro pode variar para mais ou para menos por diversos fatores como medidas de pneus, aro, etc ... não faria nenhuma alteração no mostrador, para não correr o risco de achar que estou numa velocidade compatível com a via e, na verdade, estar acima da velocidade permitida ... "
    "Tô ligado", Sérgio,
    O lance de aferir a que a gente se referia não era para anular a margem de erro original, e sim pra adequar a marcação ao novo diâmetro do conjunto roda/pneus
    (quando a diferença for "relevante"), o que também nos ajudaria a evitar multas, pois pneus maiores (alguém aí trocou por menores ?)
    fazem o velocímetro indicar uma kilometragem menor do que aquela em que se está realmente...

    []'s

  • #125
    Tu pode até seguir a idéia do Sérgio e arranjar uma desculpa pra recalibrar o seu velocímetro... heheheheh... sei lá como... gps, carro acompanhando, anemômetro, distâncias conhecidas, etc?!?! (OBS: Aproveita e recalibra o medidor de combustível, pressão do óleo, etc... )

    Como sou adepto de manter a maior parte das características originais ,e preguiçoso, prefiro só fazer o lance das contas mesmo e manter o erro original de fábrica heheheh... dá menos trabalho...

    Não dá pra arrastar o ponteiro "na marra" pq o erro é percentual... a 50km/h é de 4,5 o erro...

  • #126

    Volta na mão mesmo.

    Leva o velocímetro desmontado em qualquer casa de velocimetro e dá uma chorada (no máximo 10 latas) pra ele voltar pra ti, pois não vai ter trabalho nenhum de montagem e desmontagem. se quiser tentar funciona assim. Com a unha (isso mesmo, unha) vá puxando cada catraquinha daquelas onde tem os números. Puxa ela para desacoplar da que fica ao lado e aí roda ela. Segura ela no lugar e puxa a próxima e assim por diante. Depende precisa de um pouco de força, mas força com jeito. aí é só soltar e dar uma mexida para encaixar perfeitamente. Até onde sei é lenda essa de ligar algo pra rodar o velocímetro até zerar o odometro, imagina se você pega um que vira com 999.999, quando ele virasse suas engrenagens nem teriam dentes mais!!!!!!! (brincadeira, mas é muito trampo, além do que teria de ficar de guarda para não passar do ponto e se você colocasse ele pra girar a 400 km por hora (lembre-se que o odometro é ligado ao velocímetro e quase nenhum suportaria tal esforço, mesmo sem os ponteiros) um de 99.999 demoraria até 10 dias pra virar!!!!!!! SEM chance)
    Outra coisa, é padrão um pouco de erro pra mais do velocímetro (5% em média a 100km/h). Quem anda sempre no limite da pista sabe pra que serve!!!! Na casa de velocímetro tem uma maquina (calibrador) que coloca seu velocimetro no padrao original, e aí voce pede pra compensar, mas já precisa levar percentualmente quanto vai querer, pois eles não fazem essa conta de pneus x etc etc..
    Espero ter ajudado. ou atrapalhado mais um pouco né!
    obs: Odometro analógico.
    4X4 Brasil
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #127
    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    "... Leva o velocímetro desmontado em qualquer casa de velocimetro e dá uma chorada (no máximo 10 latas) pra ele voltar pra ti ...
    ... se quiser tentar funciona assim ... precisa de um pouco de força, mas força com jeito. aí é só soltar e dar uma mexida para encaixar perfeitamente ...
    É... acho que eu vou levar mesmo: Nesse negócio de "força com jeito" eu F**i o ponteiro , agora tô meio "escabriado"...

    []'s
    4X4 Brasil

  • #128
    Citação Postado originalmente por Sérgio Provisano Ver Post
    "... a velocidade real é normalmente, menos do que está marcando (isso se ele estiver certinho e aferido) comprovei isso,
    com aqueles pardais que indicam a velocidade
    do veículo quando você passa por eles,em média, 10% abaixo da velocidade marcada no veículo.
    Quanto mais alta a velocidade menor o erro do velocímetro ..."
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    "... Tu pode até seguir a idéia do Sérgio e arranjar uma desculpa pra recalibrar o seu velocímetro... heheheheh...
    sei lá como... gps, carro acompanhando, anemômetro, distâncias conhecidas, etc?!?! ...
    Não dá pra arrastar o ponteiro "na marra" pq o erro é percentual... a 50km/h é de 4,5 o erro...
    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    "... Na casa de velocímetro tem uma maquina (calibrador) que coloca seu velocimetro no padrao original,
    e aí voce pede pra compensar, mas já precisa levar percentualmente quanto vai querer ..."
    Já que eu não posso arrastar o ponteiro "no dedo" , na "mesma leva" eu poderia pedir - e pagar - pra zerar o odômetro e já corrigir o velocímetro,
    ou pra isso (corrigir) ele tem que está montado no carro: Cabo conectado à cx de trasf. e tal...?

    Se tiver que levar montado, eu vou esperar um pouco mais, pois meus atuais "militares 600x16" não tem taaaanta diferença assim,
    e depois que ele estiver rodando, eu faço uma "aferição virtual" nas "lombadas eletrônicas" daqui....


    [ ]'s zerados e aferidos...

  • #129
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    " ... (OBS: Aproveita e recalibra o medidor de combustível, pressão do óleo, etc... ) ... "
    Quanto a aferição do "inclinômetro", digo, indicador do nível de combustível , creio que vai dar uma melhorada ao refazer o aterramento do painel

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    " ... Vou aproveitar também pra (mandar ) trocar as lâmpadas por LEDs, como em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...inel+branco%22 ,
    e refazer o aterramento (Partiu pra "elétrica", tenho que mandar - e pagar - pra fazer... ) ... "

    [ ]'s
    .
    4X4 Brasil

  • #130

    Tem de ser desmontado.

    No carro não conheço como aferir. Eles fazem essa aferição com ele na mão. Se engata o cabo da máquina, e faz o serviço. Mas o cara tem de saber qual é seu carro para poder colocar a maquina trabalhando certo.
    Chora bem viu, isso é serviço de 5 minutos tudo, mas os caras levam lá pra dentro e deixam pra você buscar mais tarde, eles tem de justificar os ganhos né.
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #131
    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    " ... No carro não conheço como aferir. Eles fazem essa aferição com ele na mão ... "
    Beleza, então: Fica mais fácil, já que estou com ele desmontado mesmo...

    Esse fim-de-semana vou fazer o lance do ponteiro (tirar o pedacinho que ficou "entalado") usando o esquema que vc sugeriu, e posto os resultados aqui.

    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    " ... o cara tem de saber qual é seu carro para poder colocar a maquina trabalhando certo ... "
    Aí talvez complique ... É capaz de chegar lá e os caras dizerem que pro Niva não dá, e tal...

    []'s

  • #132
    E aí, pessoal, sem querer abusar dos CAmaRAdas ( mas já abusando )... E quanto a minha dúvida do Post #117? Alguém tem alguma idéia?

    Acho que o Cavalcante "postou" uma vez que o "indicador de combustível" era na verdade um voltímetro... Ou será que foi multímetro? Só sei que ele disse alguma coisa...

    []'s
    4X4 Brasil

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