Aproveitando a passagem por aqui, gostaria de tirar uma dúvida. A tração 4x4 H da XT pode ser utilizada normalmente no asfalto com chuva? Até que velocidade?
Obrigado
Versão Imprimível
Aproveitando a passagem por aqui, gostaria de tirar uma dúvida. A tração 4x4 H da XT pode ser utilizada normalmente no asfalto com chuva? Até que velocidade?
Obrigado
Amigo, o acionamento da tração pode ser feito até 80 km/h, tanto passar de 4x2 pra 4x4 quanto o contrário.
Agora por não ter diferencial central, é recomendável o uso da 4x4 apenas em piso de baixa aderência. Se estiver com muita chuva, com real risco de perda de aderência, tudo bem. Caso contrário é melhor ficar na 4x2 para não danificar a corrente da tração. Por não ter diferencial central, os dois eixos recebem a mesma força, e se por acaso houver diferença de velocidade entre os eixos, se não houver destracionamento, a corrente fica sobrecarregada.
Recomendo você NUNCA usar o 4x4 da Xterra no asfalto. O motivo principal o outro colega já citou, ela não tem diferencial central, daí eixo dianteiro e traseiro giram na mesma rotação em 4x4.
- a única hipótese que poderia ter alguma vantagem seria você estar em uma reta, chovendo, daí a força do motor seria distribuida igualmente às 4 rodas (e não apenas às duas traseiras), havendo menos chance de destracionar. Mas em chuva você não deve fazer acelerações bruscas (situação que causaria o destracionamento), ou seja, se está em pista molhada rode em velocidade mais baixa e acelere suavemente, sempre. E convenhamos, desconheço estradas que sejam uma reta infinita, todas terão curva e aí estar em 4x4 é muito pior, pois em uma curva o eixo dianteiro terá que girar em maior velocidade que o traseiro. Com isso, caso não quebre alguma coisa, ou o dianteiro ou o traseiro vai derrapar, com maior probabilidade de ser o traseiro, devido ao peso do motor na frente. Imagina usar o 4x4 para evitar derrapar e justamente o uso do 4x4 fazer você sair de traseira em uma curva molhada, uma das piores situações para se corrigir. Resumindo: o 4x4 da xterra só deve ser usado em pisos de baixa aderência, nunca em asfalto. Para não dizer nunca, eu uso o 4x4 da minha no asfalto em apenas uma situação: quando fico muito tempo sem usar o 4x4, aciono a tração quando vou permanecer um bom tempo dirigindo em linha reta, só para girar os componentes da tração dianteira e lubrificar. Mas se tem uma lombada ou qualquer outro obstáculo, volto para o 4x2. Daí não pode esquecer da ré para desacoplar as rodas livres.
4x4 no asfalto só para as pajeros full, dakar, tr4, SW4, defender, discovery e tantos outros que tem o diferencial central (muitos desses nem rodam em 4x2)
Obrigado pelas respostas!
Eita mundo véio sem porteira!!!
Mais um para o clube. É isso aí amigos, depois de quase um ano de procura e muita pesquisa estou fechando negócio em uma X Terra 2004 com 183 mil km.
Agradeço imensamente a ajudada de todos nesse fórum. Se não fosse vocês certamente eu não estaria comprando esse carro.
Abraços a todos!
Humberto Capucci.
Pessoal, segue link com os motivos da escolha de uma Xterra para viajar com um trailer pela América do Sul:
Compramos uma Nissan X Terra 2004. Por que? (Criterios, exigencias e necessidades) - Role na America
Olá pessoal, tenho uma dúvida sobre uma peça (sensor talvez) do MWM 2.8 da XTerra 2005.
Essa peça está quebrada na minha XTerra mas não sei que peça é para substituir. Obrigado desde já!
Alguém sabe que peça é essa?Anexo 549525
Boa Tarde!
Estou para comprar um X-terra 2004 e gostaria de utiliza-lo em meu dia a dia, como sou deficiente físico gostaria de instalar caixa automática, alguém já fez essa alteração e poderia dar dica de como faze-lo?
Obrigado!
Fala galera! Primeira mensagem aqui no fórum.. Sou do Rio e tô indo exatamente agora em Três Pontas/MG buscar minha viatura dos sonhos.. XTerra 2005 SE toda original \o/ Estamos eu e minha esposa e voltaremos dirigindo de lá.. Vamos tirar fotos pra postar aqui. Abraço.