Aproveitando a passagem por aqui, gostaria de tirar uma dúvida. A tração 4x4 H da XT pode ser utilizada normalmente no asfalto com chuva? Até que velocidade?
Obrigado
Aproveitando a passagem por aqui, gostaria de tirar uma dúvida. A tração 4x4 H da XT pode ser utilizada normalmente no asfalto com chuva? Até que velocidade?
Obrigado
Segundo o manual pode até 80km/h.
Eu pessoalmente nunca usei em chuva no asfalto.
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.
Obrigado
Amigo, o acionamento da tração pode ser feito até 80 km/h, tanto passar de 4x2 pra 4x4 quanto o contrário.
Agora por não ter diferencial central, é recomendável o uso da 4x4 apenas em piso de baixa aderência. Se estiver com muita chuva, com real risco de perda de aderência, tudo bem. Caso contrário é melhor ficar na 4x2 para não danificar a corrente da tração. Por não ter diferencial central, os dois eixos recebem a mesma força, e se por acaso houver diferença de velocidade entre os eixos, se não houver destracionamento, a corrente fica sobrecarregada.
Obrigado
Recomendo você NUNCA usar o 4x4 da Xterra no asfalto. O motivo principal o outro colega já citou, ela não tem diferencial central, daí eixo dianteiro e traseiro giram na mesma rotação em 4x4.
- a única hipótese que poderia ter alguma vantagem seria você estar em uma reta, chovendo, daí a força do motor seria distribuida igualmente às 4 rodas (e não apenas às duas traseiras), havendo menos chance de destracionar. Mas em chuva você não deve fazer acelerações bruscas (situação que causaria o destracionamento), ou seja, se está em pista molhada rode em velocidade mais baixa e acelere suavemente, sempre. E convenhamos, desconheço estradas que sejam uma reta infinita, todas terão curva e aí estar em 4x4 é muito pior, pois em uma curva o eixo dianteiro terá que girar em maior velocidade que o traseiro. Com isso, caso não quebre alguma coisa, ou o dianteiro ou o traseiro vai derrapar, com maior probabilidade de ser o traseiro, devido ao peso do motor na frente. Imagina usar o 4x4 para evitar derrapar e justamente o uso do 4x4 fazer você sair de traseira em uma curva molhada, uma das piores situações para se corrigir. Resumindo: o 4x4 da xterra só deve ser usado em pisos de baixa aderência, nunca em asfalto. Para não dizer nunca, eu uso o 4x4 da minha no asfalto em apenas uma situação: quando fico muito tempo sem usar o 4x4, aciono a tração quando vou permanecer um bom tempo dirigindo em linha reta, só para girar os componentes da tração dianteira e lubrificar. Mas se tem uma lombada ou qualquer outro obstáculo, volto para o 4x2. Daí não pode esquecer da ré para desacoplar as rodas livres.
4x4 no asfalto só para as pajeros full, dakar, tr4, SW4, defender, discovery e tantos outros que tem o diferencial central (muitos desses nem rodam em 4x2)
Mais um para o clube. É isso aí amigos, depois de quase um ano de procura e muita pesquisa estou fechando negócio em uma X Terra 2004 com 183 mil km.
Agradeço imensamente a ajudada de todos nesse fórum. Se não fosse vocês certamente eu não estaria comprando esse carro.
Abraços a todos!
Humberto Capucci.
Olá pessoal, tenho uma dúvida sobre uma peça (sensor talvez) do MWM 2.8 da XTerra 2005.
Essa peça está quebrada na minha XTerra mas não sei que peça é para substituir. Obrigado desde já!
Boa Tarde!
Estou para comprar um X-terra 2004 e gostaria de utiliza-lo em meu dia a dia, como sou deficiente físico gostaria de instalar caixa automática, alguém já fez essa alteração e poderia dar dica de como faze-lo?
Obrigado!
Fala galera! Primeira mensagem aqui no fórum.. Sou do Rio e tô indo exatamente agora em Três Pontas/MG buscar minha viatura dos sonhos.. XTerra 2005 SE toda original \o/ Estamos eu e minha esposa e voltaremos dirigindo de lá.. Vamos tirar fotos pra postar aqui. Abraço.
Fala galera! Primeira mensagem aqui no fórum.. Sou do Rio e tô indo exatamente agora em Três Pontas/MG buscar minha viatura dos sonhos.. XTerra 2005 SE toda original \o/ Estamos eu e minha esposa e voltaremos dirigindo de lá.. Vamos tirar fotos pra postar aqui. Abraço.
Segue a primeira foto da viatura. Top demais \o/ Agora é a primeira viagem de volta pra casa. Vlw galera