Verifique a regulagem das barras de torção, elas devem estar com pouca carga.
Versão Imprimível
Comprei minha Xterra 2004 no começo do mês e estou gostando. Saindo de um Jimny é como mudar para um caminhão, com barulho e tudo. Mas como é meu segundo carro isso não é problema. Vou listar aqui os motivos que me fizeram escolher a Xterra:
Motor MWM 2.8 Mecanico - confiavel, robusto e de fácil manutenção
Ano 2004, por ser mecanica - e não paga mais IPVA aqui no Rio
Espaço interno e conforto
Desenho bonito - questão de opnião
Eu mesmo estou fazendo as manutenção, aquelas ja amplamente citadas aqui no Fórum
Agora o time Xterra ganhou mais um membro! :safari-rig::-D
Olá, estou com uma dúvida que não encontrei aqui nesse fórum, portanto, mesmo acompanhando a tempos sem uma conta resolvi me cadastrar para pedir a opinião de todos e quem sabe fornecer informações para outros usuários no futuro.
Levei a VTR ao mecânico para uma revisão pré-viagem e o mesmo acabou trocando também a correia poly-V Goodyear 6PK 1945 da minha VTR por uma Contitech 6PK 1930 no lugar. Acabei vendo só agora que a mesma não é a original, me pergunto se essa troca é preocupante, visto a ligeira menor largura da correia de 1945 para 1930?! A viagem será de aproximadamente 7 mil kilômetros. Agradeço quem puder dar uma opinião.
Vlw!
Ola Namreh, na prática a diferença é de 1,5 cm, bem pouco né. Ela cabe porque o tensor da correia absorve essa diferença, mas isso acaba por reduzir a "margem" de trabalho dele. Esse tensor tem a função de absorver a fibração da correia. Se não tiver fazendo barulho, nem vibrando a principio não teria probema. Mas o certo é você ver se o fabricante, nesse caso a Contitech recomenda essa correia para seu carro, da uma olha no site deles. boa sorte
Bom dia galera!
Tenho uma Tracker 2009 e nao me arrependo. Foi ótimo começar no mundo 4x4 com ela, muito fácil de andar e é um luxo na areia. No entanto estou vendendo minha viatura para pegar uma xterra.
Não adianta, se procurar uma viatura fechada e com custo benefício podendo até passar em alagamentos sem muitos problemas, que seja 4 PORTAS com algum conforto e tudo a xterra mecânica ao meu ver é a melhor opção. Compartilha peças com S10 e frontier e é fácil achar. O problema que estou encarando com a Tracker é exatamente este.
Peças estão escassas e carro não é só é o carro! Tem que ter as peças pra manter ele bem conservado. Tirando isso não tenho um "A" pra falar da Tracker.
Todo carro meu eu fuxico e desmonto as coisas. Espero em breve estar contribuindo com vocês vários tópicos sobre a xterra.
Abraços
Bom dia galera!
Na sexta-feira, 30 de março último, finalmente realizei meu sonho de adquirir a viatura, XTerra SE 2004/2005.
Muito conservada e com apenas 120.000 km. Motor lacrado, inclusive a embreagem ainda é a original.
A ideia era que assim que chegasse iria fazer a revisão geral, conforme lista dos colegas neste fórum. A viatura não esperou.
Como era véspera de carnaval fui com a famÃ*lia buscá-la e voltamos pelas belas praias cearenses. Tudo maravilhoso.
Mas, ..... Acreditem, na terça pela manhã, antes de embarcarmos abri o capô e surpresa ..... nem uma gota de água no reservatório do radiador. Começava meus tormentos.
Uma das pás da hélice quebrou e furou o radiador (provavelmente por tê-la enfiado em água - como a hélice tinha mais de 14 anos e, pelo tempo, estava já ressecada ocorreu a quebra).
DaÃ* bate aquele desespero ... o motor f*d*u ... Mas, para minha sorte, NÃO. Está intacto.
CALVÃRIO: Era feriado de carnaval, tudo fechado e eu estava em uma pequena cidade a 30 km de ParnaÃ*ba-PI, liguei para o guincho e o rapaz disse que naquele dia e na quarta de cinzas as oficinas boas que cuidam de carro a diesel estariam fechadas em ParnaÃ*ba. Tá, mesmo assim na quarta pela manhã ele guinchou a viatura para ParnaÃ*ba, lá tudo fechado, exceto o Centro Automotivo Ferpau, onde foi constatado, para meu alÃ*vio, que o motor estava intacto. Mas era necessário trocar o radiador, a hélice com embreagem e tensor do alternador. Encontrar as peças foi uma odisseia. Em ParnaÃ*ba e em Teresina não tinham. Tive que comprá-las em Fortaleza-CE, e só chegaram na sexta a tarde.
Já que iria mesmo fazer essas substituição, aproveitei para trocar também os filtros de combustÃ*vel e óleo e o óleo do motor e fluÃ*dos de freio e do radiador e a correia poly v (tudo comprado em um distribuidor mwm).
Tudo montado, fiz uma viagem tranquila até minha casa em São Raimundo Nonato-PI (850 KM percorridos).
Nos próximos dias vou levá-la a Petrolina-PE para a revisão necessária.
Mas eis que surgem algumas dúvidas:
Correia poly v: comprei a da marca Gates, 6pk1945 - quando o mecânico colocou fez um barulho muito alto (ele já havia trocado o tensor do alternador). Os rolamentos e demais componentes, segundo ele, estão bons. Resultado, o barulho não cedeu e ele colocou a correia antiga mesmo, "resolvendo" o barulho. A que estava (e ainda está) é uma 6pk1950. Alguma dica?
Sistema de arrefecimento: no dia seguinte Ã* minha chegada em casa, quando fui conferir a água do radiador ao abrir a tampa (que foi trocada pelo mecânico por uma azul do corsa) havia uma pressão muito grande (mesmo tendo passado mais de 12 horas desligada). Assim, fui atrás de um "especialista" em radiadores. Ele de pronto já deu o veredito: junta de cabeçote queimada. Mas, ao abrir o reservatório (que derramou pela pressão) e ligar o motor com a tampa aberta não jorrou o lÃ*quido, dessa forma, ele disse que poderia ser a tampa inadequada ou excesso de lÃ*quido colocado na troca e que eu poderia andar sem problemas. Fui a um mecânico de diesel aqui também, que observou está tudo normal. Colocamos a tampa antiga (original), inclusive já comprei outra pelo mercado livre, chega essa semana. Mas, .... a pressão continua, todos os dias quando verifico a tampa do reservatório o lÃ*quido sobe e sinto a pressão. O que fazer? Será que posso dirigir 300 km até Petrolina-PE ou devo guinchá-la (R$ 1.100,00)?
Freios: o mecânico da Ferpau em ParnaÃ*ba-PI, trocou o fluÃ*do de freio. E para uma limpeza completa retirou o reservatório para lavá-lo. Mas, ao tentar recolocá-lo, teve muita dificuldades, bateu muito com chaves naquele pino que o prende, até que um colega dele, depois de uns 20 minutos, trouxe um martelo especial, parecido um parafuso grande, que com três marteladas o pino foi perfeitamente colocado. A máquina que coloca o fluÃ*do não tinha o adaptador para Xterra e teve que colocar manualmente. Ao final, a luz de freio ficou acessa, como se o freio de mão estivesse acionado. O profissional disse ser normal e que após alguns kms percorridos iria apagar. Não apagou. O que fazer?
Diferencial dianteiro: percebi que pinga umas gotas de óleo do diferencial dianteiro (trocarei todos os óleos assim que for a Petrolina-PE). Alguma dica?
INDICAÇÃO DE OFICINAS EM PETROLINA-PE ou JUAZEIRO-BA.
Apesar de todos esses contratempos, estou contente com minha viatura e sei que terei muitas alegrias com a mesma.
Obrigado.
(postando novamente, sem os erros de formatacao)
Bomdia galera!
Nasexta-feira, 30 de março ultimo, finalmente realizei meu sonho deadquirir a viatura, XTerra SE 2004/2005.
Muitoconservada e com apenas 120.000 km. Motor lacrado, inclusive aembreagem ainda e a original.
Aideia era que assim que chegasse iria fazer a revisao geral,conforme lista dos colegas neste forum. A viatura naoesperou.
Comoera vespera de carnaval fui com a familia busca-la e voltamospelas belas praias cearenses. Tudo maravilhoso.
Mas,..... Acreditem, na terca pela manha, antes de embarcarmos abri ocapo e surpresa ..... nem uma gota de agua no reservatorio doradiador. Comecava meus tormentos.
Umadas pas da helice quebrou e furou o radiador (provavelmente porte-la enfiado em agua - como a helice tinha mais de 14 anos e,pelo tempo, estava ja ressecada ocorreu a quebra).
Dai bate aquele desespero ... o motor f*d*u ... Mas, para minha sorte,NAO. Esta intacto.
CALVARIO:Era feriado de carnaval, tudo fechado e eu estava em uma pequenacidade a 30 km de Parnaiba-PI, liguei para o guincho e o rapaz disseque naquele dia e na quarta de cinzas as oficinas boas que cuidam decarro a diesel estariam fechadas em Parnaiba. Ta, mesmo assim naquarta pela manha ele guinchou a viatura para Parnaiba, la tudofechado, exceto o Centro Automotivo Ferpau, onde foi constatado, parameu alivio, que o motor estava intacto. Mas era necessario trocaro radiador,a helice com embreagem e tensor do alternador.Encontraras pecas foi uma odisseia. Em Parnaiba e em Teresina nao tinham.Tive que compra-las em Fortaleza-CE, e sa chegaram na sexta atarde.
Ja que iria mesmo fazer essas substituição, aproveitei para trocartambem os filtros de combustível e oleo e o oleo do motor efluidos de freio e do radiador e a correia poly v (tudo comprado emum distribuidor mwm).
Tudomontado, fiz uma viagem tranquila ate minha casa em Sao RaimundoNonato-PI (850 KM percorridos)
Nospróximos dias vou leva-la a Petrolina-PE para a revisao geral.
Maseis que surgem algumas duvidas:
Correiapoly v:comprei a da marca Gates, 6pk1945 - quando o mecanico colocou fez umbarulho muito alto (ele ja havia trocado o tensor do alternador). Osrolamentos e demais componentes, segundo ele, estao bons. Resultado,o barulho nao cedeu e ele colocou a correia antiga mesmo,"resolvendo" o barulho. A que estava (e ainda esta) e uma 6pk1950.Alguma dica?
Sistemade arrefecimento:no dia seguinte a minha chegada em casa, quando fui conferir a aguado radiador ao abrir a tampa (que foi trocada pelo mecanico por umaazul do corsa) havia uma pressao muito grande (mesmo tendo passadomais de 12 horas desligada). Assim, fui atras de um "especialista"em radiadores. Ele de pronto ja deu o veredito: junta de cabecotequeimada. Mas, ao abrir o reservatorio (que derramou pela pressao) eligar o motor com a tampa aberta nao jorrou o liquido e tudofuncionou perfeito (com o liquido circulando normalmente). Dessaforma, ele disse que poderia ser a tampa inadequada ou excesso deliquido colocado na troca e que eu poderia andar sem problemas. Fui aum mecanico de diesel aqui tambem (segunda opiniao), que observouesta tudo normal. Colocamos a tampa antiga (original), inclusive jacomprei outra pelo mercado livre, chega essa semana. Mas, .... apressao continua, todos os dias quando verifico a tampa doreservatorio o liquido sobe e sinto a pressao. Oque fazer? Sera que posso dirigir 300 km ate Petrolina-PE ou devoguincha-la (R$ 1.100,00)?
Freios:o mecanico da Ferpau em Parnaaba-PI, trocou o fluido de freio. E parauma limpeza completa retirou o reservatorio para lava-lo. Mas, aotentar recoloco-lo, teve muita dificuldades, bateu muito com chavesnaquele pino que o prende, ate que um colega dele, depois de uns 20minutos, trouxe um martelo especial, parecido um parafuso grande, quecom 3 marteladas o pino foi perfeitamente colocado. A maquina quecoloca o fluido nao tinha o adaptador para Xterra e teve que colocarmanualmente. Ao final, a luz de freio ficou acessa, como se o freiode mao estivesse acionado. O profissional disse ser normal e que aposalguns kms percorridos iria apagar. NAOapagou. O que fazer?
Diferencialdianteiro:percebi que pinga umas gotas de oleo do diferencial dianteiro(trocarei todos os oeos assim que for a Petrolina-PE). Algumadica?
INDICACAODE OFICINASEM PETROLINA-PE ou JUAZEIRO-BA.
Apesarde todos esses contratempos, estou contente com minha viatura e seique terei muitas alegrias com a mesma.
Obrigadopessoal.
Pessoal, tambem solicitei participacao no grupo do facebook. Por favor, me adicione la.
Ha grupo whatsapp?
Obrigadol
Carlos, pode ser que o sensor do reservatorio ficou preso. Se for esse o caso, basta vc tirar a tampa e dar uma "mexidinha" nele com uma chave, ele solta e volta a medir. acontece quando o nivel cai muito, depois ele fica preso la em baixo.
Quando a pressao no revervatório não pode ter pressao, se o nivel de água estiver normal e o carro nao tiver aquecendo, esse pressão pode vir das juntas queimada mesmo. Mas acho muito dificil um motor MWM queimas a junta com 120mil km, só se foi quando furou o radiador, aqueceu o cabeçote.
Quanto a correia, tem umas que fazem mais barulho que outra, sugiro comprar um identica a que vc ta usando, compra no Mercadolivre, é mais facil que ir de loja em lojal
boa sorte, é um otimo carro, mas quem compra usado como nós, sempre tem algo pra fazer