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Convex Datacenter
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    Tá mesmo com cara de roda livre. Esses dias tive um problema com a roda livre travada. Acabei trocando uma arruela interna que resolveu, por sorte o mecânico tinha algumas depenadas. Tudo começou com uns trancos dependendo da condição. Essa arruela era uma guia que desgastou então ele sai da guia e a roda livre não consegue acoplar/desacoplar (depende de onde travou)

    O que eu recomendo de pesquisa de pane:

    1) levantar a frente do carro, as duas rodas.
    2) com a alavanca em 4x2, gire manualmente o eixo do 4x4 e verifique se as rodas livres engatam
    3) gire cada uma das rodas na direção oposta e verifique se as rodas livres desengatam (vai ouvir um click)
    4) engate o 4x4H e verifique que o eixo do 4x4 trava (não consegue mais girar com a mão)
    5) engate o 4x4L e verifique que o eixo do 4x4 trava (não consegue mais girar com a mão)
    6) volte para 4x2 e verifique que o eixo do 4x4 fica livre

    Retirar a roda livre é uma boa, limpar com gasolina e engraxar de novo. Não colocar muita graxa senão ela trava. Na minha não tinha proteção/anel de vedação na junção então como você anda em areia, pode ser interessante vedar com um silicone na hora de instalar de novo.

    Desmontar a roda livre é mais complicado, você tem que bater ela em uma morça apenas nas beiradas, deixando o meio livre para ele cair para baixo. Mas tem muita peça lá dentro então remontar pode ser complicado.

    Citação Postado originalmente por mroure Ver Post
    Salve a todos os X-terreiros e Frontiezeiros de plantão!!! Já participo do Forum há um tempinho e sempre sendo ajudado quanto a minha Explorer 97. PORÉM... comprei há 4 meses uma XT SE 2004/05 prata, apelidada de jumentinha (sou do Ceará, hehe). E notei que, quando uso o 4x4 e 4x4L ela fica dando uns trancos, como se quisesse desengatar a tração... mandei olhar os níveis de oleo em geral (cx marcha, dif) e tive q completar um pouco de cada (segui o manual para tipos e quantidades). Em novo teste o problema persiste... sinto uns trancos rápidos (a tração NÃO desengata) andando com o carro em beira de praia, sem forçar nada ainda para uma XT. Os amigos podem me dar uma direção para solução do problema.



    Mauro C de Roure - Fortaleza
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  • #4406
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    Thunder, só de saber o que pode estar se passando, ter um norte... já até cotei umas AVM automaticas a R$ 845,00 lágrimas (cada)! Já é um bom começo! Vou num meca que é amigão meu, vamos ver no que dá!...
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    algum amigo forista ja fez manutenção pra tirar folga da direção? minha Frontier tem uma pequena folga que não me incomodava, mais que hoje ja acho chatinha demais pois a frente fica como se estivesse passarinhando, tendo que ficar corrigindo a cada momento, algum amigo que ja fez sabe o que tem que se trocar e noçãod e valores de peças e mão de obra? agradeço a todos que puderem ajudar
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  • #4408
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    Vale tentar, veja o preço: Aliexpress.com : Buy NEW ARRIVAL Free running hub for NISSAN Frontier,X Terra, Pickup D22 auto from Reliable Free running hub suppliers on Ruian Yijiada Auto Parts Co., Ltd.

    Mas o bacana mesmo é esse, comodidade do automático e opção de travar para trilhas mais pesadas:
    NEW ARRIVAL Free wheel hub for Nissan Patrol,Safari GQ Y60 automatic-in Rims & Accessories from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com

    Alguém já usou este?

    Citação Postado originalmente por mroure Ver Post
    Thunder, só de saber o que pode estar se passando, ter um norte... já até cotei umas AVM automaticas a R$ 845,00 lágrimas (cada)! Já é um bom começo! Vou num meca que é amigão meu, vamos ver no que dá!...
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    Nunca, mas veja o limite do manua no anexol, pode ser alinhamento, ela tem que trabalhar levemente convergente

    Citação Postado originalmente por MaurícioBsb Ver Post
    algum amigo forista ja fez manutenção pra tirar folga da direção? minha Frontier tem uma pequena folga que não me incomodava, mais que hoje ja acho chatinha demais pois a frente fica como se estivesse passarinhando, tendo que ficar corrigindo a cada momento, algum amigo que ja fez sabe o que tem que se trocar e noçãod e valores de peças e mão de obra? agradeço a todos que puderem ajudar
    Nissan Frontier 4x4 Motor 2.8 Arquivos Anexos
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    Citação Postado originalmente por GuilhermeThunder Ver Post
    Nunca, mas veja o limite do manua no anexol, pode ser alinhamento, ela tem que trabalhar levemente convergente
    hum, interessante, notei que a minha mesmo alinhada gasta mais os pneus por dentro, pode explicar melhor?
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    Está errado. A Frontier tem que gastar mais pneu por fora, pois os pneus tem que estar apontados para o centro e nao para fora. Com os limites do manual que eu passei voce pode ir em um alinhador e verificar a convergência.

    Carros de corrida apontam para fora, para facilitar as curvas, mas isso prejudica a estabilidade. Carros de passseio em geral tem alinhamento convergente e apontam os pneus para dentro para facilitar a estabilidade senão o carro fica com tendendia a passear na estrada.

    Citação Postado originalmente por MaurícioBsb Ver Post
    hum, interessante, notei que a minha mesmo alinhada gasta mais os pneus por dentro, pode explicar melhor?
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  • #4412
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    Citação Postado originalmente por GuilhermeThunder Ver Post
    Está errado. A Frontier tem que gastar mais pneu por fora, pois os pneus tem que estar apontados para o centro e nao para fora. Com os limites do manual que eu passei voce pode ir em um alinhador e verificar a convergência.

    Carros de corrida apontam para fora, para facilitar as curvas, mas isso prejudica a estabilidade. Carros de passseio em geral tem alinhamento convergente e apontam os pneus para dentro para facilitar a estabilidade senão o carro fica com tendendia a passear na estrada.
    putz, beleza pela explicação, agora entendi, valeu mesmo!
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  • #4413
    Citação Postado originalmente por MaurícioBsb Ver Post
    algum amigo forista ja fez manutenção pra tirar folga da direção? minha Frontier tem uma pequena folga que não me incomodava, mais que hoje ja acho chatinha demais pois a frente fica como se estivesse passarinhando, tendo que ficar corrigindo a cada momento, algum amigo que ja fez sabe o que tem que se trocar e noçãod e valores de peças e mão de obra? agradeço a todos que puderem ajudar
    Tem certeza que é folga?
    Com o veículo desligado (mas a chave em posição ligada) force o volante repetidamente para ambos os lados e observe a reação dos pneus dianteiros.
    Este sintoma citado pode ser buchas de bandeja desgastadas, buchas da estabilizadora dianteira, amortecedores dianteiros cansados, geometria/cambagem errada...
    Além disto, nossas viaturas não possuem originalmente amortecedor de direção, que pode ser adicionado facilmente (e "baratamente") a partir da adaptação do amortecedor de direção da Chevrolet D20.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #4414
    Citação Postado originalmente por mroure Ver Post
    Thunder, só de saber o que pode estar se passando, ter um norte... já até cotei umas AVM automaticas a R$ 845,00 lágrimas (cada)! Já é um bom começo! Vou num meca que é amigão meu, vamos ver no que dá!...
    Se um dia precisar trocar minhas RL´s, irei de manuais com certeza!
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  • #4415
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Tem certeza que é folga?
    Com o veículo desligado (mas a chave em posição ligada) force o volante repetidamente para ambos os lados e observe a reação dos pneus dianteiros.
    Este sintoma citado pode ser buchas de bandeja desgastadas, buchas da estabilizadora dianteira, amortecedores dianteiros cansados, geometria/cambagem errada...
    Além disto, nossas viaturas não possuem originalmente amortecedor de direção, que pode ser adicionado facilmente (e "baratamente") a partir da adaptação do amortecedor de direção da Chevrolet D20.
    Você tem amortecedor de direção na sua XT? Ou conhece alguém que tenha? Seria interessante postar essa adaptação pros amigos foristas, um forte abraço.

  • #4416
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Tem certeza que é folga?
    Com o veículo desligado (mas a chave em posição ligada) force o volante repetidamente para ambos os lados e observe a reação dos pneus dianteiros.
    Este sintoma citado pode ser buchas de bandeja desgastadas, buchas da estabilizadora dianteira, amortecedores dianteiros cansados, geometria/cambagem errada...
    Além disto, nossas viaturas não possuem originalmente amortecedor de direção, que pode ser adicionado facilmente (e "baratamente") a partir da adaptação do amortecedor de direção da Chevrolet D20.
    opa troquei a 1 ano os amortecedores (turbogas cofap) e todas as buchas, esse teste ja fiz e a direção consigo virar pra um lado e pro outro sem as rodas se mexerem ou oscilarem bem pouco
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