Postado originalmente por
Ciro Alencar
Meu querido Bigsd, de volta ao "Rômi ófiss"? kkkkkk.........
Você sabe que a expressão "Home Office" é mais uma das bobagens inventadas aqui, não sabe? Se você disser isso para um americano ele vai ficar sem entender do que se trata, pois não tem qualquer significado para eles... kkkkk.....
Pois é, meu caro, depois que eu critico o mercado de consumo do Brasil, ainda ouço alguns adjetivos pejorativos sobre as minhas opiniões.
E não é só com carros, eu já disse que brasileiro toma suco de milho transgênico e chama isso de "cerveja", compra gordura com sabor artificial de chocolate e acha que é chocolate, compra creme de amido e chama isso de "catupiry".
E se não houver uma evolução nesse mercado, nós vamos viver no eterno terceiro mundo. Eu quero distância de carros coreanos e chineses... muita distância... kkkk....
Eu comentei há algumas mensagens atrás quando voltei agora dos EUA que vi algumas coisas interessantes por lá e que comentaria aqui. Uma dessas tem a ver com o assunto agora. Conversando com alguns fornecedores e amigos num jantar em Newark, New Jersey (a cidade que o Edu adora... kkkk....), comentamos sobre o mercado automobilístico e também sobre caminhonetes.
Sabe que lá não tem esses Frankensteins que temos aqui de Saveiro, Strada e outras mais, né? Para eles caminhonete pequena é Ranger, Frontier, etc. Nem imaginam um carro de passeio pequeno transformado em caminhonete de trabalho ou familiar.
E o mais curioso, quando eu elogiei os modelos grandes americanos, que são os mais vendidos lá (para ser simpático na verdade porque não gosto de caminhonete americana), fui surpreendido com os comentários que fizeram. Para eles comprar as caminhonetes de fabricantes americanos é meio que algo "patriótico" e para fortalecer o capitalismo nacional (por razões óbvias). Eles disseram que as japonesas são muito melhores e são as da preferência nacional, não só para caminhonetes, mas para carros de passeio também (junto com os alemães e ingleses), mas que precisam preservar a indústria nacional. Enquanto aqui todo mundo torce pela chegada dos modelos da RAM, esta é justamente a marca mais criticada por eles, curioso, não?
Enquanto que pare eles a Ranger é considerada uma caminhonete mediana e "sem graça", a Frontier quadradinha, da nossa geração anterior, é uma "queridinha", e não por menos, mesmo com um estilo totalmente defasado, vende mais de 80 mil unidades. Eles têm paixão por veículos japoneses e não escondem isso.
Mostrei a foto da nossa Frontier atual para eles, e eles ficaram impressionados com ela, mas deixaram claro preferir motores a gasolina de alta potência (americanos....). O nosso modelo atual não é comum lá ainda, mas você encontra algumas rodando com placas do México ou de importadores independentes.
É surpreendente a paixão deles pelos veículos japoneses em detrimento dos modelos americanos. Um deles comentou que depois que a GM foi duas vezes para concordata, ela nunca mais se recuperou em tecnologia e qualidade. Mas, num país movido principalmente pela indústria automobilística, pensar em perder uma Ford, uma General Motors ou uma Chrysler é um pesadelo que ninguém quer viver lá.
A vantagem é que eles cobram muito dos fabricantes lá, são mais exigentes e pagam o que o produto vale. Pode até ser mediano, mas tem que ter o preço justo. Enquanto que aqui... os preços passam de 200 mil fácil em modelos com suspensão de carroça e com falta de estabilidade.
Eles se apaixonaram pela nossa atual Frontier, e com certeza essa nova frente vai fazer muito sucesso por lá. Basta ver os modelos queridinhos deles, como a Titan atual e a Concept, de onde essa nova frente foi claramente inspirada. Eles adoram lá. Até aquela frente escandalosa da RAM eles acham interessante.... kkkkk.....
Por aqui não é diferente. A primeira frente da Hilux nova era interessante, assim como a da Ranger, NA MINHA OPINIÃO E GOSTO PESSOAL, mas depois uma copiou a outra e lançaram essas bocas feias e com cara de adaptação, que agrada mais ao gosto brasileiro. Tenho certeza que essa nova frente da Frontier vai cair no gosto da maioria porque não ficou com cara de adaptação, mas eu prefiro uma frente menos "de utilitário" em caminhonetes médias, principalmente porque são muito usadas em atividades mistas. Mas não acho feia, tudo é gosto pessoal, e essa nova frente ficou bem harmonizada nela, assim como da L200 também ficou muito bonita, também mais ao meu gosto.
Bom te ver mais na ativa agora, meu caro Bigsd. Você é quem hoje mais faz o grupo andar. Muito bacana.