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  • #301
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    Amigos
    atençao

    tenho frontier 2012/2012 e estava sem força e soltando fumaça preta quando eu esticava as marchas..

    O problema foi resolvido com estas dicas todas tem haver com a valvula moduladora do turbo q nao pode ficar conectada direto na peça prata oval do turbo...............

    1- olhe se a mangueira do vacuo q passa pela valvula moduladora tem vacuo 9 se nao tiver vacua é pq esta entupida ou furada

    2- se tiver vacuo o problema esta na valvula moduladora q esta tendo vacuo para o turbo mas nao esta modulando o vacuo necessario para o turbo

    3- resumindo....nao adianta tentar mais nada, e sim trocar a valvula moduladora q sera de imediato resolvido o problema
    a valvula moduladora da s-10 serve na frontier e é mais barata

    boa sorte turma

  • #302
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    Obrigado por compartilhar essa informação Leo.

  • #303
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    Smile Frontier Attack - Motor elétrico na turbina. Existe isto?

    Bom dia, amigos. Desculpe-me pela intromissão no Fórum da Nissan. Mas a causa é boa.
    Meu cunhado tem uma Frontier Attack 2012/13, com motor Nissan 2.5. Tirou zero na ccs Jidai de Ribeirão Preto, interior de SP.
    Está com 130.000 km e fez todas as revisões na ccs. Só usa diesel S10.
    Semana passada, estávamos na estrada, sem esforçar o motor e, repentinamente, o carro perdeu potência. Não passava de 100km/h.
    Fizemos de tudo, desliga e liga por diversas vezes, verificamos os filtros, tampa do tanque, etc. Tudo correto e nada de melhora.
    Ele levou o carro na Jidai.

    Resultado: Problema no motor elétrico que regula a pressão da turbina e no chicote elétrico.

    Peço ajuda dos amigos foristas:

    1) Eu nunca ouvi falar de motor elétrico na turbina. Só vi solenóide. É verdade isto? Costuma dar problema?
    2) Alguém tem alguma indicação de boa oficina para turbos na região de Ribeirão Preto/SP?

    []´s e obrigado.
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  • #304
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    Luca, me parece que as 190cv, 2013 em diante, tem esse problema no sensor da turbina, as mais antigas usam solenoide a vácuo. Mas alguém que entenda mais logo aparece p dar uma dica.

  • #305
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    Sintoma clássico do sensor...
    Tente levar em outra oficina e peça pra verificar em específico o sensor...

  • #306
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    Citação Postado originalmente por Luca Ver Post
    Bom dia, amigos. Desculpe-me pela intromissão no Fórum da Nissan. Mas a causa é boa.
    Meu cunhado tem uma Frontier Attack 2012/13, com motor Nissan 2.5. Tirou zero na ccs Jidai de Ribeirão Preto, interior de SP.
    Está com 130.000 km e fez todas as revisões na ccs. Só usa diesel S10.
    Semana passada, estávamos na estrada, sem esforçar o motor e, repentinamente, o carro perdeu potência. Não passava de 100km/h.
    Fizemos de tudo, desliga e liga por diversas vezes, verificamos os filtros, tampa do tanque, etc. Tudo correto e nada de melhora.
    Ele levou o carro na Jidai.

    Resultado: Problema no motor elétrico que regula a pressão da turbina e no chicote elétrico.

    Peço ajuda dos amigos foristas:

    1) Eu nunca ouvi falar de motor elétrico na turbina. Só vi solenóide. É verdade isto? Costuma dar problema?
    2) Alguém tem alguma indicação de boa oficina para turbos na região de Ribeirão Preto/SP?

    []´s e obrigado.
    Lucas, saberia informar se passaram o scanner nela e qual código informado?

    1) A Frontier 2013 em diante conta com um atuador elétrico pra fazer a variação do turbocompressor, diferente das anteriores, onde essa variação era usando uma solenoide a vácuo. Bem difícil essa peça dar problema, mas já aconteceu uma vez com um cliente, onde a pequena haste que saia do atuador e ia na variação (bem no meio dos dois caracóis do turbocompressor) tinha se soltado, e aí a Frontier perde força e entra em modo de segurança, com código referente ao atuador da variação. Foi só recolocar essa haste novamente que o problema se resolveu.

    2) O sensor de temperatura da turbina, o EGT1, costuma dar muito problema, tem recall dele nas concessionárias, e ele já está em sua quarta versão. Quando ele da problema, a caminhonete acende a luz de injeção e perde a força. Mas quase sempre, quando se desliga ela, espera uns 10 minutos e liga novamente, ela já volta sem a luz de injeção e com a potência 100%. Vai dar problema de novo quando forçar o motor em uma arrancada, onde aquece muito esse sensor.

    Pra saber o culpado, só com o scanner, mas você pode olhar essa haste na variação pra ver se ela não está solta.

  • #307
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    Citação Postado originalmente por Segio C
    Luca, me parece que as 190cv, 2013 em diante, tem esse problema no sensor da turbina, as mais antigas usam solenoide a vácuo.
    Ok, Sergio. Vamos aguardar. Obrigado.
    []´s

    Citação Postado originalmente por Zanin
    Sintoma clássico do sensor... Tente levar em outra oficina e peça pra verificar em específico o sensor...
    Valeu, Zanin. Meu cunhado retirou o carro da css Jidai e levou numa oficina indicada por colegas de Ribeirão Preto. Vamos aguardar. Obrigado.
    []´s
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  • #308
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    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Lucas, saberia informar se passaram o scanner nela e qual código informado?

    1) A Frontier 2013 em diante conta com um atuador elétrico pra fazer a variação do turbocompressor, diferente das anteriores, onde essa variação era usando uma solenoide a vácuo. Bem difícil essa peça dar problema, mas já aconteceu uma vez com um cliente, onde a pequena haste que saia do atuador e ia na variação (bem no meio dos dois caracóis do turbocompressor) tinha se soltado, e aí a Frontier perde força e entra em modo de segurança, com código referente ao atuador da variação. Foi só recolocar essa haste novamente que o problema se resolveu.

    2) O sensor de temperatura da turbina, o EGT1, costuma dar muito problema, tem recall dele nas concessionárias, e ele já está em sua quarta versão. Quando ele da problema, a caminhonete acende a luz de injeção e perde a força. Mas quase sempre, quando se desliga ela, espera uns 10 minutos e liga novamente, ela já volta sem a luz de injeção e com a potência 100%. Vai dar problema de novo quando forçar o motor em uma arrancada, onde aquece muito esse sensor.

    Pra saber o culpado, só com o scanner, mas você pode olhar essa haste na variação pra ver se ela não está solta.
    Enrico, excelente dica. Muito obrigado. Já repassei ao meu cunhado o seu post. A Frontier, agora, está numa oficina mecânica que foi bastante bem recomendada.

    1) Sabe me dizer se esse atuador elétrico a que você se refere é, de fato, um motor elétrico?
    2) O sensor de temperatura, foi a primeira coisa que a css Jidai apontou. Trocou, mas de nada adiantou. Somente depois deste teste, com resultado nulo, é que deram informação do "motorzinho elétrico da turbina".

    Quanto ao código do scanner, não temos. Perdemos esta oportunidade, pois agora o carro já foi retirado da concessionária, em decorrência de orçamento salgado de R$ 9.000,00. Custa R$ 2 mil o chicote elétrico e R$ 7 mil a turbina. Sim, o motorzinho só é vendido em conjunto com uma turbina nova.

    Uma coisa que me esqueci de informar aos amigos é que a luz de injeção não se acendeu, em nenhum momento.

    Na medida em que houver novidades, vou informando.
    Obrigado e []´s
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  • #309
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    O atuador é um motor elétrico, do tipo de passo. Ele deixa a variação do turbocompressor na posição correta, de acordo com a rotação e carga do motor.

    Estranho o diagnóstico da css pois tanto fosse o sensor EGT1 ou o atuador do turbocompressor, ela obrigatoriamente durante a perda de potência iria acender a luz de injeção!

    Uma pergunta: Só de ligar o painel, ela acende a luz de injeção? Digo isso pois a mesma pode ter sido apagada propositalmente ou queimada, já peguei casos assim!

  • #310
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    Enrico, não, a luz do painel nunca se acendeu, por estranho que possa parecer. Mas acende quando se vira a chave para dar partida. Tudo normal, neste quesito.
    A oficina não sabe dizer o que é, ainda, mas que está examinando com cuidado, por isso a demora. Por isso não tenho melhor informação. A caminhonete fica em Ribeirão Preto e eu em São Paulo.

    Agradeço a você pela informação sobre o motor elétrico de passos. Já vi que, se der pau, haverá que se buscar peça na concessionária. Lá vai $$$$$.

    []´s
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  • #311
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    Citação Postado originalmente por Luca Ver Post
    Enrico, não, a luz do painel nunca se acendeu, por estranho que possa parecer. Mas acende quando se vira a chave para dar partida. Tudo normal, neste quesito.
    A oficina não sabe dizer o que é, ainda, mas que está examinando com cuidado, por isso a demora. Por isso não tenho melhor informação. A caminhonete fica em Ribeirão Preto e eu em São Paulo.

    Agradeço a você pela informação sobre o motor elétrico de passos. Já vi que, se der pau, haverá que se buscar peça na concessionária. Lá vai $$$$$.

    []´s
    Esse atuador não vende separado da turbina, nem na concessionária, nem em quem vende peças usadas, pelo menos não tenho conhecimento de ninguém que venda ele separado.

    Chegou a ver a haste que comentei? Se ela está ligada na variação da turbina e no atuador? Anexei uma foto e essa haste está no círculo em vermelho.

    -turbo.jpg

  • #312
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    Putz, mas os caras enfiarem um motor elétrico próximo a turbina é dose. Enrico, será que outras marcas tb adotaram esse atuador elétrico?

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