Postado originalmente por
drbart
Em relacao ao consumo da TR4 2010 houve melhora sim em relacao a 2008, conforme a Mitsubishi anunciou o propulsor é de fato 5% mais economico ( eu diria 5% menos beberrao). Ambas minhas TR4 comprei 0km e vejo que nao há grandes envolucoes no consumo a medida que o motor amacia. A minha TR4 2010 está agora com 18000km e o consumo a gasolina em estrada (100km/h) com ar condicionado ligado o tempo todo , permanece em 9,5 km/l, sempre uso a gasolina aditivada. Com etanol nas mesmas condicoes fica em 6,3 km/l. Na TR4 2008, o consumo ficava entre 7,5-8,5 km/l com gasolina nas mesmas condicoes, mesma viagem e inclusive mesmo pé seja o meu ou do "piloto automático" presente nas minhas 2 TR4. Com etanol na versao anterior fazia entre 5,5-5,8 km/l, assim vejo que a melhora no consumo foi mais notória com gasolina, e nao com etanol como se esperava com essa nova taxa de compressao (11:1) mais adequada ao etanol. O que eu suponho que tenha acontecido foi q apesar de uma melhor taxa de compressao para etanol houve incremento maior de cavalos com etanol (7cv) e mais torque ( pulou de 19 para 22kgf.m), é o que penso mas nao sou engenheiro para saber se o que justifica essa pouca melhora com etanol comparado a gasolina é por isso mesmo....
Outra coisa que notei é uma maior contancia nas médias com gasolina nessa nova TR4 sempre fica em 9,5 km/l, na outra varia muito as vezes 7,5, 8,0 , 8,5 etc.... E como disse essas médias sao no mesmo percurso, abastecendo no mesmo posto, no mesmo pé do piloto automático etc....