Postado originalmente por
danielmr
Fiquei impressionado com a discusão que se formou neste tópico. Não vou ficar fazendo citações porque estou com preguiça (digitar eu digito bem), mas agradeço ao Marcelo, Bruno e Samukanas. Acho justa a crítica sobre meu post do prejuízo, como seu eu quissese que me passasam a mão na cabeça por causa do meu (pequeno) problema. Alguns companheiros até fizeram isso, obrigado e me solidarizo com os seus prejuízos também. Foi um desabafo impensado sobre eventuais custos com troca de veículo e realmente o problema é todo meu (ou nosso!). COMPROU A CAMIONETE (test-drive eu fiz) E NÃO GOSTOU? F___SE.
As sugestões foram muito boas e vou ver o que, quando e como eu vou fazer. Valeu, mesmo.
Mas eu percebí que o melhor a fazer, dado que não me sobra dinheiro, é ficar com a Triton e aprender a usa-la da melhor forma possível (pneus, calço, sei lá o que mais) e é isso. Se eu tomei um chute no negócio com a Triton, tomaria um outro com o negócio da Nissan. PORTANTO, se eu apresentei aqueles cálculos para vocês, também posso apresentar o cálculo financeiro que me leva a ficar com a Triton por dez anos.
Há um custo básico de 34 mil por ano em cinco anos. Mais ou menos. Pensando em ficar com o carro por DEZ anos, SE o carro não der problema quando sair da garantia e nesses oito anos todos, esse custo de mais ou menos 170 mil do carro vai ser dissolvido em dez anos, tendo um custo anual médio de 17 mil por ano. Na hora de vender o carro não vai valer quase nada, mas mesmo assim temos a queda pela metade do custo com o carro.
Claro que isso é o óbvio, não quero fazer nada além de discutir com os integrantes desse fórum sobre a questão....
Quanto aos defeitos do carro, eles continuam existindo e eu vou me acostumando a eles, tentando remediar uma coisa ou outra (quanto aos pneus, será feito algo no momento oportuno). Sobre o fato da Triton à gasolina ter um comportamento meio chocho (como escreve isso?), dá para colocar o câmbio na posição 2, na cidade ela não deixa entrar a terceira marcha e ela fica bem esperta. Na estrada tem que ficar esperto para ultrapassagens, avaliar a velocidade/rotação e escolher entre ficar na marcha certa, normalmente impedindo o câmbio automâtico de subir a marcha. Daí é bem legal o motor, e os duzentos cavalos saem da cocheira.
Quanto à discussão de andar rápido, devo, por dever à verdade, dizer que, quando vejo boas condições tendo a andar no que se considera rápido, tipo cento e sessenta, cento e oitenta dependendo do carro. Não acho bonito mas não acho que estou me arriscando mais do que o normal. Nunca ultrapasso pela direita, nunca colo no veículo da frente, nunca ando rápido numa estrada com movimento. Minha atenção ao dirigir é grande, não tiro o olho da estrada nunca. MAS velocidade é gostoso sim. Graças à minha sorte, dirigí sedans muito bons, e no momento estou com um Volvo S40 2.4i. Andando na estrada com ele, percebí claramente o óbvio : camionete grande não é a melhor opção para andar rápido, principalmente em estrada com curvas. Na volta de Ubatuba tinha uma pajeiro querendo andar rápido na Oswaldo Cruz. Mas coitado, cada curva era um susto. Pra mim era um prazer. Dá pra sentir o carro grudadinho, a suspenção não permite perda de aderência, o pneu nem canta. Então agora eu vou tentar, quando estiver na Triton, perceber que a tocada é outra. Mas estamos num fórum sobre 4x4.
Não vou julgar alguém por saber que ele anda rápido. Depende de como ele anda. Tem lugar que quarenta por hora é muito, o motorista prudente sabe disso e procura estar sempre a uma velocidade que permita defesa contra alguma surpresa.