Quanto ao problema citado acredito ser impossível de acontecer, pois na minha 2009 o carro somente poderia ser ligado com o câmbio na posição "P", onde ele fica bloqueado para andar. Acabo de trocar a 2009 por uma 2011 e o mesmo sistema permanece, não sendo possivel ligar o carro sem que o cambio esteja na posição "P".
Se não me engano, o manual do proprietário menciona que ao trocar a alavanca da posição "P" para outra posição qualquer deve-se acionar o pedal do freio (que é bruto, freia mesmo!). Eu particularmente não utilizo isso, troco a posição e me poupo do esforço de pisar no acelerador, pois as minhas 2 TR´s tem um deslocamento inicial bastante suave, me permitindo fazer baliza de estacionamento sem tocar no acelerador, somente no freio.
Risco de morte: somente vejo possibilidade de alguém estar do lado de fora posicionado entre o parachoque e algum obstáculo fixo e ser imprensado pelo carro, pois apesar de sair devagar, possui força suficiente para não parar com baixa resistência.
Se o seu receio for somente esse esqueça e aproveite!
Abs.