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  • #1
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    Olá pessoal, tenho uma pajero full 98 e acabo de entrar para o mundo dos 4x4 e confesso que não sei quase nada sobre o assunto. tenho algumas perguntas que devem ser faceis de voces responderem. Oque significa pajero io?
    Agradeço

  • #2
    Troquei estes dias meu jipe por uma pajero full 2001 2.8 cambio manual (rarissimo). Esta muito conservada porem já peguei uns pepinos para resolver :

    Freio ABS com problemas, liguei numa revenda mits. e pediram 12.000,00 no conjunto ABS, logo descobri que estava com problemas em um motor eletrico abaixo do cilindro mestre, arrumei motor e tudo resolvido. Depois o volante bi-massa (poucos sabem deste volante), liguei na concessionaria e 6.000,00 num volante que logo vai da problemas, resultado fiz igual o pessoal faz nas S-10/nissan, soldei o volante tornando rigido (igual das pajeros abaixo de 99) e e balanciei em uma retifica, ficou 100%, vibra só um pouco a mais na macha lenta, menos que minha ranger 2.8. Ate o momento tudo certo só curtindo ela, como eu sempre testo veiculos ela e imbativel em questão de conforto, só perde para veiculos bem acima do preço dela.

    Danilo.

  • #3
    Usuário Avatar de Washington JÚNIOR
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    Citação Postado originalmente por Casa da transmissão4x4 Ver Post
    Troquei estes dias meu jipe por uma pajero full 2001 2.8 cambio manual (rarissimo). Esta muito conservada porem já peguei uns pepinos para resolver :

    Freio ABS com problemas, liguei numa revenda mits. e pediram 12.000,00 no conjunto ABS, logo descobri que estava com problemas em um motor eletrico abaixo do cilindro mestre, arrumei motor e tudo resolvido. Depois o volante bi-massa (poucos sabem deste volante), liguei na concessionaria e 6.000,00 num volante que logo vai da problemas, resultado fiz igual o pessoal faz nas S-10/nissan, soldei o volante tornando rigido (igual das pajeros abaixo de 99) e e balanciei em uma retifica, ficou 100%, vibra só um pouco a mais na macha lenta, menos que minha ranger 2.8. Ate o momento tudo certo só curtindo ela, como eu sempre testo veiculos ela e imbativel em questão de conforto, só perde para veiculos bem acima do preço dela.

    Danilo.
    Eu diria que foi o carro certo nas mãos da pessoa certa. Cara, você é ninja demais!

    Se fosse nas mãos de um leigo, seria uma tortura pro resto da vida, hehehe.
    Pajero Sport HPE Diesel M/T 2007/07: BÚFALO - O BRUTO

  • #4
    Citação Postado originalmente por Washington JÚNIOR Ver Post
    Eu diria que foi o carro certo nas mãos da pessoa certa. Cara, você é ninja demais!

    Se fosse nas mãos de um leigo, seria uma tortura pro resto da vida, hehehe.

    Quem ta no ramo e mais facil mesmo, mas acredita que o problema do motor eu achei na internet ? Foi no clube da pajero que tinha uma pessoa relatando a experiência, dae eu conferi e justo ali o problema. Trocando ideia com mecênicos experientes me disseram que era o bujão que fica ao lado do reservatorio, já estava quase trocando, mas quando ví na internet a informação fui direto no motor.
    Foi bom eu ter possuido esse veiculo, logo aprendi muito e já estou comprado peças dos EUA que vai da para revender cerca de 50 a 60% mais em conta que nas revendas mit.
    ,
    Abraço.

  • #5
    Usuário Avatar de leojaz
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    Pajero Io é a irmã mais velha da atual TR4 Hehehe
    é o modelo anterior a TR4,importadas do Japão e com motor 1.8, não lembro até que ano foram importadas. Depois passou a ser produzido no Brasil com nome TR4 e motor 2.0.
    senão me engano, esse desenho da Io é do estúdio italiano "Pininfarina" e o nome ( há controvérsias) "Io" do italiano.
    Carregando...

  • #6
    Usuário Avatar de Nando Pires
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    Colegas deste Forum, gostaria de saber se alguém já comprou na Casa da Pajero <http://www.casadapajero.com.br/>
    Eles vendem peças originais sob encomenda, peças usadas e peças paralelas. Cotei algumas peças de suspensão (braço auxiliar, braço Pitmann e bandeja) e achei tentador o preço das paralelas, mas fico com medo da qualidade... Alguém conhece?
    Estou mais propenso a importar originais mesmo, mas o preço das paralelas é realmente tentador...
    Nando
    Pajero GLS-B 2.8 turbodiesel 1995 - "Jardineira"
    Pajero Sport 2.8 turbodiesel 2001 - "Enterprise"

  • #7
    Por acaso procurando algumas materias sobre pajero olha o que eu achei :


    View topic - Busted DMF on Pajero NL 2.8 | Australian 4WD Action


    Vou deixar registrado com o titulo (se alguém precisar de buscar no google) : Transformar o volante bi-massa da pajero full 2.8 4m40 em mono massa.

  • #8
    Usuário Avatar de Poison
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    Citação Postado originalmente por Nando Pires Ver Post
    Colegas deste Forum, gostaria de saber se alguém já comprou na Casa da Pajero <http://www.casadapajero.com.br/>
    Eles vendem peças originais sob encomenda, peças usadas e peças paralelas. Cotei algumas peças de suspensão (braço auxiliar, braço Pitmann e bandeja) e achei tentador o preço das paralelas, mas fico com medo da qualidade... Alguém conhece?
    Estou mais propenso a importar originais mesmo, mas o preço das paralelas é realmente tentador...
    Nando não conheço cara, talvez la no topicoo das pajeros glsb alguem ja tenha comprado, eu to precisando as mesmas peças q vc kkkkk

    Citação Postado originalmente por Casa da transmissão4x4 Ver Post
    Por acaso procurando algumas materias sobre pajero olha o que eu achei :


    View topic - Busted DMF on Pajero NL 2.8 | Australian 4WD Action


    Vou deixar registrado com o titulo (se alguém precisar de buscar no google) : Transformar o volante bi-massa da pajero full 2.8 4m40 em mono massa.
    Tinha ctz q esse topico era sobre a embreagem O.o
    Pajero 99 GLSB Diesel

  • #9
    Usuário Avatar de Washington JÚNIOR
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    Snorkel = DÚVIDA!

    Pessoal, andei lendo umas páginas do fórum sobre snorkel, além de outros sites. Sinceramente, até agora não vi algo que me conformasse nas defesas, tanto contra como a favor. Para mim, as principais dúvidas pairam sobre a questão de forçar mais o motor em altas rotações? E sobre a questão da refrigeração (influi em alguma coisa ou não)?
    Daí, vem um monte de detalhes: boca virada pra frente; boca virada pra trás; sela isso... sela aquilo outro. Enfim! Parece que cada um tem uma receita particular. Então, a ideia que fiquei é que só serve para passar em alagados (pequenos) e prejudicaria o veículo (performance e refrigeração) em altas rotações/velocidades. O que os demais colegas Pajeristas/Amantes de L200 acham?

    Seguem alguns links daqui do fórum:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...cimento-3.html (Snorkel,esclarecimento)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ormance-4.html (Snorkel pode aumentar a performance ?)
    Pajero Sport HPE Diesel M/T 2007/07: BÚFALO - O BRUTO

  • #10
    Usuário Avatar de freitasjr
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    Citação Postado originalmente por Washington JÚNIOR Ver Post
    Pessoal, andei lendo umas páginas do fórum sobre snorkel, além de outros sites. Sinceramente, até agora não vi algo que me conformasse nas defesas, tanto contra como a favor. Para mim, as principais dúvidas pairam sobre a questão de forçar mais o motor em altas rotações? E sobre a questão da refrigeração (influi em alguma coisa ou não)?
    Daí, vem um monte de detalhes: boca virada pra frente; boca virada pra trás; sela isso... sela aquilo outro. Enfim! Parece que cada um tem uma receita particular. Então, a ideia que fiquei é que só serve para passar em alagados (pequenos) e prejudicaria o veículo (performance e refrigeração) em altas rotações/velocidades. O que os demais colegas Pajeristas/Amantes de L200 acham?

    Seguem alguns links daqui do fórum:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...cimento-3.html (Snorkel,esclarecimento)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ormance-4.html (Snorkel pode aumentar a performance ?)
    Olá Washington, já tive Snorkel em uma antiga TR4 minha. Em nada atrapalha a refrigeração do motor - apesar de o ar ter que pecorrer um caminho maior(pela tubulação do snorkel) do que via caixa de ar original, tem seu lado benéfico que é aspirar um ar mais limpo e frio, pois a tomada de ar do snorkel fica bem mais acima, alta, do contrário do original que fica abafado dentro do capô do carro.

    E um detalhe que vc mencionou, o snorkel não serve p/ atravessar pequenos alagados(se o alagado for pouco, não precisa de snorkel ora...) e sim grande alagados.
    Existem 3 variações, com a boca(entrada de ar) virada p/ atrás, p/ a frente e de lado. Para frente a admissão de ar é bem melhor do que p/ atrás, porém se deve ter cuidado com água de chuva(os snorkels que possuem dreno, isso Não seria problema) e com galhos em trilhas(podem se prender na boca do snorkel que é virada p/ frente). Ambos tem seus bônus e ônus.

    No entanto, a opção da boca do snorkel pela lateral, parece ser a melhor opção, pois pega o túnel de vento normal, sem perda de pressão de ar, e em tese não seriam atingidos por galhos em trilhas ou chuva.

    Agora com ou sem snorkel, deve-se adotar alguns cuidados ao se atravessar um alagado:

    1 - Acionar a reduzida

    2 - Colocar o câmbio em L ou 1ª marcha

    3 - Desligar o ar-condicionado do carro

    4 - Atravessar devagar - ir nem muito rápido, nem muito lento, a fim de que Não se quebre aquela ondinha que se forma na frente do veículo, pois entre ela e o carro, se forma uma bolsa de ar que impede a passagem de água p/ dentro do capô.

    Pronto, adotando essas medidas + um bom snorkel vc estar apto p/ atravessias de trechos alagados.
    Bem, tem gente que vai sugerir vc isolar e por silicone em um bocado de partes do motor; eu particularmente nunca fiz isso e nunca sentir necessidade. O importante mesmo é vc proteger a entrada de ar do carro com um snorkel p/ travessias fundas.

    Um abraço e bom divertimento nas trilhas, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #11
    Usuário Avatar de Washington JÚNIOR
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    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Olá Washington, já tive Snorkel em uma antiga TR4 minha. Em nada atrapalha a refrigeração do motor - apesar de o ar ter que pecorrer um caminho maior(pela tubulação do snorkel) do que via caixa de ar original, tem seu lado benéfico que é aspirar um ar mais limpo e frio, pois a tomada de ar do snorkel fica bem mais acima, alta, do contrário do original que fica abafado dentro do capô do carro.

    E um detalhe que vc mencionou, o snorkel não serve p/ atravessar pequenos alagados(se o alagado for pouco, não precisa de snorkel ora...) e sim grande alagados.
    Existem 3 variações, com a boca(entrada de ar) virada p/ atrás, p/ a frente e de lado. Para frente a admissão de ar é bem melhor do que p/ atrás, porém se deve ter cuidado com água de chuva(os snorkels que possuem dreno, isso Não seria problema) e com galhos em trilhas(podem se prender na boca do snorkel que é virada p/ frente). Ambos tem seus bônus e ônus.

    No entanto, a opção da boca do snorkel pela lateral, parece ser a melhor opção, pois pega o túnel de vento normal, sem perda de pressão de ar, e em tese não seriam atingidos por galhos em trilhas ou chuva.

    Agora com ou sem snorkel, deve-se adotar alguns cuidados ao se atravessar um alagado:

    1 - Acionar a reduzida

    2 - Colocar o câmbio em L ou 1ª marcha

    3 - Desligar o ar-condicionado do carro

    4 - Atravessar devagar - ir nem muito rápido, nem muito lento, a fim de que Não se quebre aquela ondinha que se forma na frente do veículo, pois entre ela e o carro, se forma uma bolsa de ar que impede a passagem de água p/ dentro do capô.

    Pronto, adotando essas medidas + um bom snorkel vc estar apto p/ atravessias de trechos alagados.
    Bem, tem gente que vai sugerir vc isolar e por silicone em um bocado de partes do motor; eu particularmente nunca fiz isso e nunca sentir necessidade. O importante mesmo é vc proteger a entrada de ar do carro com um snorkel p/ travessias fundas.

    Um abraço e bom divertimento nas trilhas, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    Obrigado, Freitas. Entenda, eu não tenho nenhuma intenção de entrar todo fim de semana em alagados, de tamanho nenhum, rsrsrs. Mas, "posso" querer enfrentar algum em alguma expedição, pois pretendo morar mais próximo da praia (se Deus permitir, em breve) e não quero ficar na mão no meio do mato (ou da água). Já prevendo isso, estava estudando a respeito e, como você já deve ter visto, é como eu disse antes, um monte de gente pensa um monte de coisa diferente. Mas, como você tem a experiência própria para se basear, eu acredito em você. Seu eu puser, não vou meter silicone em tudo que é lugar de jeito nenhum. Vou procurar um bom snorkel e pronto. Meu receio era mesmo atrapalhar um sistema de refrigeração que já é bastante delicado, entende?
    Falando nisso, o que você acha dos OGZ? (Snorkel Automotivo | Snorkel OGZ -) Parecem bacanas, bem profissionais. Essa marca não, mas algumas marcas falam que o snorkel ajuda na refrigeração. Mas, a maioria fala que ajuda na durabilidade do filtro de ar. Tem alguma marca de preferência?
    4X4 Brasil Razão: ACRÉSCIMO DE INFORMAÇÃO
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por Washington JÚNIOR Ver Post
    Obrigado, Freitas. Entenda, eu não tenho nenhuma intenção de entrar todo fim de semana em alagados, de tamanho nenhum, rsrsrs. Mas, "posso" querer enfrentar algum em alguma expedição, pois pretendo morar mais próximo da praia (se Deus permitir, em breve) e não quero ficar na mão no meio do mato (ou da água). Já prevendo isso, estava estudando a respeito e, como você já deve ter visto, é como eu disse antes, um monte de gente pensa um monte de coisa diferente. Mas, como você tem a experiência própria para se basear, eu acredito em você. Seu eu puser, não vou meter silicone em tudo que é lugar de jeito nenhum. Vou procurar um bom snorkel e pronto. Meu receio era mesmo atrapalhar um sistema de refrigeração que já é bastante delicado, entende?
    Falando nisso, o que você acha dos OGZ? (Snorkel Automotivo | Snorkel OGZ -) Parecem bacanas, bem profissionais. Essa marca não, mas algumas marcas falam que o snorkel ajuda na refrigeração. Mas, a maioria fala que ajuda na durabilidade do filtro de ar. Tem alguma marca de preferência?
    A OGZ é uma das mais populares empresas fabricante de snorkels. A da minha TR4 era deles. Pela foto, esse parece ter a entrada virada p/ trás. Liga lá e pergunta se p/ a Pajero eles não têm um modelo com a boca virada p/ a lateral ou p/ frente.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
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