Postado originalmente por
Edimar_Oliveira
Prezados, desde o dia 03/05 sou o mais novo feliz proprietário de um TR4. Achei uma raridade 2007/2008 com 53.000 k originais (TODAS as revisões previstas feitas em Concessionária - 6/6 meses), prata, MT, sem nunca ter feito uma trilha, embora tenha enfrentado algumas estradas ruins por que na minha região é fácil de achar. Enfim, foi um verdadeiro "garimpo", mas não tenho dúvidas de que fiz um ótimo negócio.
Há alguns ajustes a fazer, mas o primeiro seriam os pneus. Ele está com 2 Scorpion ATR trocados no ano passado (mais ou menos 10.000 km rodados) e dois Scorpion ATR que precisarão ser substituidos em breve. Estes dois últimos, precisarei trocar.
O objetivo da aquisição do TR4 não é fazer trilhas, embora isso não seja descartado (as leves), mas pegar estradas ruins, principalmente montanhosas (Serra de Ibitipoca), levando meus trigêmeos e a patroa para passeios, e ao sítio de meu pai.
Num primeiro momento, pesquisei três opções, por que, a princípio, descartei os Pirelli, visto que não vi nenhuma opinião favorável a eles: BF Goodrich A/T KO 225/75/16, Yokohama Geolander A/T-S 225/75/16 ou Kumho KL 78. Dos três, o Kumho é bem mais barato, os BF e Yoko quase se equivalem em preço.
Para quem não tem o perfil de "trilheiro", mas não quer ficar com um 4x4 "meia boca" quando precisar, mesmo assim vale a pena colocar algum dos pneus misto como os relacionados acima? Ou neste caso, vai de Pirelli mesmo? Ele não vai ser usado com frequência em viagens da família em asfalto, por que temos um Doblò de sete lugares para isso.
Embora sempre tenha que me preocupar com o custo, não é esta a preocupação minha neste caso dos pneus, principalmente considerando que o meu veículo merece o investimento, apenas não quero exageros desnecessários, mesmo por que, aqui em minha cidade eu só devo encontrar o BF, os outros, só fora daqui.
No meu caso, o KL 78, que é mais barato, atenderia bem? Nunca tive pneu coreano, mas suponho que não tenham os mesmos problemas de confiabilidade que os chineses ...
Abraços,