Postado originalmente por
patto
até onde eu sei, é automático sequencial - não tem embreagem, basta empurrar a alavanca para frente e para traz para reduzir ou aumentar as marchas, como na stock car ou aletas (paddle shifts) em alguns carros mais modernos
seus argumentos "técnicos" estão meio equivocados.
1- A depender da forma de condução, o câmbio automático é mais econômico, pois ele é programado para utilizar a melhor relação torque x potência x economia, o que não existe no câmbio manual...TR4 AT a 120km/h = 3200 rpm, já a TR4 MT a 120km/h = 3500 rpm, quem é mais gastão mesmo??
2- O câmbio AT, em motorzinho de liquidificar ou mal escalonado, como no caso das TR, faz o carro ter menos final, mas não render menos, são conceitos completamente distintos.
3- E, por fim, quanto ao "risco", de duas uma, ou o motor é fraco ou o motorista é fraco, pois basta fazer o kick down (reduzir 2 marchas) e o carro estilinga pra frente, o que não é o caso da TR4.
bom, fica aí mais uma discussão inútil em que cada um defende seu ponto de vista, uns apelam mais, outros apelam menos, mas, todos estão sempre com a razão...
PS: A Mit matou o motor do Lancer Evolution (acho que 2002) que equipa as TR4 ao colocar um câmbio mau escalonado e com poucas marchas...no carro, é um avião, não precisa falar nada sobre o Lancer Evolution, mesmo sendo antigo, já na TR4, é uma tartaruga...o maior problema não é o motor, é a relação de câmbio das TR4