outra pergunta a caráter orientativo: como se faz pra trocar o retentor do munhão? é necessário desmontar o munhão (soltando os rolamentos de cima e de baixo) ou basta desaparafusar a base dele do eixo sem ter que desmontar tudo?
Versão Imprimível
outra pergunta a caráter orientativo: como se faz pra trocar o retentor do munhão? é necessário desmontar o munhão (soltando os rolamentos de cima e de baixo) ou basta desaparafusar a base dele do eixo sem ter que desmontar tudo?
Para trocar o retentor do munhão, em todo canto que eu pesquisei diz para desmontar o conjunto soltando os pinos que o sustentam. Em um local apenas vi trocar o retentor soltando os parafusos que seguram o conjunto da roda, solta-se tambem os freios e a barra de direção e puxa tudo, com semi-eixo e tudo e recoloca o retentor novo por traz, passando pelo semi-eixo e pela base do conjunto da roda. convenhamos bem mais pratico que desmontar tudo.
alguem sabe qual a forma mais prática de trocar este retentor?
Dasvirgens
Por que vai trocar esse retentor?
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Valeu Clemente tambem acho que dá mas no manual não cita nada a respeito,
a proposito, vou trocar o retentor simplemente porque quero trocar. alem do que ele não ta numa boa aparencia, nem tampouco a graxa que tá lá na roda não é a graxa indicada (e tá saindo pelo retentor), a que ta lá é uma comum, inclusive foi ela que danificou as juntas homocinéticas por não ter viscosidade suficiente pra penetrar nas esferas. Tenho certexa que quando eu colocar a graxa indicada ela vai vazar pelo retentor.
continuo querendo saber se é possivel trocar esse retentor sem ter que desmointar o conjunto todo.
abração.
a propósito...
andei a semana toda sem o eixo dianteiro, retirado para manutenção. o consumo foi de 7,9 km/l. normalmente faço 8 a 9 em média. concluindo assim que a land rover é mais econômica com a 4x4 do que em 4x2. sem contar com a estabilidade que a 4x4 dá ao carro.
quem tiver pensando em por roda livre na land pra economizar combustível te garanto que não vai funcionar.
abraço, Joaquim
Este é um erro muito comum. Tem muita gente que perde as homocinéticas por uso de graxa incorreta.
Como sempre se perde um pouco da graxa, mesmo com tudo ok, de vez em quando coloco uma fração da bisnaga de dose única nos munhões. A original não é tão cara para justificar o risco de usar uma paralela.
Britcar (UK) Ltd > STC3435 GREASE ONE SHOT FOR SWIVELS (G)
Abraços
Clemente
Pois é Clemente, como por aqui não tem a graxa recomendada pela LR, vou colocar provisóriamente o óleo 90 conforme o manual indica até eu ter a graxa pra substituir, por isso que quero os retentores em ordem. essa semana vou iniciar a operação de substituição do reparo das homocinéticas.
Legal, verifique se a superficie da bola do munhão está boa, pois costuma ficar marcada na posição neutra (na reta). Do contrário pode vazar muito óleo, por isso a LR converteu todos os sistemas que usavam óleo para graxa.
Acredito que graxa para homocinéticas vendida aqui possa ser a correta. Mas a quantidade deveria ser muito maior.
Abraços
Clemente
Das virgens
É possível trocar o retentor do munhão soltando os seis parafusos do flange do eixo. Se estiver melando óleo e não graxa é porque o retentor (peça N° 8) está com problema. Eu utilizo em cada munhão uma mistura de 100 gr de óleo Lubrax TRM5 SAE 140 com 270 gr de graxa Molykote BR-2 Plus.
http://img542.imageshack.us/img542/6...eixosdiant.jpg
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Das virgens
É possível trocar o retentor do munhão soltando os seis parafusos do flange do eixo. Se estiver melando óleo e não graxa é porque o retentor (peça N° 8) está com problema. Eu utilizo em cada munhão uma mistura de 100 gr de óleo Lubrax TRM5 SAE 140 com 270 gr de graxa Molykote BR-2 Plus.
http://img542.imageshack.us/img542/6...eixosdiant.jpg
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Pois é amigos, ontem deixei lá na oficina pra fazer esse serviço. Logicamente vou acompanhar de perto pra ter certeza que vai ficar como eu quero. Uma pena porque devido a falta de tempo, não vai dar pra eu fazer, porque o bom é meter a mão na graxa.
quanto ao cardã, terei que comprar outro. Interessante ele já ter caido duas vezes. a primeira vez, depois de consertado ficou uma vibração nos 65 kmh, da segunda surgiu outra vibração aos 40 kmh, ai ficou uma aos 40 e outra aos 65. não era cruzetas nem posição, somente ele que empenou milimetricamente e o que é pior é que ninguem aqui se prontificou a balancear. Alias, nas oficinas especializadas eles até que quiseram fazer porque achava que eu tava de passagem, mas depois que disse que morava na cidade o interesse morreu. é triste isso, porisso que, se é pra fazer mau feito, eu mesmo faço!