Dasvirgens,
Voce ja verificou o balanceamento dos cardas parceiro? Pode ser isso.
[]´s
Rafael
Versão Imprimível
Dasvirgens,
Voce ja verificou o balanceamento dos cardas parceiro? Pode ser isso.
[]´s
Rafael
Dasvirgens
Vc já levou o seu carro para benzer??
Ele deve estar cheio de espiritos maus ou olho gordo de pessoas com mas intenções.
Já que tentou de tudo, quem sabe isso pode ajudar. hehehe
Antes de comprar um eu tentaria fazer o balanceamento, pode ser coisa simples.
Boa sorte com o cardam.
Ola, nao verifiquei o balanceamento, primeiro porque onde moro o especialista disse que o problema não era cardã desbalanceado e sim "luva" desbalanceada. Como não achei os parafusos originais de fixação do cardã, tive que recorrer a parafusos sem parte da rosca lisa. o cara disse que isso pode ter tirado o cardã um pouco fora do eixo, e como ele disse que a luva estava danificada, recomendou uma luva nova, como não encontro somente a luva, terei que comprar o cardã inteiro. Outro ponto observado foi a cruzeta vagabunda poderia está influenciando.
assim, vai sair mais barato comprar um cardã novo que ficar testando possibilidades já vem tudo pronto: cardã, cruzetas e parafusos.
abração
A duvida de hoje é:
como se desmonta um diferencial frontal pra trocar os rolamentos do pinhão?
isto é, ele é desmontado por tras, por onde passa o eixo do pinhão e conecta-se o cardã ou tem que arrancar a caixa toda (o "coquinho")?
abraços
Dasvirgens,
remova os munhões, que no caso do LR é muito simples de faze,r graças ao fato de serem removíveis sem precisar desmontar todo o conjunto da ponta do eixo. Saque os semi-eixos e depois remova o "third member" sacando todos os parafusos ao seu redor, que é o suporte de todo o diferencial, Desmonte o diferencial e aí você chega ao pinhão e o seu rolamento interno.
Recomendo seguir o manual LR:
Manuais do Defender / PDF
Grato Cgauer, muito elucidativo. Ontem eu teimei com um mecânico que era dessa forma que se desmontava o diferencial mas ele dizia que não era, assim tá dificil... ora, é só olhar o manual de oficina!
porém, ontem eu andei vendo o Diferencial. Abri o bujão de troca de óleo e olhando pelo furo, pude ver que a folga não está no diferencial dianteiro, pois todo o conjunto movimenta com menos de 1mm de folga (para quase 1/8 de volta do cardã). Como as tulipas estão bem ajustadas nas ponteiras das JH, deduzí que a folga está entre a Junta Homocinética e o Semi-Eixo dianteiro de ambos os lados (dá pra ouvir um estalo quando movimenta o cardã com a mão mas no transito é só o tranco mesmo), mas acho que só desmontando pra saber qual dos dois (ou ambos) estão gastos, a menos que voce ou alguem saiba onde é mais comum de dar problema nessa parte.
se é que eu consegui explicar o caso hehe
abração
Dasvirgens,
uma certa folga no eixo dianteiro é absolutamente normal. Com todas as rodas no chão, transferência desbloqueada e no neutro, 1/4 de volta do pinhão é normal. São pequenas folgas que são somadas e depois multiplicadas pela relação do diferencial, rendendo a aparente percepção de uma grande folga.
No eixo traseiro a folga deve ser quase nula e o pivô (ball joint) sobre o diferencial traseiro não pode ter folga alguma.
Abraços
Clemente
O ball joint, como o Clemente falou, faz uma barulheira danada. Inclusive na troca de marchas. Seria uma boa ideia dar uma verificada nele antes de sair desmontando o diferencial.
[]´s
Rafael
Amigos, eu já desisti de desmontar o diferencial. mas eu tenho certeza que há algo de errado com as juntas homocinéticas, pois o giro do diferencial não parece está sendo transferido para as rodas de forma correta, eu consigo ver o semi-eixo movendo-se, ouço o seu deslocamento através do eixo mas não movimenta nada lá na tulipa, ou seja, o estalo que ouço é em algum ponto da conexão semi-eixo com JH.
Estou estudando adquirir as JH da Bearmach, não sei se é preciso comprar tambem juntas e retentores na troca dela.
Dasvirgens, se for trocar as JHs, troque todas as juntas e retentores. Compre o Kit. nada mais chato do que começar o job e ter que parar porque falta algo. Ou pior, fazer o job pela metade.
Abraços
Ola,
pois é Clemente, eu prefiro na segunda desmontar os conjuntos das rodas, fazer uma lista do que vou precisar e mandar pedir (Bearmach?) peças novas. Deve sair uma facada mas pelo menos não vou arriscar quebrar no meio da estrada. Manutenção é tudo!
Observando o conjunto da roda, vi que pelo retentor da "cabeça de gato" como chamam por aqui solta um pouco de graxa escura. Pois bem, acredito que o antigo dono pra solucionar o vazamento de óleo (originalmente é óleo 90 na caixa da JH) ao invés de trocar o retentor, deve ter enchido com graxa, que já deve ter vencido e desgastou o conjunto da JH. daí a folga. isso é suposição minha, so depois de desmontar eu vou ter um veredicto.