Ola novamente Zé Marrara e demais,
Viajando de Natal para Teresina observei:
até uma velocidade de 120 km/h o ponteiro da temperatura do motor permaneceu pouco acima da metade da escala. Quando forcei até a rotação máxima o motor deu uma esquentada e logo apos parei em um posto e liguei uma mangueira de agua "irrigando" a frente do radiador o que fez a temperatura baixar para a metade da escala. quando a água começou a jorrar em cima dos coletores de exaustão o ponteiro foi quase a Zero (sei que não se deve fazer isso para evitar choque térmico no bloco. no meu entender o bloco do motor aqueceu, apesar da água está circulando normalmente.
Outra coisa que observei foi que mesmo com o motor aquecido, o ventilador pode ser parado com a mão (na verdade parei com a sandália) o que no meu entender me faz pensar se o acoplamento viscoso não está "vencido", assim em altas rotações a helice não acompanha o aquecimento, apesar do ar que entra devido a velocidade já deveria ser suficiente no meu entendimento (de leigo).
Notei tambem que o aquecimento é mais grave durante o dia (solzão escaldante do Nordeste) enquanto durante a noite o motor rodou abaixo da metade da escala do mostrador de temperatura.
Finalizando, um comentário sobre a valvula termostática. Li que a valvula serve para reter a água até o motor aquecer proximo dos 80 graus mais rapidamente, quando então ela abre e a água volta a circular normalmente não fechando mais até a temperatura cair abaixo dos 80 graus. Muita gente acha que a valvula termostática é dispensável pelo Nordeste quando muitas vezes o motor atinge a temperatura proxima do funcionamento somente exposto ao Sol.
abração, Joaquim