Postado originalmente por
Catunda
Boa noite galera,
Poxa li esse tópico agora desde o inicio com os comentários do “dasvirgens” e seus relatos de defeitos. Bem tenho uma 110 ano 98 e já fiz muitas viagens nela, inclusive eu trabalho com turismo em passeios off Road, e possuo também uma 110 2003, o fato é que a land necessita de manutenção, sei que todo carro necessita, mas a land tem necessidades mais freqüentes mas não que seja desvantagem, vejo isso como ponto positivo, assim vemos depoimentos de landeiros aqui ano 97, 98 com 110 , carros pesados, quadrados, tracionados full time, mas tds rodando, atolando e saindo, puxando outros por ai. Muitos querem comparar carros de fibra, montado sobre gaiolas, com motores enormes, um Milk-shake de veículos, mas quero ver por a família, a churrasqueira, o cachorro bagagens, e mesmo assim entrar numa trilha e sair dela, tds sentados, confortáveis, e se divertindo.
Porem a cada final de trilha pesada, vai o principal,
· uma boa ducha, e graxa, por isso ela já vem com tds os graxeiros, e são só 06 ( nas 03 cruzetas) e mais os 02 parafusos dos cabeções da roda.
· Óleo troco com 5mil km, óleo motor CI4, filtro lubrificante
· Filtro combustível troco a cada 10 mil km
· Filtro de ar 20 mil e sempre que troco óleo retiro para checar bater e recolocar, se em época de muita chuva, e muito fácil trocar mais cedo, pois devido a proximidade do teto ele puxa muito respingo de água pra dentro, e no caso de quem usa pra frente, diminui muito a vida deles e não da tanto beneficio ao motor
· Vedação da válvula que tem no cotovelo do mangote que vem do snorkel para o filtro em passagem de rios ele pode aspirar água por ali facilmente.
· Lubrificação dos rolamentos das rodas a cada 20mil
· Óleo de diferenciais 20 mil ou se vou ao maranhão em epoca de chuva, passo muita água, água sob capô, chego em casa, mando arrear tudo, transferência, cx, diferenciais.
· Correa dentada 100mil, deixo sempre aberto embaixo, pois qualquer vazamento d retentor do eixo, e se vc perceber o óleo pingando, pode salvar seu motor e Correia dentada, com ele tampado vai acumulando óleo e vc fica numa estrada.
Bem sei que muitos aqui sabem tudo isso e fazem e uns ate discordam, mas não posso falar das PUMA, num conheço nada dela, mas já fiz viagens que os puma contornaram rios, saíram das trilhas com medo d’água. So sei que na estrada o Maximo que faço é dar tchauzinho, pois esses motores andam.
Por falar em andar, me diz, 140 no motor 2,5 turbina original? Cara vc ta bem viu, porem num a atoa que seu cabeçote empenou. Olha por experiência própria e de muiiiiitos amigos de land, se seu ponteiro de temperatura original passou do meio (FUDEU), pode mandar abrir e revisar a junta, Fez um trecho de dificuldade ele esquentou, deixe esfriar e fica quase normal, no próximo obstáculo se vc força ele da pau e vc fica sem motor e o estraga é maior, então subiu do meio, revise a junta do cabeçote, use sempre aditivo e a válvula ela mantém a temperatura no ideal do motor sim.
Cara falei demais, desculpe
Bem vou esperar o retorno e depois continuo ou dependendo das pancadas me calo kkkk.
Abraços
Catunda