Powered by vBulletin

ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 16 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 678910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 31/01/2014, 12:04
    Tom-S3
    Citação:

Postado originalmente por maxrabelo Ver Post
    Estou olhando um Arduino que tem mais portas, pois pelo que vi o Arduino normal usando um Display LDC TFT ja consumiria muitas portas.
    Max Rabelo

Max,

Exato. Num Arduino Uno se você for colocar um LCD, não dá para colocar mais nada...

O Arduino Uno é simples e barato, serve mais para aprender a fuçar no ambiente IDE + sketches + um pouco de eletrônica. E, principalmente, para as automações mais simples.

Quando se avança para coisas mais extensas, com mais portas/processamento, parte-se para um Arduino Mega ou Due. Aí dá para colocar um LCD + outras entradas/saídas nele.

------

Minha idéia inicial é fazer apenas um watchdog simples "ler nível d'água e temperatura -> qualquer problema faça barulho e pisque um LED RGB". (Depois eu partiria para algo mais sofisticado, conforme sugerido pelo Neilson.)

Por exemplo: Tampa do RR + Relé ligados em série numa porta digital (que lê apenas 0/1) e colocar mais um sensor de temperatura no bujão da VT do 300TDi, ligado numa porta analógica (que lê 1024 níveis de valores). Dentro do painel do Discovery, embutir um buzzer ("cigarra") e colocar um LED RGB (três cores). Apenas 1 LED.

Aí a lógica do programa (sketch) seria a seguinte:

1) Tudo OK (nível d'água OK e temperatura dentro da faixa ideal) -> LED na cor verde constante
    2) Teste inicial do sistema, se tudo OK -> 2 piscadas LED em azul e 1 "bip" do buzzer
    3) Se faltar nível d'água por menos de 5 segundos (falso positivo e/ou carro chacoalhando) -> o LED pisca em laranja
    4) Se faltar nível d'água entre 5 e 15 segundos (falso positivo e/ou carro inclinado ou nível de água baixo/baixando) -> LED aceso em Laranja por 15 segundos e 1 "bip" a cada 5 segundos
    5) Se a tampa estiver fora do tanque de expansão/defeituosa/sem nível d'água/nível de água baixo por mais de 15 segundos -> LED vermelho e barulheira do buzzer (2 "bip" rápidos a cada 3 segundos)
    6) Temperatura do motor abaixo da temperatura de funcionamento ideal (motor "frio") -> LED em azul constante
    7) Temperatura do motor acima da temperatura ideal -> LED em vermelho e barulheira total do buzzer ("bips" longos e em tom crescente, igual ao som de "alarme de furto")

Com um Arduino UNO + Tampa RR + relé + 1 LED RGB + 1 buzzer + alguns resistores/fios, já dá para fazer isso. E a cada tipo de sintoma, você obtém um tipo de resposta visual e auditiva diferente, para saber logo o que está acontecendo. ;)

E usaria-se somente 1 porta analógica e 3 portas digitais do Arduino (sobrariam mais 5 portas analógicas e mais de 10 portas digitais para outras coisas).

Com o tempo e de acordo com a necessidade de cada um, pode-se usar as portas restantes para outras coisas. Ou, migrar para um Arduino Mega e instalar um LCD 16x2 simples para mostrar as variáveis lidas do motor. Ou instalar um módulo de cartão SD para registrar algumas variáveis em relação ao tempo. Ou instalar um módulo GPS / GSM para fazer seu rastreador da viatura. Ou instalar um módulo de reconhecimento de voz para te falar o status do veículo ("Atenção, temperatura acima do limite...") usando a voz da Mulher do Google Translator :P .

As possibilidades são muitas e de acordo com o gosto/necessidade de cada um... ;)

Abraços,

Tom
  • 31/01/2014, 12:27
    Tom-S3
    Neilson,

Citação:

Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Sugeri o Raspberry Pi porque ele também poderia servir para outras coisas, como uma central multimídia, GPS e uma plataforma pra acessar a Internet rapidamente pra pesquisar algo, por exemplo, além de oferecer possibilidade de integrar a leitura dos sensores.

Sim, o Raspberry Pi seria perfeito para isso. Integrar as informações. Por ter mais processamento poderia ser a ECU "central" e poderia-se colocar ECUs secundárias para ler os dados do motor do carro ou gerar alarmes/indicações visuais.

Para ler sensores o Arduino é mais simples de fazer (para um usuário "comum" de computador/eletrônica) e os módulos são mais simples e baratos de se adquirir.

Para integrar/consolidar as informações o Raspberry Pi, por ser um mini computador seria mais prático. Dá até para fazer o Pi conectar-se à rede local quando a viatura está na garagem... ;)

O(s) Arduino(s) como leitor(es) e o Pi como integrador/multimídia/GPS/GSM. Arduino como ECU secundária e o Pi como ECU principal.

Por algumas pessoas fazerem a integração Pi <=> Arduino, a equipe do Arduino fez o Yún e o Tre para juntar a facilidade dos sketches do Arduino com a comunicação (LAN/WLAN) + SO (Linux-like). Para fazer sketches simples rodarem a partir de scripts executados da parte do SO.

Não duvido nada que, daqui a uns poucos anos, apareçam "ECUs Open Source" como substitutas das ECUs dos Discos e RR mais novos. Feitas com Arduinos e Raspberry Pi. E totalmente customizáveis... ;)

Citação:

Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Legal esse projeto que você está desenvolvendo. Se puder, posta aqui no fórum que eu ajudo no que for possível. Infelizmente (ainda) não tenho uma Defender pra brincar junto, mas as vezes alguma coisa de programação e interface a gente acaba dando um pitaco.

Opa, toda ajuda é bem-vinda! Pretendo voltar a mexer no Arduino daqui uns dois meses (tô muito enrolado com outras coisas aqui... :( ). Valeu!

Abraços!

Tom
  • 31/01/2014, 12:30
    Meccano
    Citação:

Postado originalmente por batiati Ver Post
    Segue o link do álbum de fotos da reforma, várias delas já foram postadas aqui
    https://plus.google.com/photos/11425...17675766412065

Abraços!

Batiati!!!! arrasador!!!!! o que me impressiona é a velocidade do trabalho!! eu só tenho as madrugadas livres... e o jazz de companhia heheh!
    Parabens pelo cuidado e isso faz parte do desfrute do belo jipe!!

*o problema é quando acabar tudo, volta aquela coçeira eheh!

*Eu já penso num Séries...........
  • 31/01/2014, 12:39
    Meccano
    Citação:

Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Batiati,

Explica isso.. rs

Anexo 449111

Droga aqui só as pesadas Defender eheh!!

Batiati, a propósito, onde vc hospeda fotos?
    Obrigadíssimo brother!
  • 31/01/2014, 12:58
    batiati
    Citação:

Postado originalmente por Evand®ofm Ver Post
    conhece o site Full Machines :: Home ??

Putz Evandro! Rede social pra carro???
    Essa é nova pra mim, eu não consigo manter nem meu perfil no facebook atualizado!
    Vou fuçar lá depois, maneiro.

Citação:

Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    DIGA NÃO AS DROGAS!!!

Wald, já disse NÃO, e por isso é que tenho a Defender ao invés de outro jipe :concordo: KKKKKK

Citação:

Postado originalmente por Meccano Ver Post
    o que me impressiona é a velocidade do trabalho!! eu só tenho as madrugadas livres... e o jazz de companhia heheh!
    Parabens pelo cuidado e isso faz parte do desfrute do belo jipe!!

*o problema é quando acabar tudo, volta aquela coçeira eheh!

*Eu já penso num Séries...........

Citação:

Postado originalmente por Meccano Ver Post
    Batiati, a propósito, onde vc hospeda fotos?

Meccano, eu trampei em todos os fins de semana e também em vários dias durante à noite! Até dei nó no emprego em algumas ocasiões especiais (como na montagem do motor por exemplo hehehe!!!)
    Tô nessa saga desde Julho até Dezembro de 2013, a mulhé quase me esfolando vivo reclamando que fim de semana é só graxa! :freaking:

E você ainda diz que foi RÁPIDO ??!!??!!?? Tá de sacanagem comigo, não????
    Mas tens razão, o trampo (e a verba $$) inicial acabou; e eu só não estou me coçando ainda porquê tô em obra aqui em casa, mas deixa só a obra acabar que lá vem mais upgrades pra Charrete!

As fotos são hospedadas no Google+, eu usava o antigo serviço do PicasaWeb que foi descontinuado e migrado pro Google+
  • 31/01/2014, 14:43
    maxrabelo
    Baiati, perfeito, parabéns pelo carro!
    Ta um show!

Quero fazer exatamente o que voce fez na peca que vai sobre o cambio e demais partes do assoalho: manta asfaltica por baixo e silicone na hora de colocar de volta...

voce também colocou manda no cano do escapamento? não vai esquentar e derreter a manta não?

[]s

Max Rabelo
  • 31/01/2014, 16:00
    maxrabelo
    Tom, muito obrigado pelas informções.

Já encomendei uma tampa com sensor, e ja pretendo começar os testes com o arduino com mais portas, assim não preciso comprar um depois o outro....

Display eu gostei do 20x4, que também é mais simples, mas os displays 240x180 pixels também são show, mas acredito que a programação para os displays de pixel seja mais elaborada que a dos displays de caracteres (nao sei se usei os nomes certo, mas acho que dá pra entender).
    Hoje ta arrochado auqi, asims que der um tempinho eu crio o topico pra discutir e reunir mais informações sobre o Arduino.

Abçs

Max
  • 31/01/2014, 18:53
    luiz ccosta
    Citação:

Já encomendei uma tampa com sensor, e ja pretendo começar os testes com o arduino com mais portas, assim não preciso comprar um depois o outro....

Display eu gostei do 20x4, que também é mais simples, mas os displays 240x180 pixels também são show, mas acredito que a programação para os displays de pixel seja mais elaborada que a dos displays de caracteres (nao sei se usei os nomes certo, mas acho que dá pra entender).
    Hoje ta arrochado auqi, asims que der um tempinho eu crio o topico pra discutir e reunir mais informações sobre o Arduino.

Abçs

Max

pessoal pra começar a se divertir

Arduino
  • 31/01/2014, 21:37
    CGAUER
    Fiz o meu alarme com Arduino... Ultra sofisticado, com funções avançadas, etc...

Adivinha que aconteceu? Queimou no primeiro dia indo para os Andes; se desentendeu com o ar condicionado.

Cada vez que o compressor do AC desligava, dava um reset. Depois de algumas horas assim, o Arduino (modelo nano) queimou.

Aparentemente a energia residual do acoplamento magnético do AC introduz um ruído que o Arduino não curte.

Em resumo, acho que vou para o relê pronto, pois o Arduino é muito sofisticado para a função.

Fiz todas as estripulias nos Andes sem sensor de nível... :shock:

Abs

Clemente

Citação:

Abçs

Max

• 31/01/2014, 23:51
    Tom-S3
    Citação:

Postado originalmente por CGAUER Ver Post

Cada vez que o compressor do AC desligava, dava um reset. Depois de algumas horas assim, o Arduino (modelo nano) queimou.

Aparentemente a energia residual do acoplamento magnético do AC introduz um ruído que o Arduino não curte.

Clemente,

A ligação do +12V vinha direto da bateria ou via ligação do AC?!?

A caixinha onde o Nano estava era metálica e estava aterrada?

Tinha algum estabilizador de tensão (automotivo) antes da entrada da energia do Arduino? O Nano é um pouco mais sensível a tensões mais altas, visto que foi projetado para ser usado em ambientes controlados, numa protoboard.

Pode ser da impedância da tampa do RR, também...

Por isso minha idéia de colocar o relé entre a tampa e o Arduino. O sinal vem mais "limpo".

O ideal é deixar o Arduino trabalhar com tensões entre 7V e 10V (o ideal seria 9V). Abaixo disso ele fica maluco e acima disso ele esquenta. O estabilizador embutido dele é bem simples, mesmo. Dá para perceber que ele não está gostando da tensão só de tocar nele (aquecendo).

Citação:

Em resumo, acho que vou para o relê pronto, pois o Arduino é muito sofisticado para a função.

Dá uma olhada no link que postei, mais acima, do cara na Austrália que fez um para o Disco I 300TDi dele. Funcionou até aqui...

Ou tenta colocar o relê entre a tampa e o Arduino.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Tom
  • 01/02/2014, 12:53
    batiati
    Citação:

Fiz o meu alarme com Arduino... Ultra sofisticado, com funções avançadas, etc...
    Adivinha que aconteceu? Queimou no primeiro dia indo para os Andes; se desentendeu com o ar condicionado.

(...)

C.Q.D ... Hehehe, Conforme queríamos demonstrar!

O Arduíno é super legal e versátil, mas ele é pra construir protótipos (especialmente o modelo nano).
    Para chegar na mesma confiabilidade de um produto comercial de boa qualidade seria necessário submetê-lo à muitas horas de teste e depuração antes do uso em condições reais. E dessa forma precisaremos de um monitoramento para o monitoramento do motor!

Prefiro um relé acionando um buzzer a ter que lidar com *mais um* ponto frágil no Defender!
    Abraços
  • 02/02/2014, 04:13
    Tom-S3
    Citação:

Postado originalmente por batiati Ver Post
    C.Q.D ... Hehehe, Conforme queríamos demonstrar!

O Arduíno é super legal e versátil, mas ele é pra construir protótipos (especialmente o modelo nano).
    Para chegar na mesma confiabilidade de um produto comercial de boa qualidade seria necessário submetê-lo à muitas horas de teste e depuração antes do uso em condições reais. E dessa forma precisaremos de um monitoramento para o monitoramento do motor!

Prefiro um relé acionando um buzzer a ter que lidar com *mais um* ponto frágil no Defender!

Batiati,

Concordo plenamente.

A solução do Ary (http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...a-de-agua.html ) é a mais simples, confiável e funcional que temos. Mas não atende "a gregos e troianos".

Mas nas respostas do tópico do alarme via relé, mais para o final, vemos que alguns colegas estão com (ou tiveram) certa dificuldade para regular um produto comercial.

Mesmo o produto comercial sendo bom e devidamente testado, apresenta certa dificuldade para a instalação adequada. Mas torna-se funcional e confiável após a regulagem/instalação correta. E é sofisticado, também. Mas não atende "a gregos e troianos"...

A idéia proposta de fazermos um sensor "Open Source" vai necessitar de bastante teste e depuração. É inevitável. E poderíamos chegar a um protótipo funcional e confiável, também. Mas pode ser feito.

E que, por ser aberto, pode ser útil aos que necessitam de algo customizado.

Algo que atenderia aos gregos, troianos, persas, babilônicos, Defenders, Discos, etc... :)

Abraços!

Tom
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 16 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 678910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:53.