Max,
Exato. Num Arduino Uno se você for colocar um LCD, não dá para colocar mais nada...
O Arduino Uno é simples e barato, serve mais para aprender a fuçar no ambiente IDE + sketches + um pouco de eletrônica. E, principalmente, para as automações mais simples.
Quando se avança para coisas mais extensas, com mais portas/processamento, parte-se para um Arduino Mega ou Due. Aí dá para colocar um LCD + outras entradas/saídas nele.
------
Minha idéia inicial é fazer apenas um watchdog simples "ler nível d'água e temperatura -> qualquer problema faça barulho e pisque um LED RGB". (Depois eu partiria para algo mais sofisticado, conforme sugerido pelo Neilson.)
Por exemplo: Tampa do RR + Relé ligados em série numa porta digital (que lê apenas 0/1) e colocar mais um sensor de temperatura no bujão da VT do 300TDi, ligado numa porta analógica (que lê 1024 níveis de valores). Dentro do painel do Discovery, embutir um buzzer ("cigarra") e colocar um LED RGB (três cores). Apenas 1 LED.
Aí a lógica do programa (sketch) seria a seguinte:
1) Tudo OK (nível d'água OK e temperatura dentro da faixa ideal) -> LED na cor verde constante
2) Teste inicial do sistema, se tudo OK -> 2 piscadas LED em azul e 1 "bip" do buzzer
3) Se faltar nível d'água por menos de 5 segundos (falso positivo e/ou carro chacoalhando) -> o LED pisca em laranja
4) Se faltar nível d'água entre 5 e 15 segundos (falso positivo e/ou carro inclinado ou nível de água baixo/baixando) -> LED aceso em Laranja por 15 segundos e 1 "bip" a cada 5 segundos
5) Se a tampa estiver fora do tanque de expansão/defeituosa/sem nível d'água/nível de água baixo por mais de 15 segundos -> LED vermelho e barulheira do buzzer (2 "bip" rápidos a cada 3 segundos)
6) Temperatura do motor abaixo da temperatura de funcionamento ideal (motor "frio") -> LED em azul constante
7) Temperatura do motor acima da temperatura ideal -> LED em vermelho e barulheira total do buzzer ("bips" longos e em tom crescente, igual ao som de "alarme de furto")
Com um Arduino UNO + Tampa RR + relé + 1 LED RGB + 1 buzzer + alguns resistores/fios, já dá para fazer isso. E a cada tipo de sintoma, você obtém um tipo de resposta visual e auditiva diferente, para saber logo o que está acontecendo. ;)
E usaria-se somente 1 porta analógica e 3 portas digitais do Arduino (sobrariam mais 5 portas analógicas e mais de 10 portas digitais para outras coisas).
Com o tempo e de acordo com a necessidade de cada um, pode-se usar as portas restantes para outras coisas. Ou, migrar para um Arduino Mega e instalar um LCD 16x2 simples para mostrar as variáveis lidas do motor. Ou instalar um módulo de cartão SD para registrar algumas variáveis em relação ao tempo. Ou instalar um módulo GPS / GSM para fazer seu rastreador da viatura. Ou instalar um módulo de reconhecimento de voz para te falar o status do veículo ("Atenção, temperatura acima do limite...") usando a voz da Mulher do Google Translator :P .
As possibilidades são muitas e de acordo com o gosto/necessidade de cada um... ;)
Abraços,
Tom