Powered by vBulletin

ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 18 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 8910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/02/2014, 14:38
    batiati
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Meccano Ver Post
    voce desmantelou seu snorkel ou nunca teve um?

Como é feita a tomada de ar dessa forma? Estou doidinho pra limar o meu snorkel, mas gostaria de deixar o monstrengo no lugar já que veio originalmente com a Defa.

...só falta uma boa demão de verniz nesse motor heheh!

Fala Meccano!
    A minha é originalmente sem snorkel; Não planejo instalar um, a não ser que eu encontre aquele modelo que sai por cima do paralamas - que eu acho - que garantem alguma segurança já que é uma peça inteiriça sem partes coladas/vedadas.

Anexo 452945

Pra você limar o snorkel fora, vai precisar ver quais peças do intake original você ainda tem pra comprar só as outras que foram removidas com a instalação.

Anexo 452946

Abraços!
  • 03/03/2014, 12:47
    batiati
    11 Anexo(s)
    Alô pessoal,
    Aproveitei a folga pra fazer um checkup na admissão antes da turbina.

Desmontei e lavei todos os dutos e a caixa do filtro de ar

Anexo 453347Anexo 453357

Um pesadelo para quem tem snorkel instalado: Essas costuras soldadas da caixa do filtro de ar NÃO SÃO VEDADAS! Ao lavar a peça pude ver a espuma de sabão saindo do outro sado!

Anexo 453348Anexo 453349

E também a famosa válvula "bico de pato" que fica na tampa do filtro de ar.
    Ela tem a função de reter partes sólidas, mas é outro ponto falho para quem quer confiar no snorkel.

(...)

Tudo vedado com silicone.
    Mesmo não usando snorkel eu achei mais conveniente vedar inclusive a bico de pato (na minha antiga 110 era vedada também).
    Periodicamente retira-se o filtro e espana-se o pó.

Anexo 453350Anexo 453351

(...)

E por fim, um "Y" com a função de desviar eventuais gotículas d'água e outros pequenos sólidos que tenham sido aspirados.
    Note que a abertura dessa peça fica basicamente à altura do chassis, ou seja, ela pode também aspirar água!

Isso tudo só reforça de que a maioria dos snorkels instalados são mero "raised air intake"; eles de fato não garantem capacidade de travessia muito maior que um Defender original teria.

Anexo 453352Anexo 453353Anexo 453354

(...)

Bem,
    Durante a geral não encontrei nada verdadeiramente obstruído, apenas sujeira acumulada por anos de uso.

A única coisa falha que encontrei e tive muito prazer em consertar foi o encaixe do cotovelo final do duto que dá pra grade lateral.

Ela estava desencaixada e virada de lado, um pouco obstruída e de forma que o ar que era colhido de dentro do paralama e não do ambiente externo.

Como o acesso é muito complicado sem tirar a caixa do aquecedor, eu consegui apenas encaixá-lo novamente e usei mais um pouco de silicone para ver se ele se mantém fixo no lugar. Caso contrário terei que desmontar tudo.

Anexo 453355Anexo 453356

É coisa psicológica eu sei, mas na estrada deu pra sentir o motor agradecendo por ter tido o nariz finalmente desentupido!
    Abraços!
  • 04/03/2014, 18:16
    Meccano
    Batiati, que carnaval agitado heim?

Nesse dreno de cinco furos, eu vesti um pedaço de câmara de ar de bike, ficou meio apertada de jeito que mantem a boca [meio] fechada.
    A agua sai mas a poeira e pedrinhas não entram tão descaradamente.

Peças desalinhadas e furação torta é comum nas Defender, o descaso com o ferramental é incrivel e o pessoal do desenvolvimento a muito não cuida de mais nada e os defeitos acabam virando listas.

Bom... ao menos sabemos onde estão os gatos e quando vão dar pau!!

Já pensou ter um Porsche? , seria terrivel! , fazer o que num carro desses?eehehe??
    Grande abraço
  • 05/03/2014, 11:58
    batiati
    Citação:

que carnaval agitado heim?

Na sexta-feira ao sair pro trabalho de manhã, minha embreagem estava completamente baixa!
    Deixei o carro na garagem e de tarde ao chegar em casa fui ver o que poderia ser ... muito chateado pois eu pretendia viajar no dia seguinte, sábado de carnaval com a Land ...

A sexta-feira à noite foi bem agitada mesmo, não notei vazamento nem nada estranho com os cilindros; sangrei a embreagem e apenas desconfio que o zé-mechânico colocou DOT3 no sistema.

Completei com DOT4 e sangrei novamente pra limpar ... repeti mais uma vez pra eliminar vestígios de DOT3 e na última deixei apenas sair uma boa quantidade pra eliminar o ar e pronto. A embreagem voltou ao normal (dura como em qualquer Defender)

Nessa feita eu aproveitei para fazer a limpeza dos dutos da admissão do post anterior.
    Deixei tudo limpo e o silicone secando da noite pro dia ... a montagem foi no sábado de manhã, pude pegar a estrada conforme os planos só com um mínimo atraso e foi até bom pois peguei bem pouco trânsito.

É isso que chamamos de "confiabilidade" ... o carro na sexta estava completamente sem embreagem e no sábado de manhã pronto para viajar até o Alaska (!!!! tudo bem, eu fui só até Visconde de Mauá e Bocaina de Minas !!!!)
    Só levei um tubo reserva de DOT4, pois "vai que"

Citação:

Já pensou ter um Porsche? , seria terrivel! , fazer o que num carro desses?eehehe??

Nem me fale em Porsche ... o meu VW já é entediante!

Abraços!
  • 05/03/2014, 13:44
    CGAUER
    Turma, o dreno em Y (com 5 furinhos) tem uma membrana. Se o de vocês não tiver, foi perdido.

Atenção quanto a carcaça do filtro de ar; todas as suas costuras/emendas no lado "sujo do suporte metálico" costumam deixar água passar em algum ponto. É importante vedar todas elas.

Silicone não é recomendado, resseca e cai. Melhor partir para cola de pára-brisa.

Eu sou contra o snorkel, prefiro levar um tubo que vai direto na turbina em caso de travessias. O snorkel só vale se o carro for imerso por pouco tempo. Se atolar ou a travessia for profunda e levar mais de 30 segundos, sempre acaba entrando ar na admissão "entupindo" o filtro e finalmente parando o carro ou eventualmente calço hidráulico...

Para usar em apenas 0,00000000001% dos momentos, o snorkel traz malefícios demais para o uso do carro.

Um Defender original com suspensão em dia pneus originais, passa tranqüilamente por 1m de água.

Abs

Clemente
  • 05/03/2014, 17:25
    bello
    Clemente, o snorkel não serviria também para pegar ar mais limpo para o motor em estradas de terra por exemplo?.
    Abs
    Sergio
  • 05/03/2014, 19:55
    André Sheffer
    Outra pergunta Clemente,... Existes snorkel que vem direto de fábrica e ou todos são colocados posteriormente? Se sim,... Eles não seriam mais bem vedados? E consequentemente aptos a ficarem mais tempo submersos...?

abs!
  • 06/03/2014, 08:37
    batiati
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por André Sheffer Ver Post
    Existes snorkel que vem direto de fábrica e ou todos são colocados posteriormente? Se sim,... Eles não seriam mais bem vedados? E consequentemente aptos a ficarem mais tempo submersos...?

Olhando pelo catálogo de peças LR, só os 200tdi tinham snorkel original.
    Pela imagem abaixo eles apresentam os mesmos problemas de vedação discutidos aqui, são inclusive denominados despretensiosamente como "tomada de ar elevada" (raised air intake)

Anexo 453654

Concordo com o Clemente, a relação Custo X Benefício é muito desfavorável, ainda mais se o snorkel começar a estrangular a tomada de ar.

Abraços!
  • 06/03/2014, 09:11
    Marado
    3 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por batiati Ver Post
    ...só os 200tdi tinham snorkel original.

Não só. Os 300, Td5 e Puma também tem original. Maestrelli tem instalado. É uma peça inteira, sem partes/emendas.

Anexo 453674 Anexo 453675 Anexo 453679

Rafael, só tem uma vaga na pousada véio. Agiliza.
  • 06/03/2014, 12:16
    CGAUER
    Infelizmente todos os snorkels são ±....

Sim, eles ajudam a respirar ar mais limpo, mas só vale se for realmente bom, com tubulação de generoso diâmetro.

O original, modelo Camel, é fabricado pela Masai, mas a vedação onde passa pela parede da carroceria é ruim, o tubo não encaixa direto como no Safari e ainda mantém o Y dentro do cofre do motor, que não garante a vedação total contra entrada de água.

Existe o Mantec, hoje instalados nas Puma, que por sua vez tem uma caixa de filtro de Ar que não tem vedação suficiente para travessias, por falta de pressão na vedação da tampa.

O Safari é excelente, mas também mantém o Y e assim como o original prejudica a passagem do Defender em trilhas apertadas.

O Fabrico, "Made in Brazil", por outro lado é o melhor que existe, fica instalado sobre o pára-lama esquerdo e inutiliza o Y, mas como desvantagem tem a organização das mangueiras, que não fica muito elegante.

Todos por sua vez tem o problema de ainda utilizarem suporte original do filtro de ar que é cheio de furos na parte suja, além de permitir entrada de agua pela rosca e furo do parafuso da tampa. O bico de pato também é bastante ruim, e sua vedação junto a solda de ponto é precária.

Em resumo, assim como 99% das pessoas instalam o snorkel, o Defender vai cruzar sim um rio profundo, mas se levar muito tempo a mínima quantidade de água que é comum entrar, vai começar a comatar o filtro até o ponto que o motor perde a força e começa a soltar fumaça preta e depois branca até finalmente parar.

No meu entender, se é para ter snorkel, que seja 100%, como acontece nos veículos militares.

Neste vídeo (a partir de 14:30) dá para ver uma D3 começando a ter o filtro encharcado, mesmo com Snorkel:

???????? ?????? ?? ?17, ??? ??? ??????? Discovery 3 - YouTube

E aqui um Defender com o motor soltando fumaça branca, ou pela entrada de ar ou pela perda de compressão em razão de calço hidráulico.

https://www.youtube.com/watch?v=53PumbeAImI

Se for para ter snorkel, tem que ser bem feito.

Este vídeo mostra um excelente snorkel, não fosse o fato do milico não estar enxergando e respirando mais nada...

https://www.youtube.com/watch?v=-BtN5x_Jcro

O custo de uma travessia profunda é tão alto, o sistema de snorkel precisa ser tão bom, que prefiro ficar no original sem nada...

Passou do capô, entram na fila as coisas que vão pifar no curto e médio prazo:

1) Alternador (rolamentos)
    2) Arranque
    3) Ventilador da cabine
    4) cubos de roda
    5) munhões
    6) água no tanque (se não tiver prolongado o respiro)
    7) óleo do diferencial traseiro (se não tiver prolongado o respiro)
    8) rolamentos dos tencionadores das correias auxiliares

etc... etc...

Sei não...

Abs!

Clemente
  • 06/03/2014, 14:14
    henrique wamser
    da pra ver pela fumaça, que a 90 da ponte engoliu agua, expeliu depois que a correnteza a levou para o raso.
    ja aconteceu comigo, eu achava que o snoekel estava bem instalado.
    ainda bem que o 300 tdi tem esta facilidade...cospe fora e vc pode viajar 1000 km em seguida.
    desde que, e claro, nao aconteça o calço hidraulico :concordo:
    no meu caso, o filtro enxarcou e o motor morreu e so liguei depois de tirar fora do rio, subi a serra de volta sem fltro, a 100km/h :pipoca:
  • 06/03/2014, 22:45
    Luciano Valois
    Pessoal, estou querendo retirar o snorkel da minha 90tinha.
    Qual a peça que preciso comprar para reativar o sistema de captação de ar original??
    Sei que tenho que ter a grade plástica que vai na direita do para-lamas. Se que precisa de outra peça mas não sei qual. Alguém poderia dar um help ai por favor???
    Valeu rapaziada.

Luciano.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 18 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 8910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:35.