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  • #229
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    01/02/2007
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    Os bujões plásticos NÃO SÃO FUSÍVEIS do sistema.
    Pode pesquisar aqui no fórum ou em outras fontes ... Por exemplo:
    stupid #@$% plastic radiator plugs! - Defender Source

    Eles são necessários para retirar o ar do sistema enquanto se troca o líquido de arrefecimento, e não foram feitos para serem rompidos com a pressão. Pra isso, penso que a tampa do reservatório tem a especificação correta.

    Toda vez que esses bujões são removidos, ou seja, a cada troca de líquido de arrefecimento, eles *DEVERIAM* ser substituídos ... mas normalmente não são. Daí eles estouram por cansaço e vemos vantagem nos bujões metálicos, que podem ser rosqueados inúmeras vezes e são bem mais práticos/econômicos.

    Parece aquela história dos semi-eixos que são realmente frágeis e tem gente que fala que eles são fusíveis pra não afetar a transmissão. Bobagem também, a troca dos semi-eixos e tulipas originais por reforçadas é muito bem-vinda pra quem faz uso pesado em off-road.

    (...)

    A "comida" da carcaça da bomba-d´água parece efeito do cloro da água. O correto é usar água deionizada, que pode ser baratamente comprada em qualquer auto-peças e misturada com o aditivo, mas nunca vi um mecânico sequer pensar nisso ... já é sorte quando acham que torquímetro não é besteira.
    Água Deionizada Ou Desmineralizada - Cx C/ 12 Unidades De 1l - R$ 30,00 no MercadoLivre

    Quando a gente insiste, fica parecendo cliente neurótico, sabichão, chato, mala, lunático, etc ... como eu sei que virando as costas a oficina fará exatamente ao contrário, me dou por satisfeito se não deixarem nenhuma abraçadeira solta ou parafuso faltando.

    Desculpa o "desabafo"... mas é o nível de oficina que tenho visto por aí!
    Abs

  • #230
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    Concordo em número.. gênero e grau.... principalmente de nenhum mecânico utilizar água de desmineralizada no sistema de arrefecimento, eles simplesmente abrem a torneira e adicionam aditivo.. isso quando usam aditivo e não um corante qualquer.

    Qualquer serviço feito em oficinas no meu carro (que na maioria das vezes é feito pq não tenho ferramenta) acabo ficando com o pé atrás e reviso tudo quando chego em casa, nem que seja com uma simples olhada no que foi trocado.

    Abraços,

    Citação Postado originalmente por batiati Ver Post
    Os bujões plásticos NÃO SÃO FUSÍVEIS do sistema.
    Pode pesquisar aqui no fórum ou em outras fontes ... Por exemplo:
    stupid #@$% plastic radiator plugs! - Defender Source

    Eles são necessários para retirar o ar do sistema enquanto se troca o líquido de arrefecimento, e não foram feitos para serem rompidos com a pressão. Pra isso, penso que a tampa do reservatório tem a especificação correta.

    Toda vez que esses bujões são removidos, ou seja, a cada troca de líquido de arrefecimento, eles *DEVERIAM* ser substituídos ... mas normalmente não são. Daí eles estouram por cansaço e vemos vantagem nos bujões metálicos, que podem ser rosqueados inúmeras vezes e são bem mais práticos/econômicos.

    Parece aquela história dos semi-eixos que são realmente frágeis e tem gente que fala que eles são fusíveis pra não afetar a transmissão. Bobagem também, a troca dos semi-eixos e tulipas originais por reforçadas é muito bem-vinda pra quem faz uso pesado em off-road.

    (...)

    A "comida" da carcaça da bomba-d´água parece efeito do cloro da água. O correto é usar água deionizada, que pode ser baratamente comprada em qualquer auto-peças e misturada com o aditivo, mas nunca vi um mecânico sequer pensar nisso ... já é sorte quando acham que torquímetro não é besteira.
    Água Deionizada Ou Desmineralizada - Cx C/ 12 Unidades De 1l - R$ 30,00 no MercadoLivre

    Quando a gente insiste, fica parecendo cliente neurótico, sabichão, chato, mala, lunático, etc ... como eu sei que virando as costas a oficina fará exatamente ao contrário, me dou por satisfeito se não deixarem nenhuma abraçadeira solta ou parafuso faltando.

    Desculpa o "desabafo"... mas é o nível de oficina que tenho visto por aí!
    Abs
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
    Atego 1725 4X4 - https://instagram.com/atego4x4br

  • #231
    Usuário Avatar de KnuppBH
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    Muito bom Wald! Parece que dessa vez vai dar tudo certo!
    Detectado o problema na junta e no cabeçote.
    Acho que ainda vale a pena fazer a limpeza do radiador, uma vez que é uma parte importante no sistema de arrefecimento e me parece que não tem histórico de limpeza.
    Agora o mais importante na minha humilde opinião: descobrir porque a junta queimou!
    Se foi mesmo quando o selo estourou, acho interessante descobrir porque o selo estourou.
    Isso para evitar qualquer aborrecimento futuro e isolar todas as variáveis possíveis.

    Abraço e boa sorte!
    Pedro Knupp
    LR Defender 110 98

  • #232
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Thumbs up

    Absolutamente perfeito!

    Clap clap clap!

    Abs


    Citação Postado originalmente por batiati Ver Post
    Os bujões plásticos NÃO SÃO FUSÍVEIS do sistema.
    Pode pesquisar aqui no fórum ou em outras fontes ... Por exemplo:
    stupid #@$% plastic radiator plugs! - Defender Source

    Eles são necessários para retirar o ar do sistema enquanto se troca o líquido de arrefecimento, e não foram feitos para serem rompidos com a pressão. Pra isso, penso que a tampa do reservatório tem a especificação correta.

    Toda vez que esses bujões são removidos, ou seja, a cada troca de líquido de arrefecimento, eles *DEVERIAM* ser substituídos ... mas normalmente não são. Daí eles estouram por cansaço e vemos vantagem nos bujões metálicos, que podem ser rosqueados inúmeras vezes e são bem mais práticos/econômicos.

    Parece aquela história dos semi-eixos que são realmente frágeis e tem gente que fala que eles são fusíveis pra não afetar a transmissão. Bobagem também, a troca dos semi-eixos e tulipas originais por reforçadas é muito bem-vinda pra quem faz uso pesado em off-road.

    (...)

    A "comida" da carcaça da bomba-d´água parece efeito do cloro da água. O correto é usar água deionizada, que pode ser baratamente comprada em qualquer auto-peças e misturada com o aditivo, mas nunca vi um mecânico sequer pensar nisso ... já é sorte quando acham que torquímetro não é besteira.
    Água Deionizada Ou Desmineralizada - Cx C/ 12 Unidades De 1l - R$ 30,00 no MercadoLivre

    Quando a gente insiste, fica parecendo cliente neurótico, sabichão, chato, mala, lunático, etc ... como eu sei que virando as costas a oficina fará exatamente ao contrário, me dou por satisfeito se não deixarem nenhuma abraçadeira solta ou parafuso faltando.

    Desculpa o "desabafo"... mas é o nível de oficina que tenho visto por aí!
    Abs
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #233
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
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    x2. Abre o olho..

    Citação Postado originalmente por Dinho_BH Ver Post
    Waldmartins,


    Seja um pouco mais crítico/seletivo com o que ouvir ali dentro, ok?


    Abraços.
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #234
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
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    O que condenou metade do meu carro e não resolveu tb trabalhou 14 anos na Land Rio...
    Será que estavam no mesma turma ?

    Cara, vai com calma em tudo que ouve e não esqueça de uma coisa, antes de simpatizar com qualquer pessoa porque isso inevitavelmente acaba ocorrendo, você o contratou para um determinado serviço. Obrigação (legal) e não gentileza tudo o que ele fez até agora.

    Sinceramente eu espero que sua viatura fique 110% e que você desfrute e ria dessa chateação toda muito em breve.

    Abs.

    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    (Ele tem 17 anos de experiência trabalhando como chefe de oficina de concessionária Land rover, além de ser engenheiro mecânico).
    Wald
    Defender 110 - 2004 - Branca
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    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #235
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    Então galera, minha preocupação agora é com a limpeza do sistema de arrefecimento.

    Preciso de uma opinião da galera aqui...

    Essa oficina tem uns mecânicos bons, mas é uma oficina de "madame". O dono é cheio de frescura e tem muito dono de Discovery lá (O Renato Franco vai me matar se ler isso...).

    Hoje para se ter ideia, o mecanico "teve" que esvaziar o sistema de arrefecimento do lado de fora da oficina pra num fazer muita lambança lá dentro (palavras dele).

    Mas porque que eu tô contando isso!? Que opinião preciso?

    Bom, eu comprei 10 litros de fluido de arrefecimento (Havoline XLC 50/50) e estava querendo pedir pra eles colocarem na hora de montar o motor. No entanto, gostaria que eles lavassem o sistema antes. Mas como não vou estar em BH pra ver tudo, tenho medo deles mentirem pra mim ou não fazer o serviço direito.

    A pergunta é: Fazer essa limpeza é simples? Eu, um semi-leigo em Defender consigo fazer numa boa SEM RISCOS de entrada de ar no sistema? Alguém poderia fornecer um manual de limpeza com fotos? rsrs

    Detalhe: para retirar a mangueira inferior do radiador, o mecânico teve que retirar a hélice porque meu carro tem peito de aço e isso dificultava a retirada por baixo...

    Agora se acham que corro o risco de "fu*er" com o motor por não ter experiencia pra fazer isso, eu deixo eles colocarem o fluido mesmo com o sistema sujo...

    Abs e obrigado a todos os comentários

    Wald

  • #236
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    15/02/2012
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    Bom dia

    Acho que sob hipótese nenhuma você deve fazer o trabalho, por mais simples que seja. A limpeza é simples porém acho que eles devem fazer.

    Tenha uma conversa seria com o responsável e solicite a limpeza do sistema.

    Abraço
    TROLLER 15/15 PRATA

  • #237
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    Sobre a limpeza do sistema de arrefecimento:

    Uma coisa é a chamada "varetagem" do radiador. Você retira ele e envia para uma oficina especializada em radiadores, lá eles vão limpar a colméia por dentro usando hastes de metal (varetas). É bem indicado pra sua situação. Inclusive detectam se não há furos ou entupimentos.

    Outra é a limpeza do sistema em si, que consiste em lavar BEM o vaso de expansão, montar todo o sistema e deixar a água circulando para fazer uma limpeza. Só depois é que se coloca o aditivo.

    Vale fazer uma revisão geral das mangueiras e abraçadeiras, principalmente a mangueira que "roça" na polia da bomba d´água e quase sempre fura alí.

    Os plugs servem para tirar o ar do sistema, então a troca de água é feita com os plugs abertos, assim que começa a vazar pelo mais baixo (do radiador), você vai completando até não sair mais bolhas, só líquido, fecha ele e continua enchendo, até vazar pelo mais acima. Repete o procedimento e fecha ele também. Depois disso não tem mais ar. É bom sempre usar plugs novos e cuidado com o aperto correto, e mais cuidado ainda para usar a ferramenta correta, não use CHAVE DE FENDA, apesar o plug ter uma fenda no meio.

    Segue abaixo uma transcrição do procedimento de troca de água, bem debatido no CLR (clube do land rover) há alguns anos atrás... não achei na mensagem quem foi o autor da dica, mas pela Km da land eu posso adivinhar !!!
    É o procedimento que eu uso, nele você precisará de 6 litros de aditivo e de pelo menos uns 20 litros de água desmineralizada.

    A maneira mais correta é soltar a mangueira inferior, e escorrer toda a água, e mesmo assim vai ficar uns 5 litros de água no bloco do motor, que somente sai retirando-se um plug que fica no bloco do motor logo abaixo do coletor do escapamento, este plug não é muito fácil de tirar , e se tirar, tenha um outro sempre a mão.

    Eu quando troco o refrigerante do motor, solto a mangueira embaixo, deixo escorrer toda a água, coloco novamente a mangueira e coloco água desmineralizada pura no motor ate encher, ligo o motor , deixo lavar um pouco, desligo o motor e solto a mangueira novamente, se for necessário (água sair muito suja) repito a mesma operação até a água sair limpa.

    A capacidade do motor da land é de 11 L de mistura refrigerante a 50 %, como fica mais ou menos uns 5 litros la dentro
    de água limpa, eu uso o aditivo puro (5 litros do aditivo puro sem diluir) vou adicionando ate diluir com a água que ficou no bloco, o resto eu completo com a mistura a 50%.
    Comigo sempre deu certo, meu carro esta com 406.000 km e a bomba da água esta com 220.000 km,
    Esse serviço é divertido você fazer em casa, num fds e tomando uma cerveja!

  • #238
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    Ô wald; penso que neste seu caso, a garantia reinicia. A galera da área pode dar mais subsídios, tipo o Medina. Quem entende de direito do consumidor ai galera?

  • #239
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Tietsche Ver Post
    O que condenou metade do meu carro e não resolveu tb trabalhou 14 anos na Land Rio...
    Será que estavam no mesma turma ?

    Cara, vai com calma em tudo que ouve e não esqueça de uma coisa, antes de simpatizar com qualquer pessoa porque isso inevitavelmente acaba ocorrendo, você o contratou para um determinado serviço. Obrigação (legal) e não gentileza tudo o que ele fez até agora.

    Sinceramente eu espero que sua viatura fique 110% e que você desfrute e ria dessa chateação toda muito em breve.

    Abs.
    Alexandre,

    vc ficou mesmo traumatizado hein!?!? Eu não me simpatizo assim com nenhum prestador de serviço. Aliás, me simpatizo até ele fazer a merda (que foi o que aconteceu). Eu brinco, converso, trato todos muito bem (desde o dono até o boy), mas na hora do serviço, quero ele bem feito.

    Como já comentei antes, eu não sou de acreditar em tudo que dizem sem antes EU me informar. Há um mês atrás, eu era um completo NOOB de Defender, mas li tanta coisa sobre o carro (tanto aqui quando em outros lugares) que hoje em dia eu vejo onde eu fui enganado assim que comprei o carro. E nem foi nessa oficina que levei, mas o cara tb tinha trabalhado na Land Rover e me enganou bonito.

    Tipo que o freio tava ruim e ele trocou os discos e pastilhas...e o freio continuou ruim. Depois no "especialista" trocou a bomba de vácuo... e o freio continuou ruim...HOJE eu vi que talvez as pastilhas sim mas os quatro discos não precisava e talvez a bomba de vácuo tb não. E descobri, SOZINHO, o vazamento nas pinças dianteiras (que jogava fluido nas pastilhas e discos deixando o freio menos eficiente) que PODE SER (ainda não descartei o servo-freio) a causa do freio ruim...

    Essas coisinhas eu peguei com a ajuda dos amigos aqui e mais leitura.

    Eu optei (mesmo sendo desaconselhado pelo Dinho aqui) por fazer o motor nessa oficina MAIS pela garantia de 12 meses do que pelo preço ou "idoneidade". Além do fato de ele dividir em 10x pra mim o serviço...rsrs parece besteira mas é difícil achar um mecânico que faça isso e isso foi fundamental pra aliviar meu orçamento e "deixar" eu comprar algumas "perfumarias" para minha VTR .

    E devo acrescentar que ontem, em NENHUM momento, ele sequer mencionou que a culpa do motor ter fervido foi minha (coisa que o cara da agência que comprei fez da primeira vez) e que eu ia pagar algum valor a mais. Ao contrário (sem defender o cara...eu sou apenas honesto. Critico se tiver que criticar e elogio quando tenho que elogiar), ele, dono da oficina, pos a mão na massa (claro que ele não é um santo... Tem dinheiro dele ali) e ele mesmo fez questão de abrir o motor calmamente me mostrando cada coisa (Se concordo ou discordo de cada ou alguma explicação dele, aí já é outra historia...). E ao ver o cabeçote queimado ele já falou que ia mandar olharem a medida mas de qqr forma já ia trocar meu cabeçote... Ou seja, nem precisei brigar o tanto que achei que ia ter...

    Agora é "confiar" e esperar que dessa vez farão o serviço de maneira correta. Eu AINDA acho que o erro foi da retífica que mandou o motor com o selo mal colocado e foi aí que queimou a junta/cabeçote.

    Abs

    Wald

  • #240
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    Citação Postado originalmente por Marado Ver Post
    Ô wald; penso que neste seu caso, a garantia reinicia. A galera da área pode dar mais subsídios, tipo o Medina. Quem entende de direito do consumidor ai galera?
    Boa pergunta Marado...

    fiquei pensando nisso...

    Aliás, o LUCAR vai me matar, mas até hoje não me deram o certificado de garantia...estou tranquilo porque por lei eles tem que me dar 3 meses...mas ontem cobrei o de 12 meses e ficaram de me mandar. Qdo voltar na semana que vem, eu vou exigir o certificado.

    Abs

    Wald

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