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  • #1
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    Bom, hoje pela manhã acordei e verifiquei que o nível de água tinha abaixado (uns 700ml - completei com dois copos grande de água).

    Ou seja, APARENTEMENTE, com a tampa com sensor, o nível abaixou... (seria um vazamento na tampa a causa de tudo isso!?!?)

    Troquei de novo a tampa e recoloquei a original e dei mais uma volta de uns 12km. Agora estou esperando esfriar (já tem duas horas e vou esperar mais umas duas) para abrir e ver se a água baixou ou se manteve intacta... Se estiver na mesma posição, vou começar a suspeitar da tampa com sensor...

    Afinal, os problemas na VTR começaram qdo a tampa com sensor foi instalada...

    Abs

    Wald

  • #2
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    "Ponteiro de temperatura ficava sempre um pouco abaixo do meio e não variava muito."

    Se serve como parametro de comparação o ponteiro do meu indicador não varia nada. Fica exatamente pouco abaixo do meio... pode subir, descer, terra, bloqueado e reduzido ele se mantel imóvel.

    Desde o princípio eu suspeitei da tampa. Pois se antes estava normal e depois que trocou começou a baixar seria bem provável que o problema seria a tampa nova. Tanto que falei para fazer este teste no primeiro post a respeito.
    A tampa tem uma pressão Psi específica, se fora da especificação pode sim eliminar água e fazer o nível baixar. Caso seja a tampa, troca ela onde você comprou que provavelmente esta esta com defeito, visto que outros foristas usam a mesma tampa sem problemas. Até lá use a antiga!
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    "Ponteiro de temperatura ficava sempre um pouco abaixo do meio e não variava muito."

    Se serve como parametro de comparação o ponteiro do meu indicador não varia nada. Fica exatamente pouco abaixo do meio... pode subir, descer, terra, bloqueado e reduzido ele se mantel imóvel.

    Desde o princípio eu suspeitei da tampa. Pois se antes estava normal e depois que trocou começou a baixar seria bem provável que o problema seria a tampa nova. Tanto que falei para fazer este teste no primeiro post a respeito.
    A tampa tem uma pressão Psi específica, se fora da especificação pode sim eliminar água e fazer o nível baixar. Caso seja a tampa, troca ela onde você comprou que provavelmente esta esta com defeito, visto que outros foristas usam a mesma tampa sem problemas. Até lá use a antiga!
    Lucar,

    Sobre a temperatura, ela agora varia (eu acho) pelo furo que fizeram na válvula termostática...mas antes ficava igual a sua...

    Sobre a tampa, na época eu testei a tampa e não reparei nenhuma diferença. Não sei se eu prestei muita atenção tb no teste...rsrs

    Ainda não bati o martelo sobre o problema ser EXCLUSIVAMENTE a tampa. Lembre-se que o carro tá esquentando COM água no vaso de expansão!!! TALVEZ seja a combinação de tampa vazando que deixa entrar ar (coisa que não sei se é possível visto que trabalha com alta pressão e o correto seria SAIR ar) com o sistema sujo.

    Daqui a pouco retiro a tampa original e vejo como está o sistema e volto aqui pra contar.

    Abs

    Wald

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Sobre a temperatura, ela agora varia (eu acho) pelo furo que fizeram na válvula termostática...mas antes ficava igual a sua...
    Cara, coloque uma válvula termostática nova, essa válvula furada só vai fazer é maquiar o problema e dificultar ainda mais uma solução.

    Não existe teste que fure ou remova a válvula, imagine que seu carro pare de ferver agora ... você vai ficar satisfeito com a válvula furada ou quer que ele não ferva com a válvula funcionando normalmente?

    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Sobre a tampa, na época eu testei a tampa e não reparei nenhuma diferença. Não sei se eu prestei muita atenção tb no teste...rsrs

    Ainda não bati o martelo sobre o problema ser EXCLUSIVAMENTE a tampa. Lembre-se que o carro tá esquentando COM água no vaso de expansão!!! TALVEZ seja a combinação de tampa vazando que deixa entrar ar (coisa que não sei se é possível visto que trabalha com alta pressão e o correto seria SAIR ar) com o sistema sujo.
    Melhor você esquecer a tampa por enquanto. Se o carro ferve com água no vaso de expansão, o problema pode ser o cabeçote, junta do cabeçote queimada, bomba d´água, válvula termostática travada, radiador sujo, entupimento no sistema ou aditivo na proporção incorreta. Se perdesse água, aí sim poderia se a tampa...

    Sei desse papo de garantia que a oficina deu, etc, mas talvez seja a hora de trazer o problema mais para si: se o motor foi feito, o radiador *deve* ter ido pra uma limpeza. Procure outra oficina perto de você e acompanhe de perto um checkup nesses itens simples, que não comprometem a garantia do motor: limpeza do radiador e do vazo de expansão, rotor da bomba d´água, válvula termostática, etc.

    Digo isso pois infelizmente vemos muitos mecânicos negligenciando coisas simples como proporção correta do aditivo, água de torneira no radiador, falta de aperto de abraçadeiras, torque incorreto nos parafusos do cabeçote, etc ...

    Boa sorte

  • #5
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    Citação Postado originalmente por batiati Ver Post
    Cara, coloque uma válvula termostática nova, essa válvula furada só vai fazer é maquiar o problema e dificultar ainda mais uma solução.

    Não existe teste que fure ou remova a válvula, imagine que seu carro pare de ferver agora ... você vai ficar satisfeito com a válvula furada ou quer que ele não ferva com a válvula funcionando normalmente?



    Melhor você esquecer a tampa por enquanto. Se o carro ferve com água no vaso de expansão, o problema pode ser o cabeçote, junta do cabeçote queimada, bomba d´água, válvula termostática travada, radiador sujo, entupimento no sistema ou aditivo na proporção incorreta. Se perdesse água, aí sim poderia se a tampa...

    Sei desse papo de garantia que a oficina deu, etc, mas talvez seja a hora de trazer o problema mais para si: se o motor foi feito, o radiador *deve* ter ido pra uma limpeza. Procure outra oficina perto de você e acompanhe de perto um checkup nesses itens simples, que não comprometem a garantia do motor: limpeza do radiador e do vazo de expansão, rotor da bomba d´água, válvula termostática, etc.

    Digo isso pois infelizmente vemos muitos mecânicos negligenciando coisas simples como proporção correta do aditivo, água de torneira no radiador, falta de aperto de abraçadeiras, torque incorreto nos parafusos do cabeçote, etc ...

    Boa sorte
    Pois é Batiati,

    mas mesmo com o furo na válvula o carro esquentou...

    Eu já pus na cabeça que eu mesmo vou tentar resolver esse problema. Como está tudo lacrado, não posso levar em outra oficina (por enquanto), mas vou EXIGIR lá mesmo a limpeza completa do sistema de arrefecimento!!! Além do mais, quero uma válvula termostática nova (não mandei furar a minha...). Depois disso vou rodar com o carro e testar...se esquentar de novo...aí sim deixo o carro lá para arrancarem o cabeçote!

    Abs

    Wald

    Ps. acabei de abrir o vaso de expansão e agua nem mexeu. Ou seja, a tampa original deixa a agua na marca original. Como o carro vai ser rebocado daqui a pouco pra BH (não quero arriscar de ficar na estrada), vou dar mais uma volta com o carro com a tampa com sensor e ver se a agua some novamente...Se sumir vou suspeitar da tampa...mas a pergunta que fica é:

    Uma tampa estragada pode fazer o carro esquentar com água no reservatório???

    Se SIM, o problema está resolvido!!!!

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Uma tampa estragada pode fazer o carro esquentar com água no reservatório???

    Se SIM, o problema está resolvido!!!!
    Não sei, depende de quanta água fica no reservatório .. se a tampa se não veda, o sistema perde água.

    Eu já viajei em caráter de emergência com uma sacola plástica e arame segurando uma tampa rachada, e não foi isso que fez o carro aquecer, já que a água não baixou muito.

    Olha o que diz outro forum:

    Citação Postado originalmente por Clube do Diesel
    Ao detectar um superaquecimento no motor, leve seu veículo a um serviço autorizado e realize um teste no ventilador viscoso, pois esse pode estar acoplando em temperatura errada, retardando o resfriamento do líquido de arrefecimento. Um teste nas válvulas termostáticas do motor também deve ser realizado, pois um retardamento na abertura das mesmas, pode causar o superaquecimento. Outra causa bem frequente, são os entupimentos dos canos do radiador ou até a falta de fluído no radiador, e para evitar isso é necessário a utilização de aditivo no sistema de arrefecimento, a correta desaeração do sistema, verificação de estanqueidade da tampa do vaso de expansão e a verificação de vazamentos pelas mangueiras que interligam o motor e o aquecedor de ar do veículo, todos esses serviços devem ser realizados em uma autorizada especializada. Fique ligado

    Superaquecimento no motor. O que pode ser? @ Clube do Diesel:
    O melhor conselho: procure um serviço especializado
    Abs!

  • #7
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    Eu não arriscaria andar 430Km com o veiculo esquentando... mesmo se a tampa original manter o nível de água...
    Tenta rodar por ai mesmo e veja se vai aquecer com a original.
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Eu não arriscaria andar 430Km com o veiculo esquentando... mesmo se a tampa original manter o nível de água...
    Tenta rodar por ai mesmo e veja se vai aquecer com a original.
    Lucar,

    acho que vc não entendeu...qtos km eu vou andar não está importando (aparentemente) para o carro ferver. Vamos a um histórico do que ocorreu:

    1)Dia 23/03

    Peguei o carro com o motor "novo" e rodei 100km até que um selo "estourou" e vazou toda a água. Sorte que estourou logo que eu parei o carro e a agua vazou com o carro parado.

    Carro voltou no reboque, recolocaram o selo, colocaram água (agora me lembrei...sem fluido) e no dia 24/03 peguei a estrada rumo a MOC (430km). Rodei 50km antes forçando (sem forçar muito) o motor perto de BH pra ver se acontecia algo...como não estourou nenhum outro selo, segui viagem.

    2) Dia 25/03:

    Voltei os 430km até BH para efetuar a troca de óleo dos 1000km mais reaperto do cabeçote e válvulas

    3) Dia 26/03 ao dia 31/03:

    Rodei nesse período 2500 km sendo que 150km foram em estrada de terra onde entrei com o carro em 3 riachos para atravessar (riachos rasos).

    4) Dia 01/04 ao dia 11/04:

    Rodei em torno de 700km nesse período sem o ponteiro da temperatura MEXER!!! Sempre aquecia logo e se mantinha no local ideal (pouco abaixo do meio).

    No dia 11/04, levei a VTR no eletricista para instalação do watchdog junto com a tampa com sensor do vaso de expansão. A primeira coisa que o eletricista fez (com a VTR quente) foi abrir o vaso de expansão e deixar o carro esfriar... (quando eu vi, já era...).

    INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

    ATÉ ESSE DIA, EU VERIFICAVA A ÁGUA NO VASO TODOS OS DIAS PELA MANHÃ ANTES DA PRIMEIRA PARTIDA E O NÍVEL SEMPRE ERA O MESMO E NUNCA PRECISEI COMPLETAR.

    5) Dia 12/04:

    Na estrada, logo pela manhã, depois de percorrer uns 30km, durante uma subida o watchdog disparou o sensor de água. Parei a VTR e com ela ligada, abri lentamente a tampa do vaso de expansão (burrice a minha porque não deixei o carro esfriar, mas tava com pressa e ainda levava de carona mais dois colegas para o trabalho). O nível estava um pouco abaixo e completei com algo em torno de 1L de água e segui viagem.

    Vale lembrar que o sensor de temperatura não acusou nada e o ponteiro da temperatura continuava trabalhando no lugar certo. Rodei 110km com o sensor acusando falta de agua no sistema (olha a loucura), mas como não subia a temperatura, fiquei "tranquilo".

    Chegando na cidade que estava indo, fui trabalhar e na hora do almoço (duas horas depois com o carro já mais frio) verifiquei novamente o nível e estava um pouco abaixo, mas não a ponto de "soar" o alarme do watchdog. Aí achei que tinha sido erro na instalação, mas completei água até o nível (pouco mais de 500mL) e fui almoçar...

    Voltamos ao trabalho, dei minhas "aulinhas" e fui verificar novamente o nível duas horas depois da VTR parada. Aí água tinha "sumido" bastante!!! Completei com uns 2L de água e voltamos pra MOC 430km.

    A volta foi tranquila sem nenhum alarme.

    A PARTIR DESSE DIA QUE MEU NÍVEL DE ÁGUA PASSOU A FICAR MALUCO!!!

    Desse dia em diante TODAS AS MANHÃS, ao verificar o nível de água, sempre tinha água a mais...e sempre que abria a tampa, saía muita pressão e as vezes a agua (FRIA!) borbulhava como se tivesse ar no sistema.

    6) dia 19/04:

    Fui e voltei a Janaúba (280km ida e volta) sem nenhum alarme soar exceto o da bateria (que depois descobri que era um falso alarme)

    O da temperatura chegou a soar algumas vezes mas o ponteiro estava normal, mas eu descobri que estava tb mal ajustado (e acho que está até hoje ou então sobe tão rápido que qdo dispara, eu olho pro alarme pra ver o que é e qdo olho pra temperatura já está no vermelho!!!)

    7) dia 29/04:

    Voltando pra BH para fazer a troca dos 5.000km após percorrer 250km sem nenhum tipo de problema, parei pra comer e abastecer. 52km adianta o alarme de temperatura disparou. Parei a VTR (o ponteiro tinha ficado no vermelho) e abri o capô.

    Nenhuma mangueira estourada, mas água "espalhada" por todos os lados vinda da tampa do vaso de expansão. Parecia que o carro tinha fervido e a tampa não segurou a pressão e cuspiu água.

    Reboque pra BH e pra oficina no dia seguinte.

    8) Dia 30/04:

    Na oficina o mecânico trocou o óleo da VTR e verificou o sistema de arrefecimento. Fez um furo na válvula termostática e disse que tinha ar no sistema e a bolha de ar deve ter travado a válvula fazer o carro aquecer. Completou o nível de água e fomos dar uma volta.

    Rodamos uns 20km com ele dando um pau na VTR (andando a uns 120km/h) e nada da temperatura subir. Pediu para no dia seguinte em verificar o nível da água pela manhã... ele deixou um pouco mais de água que o nível da VTR...

    9) Dia 31/04:

    Pela manhã, ao verificar o nível, o vaso cuspiu agua junto com a pressão. Liguei na oficina e o mecânico mandou eu voltar lá e deixar a VTR para ele "arrancar fora o cabeçote".

    Fiz alguns compromissos antes de levar a VTR e cheguei a tarde pra deixa-la na oficina. Conversei com o dono e chefe da oficina e ele foi lá olhar o carro. Mandou eu dar partida, abriu o vaso e disse que tava com muita água. Deixei o carro ligado e foi saindo agua.

    Ele pegou um manômetro pra medir a pressão no sistema. Com o carro ligado e com o manômetro instalado na boca do vaso de expansão, não alterou em nada (não marcou) a pressão. Ou seja, aparentemente não havia compressão no sistema de arrefecimento.

    Depois com a VTR desligada ele colocou 15psi no sistema para verificar algum vazamento e NADA! Manteve os 15psi....

    Disse que eu podia ir tranquilo e que era pra verificar o nível da água na manhã seguinte e ligar pra ele caso dessa alguma alteração.

    10) Dia 01/05:

    Pela manhã fui verificar a agua e estava próxima a tampa. Liguei pro chefe da oficina e ele falou pra eu retirar um copo de água (300mL) e seguir viagem.

    Rodei 430km sem NENHUM problema.

    11) Dia 02/05:

    Pela manhã, muita agua no sistema. Ao abrir a tampa, bem devagar, começou a cuspir agua com a VTR fria. Retirei mais uns dois copos até ficar no nível e rodei com o carro na cidade mesmo. O sensor de água acusou (e parou) duas vezes esse dia, mas a noite, qdo o carro já estava frio, verifiquei que ainda tinha agua no nível no reservatorio.

    12) Dia 03/05:

    Ao verificar a agua pela manhã. De novo, agua sendo cuspida com ele frio. Retirei uns dois copos novamente e segui viagem para Janaúba (140km).

    Viagem tranquila (a ida) sem nenhum alarme de temperatura ou água (só o da bateria enchendo o saco).

    Depois da VTR ficar umas 3 horas paradas durante a tarde, voltei pra MOC. 10km depois de sair, o alarme de temperatura soa. Paro a VTR e quando abro o capô, o mesmo cenário da ultima "fervida":

    Água vinda da tampa do vaso de expansão, explodida no carro!!! Esperei esfriar (uma hora) e abri a tampa lentamente. Dessa vez não tinha água. Meia hora depois, a agua "voltou" qdo fui verificar novamente.

    Liguei pro chefe da oficina e ele me mandou levar a VTR lá pra ele tirar esse cabeçote...

    11) Dia 04/05 e 05/05:

    Estou fazendo testes com a VTR trocando a tampa do vaso de expansão com sensor pela original e avaliando (com o carro frio) o nível da água. Até o momento foram 4 testes (dois com a tampa original e dois com a tampa do sensor) e sempre com a tampa original o nível se mantém o mesmo...

    Estou fazendo isso porque, para quem teve paciencia de ler tudo isso (parabéns!!! e obrigado!!! ), viu que todos os problemas começaram após a troca da tampa original. Eu já tinha rodado mais de 3.000km com o cabeçote e junta que vieram do motor feito e não tive nenhum problema exatamente até essa troca de tampas. Pode ser coincidência, mas como um bom pesquisador/cientista, vou fazendo meus experimentos...


    Abs

    Wald

  • #9
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    Ai ai...

    acabei de chegar a BH..NO REBOQUE!!!

    A 90tinha resistiu apenas 264km antes de subir a temperatura no vermelho novamente.

    De novo o mesmo cenário embaixo do capô: Água pra todos os lados vinda do vaso de expansão.

    Esperei uma hora o carro esfriar, abri o vaso e lá estava a agua acima do nível.

    Dei partida no carro com o vaso aberto e o nível subiu e começou a derramar agua...aí dei umas aceleradas e a cada acelerada, mais água saía...até dar uma "cuspida" mais forte e parar...mas depois o nível foi subindo...

    Conclusão:

    Cabeçote e/ou junta foi pro saco!!!

    Liguei pra outro mecânico e passei os sintomas e ele confirmou o meu diagnóstico (e de uma galera aqui tb). Ele ainda disse que provavelmente quem fez o motor, ou me passou com um cabeçote recondicionado ou que estava na última medida (que foi o caso). Mas como me passou essa na última medida, ele arriscou porque eu ando muitos km com o carro.. (coisa normal pra quem comprar um carro para expedições né?)

    Ou seja, amanhã vou passar o dia acompanhando a retirada do cabeçote e me preparar para brigar (espero que não seja necessário) para que me dêem um novo cabeçote (obviamente sem custo, já que está na garantia).

    Amanhã novos capítulos da novela...(mexicana e ruim)

    Abs

    Wald

  • #10
    Waldmartins , meu deus do céu, só digo uma coisa vá dormir , descanse bem e se prepare para precisar brigar se possivel tome uns dois sucos de maracuja e boa sorte estou torcendo que de tudo certo.
    Ex - Jimny 10/10 HR
    Atual : Defender 110 300tdi 05/06

  • #11
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    Oi Wald,

    Só não deu pra entender o seguinte:

    - Depois que estourou o selo, você não colocou aditivo na água?
    - O problema era/foi/é o cabeçote?

    Abrir a tampa do vaso com o carro quente não tem problema, é "apenas" perigoso pois pode espirrar água quente em quem está abrindo. Se você der 1/4 de volta e deixar a pressão abaixar antes de abrir, não terá problema.
    O ar no sistema não pode ocorrer no circuito do radiador X mangueiras X motor, dentro do vaso de expansão, sempre terá ar.
    4X4 Brasil

  • #12
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    Batiati,

    acabou que na pressa nem coloquei aditivo...colocamos agua mesmo. Segundo o mecanico, ficou agua com aditivo no bloco do motor...enfim...

    Estou na oficina agora esperando retirarem o cabecote pra levar na retifica. Vou acompanhar esse processo (de retirada do cabecote) pelo menos. Mas infelizmente nao vou poder esperar aqui e acompanhar todo o servico. Tenho que voltar pa MOC pra trabalhar...rsrs

    Hoje eu apenas retirei o carro da garagem (coloquei uns dois litros de agua no reservatorio antes) e esperei o reboque chegar pro carro chegar frio aqui na oficina. O reboque trouxe ate aqui e fui ligar o carro e colocar numa vaga que estava a minha frente (4 metros). Coloquei, desliguei o carro e dois minutos depois fui olhar, tava vazando agua. Fui olhar de onde era e a bomba d'agua tava cuspindo agua pela mangueira (aquela mangueira com tres conexoes)...

    Num entendi nada!!! Bomba d'agua cuspindo agua com o carro parado e desligado!?!?

    Abs

    Wald

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