x
Convex Datacenter
Página 63 de 273 PrimeiroPrimeiro ... 13535455565758596061626364656667686970717273113163 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 745 a 756 de 3266

Marcador de temperatura

Estou pensando seriamente em colocar novos instrumentos no painel. O que vocês sugerem ?? (Temperatura da água, óleo, mais algum??) Qual a diferença entre o marcador elétrico e o mecânico??
    Sergio LC
    Sportage 99 Grand - pneus 225/70r15 - Guster IT80

Fernando,

Não sei, creio que va no lugar do original, mas talvez esse lugar seja problematico.

Kiabiker,

O eletrico usa um sensor normal e a escala de medição dele é normal, o mecanico usa um sensor de mercurio e não pode dobrar muito do sensor ate o medidor. Acho que temperatura da agua seria um basico, ai se vc quisese algo mais poderia adaptar um de pressão do oleo ou amperimetro e voltimetro.

Usuário
    Entrada
    11/12/2005
    Agradecimentos: 0
    Sobre temperatura, já tive algumas experiências bem desagradáveis, e aprendi algumas lições.
    A JPX que eu tive, quando começou a apresentar superaquecimento de motor, só informava alguma coisa pelo marcador de temperatura se o radiador estivesse completo.
    Assim, caso esteja com o nível de água um pouco baixo, surge vapor de água na região onde esta o sensor, e o marcador não consegue medir a temperatura.
    Eu queimei a junta de cabeçote da JPX umas quatro vezes. Em todas elas houve perda de água do radiador e o marcador não avisou nada.
    Agora no final do ano, quando tive problema com o cabeçote da Sportage, depois de consertar o cabeçote e o mecânico não ter dado o aperto correta, notei que primeiro a temperatura subia, e se eu demorava a parar para colocar água, o marcador tendia a abaixar....creio que começava a formar vapor e ele perdia a referência de temperatura.

Posso estar falando besteira, mas foi essa a minha experiência em motores diesel.
    Então tomei uma atitude. Mandei instalar um medidor de temperatura mecânico, mas com o sensor medindo o calor do bloco do motor. O sensor foi colocado proximo da vàlvula termostática. Isso me informa a temperatura do motor, e não da água do motor.

Como mantive o marcador original, fico comparando os dois marcadores, e percebi que em uma subida forte e longa, a temperatura da água sobre, mas o motor altera pouco. (isso se tudo estiver ok). Mas quando descuido do nível de água, o marcador original marca uma barra acima do meio, mas o medidor do bloco vai lá pra cima.

Outra coisa...sempre houve perda de água no meu carro....indiferente de se eu andar 5 km ou 100km, sempre faltava de meio litro a um litro de água. Observando a camara de expansão, ví que na tampa dele, tem um sifão, que faz com que a água que vem do radiador seja descarregada no fundo do reservatório, e quando o radiador pede água ele suga do reservatório. No meu carro, o dono anterior tinha furado este sifão. Então a água que saia do radiador ia direto para o ladrão. Troquei a tampa, e faz mais de um mês que não coloco água no carro.

Abraços

Citação Postado originalmente por Maverickturbo Ver Post
    Fernando,

Não sei, creio que va no lugar do original, mas talvez esse lugar seja problematico.

Kiabiker,

O eletrico usa um sensor normal e a escala de medição dele é normal, o mecanico usa um sensor de mercurio e não pode dobrar muito do sensor ate o medidor. Acho que temperatura da agua seria um basico, ai se vc quisese algo mais poderia adaptar um de pressão do oleo ou amperimetro e voltimetro.

Temperatura !

Meu SPTG queimou a junta do cabeçote e o termômetro nem se moveu !
    A água tinha "sumido", ele não marca a temperatura do motor e sim da água, se houver !
    Pode-se adaptar uma cigarra na mangueira com aviso sonoro.

Boa lama,
    Toyota Escorpião de Aço 2.8 TD,SPOA +3", Snorkel, Trepador 35", Work 12.000, Procomp ES9000, ProC 15x10, LSD, PX, M Crawler 4,70:0, Jumelo revólver !

Citação Postado originalmente por Erson Lopes Ver Post

Posso estar falando besteira, mas foi essa a minha experiência em motores diesel.
    Então tomei uma atitude. Mandei instalar um medidor de temperatura mecânico, mas com o sensor medindo o calor do bloco do motor. O sensor foi colocado proximo da vàlvula termostática. Isso me informa a temperatura do motor, e não da água do motor.

Como mantive o marcador original, fico comparando os dois marcadores, e percebi que em uma subida forte e longa, a temperatura da água sobre, mas o motor altera pouco. (isso se tudo estiver ok). Mas quando descuido do nível de água, o marcador original marca uma barra acima do meio, mas o medidor do bloco vai lá pra cima.

Abraços

Erson,

Penso que vc. achou sistema ideal de medir a temperatura da Sportage: sensor mecânico no bloco, mantendo o sensor original de água. Dá para prever até o travamento da válvula termostática ou a baixa repentina do nível de água, caso fure alguma mangueira. Se colocar uma sensor de pressão do óleo, aí fica perfeito.
    Valeu pela dica.

Abraço.

Talking Esquemas de instalação de marcadores

Pessoal,

No site abaixo, estão os manuais de instalação dos marcadores de temperatura e pressão da Cronomac. Alguns sensores são soldados no bloco ou cárter, outros aproveitam o lugar dos sensores originais.

http://www.cronomac.com.br/instal.htm

Abraço.
    4X4 Brasil

De repente ajuda....

Os motores 300Tdi (Maxion 2.5) são muito sensíveis à baixa de água no sistema...

Prevenindo prejuízos futuros, os donos de Land Rovers criaram um sistema interessante. Um sensor, instalado na tampa do reservatório de água, é disparado assim que o nível da mesma abaixa. Em alguns casos, dependendo do sensor utilizado, uma freiada mais forte é suficiente acionar o alarme!!!

Como comunicação, pode ser feita mediante luz de advertência no painel, ou bip (cigarra)...

Espero ter ajudado!!!

Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

resultado do estrago

Citação Postado originalmente por laserman Ver Post
    Meu SPTG queimou a junta do cabeçote e o termômetro nem se moveu !
    A água tinha "sumido", ele não marca a temperatura do motor e sim da água, se houver !
    Pode-se adaptar uma cigarra na mangueira com aviso sonoro.

Boa lama,
    Bom pessoal , o que ocorreu exatamente coma viatura foi o seguinte. A valvula termostática travou, fazendo estourar a mangueira superior do radiador. A agua e o gel sumiram do radiador.

Levei aviatura em um meca q o amigo Eder aqui do forum me passou. O cara mexe o dia todo só com Kia, a maioria Vans, no sabado sem marcar nada tinha a minha ,a do Eder , a de outro colega da cidade, fora a q já havia estado antes e as q passavam na frente,incrivel mas é verdade . As peças dele são em media 20 a30 % mais baratas que nas outras lojas daqui.

Atenção; Ele retirou a valvula termostática,( a td do Eder tambem esta sem, com o motor feito e esta beleza pelo q vi, precisam ver o som de competição do cara, o do Eduardo pareceu pequeno hehehe) e o marcador de temperatura de agua começou a funcionar derrepente, como q por mágica, nunca havia passado de antes do meio nem quando ferveu o motor, nem uma luzinha sequer acendia!!!! Agora ele tá parecendo "NORMAL" como são oe carros q NÃO são da KIA MOTORS.

Ficaram de me entregar amanha, mas ja damos uma volta para testar.

Troquei as mangueiras do radiador, o oleo do motor que era novinho mas firou uma cola!!!, o gel de arrefecimento, as velas , lubrificou a correia dentada, protegeu todos os conectores eletricos com um gel especifico, para não molhar e dar mal contato. Testou a ventoinha, possiveis vazamentos, etc...

Aparentemente nem a junta do cabeçote e nem a ventoinha precisaram ser trocadas. Até agora gastei com todas peças, materiais e mão de obra uns 500 reais...

Pior q no fim de semana temos a Rota das cachoeiras, vai ser um bom teste...

Abraço a todos e assim q der posto os resultados.
    4X4 Brasil

Temperatura

Citação Postado originalmente por Fernando Costa Ver Post
    Ruben-7

Agora vc. me deixou preocupado!

O marcador de temperatura da minha TD sempre fica abaixo da metade da escala, mas bem perto do meio. O seu marcador não acusou nenhum aumento? Todo carro que já tive sempre indicava o superaquecimento pela elevação do ponteiro do marcador. Por que só o da Sportage não marca??? Alguém sabe?

Devo fazer urgente: Trocar válvula termostática + adaptar marcador confiável de temperatura da água e pressão do óleo; Se retificar um motor gasolina é caro, um a diesel é uma facada nas costelas.

Abraço.
    Pois é Fernando muito bem respondido pelo amigo Antonio, é uma MERDA.!!!!!

Detalhe, não adianta nada colocar relogio n o sensor original, mais cedo ou mais tarde ele não fara a leitura correta e vamos nos ferrar de novo. Temos q colocar com sensor a mercurio , antigo, simples e confiável.

Abraço.

Citação Postado originalmente por Rubem-7 Ver Post

Bom pessoal , o que ocorreu exatamente coma viatura foi o seguinte. A valvula termostática travou, fazendo estourar a mangueira superior do radiador. A agua e o gel sumiram do radiador.

Aparentemente nem a junta do cabeçote e nem a ventoinha precisaram ser trocadas. Até agora gastei com todas peças, materiais e mão de obra uns 500 reais...
    Rapaz,

A válvula travou, a mangueira estourou, a água desapareceu e vc. só gastou isso! Vc. pode dizer que tem sorte!

Outro dia um amigo meu perdeu o motor da Land Rover porque furou a mangueira do reservatório de expansão e ele não percebeu, rodou até travar o motor. Aqui no fórum tá cheio de relatos de motores diesel batendo porque travou a válvula termostática ou estourou alguma mangueira, em Land, Ranger, L200, JPX... não é exclusividade da Sportage, o que lasca é que o nosso marcador de temperatura não vale nada! Sensor de mercúrio é a solução.

Abraço.

Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Agradecimentos: 5

Sem válvula

Citação Postado originalmente por Rubem-7 Ver Post

Pior q no fim de semana temos a Rota das cachoeiras, vai ser um bom teste...

Abraço a todos e assim q der posto os resultados.
    Rubem

Cuidado com a falta da válvula, eu não acosenlho, no inverno vai ser brabo o consumo, eu andei um tempo sem na 97, numa viagem no inverno a Dom Pedrito o consumo foi de +- 5/6 km/l, na estrada; te respondi o resto por mp, sobre as rodas vou ver depois.

Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Agradecimentos: 5
    Pessoal

Uma coisa devemos ter em conta não é só o motor da Sportage que ferve, na oficina onde levo a viatura, trabalham basicamente com pick- ups e SUV's, sempre aparecem Rangers, Toyotas Hylux, Gallopers, L200s, etc com problemas no motor, acho, na minha humilde opinião, que os motores diesel e gasolina modernos são bastante suscetíveis ao super aquecimento, portanto todo cuidado é necessário.

Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem