Como na minha Sport não funcionam essas luzes das trações, nem sei, de fato, se em 4x2 acenderia algo, até faz mais sentido nem acender, pois é o "default", as exeções é que devem ser alertadas, imagino.
Já aconteceu uma vez isso comigo, engatei a reduzida, desengatei e algo ficou preso, de modo que fazia o tal barulhão, não conseguia fazer curvas sem arrastar as rodas da frente; até cheguei a comentar isso por aqui, e uma das opiniões, acho que do Ary, era que estava travado em part-time, mas houve uma réplica do Senhor Carvalhal, informando que não havia problema em andar em part-time no seco. Enfim, não consegui fechar o diagnóstico.
Aconteceu que desliguei, deixei um tempinho parado e depois liguei e testei, não deu, e também nunca mais deu o tal problema. A única coisa diferente, é que isso aconteceu logo após a troca de fluído das caixas de transferência e de marchas, e também dos diferenciais.
Já andei mais de 6.000 km depois e nadica da silva.
Em relação ao número VIN de identificação dos carros, fiz uma análise do número daquela Rubicon daqui, mas nem deu nada a respeito da transmissão, apenas que se trata de veículo com 4x4; existe opção para Sport 4x2, mas é outro número nada a ver.
Quem quiser dar uma sapiada: http://xjconnection.jtv.cc/vin.htm.
Tem outros sites com os decodificadores VIN, basta procurar.
Mais uma coisa, na tal Rubicon tinham pneus 265 (será que equivalem ao 31"?), e não vi nenhuma marca de raspão por dentro (até isso vi, hein? -tá me devendo muitas cervejas); mas deve-se levar em consideração que essa Rubicon nunca viu trilha na frente.
Finalmente, não bebo cerveja, mas pode me pagar em água gaseificada Perrier que fico bem feliz.