Tem muita gente dando ré por ai.........cuidadin......http://www.gay.hr/web/smilies/doctor.gif, o pior é q tem uns q ainda tão saindo ralados......http://www.gay.hr/web/smilies/evilgiggle.gif
Versão Imprimível
Tem muita gente dando ré por ai.........cuidadin......http://www.gay.hr/web/smilies/doctor.gif, o pior é q tem uns q ainda tão saindo ralados......http://www.gay.hr/web/smilies/evilgiggle.gif
Boa tarde pessoal :pensativo:
Estou aqui novamente com algumas dúvidas com relação a minha cherokee xj.
1) Folga na direção é normal? Fiz a caixa inteira e não consegui tirar a folga.
2) Quando engata a tração é dificil voltar para a tração normal. Tenho que ficar colocando para frente e dando ré até o sistema engatar. (a alavanca vai, mas dá para sentir que o sistema não vai tão fácil). Isso é normal ou a minha está com algum problema?
3) Freio - o freio da minha cherokee é pesado e parece que falta pressão no pedal. Isso é assim mesmo? Ela freia razoavelmente bem, mas dá a impressão que não vai segurar.
4) Temperatura - minha cherokee ultimamente tem trabalhado acima dos 100°C no GNV. Algo em torno dos 110°. Isso é normal ou se eu concentrar um pouco mais de produto na água do radiador tende a melhorar?
Um grande abraço!!:concordo:
Jéster, folga na direção não é normal. A minha XJ tem zero de folga como todo o carro deve ser. Pode ser que o seu problema esteja nas terminais de direção, pivôs, buchas, etc.....O certo é pedir à alguém para ficar movimentando o volante pra vc (dentro da faixa da folga) enquanto vc vai olhando item por item da direção (estes que eu citei)...uma hora vc consegue ver onde a folga está, mas se vc ver a entrada da caixa de dir. se movimentar (pela barra de direção) e na saída dela não há movimento algum, a folga está na caixa....ou seja, o cara pode ter comigo bola ao ajustá-la....
Abs.
Jester.....o leo falou da direcao....ok
Agora a traçao, a minha no começo era assim tbem.....mas ai comecei a ser mais violento com a alavanca do 4x4......irmao, tem que botar força na parada, empurra com força e nao tenha dó....sai do 4x4 na hora.
fui
Jester.
O trabulador para 4x4 é mantido na posição por uma esféra pressionada por uma mola.
Por baixo do câmbio tem um parafuso no orifício por onde entra a mola.
Troquei a mola da minha por uma mais fraca e a alavanca ficou mais macia.
Pode ser a causa.
Bodão.
Desculpem a ausência, mas como falei, saí para pesquisar. Estou trazendo a peça aí de Sampa por R$ 216,00 posto Curitiba ( original como o meu regulador de pressaõ ). To levando sorte com o pessoal da Oportunity. Peças para XJ em Curitiba só aquilo que encontramos no mercado de Auto peças, eu compro na Alvorada. Existe um a revenda de peças importadas chamada VIDI auto imports que tem alguma coisa, mas não é barato.
Mario.
Falei do item 1 que era a direção, mas acabei esquecendo de falar dos outros....A alavanca de tração é durinha mesmo....mas na minha XJ é mais jeito que força....eu particularmente gosto dela assim, pois na trilha, se deixar mais livre, vai saltar....e aí dependendo da manobra isso pode ser muito ruim....tipo vc descendo um barranco em reduzida e escapa....aí f...deu...de vez......já aconteceu isso no meu CJ uma vez....depois disso, tratei de deixar a CT bem firme....
Freios....com que carro vc está comparando ??? Eu também estranhei no início....achava que o pedal poderia ser mais leve ao frear.....troquei pastilhas, lonas, discos, panelas, fluído DOT5, tudo como manda o figurino....no começo até ascentar as lonas e pastilhas, o freio fica meio borrachudo, mas depois de uns 500Km de trânsito em SP, ficou uma blz....mas a pressão que se tem que fazer nos freios é maior do que na média dos carros de passeios que temos por aí...
Temperatura....foi a primeira coisa que estranhei nos primeiro dias de XJ....os caras aqui me disseram todos, sem hesitar: É assim mesmo !!! Bem vindo ao time, só assim vc sabe que está guiando uma XJ...hehehe....
Falei com um bocado de gringos sobre o assunto (lá nós EUA deve ter mais de 1 milhão de XJs rodando)...todos disseram a mesma coisa....alguns instalam até entradas de ventilação no capô pra aliviar o calor interno....
Mas uma coisa é fato: A Temperatura ideal de trabalho desse motor é REALMENTE de 100°C....abaixo disso, gasta gasolina pracas.....por isso o uso de aditivo no radiador é indispensável nesse motor !!!
Acho que agora comentei tudo.
Abs.
Boa tarde Léo,
Obrigado novamente pelas informações.
Essa semana eu troquei o amortecedor de direção, fiz a caixa de direção, troquei todo o fluído pelo original mopar, troquei um dos terminais de direção, alinhei e a folga continuou. Vou levar no meu "mecânico" e vou pedir para ele fazer o teste na minha frente conforme você falou, porque segundo ele, ele não sabe qual o problema.:putz:
Com relação ao freio... eu sempre achei ele meio estranho. Utilizo nele o fluído Dot3. Como meu carro ficou 3 semanas na oficina e nesse meio tempo utilizei outro carro, me deu a impressão de problema de novo. Meu "mecânico" disse que isso não era normal, que estava vazando pressão, mas eu deveria encaminhar para alguém que mexesse com freio.:parede:
A minha cherokee sempre fica um pouco acima dos 100°C. Nessa ultima ida na oficina eu troquei a bomba de água e os selos do motor, porque estava vazando água. Achei que isso iria ajudar porque antes devia estar entrando ar, mas nada. Mas pelo visto isso é normal.
Um abraço
Jéster, quanto a direção é isso mesmo. Folga é assim que se verifica da forma mais prática possível.....
Quanto ao freio, prefira pelo menos o DOT4, mas isso só vai fazer diferença em trajetos do tipo anda-para...onde o freio tende a aquecer mais.....se as pastilhas ou lonas foram trocadas a pouco tempo, tem que deixar acentar primeiro (desgastar um pouco) pra avaliar melhor o desempenho.....a sua tem ABS ? Se tiver, lembre que esse sistema não vai travar....e travar não é sinônimo de eficiência como muitos (leigos) julgam....
Já na temperatura, é normal mesmo, aliás tem que estar sempre nos 100°C ou levemente acima.....só não esuqeça que usar aditivo (e dos bons) é fundamental.
Abs.
Fala Leo, beleza?
Tem como regular isso? A minha é muito mole e também já escapou a reduzida numa bela descida... Ainda não parei pra olhar, mas se tiver como ajustar, acho uma boa idéia.
A Saga do óleo do câmbio: finalmente encontrei uma oficina legal pra fazer o serviço - fiquei de olho o tempo todo pra ver se os caras não fariam besteira e pra aprender também... tudo tranquilo. Mas, antes de trocar, verificamos e o nível estava bem baixo. Eu andei um tanto desse jeito e estava observando que quando o carro ficava algum tempo parado (trânsito) e saía acelerando um pouco mais forte, fazia um barulho de coisa roncando e a transmissão "patinava" - a impressão é que vinha do câmbio, pois se acelerasse forte em N o ronco não aparecia. Bom, depois de trocar óleo e filtro demos uma volta e tudo estava ótimo... até eu pegar trânsito de novo e o maledeto barulho aparecer outra vez, com menor intensidade e sem a patinada, mas apareceu. Será que eu fod... alguma coisa do câmbio???
Abraço,