Postado originalmente por
dudarj
Infelizmente não existe.
O que fazemos é verificar detalhes do carro que podem contar a verdade.
Por exemplo, eu acabei de comprar um JK 2007. Como sei que a km é original?
-Todo o manual foi carimbado em concessionária desde 0km sendo a ultima a uns 10 meses atrás com 62mil km (tem uns 77mil hj).
-Os pneus estão carecas, mas a data de fabricação dos mesmos é de 2007. Um carro com 20mil Km e pneus zerados, seria ao menos estranho. (em 2004 comprei um Honda VTi 1992 com 48mil km. 12 anos e só rodou isso?? Os pneus eram de 1995 e ainda rodavam bastante hehehe)
- Não há desgastes excessivos em mateirais tipo alavanca de cambio, pedais, pintura está excelente e toda original.
- Comprei direto do particular. (a alteração é feita geralmente por lojistas). E o mesmo era zeloso com o carro, que só andou na cidade.
- Repare em frestas de vidro, pela fresta do parabrisas, cantos, por baixo de acabamentos, assim pode-se determinar se andavam muito em estradas de chao, poeira etc.
- Repare no alinhamento das portas/porta malas/caput
-Reparem na pintura da grade da frente e caput. Um carro que viaja bastante, tende a ter mais marcas de pedras, pequenas batidas nessas areas.
- Repare se não há corrosão. (o wrangler costuma dar uma corrosão nas dobradiças das portas. É normal e nao indica uso severo).
-Reparem no parabrisas contra o sol. Somente contra o sol que conseguimos enxergar as pequenas batidas de pedras (no meu caso tinha poucas pois o proprietário andava mais na cidade do que estrada)
-Verifiquem se todos os vidros são originais (isso não indica absolutamente nada, mas vc fica sabendo se ja trocaram algum hehehe)
- Verifique a integridade da capota rígida. Procure por trincas. Retire a parte dianteira e verifique a vedaçao. Se tiver uma mangueira, veja se nao está vazando.
-Verifique se a capota de lona está completa. Os itens são: Teto e estrutura / janelas laterais e traseira / moldura em "L" das portas (2 ou 4 dependendo do modelo) com travas que aparafusam (2 por moldura) / Barra inferior onde se prende a janela traseira / 2 pequenoss acabamento de plástico onde se encaixa a barra da janela de trás (irá ficar presa no carro por encaixe e usa 1 de cada lado).
Agora, existem muitos proprietários que não cuidam do carro. Tem carro com 30mil km que é um bagaço. Eu prefiro pegar um carro "novinho" com km mais alta e bem cuidado do que um com KM mais baixa mas com aspecto de desleixo. Nos jeeps, manutenção é a palavra chave. Se tiver sido bem tratado e mantido de acordo com o uso, a chance de ter dor de cabeça depois será bem menor.
O meu carro seria um bom candidato a uma "plastica" de rejuvenescimento do velocímetro pois tem aspecto de carro com km muito menor.
Pode ser bem bem difícil, a tarefa de descobrir a km real de um carro...