x
Convex Datacenter
Página 25 de 93 PrimeiroPrimeiro ... 15161718192021222324252627282930313233343575 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 289 a 300 de 1116

Fala Mauro, blz ?? Entendi perfeitamente a sua explicação só que, no esquema do T-rex q o Giovani falou e, pelo que entendi, no local onde vc está colocando esse apoio com a bucha de nylon, está instalado o amortecedor de direção, direto no suporte e no chassi do jeep, já neutralizando em uma boa parte os solavancos da caixa. E ele colocando o apoio em cima da caixa, em paralelo com a haste da caixa de direção, só ajuda a manter a mesma reta e alinhada, não tendo problema algum com relação a torções nem porradas. . .

Foi isso que entendi, me desculpem se falei alguma besteira . .. hehehehe

[ ]´s
    Dias

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Re: Barra de Reforço do Setor da caixa VW

Caraio... Deu nó! O tico e o teco tão brigando até agora...

Vamos por partes...

Citação Postado originalmente por Mauro B.
    As escritas "lateral" e "frontal" que o Ricardão escreveu se referem as vistas, vista lateral e vista frontal, respectivamente, e não ao posicionamento na guia.
    Pode ser... Não reparei no nome da outra foto...

Fica difícil explicar aqui detalhadamente o porque do que vou dizer abaixo, mas posso provar posteriormente por A + B que o que vou escrever é verdadeiro ...
    Uma imagem vale mais que 1.000 palavras...

Fiz um desenho bem meia-boca para mostrar visualmente o que estou falando. E para comparar, fiz outro desenho com a guia sobre a haste. Não parece mais claro agora que, neste caso, qualquer força que provina do pivô, no sentido de causar um momento sobre o eixo da guia, produzirá uma força razoavelmente maior sobre a haste do que no caso da guia sobre o pivô???
    Vc quer dizer que no desenho 1 está certo, mais resitente que no 2??
    Discordo...

Se balançar como o Ricardão montou, pode acreditar que iria balançar mais ainda se ele colocasse a guia sobre a haste, mantendo o resto igual como está. O que importa realmente não é a posição da guia em relação a haste, mas sim em relação a barra de direção, que por sua vez deve ter sua posição definida de acordo com a posição da haste da caixa.
    Não mesmo... A barra pode ficar alinhada com as outras duas, é o suporte que determina isso. É só fazê-lo de acordo. A única peça estática é o guia de reforço. No desenho 1, se a haste da caixa fosse igualmente estática, vc teria sim anulado o movimento. Como já mencionei anteriormente, o pivô força para baixo e para cima. Se quiser anular completamente essa ação, serão 3 linhas paralelas, alinhadas na vertical:
    De cima para baixo:
    => Guia de reforço.
    => Haste da caixa.
    => Barra que liga à roda.

Olha só: no meu jeep é assim, com 1 guia em cima da haste da cx. de direção. Não mexe!
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...&start=60#9510

No T-Rex, colocamos um guia na lateral da haste, como vc diz ser o certo. Esse guia era sextavado e mesmo assim torcia a haste da caixa!
    Como não tinha espaço para colocar um guia em cima, optamos por 2 guias paralelos, na lateral. Funciona perfeitamente!

Como já diziam... Na prática, a teoria é outra...

Aqui como foi feito no início, com um guia sextavado.

Aqui com 2 guias redondos, paralelos. Sistema atual. As barras também foram modificadas, para absorver o movimento no volante.

[]'s

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Fala pessoal!!!

Citação Postado originalmente por Dias
    Entendi perfeitamente a sua explicação só que, no esquema do T-rex q o Giovani falou e, pelo que entendi, no local onde vc está colocando esse apoio com a bucha de nylon, está instalado o amortecedor de direção, direto no suporte e no chassi do jeep, já neutralizando em uma boa parte os solavancos da caixa.
    O amortecedor pouco ou quase nada irá influenciar na minimização de esforços sobre a caixa. Fosse isso poderíamos colocar um amortecedor mais "forte" ou até mesmo dois no lugar da guia ... mas mesmo assim ele não resolveria os problemas da quebra da caixa.
    Como o que mais nos importa é fazer com que a caixa dure (por motivos óbvios de segurança e economia), primeiro devemos nos precupar em acertar a posição da guia, e posteriomente arranjarmos um lugar para a fixação do amortecedor, que não necessariamente precisa ser no mesmo suporte da bucha da guia ... pode ser em qualquer lugar, desde que dê quase todo seu curso em todo o curso direcional das rodas, de batente a batente. Resumindo: o amortecedor é o de menos ....

E ele colocando o apoio em cima da caixa, em paralelo com a haste da caixa de direção, só ajuda a manter a mesma reta e alinhada, não tendo problema algum com relação a torções nem porradas. . .
    Foi isso que entendi, me desculpem se falei alguma besteira . .. hehehehe
    1°: a guia é OBRIGADA a ser paralela a haste da caixa! Isso é uma coisa fixa e não pode ser mudada. A pessoa que discordar de que a guia tem que ser paralela a haste, aí sim, estaria falando besteira. Mas não é isso que está em discussão. A discussão é qual a melhor posição da guia para que os esforços sobre a caixa sejam os menores possíveis.
    Tu dizes que a melhor posição para a guia é sobre a haste ... e eu digo: a melhor posição para a guia é sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção ...

Citação Postado originalmente por Giovani
    Vc quer dizer que no desenho 1 está certo, mais resitente que no 2??
    Discordo...
    Sim, no caso específico dos desenhos o 1° é melhor.

Se balançar como o Ricardão montou, pode acreditar que iria balançar mais ainda se ele colocasse a guia sobre a haste, mantendo o resto igual como está. O que importa realmente não é a posição da guia em relação a haste, mas sim em relação a barra de direção, que por sua vez deve ter sua posição definida de acordo com a posição da haste da caixa.
    Não mesmo... A barra pode ficar alinhada com as outras duas, é o suporte que determina isso. É só fazê-lo de acordo.
    Eu disse que a barra não poderia ficar alinhada com as outras duas???

A única peça estática é o guia de reforço. No desenho 1, se a haste da caixa fosse igualmente estática, vc teria sim anulado o movimento.Como já mencionei anteriormente, o pivô força para baixo e para cima.
    O pivô não força só para cima e para baixo, força tbm para os lados (olhando de frente), e estas forças se dão pelo centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Como a maioria dessas forças (e com as maiores intensidades) pertencem ao plano frontal vertical, a guia, afim de neutraizar todos essas forças, tbm deve pertencer ao plano frontal vertical! E é isso que fazemos quando colocamos a guia sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção!!!

Se quiser anular completamente essa ação, serão 3 linhas paralelas, alinhadas na vertical:
    De cima para baixo:
    => Guia de reforço.
    => Haste da caixa.
    => Barra que liga à roda.

Olha só: no meu jeep é assim, com 1 guia em cima da haste da cx. de direção. Não mexe!
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...&start=60#9510
    Ôpa! Estamos quase! Se no teu jipe a guia está sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção, então tu fizeste da forma que eu disse ser a correta ... e é por isso que o teu conjunto não se mexe. Note que nem levei em consideração a posição da haste! Basta seguir o critério de que a guia deve ficar sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção que o conjunto não deverá se mexer!

No T-Rex, colocamos um guia na lateral da haste, como vc diz ser o certo. Esse guia era sextavado e mesmo assim torcia a haste da caixa!
    Eu não disse que a guia deve ficar na lateral da haste. Leia denovo, eu não escrevi isso. Eu disse que a guia deve ficar sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção! No T-Rex foi feito com eu disse??? Não! ... e foi por isso que torceu ......... No teu jipe foi feito como eu disse??? Aparentemente sim! ... e foi por isso que não torceu ........

Como não tinha espaço para colocar um guia em cima, optamos por 2 guias paralelos, na lateral. Funciona perfeitamente!
    Dois guias paralelos é ooouutra história...! 8)

Como já diziam... Na prática, a teoria é outra...
    Pelo jeito a minha teoria é a "outra", principalmente agora que teus relatos com o Azulão e o T-Rex estão dando sustentação a ela!

Aqui como foi feito no início, com um guia sextavado.
    É, o guia nessa posição não tá legal .... :P

Uma coisa que eu quero que fique bem clara: na minha opinião, na minha análise e no que APARENTEMENTE tem se comprovado (pelos relatos do Giovani), a guia deve ficar sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Isso mesmo, olhando de lado, a guia deve ficar bem acima do centro dessa esfera, e o mais próximo possível dela, como no 1° desenho. Respeitado isso, a posição da haste em relação a guia tem menor importância. Ela pode ficar em cima, no lado, embaixo ou em diagonal com a guia. Existem posições para a haste em relação a guia em que a bucha de nylon sofre menos esforços, e com isso "corre" melhor sobre a guia e tem menor desgaste ... mas isso é discussão para mais além.

[]'s sobre o centro da esfera interna da barra de direção!
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Usuário Avatar de Sergio Antunes
    Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Agradecimentos: 0
    Oi Pessoal.

Pelo que estou entendendo, a idéia inicial do Giovani de se fazer essa guia, foi para evitar que a caixa de direção fosse forcada para baixo ou para cima, mas segundo o Mauro existe também a possibilidade da mesma ser forcada para frente ou para traz. Nesse caso eu na minha simplicidade acho que a melhor solução e realmente as barras duplas, mesmo dando maior trabalho para confeccionar e alinhar; coisa que eu já havia imaginado e mandado um desenho sobre isso.
    Desculpem-me se estiver errado.

Abraços.

Sergio Antunes.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Note que nem levei em consideração a posição da haste! Basta seguir o critério de que a guia deve ficar sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção que o conjunto não deverá se mexer!
    Grande Mauro!!!!

Agora caiu a ficha! Entendi o que vc quer dizer... E faz sentido sim. Vou ver se consigo testar isso.

Citação Postado originalmente por Sergio Antunes
    Pelo que estou entendendo, a idéia inicial do Giovani de se fazer essa guia, foi para evitar que a caixa de direção fosse forcada para baixo ou para cima, mas segundo o Mauro existe também a possibilidade da mesma ser forcada para frente ou para traz. Nesse caso eu na minha simplicidade acho que a melhor solução e realmente as barras duplas, mesmo dando maior trabalho para confeccionar e alinhar; coisa que eu já havia imaginado e mandado um desenho sobre isso.
    Grande Sérgio!!!

Sim, o desenho está lá no início desse tópico. Na época eu mesmo falei que era difícil fazer esse sistema. E é... mas fizemos e deu certo. Agora, analisando ao que o Mauro falou, tinha que alinhar essas barras. Se vc fizer isso no seu jeep, nos informe do resultado.

[]'s

Grande Giovani. . . me diga uma coisa, estou prestes a fazer essa guia para meu cj3, só quero saber qual o retentor que devo comprar, pois fui numa loja de retentores e o cara não conseguiu entender pra que eu queria o mesmo. . . levei o tarugo de nylon para ele achar o retentor mas ele começou a falar que o retentor não iria funcionar, que aqueceria. etc. etc. . . acredita ??
    Se possível, passe as medidas da bucha (diâmetro e comprimento) e qual o retentor mais indicado. . .

[ ]´s
    Dias

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Grande Giovani. . . me diga uma coisa, estou prestes a fazer essa guia para meu cj3, só quero saber qual o retentor que devo comprar, pois fui numa loja de retentores e o cara não conseguiu entender pra que eu queria o mesmo. . . levei o tarugo de nylon para ele achar o retentor mas ele começou a falar que o retentor não iria funcionar, que aqueceria. etc. etc. . . acredita ??
    Se possível, passe as medidas da bucha (diâmetro e comprimento) e qual o retentor mais indicado. . .
    Fala Dias!!!

É retentor comum... Não importa a marca. O tamanho vai depender do guia. Veja o diâmetro da haste guia que vc vai usar, aí compre um retentor qualquer, que tenha esse mesmo diâmetro interno. O torneiro faz o encaixe externo de acordo com o retentor. Não tem erro... Monte ele invertido, deixando a parte com a molinha para fora. Aí a graxa sai e a sujeira não entra.

[]'s

Blz Giovani. .. a haste pretendo utilizar a de um amortecedor do gol G3, acredito que ela aguente bem o tranco. . . a bucha arranjei mas só poderei pegar na segunda, pois minha mãe comprou um suporte para 3 bolos de casamento de madeira, onde os pedestais são de nylon. . . já imaginou o q quero fazer, né ?? hehehe . . . achei um pau (ops!) onde se prendem as cortinas maciços de cerejeira, na mesma medida dos tarugos de nylon. . . . vou trocá-los pela cerejeira. . . daí poderei levar a outra loja de retentores e comprar de acordo. . . daí é só ir no torneiro e pedir p ele fazer as buchas direitinho. . . .

[ ]´s
    Dias

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    a bucha arranjei mas só poderei pegar na segunda, pois minha mãe comprou um suporte para 3 bolos de casamento de madeira, onde os pedestais são de nylon. . . já imaginou o q quero fazer, né ?? hehehe . . . achei um pau (ops!) onde se prendem as cortinas maciços de cerejeira, na mesma medida dos tarugos de nylon. . . . vou trocá-los pela cerejeira. . .

Quando penso que já vi tudo...

Nessa adaptação, além de peças de máquina de lavar roupa agora tem também suporte para bolo da casamento e varão de cortina!!!

[]'s

É verdade Giovani. . . . quando não se tem dinheiro e produtos como nos EUA, começam as adequações que, dependendo da pessoa e da adequação, ficam até melhores que as vendidas fora do Brasil. Daqui há pouco, é capaz de vc ver jeeps com guincho movidos a motor de máquina de caldo de cana heheehehe. . . .

[ ]´s
    Dias

Usuário Avatar de Gomes Neto
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    Ribeirão preto/SP
    Faala Galera!!

Ao meu ver, as duas opções de posicionamento da barra guia causam problemas (ver imagens abaixo).
    Em ambos os casos temos estruturas hipoestáticas, para que não haja problemas precisamos torná-las hiperestáticas ou “trianguladas".
    Como já foi dito, o pivô não permite somente o movimento para cima e para baixo, mas também para os lados e para frente e para traz.
    É uma rótula, se todo o conjunto for estático beleza, mas se não for vai torcer junto.
    Acredito, portanto, que somente tendo mais de um ponto guia, evitaremos a torção da cremalheira.

[]s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -vw02_168.jpg   -vw01_198.jpg  
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por Gomes Neto
    Faala Galera!!

Ao meu ver, as duas opções de posicionamento da barra guia causam problemas (ver imagens abaixo).
    Em ambos os casos temos estruturas hipoestáticas, para que não haja problemas precisamos torná-las hiperestáticas ou “trianguladas".
    Como já foi dito, o pivô não permite somente o movimento para cima e para baixo, mas também para os lados e para frente e para traz.
    É uma rótula, se todo o conjunto for estático beleza, mas se não for vai torcer junto.
    Acredito, portanto, que somente tendo mais de um ponto guia, evitaremos a torção da cremalheira.
    Fala Gomes!!!

Aí... Mais 1 que pensa como eu... O que o Mauro falou faz sentido, mas como já falei antes, só o guia é estático. Acredito que alinhando o pivô com o guia, a torção diminua, mas não a elimina por completo. Ainda quero testar isso...
    Aproveitando esses belos desenhos, vc poderia desenhar a outra forma, com as 3 barras alinhadas, para podermos analisar?
    De cima para baixo:
    Guia de reforço;
    Haste da cx.;
    Barra com pivô.

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem