


Vamos por partes...


Fica difícil explicar aqui detalhadamente o porque do que vou dizer abaixo, mas posso provar posteriormente por A + B que o que vou escrever é verdadeiro ...

Fiz um desenho bem meia-boca para mostrar visualmente o que estou falando. E para comparar, fiz outro desenho com a guia sobre a haste. Não parece mais claro agora que, neste caso, qualquer força que provina do pivô, no sentido de causar um momento sobre o eixo da guia, produzirá uma força razoavelmente maior sobre a haste do que no caso da guia sobre o pivô???

Discordo...
Se balançar como o Ricardão montou, pode acreditar que iria balançar mais ainda se ele colocasse a guia sobre a haste, mantendo o resto igual como está. O que importa realmente não é a posição da guia em relação a haste, mas sim em relação a barra de direção, que por sua vez deve ter sua posição definida de acordo com a posição da haste da caixa.
De cima para baixo:
=> Guia de reforço.
=> Haste da caixa.
=> Barra que liga à roda.
Olha só: no meu jeep é assim, com 1 guia em cima da haste da cx. de direção. Não mexe!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...&start=60#9510
No T-Rex, colocamos um guia na lateral da haste, como vc diz ser o certo. Esse guia era sextavado e mesmo assim torcia a haste da caixa!
Como não tinha espaço para colocar um guia em cima, optamos por 2 guias paralelos, na lateral. Funciona perfeitamente!
Como já diziam... Na prática, a teoria é outra...

Aqui como foi feito no início, com um guia sextavado.


Aqui com 2 guias redondos, paralelos. Sistema atual. As barras também foram modificadas, para absorver o movimento no volante.

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