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Feixe de molas da Blazer ou S10, alguém utiliza algum.

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  • 23/10/2015, 01:41
    Ian Jeep
    4 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Pelo que já aprendi aqui e também na prática o ideal é exatamente o que vc falou na primeira frase "as molas tem q ficar com os olhais na mesma altura em relação ao solo".
    Para que isso ocorra o suporte do jumelo sempre vai ficar mais alto pois o olhal da mola está preso na parte inferior do jumelo, essa parte (inferior do jumelo com a devida inclinação) que precisa estar em conformidade com o suporte fixo. Dessa forma teremos os olhais dos feixes paralelos ao solo. Então na observação que vc fez nas picapes teria que comparar a parte inferior do jumelo para com o suporte fixo.

    Sobre o movimento do eixo e da suspensão a conclusão que cheguei é que com os olhais do feixe paralelos ao solo o eixo trabalha da forma correta. Tive essa dúvida faz algum tempo e ia montar o feixe dianteiro com o olhal traseiro mais baixo que o dianteiro e um forista antigo que é engenheiro me explicou:

    Então, mas mesmo com os olhais alinhados o eixo ainda tem um movimento na horizontal, porem bem menos q no caso do suporte do jumelo fique mais abaixo.

    Anexo 514958

    Já com o olhal lado do jumelo, mais alto, a tendencia é ele "corrigir" essa jogada do eixo pra traz e manter ele se movimentando mais na vertical possível.

    Anexo 514959

    Anexo 514960
    Anexo 514961


    Abraços
  • 23/10/2015, 11:05
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Então, mas mesmo com os olhais alinhados o eixo ainda tem um movimento na horizontal, porem bem menos q no caso do suporte do jumelo fique mais abaixo.

    Anexo 514958

    Aqui volto naquela questão do "arqueamento dos feixes" e inclinação do jumelo, se o arqueamento for menor (como na posição "B") e se o jumelo (com a suspensão em repouso) estiver próximo de 45 graus o deslocamento horizontal será mínimo. Por exemplo, a estria do cardan dianteiro do meu Jeep se move apenas 7mm, medi comparando inicialmente a suspensão em repouso e depois com o feixe comprimido no lado onde fica o pinhão.

    Citação:

    Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Já com o olhal lado do jumelo, mais alto, a tendencia é ele "corrigir" essa jogada do eixo pra traz e manter ele se movimentando mais na vertical possível.

    Anexo 514959

    Anexo 514960
    Anexo 514961


    Abraços

    Correto, a explicação está perfeita, apesar do primeiro gráfico não informar se os feixes são realmente assimétricos.
    As C-10 e F100 já usavam um sistema semelhante, feixes assimétricos com jumelos de ponta-cabeça, justamente pra deixar a parte móvel mais alta em relação ao suporte fixo.
    http://imganuncios.mitula.net/1956_f...6198234054.jpg
    http://cdn3.volusion.com/fevkb.naecr...jpg?1362213764

    []'s
  • 23/10/2015, 13:38
    Ian Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Aqui volto naquela questão do "arqueamento dos feixes" e inclinação do jumelo, se o arqueamento for menor (como na posição "B") e se o jumelo (com a suspensão em repouso) estiver próximo de 45 graus o deslocamento horizontal será mínimo. Por exemplo, a estria do cardan dianteiro do meu Jeep se move apenas 7mm, medi comparando inicialmente a suspensão em repouso e depois com o feixe comprimido no lado onde fica o pinhão.

    Entendi, pensei q o movimento da espiga fosse maior. Cheguei até a pensar q era a causa de alguns cardans escaparem.
    Mas nesse caso, 7mm é irrelevante. :concordo:

    Citação:

    Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Correto, a explicação está perfeita, apesar do primeiro gráfico não informar se os feixes são realmente assimétricos.
    As C-10 e F100 já usavam um sistema semelhante, feixes assimétricos com jumelos de ponta-cabeça, justamente pra deixar a parte móvel mais alta em relação ao suporte fixo.

    http://cdn3.volusion.com/fevkb.naecr...jpg?1362213764

    []'s

    Pois é no primeiro gráfico não estão assimétricos, mas foi só um exemplo mesmo, no caso teria q ser assimétrico para o eixo ficar mais na crista do feixe, q nem as pickup, igual a essa foto do feixe q vc postou.

    Agradeço as explicações, foi muito produtivo.


    Abraços
  • 23/10/2015, 14:02
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Entendi, pensei q o movimento da espiga fosse maior. Cheguei até a pensar q era a causa de alguns cardans escaparem.
    Mas nesse caso, 7mm é irrelevante. :concordo:

    Vejo muito cardan dianteiro escapando em jipes com jumelo reverse (atras da roda dianteira), o que acontece é que quando a suspensão abre totalmente o ponto fixo na dianteira faz com que os eixo se desloque pra frente (abrindo a espiga), esse problema aumenta quando se usa jumelo alto ou quando o o suporte do jumelo está mais baixo que o suporte fixo, aí sim, ocorre muito movimento horizontal.

    Com olhais paralelos ou com o "olhal móvel" mais alto evita-se esse problema. Mas também depende de um bom ajuste do cardan, no meu por exemplo além dos 7mm que ele comprime, deixei apenas mais 10mm de folga, trabalha com a luva cobrindo praticamente toda a estria, assim tiro mais proveito do conjunto quando a suspensão abre (ainda não medi pra ver quanto a estria se desloca).

    []'s
  • 23/10/2015, 20:01
    Thiago Rodeghel
    Já está quase pronto o reverse shackle com molas da Blazer. Semana que vem já tenho fotos iniciais...
  • 23/10/2015, 20:26
    Thiago Rodeghel
    Duro vai ser furar o chassi com diâmetro de 42mm Elmer qual marca de serra copo vc usou? Alguma dica? Vou instalar com buchas de Santana...
  • 24/10/2015, 11:15
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Duro vai ser furar o chassi com diâmetro de 42mm Elmer qual marca de serra copo vc usou? Alguma dica? Vou instalar com buchas de Santana...

    Cara, eu tenho serra-copo da irwin, bosch, starret, qualquer uma resolve. O último que fiz reverse foi no chassi da band que tem parede dupla nas duas faces e furou numa boa. Só ir com calma pra não fritar os dentes nem empenar o suporte-guia.

    []'s
  • 25/10/2015, 20:25
    Thiago Rodeghel
    2 Anexo(s)
    Tubo com as buchas de Santana originais VW...

    Retrabalhei o comprimento delas, só encurtei para o comprimento de ambas que precisava, e o diâmetro do Furo de 10 para 12mm...

    Anexo 515087

    Anexo 515088

    [s]
  • 27/10/2015, 23:47
    Thiago Rodeghel
    3 Anexo(s)
    Algumas do suporte fixo, para as molas dianteiras na frente...

    Anexo 515240
    Anexo 515241
    Anexo 515242

    [s]
  • 28/10/2015, 14:15
    Ian Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Algumas do suporte fixo, para as molas dianteiras na frente...

    Anexo 515241


    [s]

    Ta ficando show, parabéns!! :palmas:
  • 28/10/2015, 17:05
    Thiago Rodeghel
    Citação:

    Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Ta ficando show, parabéns!! :palmas:

    Obrigado Ian...
    Hj descobri que brocas da Twill em aço rápido, não aguentam furar as molas... usando furadeira de coluna e fluido de corte... Tive de partir para brocas para furar aço inox, 7 brocas... 120 latinhas...:evil:

    Amanhã furar o segundo conjunto de molas... e tbm pegar o C que vai abraçar o chassis, para fechar na posição onde irá o olhal do Jumelo...

    [s]
  • 29/10/2015, 13:47
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Obrigado Ian...
    Hj descobri que brocas da Twill em aço rápido, não aguentam furar as molas... usando furadeira de coluna e fluido de corte... Tive de partir para brocas para furar aço inox, 7 brocas... 120 latinhas...:evil:

    Amanhã furar o segundo conjunto de molas... e tbm pegar o C que vai abraçar o chassis, para fechar na posição onde irá o olhal do Jumelo...

    [s]

    Compra broca de parede e manda um torneiro corrigir a afiação. Elas vem com uma vídea na ponta, basta refazer a afiação que fura qualquer aço.
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