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Convex Datacenter
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  • #145
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Pelo que já aprendi aqui e também na prática o ideal é exatamente o que vc falou na primeira frase "as molas tem q ficar com os olhais na mesma altura em relação ao solo".
    Para que isso ocorra o suporte do jumelo sempre vai ficar mais alto pois o olhal da mola está preso na parte inferior do jumelo, essa parte (inferior do jumelo com a devida inclinação) que precisa estar em conformidade com o suporte fixo. Dessa forma teremos os olhais dos feixes paralelos ao solo. Então na observação que vc fez nas picapes teria que comparar a parte inferior do jumelo para com o suporte fixo.

    Sobre o movimento do eixo e da suspensão a conclusão que cheguei é que com os olhais do feixe paralelos ao solo o eixo trabalha da forma correta. Tive essa dúvida faz algum tempo e ia montar o feixe dianteiro com o olhal traseiro mais baixo que o dianteiro e um forista antigo que é engenheiro me explicou:
    Então, mas mesmo com os olhais alinhados o eixo ainda tem um movimento na horizontal, porem bem menos q no caso do suporte do jumelo fique mais abaixo.

    -monstertech3.jpg

    Já com o olhal lado do jumelo, mais alto, a tendencia é ele "corrigir" essa jogada do eixo pra traz e manter ele se movimentando mais na vertical possível.

    -capturar.jpg

    -fig-16.gif
    -clip_image001.gif


    Abraços

  • #146
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    Citação Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Então, mas mesmo com os olhais alinhados o eixo ainda tem um movimento na horizontal, porem bem menos q no caso do suporte do jumelo fique mais abaixo.

    -monstertech3.jpg
    Aqui volto naquela questão do "arqueamento dos feixes" e inclinação do jumelo, se o arqueamento for menor (como na posição "B") e se o jumelo (com a suspensão em repouso) estiver próximo de 45 graus o deslocamento horizontal será mínimo. Por exemplo, a estria do cardan dianteiro do meu Jeep se move apenas 7mm, medi comparando inicialmente a suspensão em repouso e depois com o feixe comprimido no lado onde fica o pinhão.

    Citação Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Já com o olhal lado do jumelo, mais alto, a tendencia é ele "corrigir" essa jogada do eixo pra traz e manter ele se movimentando mais na vertical possível.

    -capturar.jpg

    -fig-16.gif
    -clip_image001.gif


    Abraços
    Correto, a explicação está perfeita, apesar do primeiro gráfico não informar se os feixes são realmente assimétricos.
    As C-10 e F100 já usavam um sistema semelhante, feixes assimétricos com jumelos de ponta-cabeça, justamente pra deixar a parte móvel mais alta em relação ao suporte fixo.



    []'s

  • #147
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Aqui volto naquela questão do "arqueamento dos feixes" e inclinação do jumelo, se o arqueamento for menor (como na posição "B") e se o jumelo (com a suspensão em repouso) estiver próximo de 45 graus o deslocamento horizontal será mínimo. Por exemplo, a estria do cardan dianteiro do meu Jeep se move apenas 7mm, medi comparando inicialmente a suspensão em repouso e depois com o feixe comprimido no lado onde fica o pinhão.
    Entendi, pensei q o movimento da espiga fosse maior. Cheguei até a pensar q era a causa de alguns cardans escaparem.
    Mas nesse caso, 7mm é irrelevante.

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Correto, a explicação está perfeita, apesar do primeiro gráfico não informar se os feixes são realmente assimétricos.
    As C-10 e F100 já usavam um sistema semelhante, feixes assimétricos com jumelos de ponta-cabeça, justamente pra deixar a parte móvel mais alta em relação ao suporte fixo.



    []'s
    Pois é no primeiro gráfico não estão assimétricos, mas foi só um exemplo mesmo, no caso teria q ser assimétrico para o eixo ficar mais na crista do feixe, q nem as pickup, igual a essa foto do feixe q vc postou.

    Agradeço as explicações, foi muito produtivo.


    Abraços

  • #148
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    Citação Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Entendi, pensei q o movimento da espiga fosse maior. Cheguei até a pensar q era a causa de alguns cardans escaparem.
    Mas nesse caso, 7mm é irrelevante.
    Vejo muito cardan dianteiro escapando em jipes com jumelo reverse (atras da roda dianteira), o que acontece é que quando a suspensão abre totalmente o ponto fixo na dianteira faz com que os eixo se desloque pra frente (abrindo a espiga), esse problema aumenta quando se usa jumelo alto ou quando o o suporte do jumelo está mais baixo que o suporte fixo, aí sim, ocorre muito movimento horizontal.

    Com olhais paralelos ou com o "olhal móvel" mais alto evita-se esse problema. Mas também depende de um bom ajuste do cardan, no meu por exemplo além dos 7mm que ele comprime, deixei apenas mais 10mm de folga, trabalha com a luva cobrindo praticamente toda a estria, assim tiro mais proveito do conjunto quando a suspensão abre (ainda não medi pra ver quanto a estria se desloca).

    []'s

  • #149
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    Já está quase pronto o reverse shackle com molas da Blazer. Semana que vem já tenho fotos iniciais...
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #150
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    Duro vai ser furar o chassi com diâmetro de 42mm Elmer qual marca de serra copo vc usou? Alguma dica? Vou instalar com buchas de Santana...
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #151
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    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Duro vai ser furar o chassi com diâmetro de 42mm Elmer qual marca de serra copo vc usou? Alguma dica? Vou instalar com buchas de Santana...
    Cara, eu tenho serra-copo da irwin, bosch, starret, qualquer uma resolve. O último que fiz reverse foi no chassi da band que tem parede dupla nas duas faces e furou numa boa. Só ir com calma pra não fritar os dentes nem empenar o suporte-guia.

    []'s

  • #152
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    Tubo com as buchas de Santana originais VW...

    Retrabalhei o comprimento delas, só encurtei para o comprimento de ambas que precisava, e o diâmetro do Furo de 10 para 12mm...

    -20151025_194755.jpg

    -20151025_194840.jpg

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
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  • #153
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    Algumas do suporte fixo, para as molas dianteiras na frente...

    -20151027_145145.jpg
    -20151027_151650.jpg
    -img-20151027-wa0026.jpg

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    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
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  • #154
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    Algumas do suporte fixo, para as molas dianteiras na frente...

    -20151027_151650.jpg


    [s]
    Ta ficando show, parabéns!!

  • #155
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    Ta ficando show, parabéns!!
    Obrigado Ian...
    Hj descobri que brocas da Twill em aço rápido, não aguentam furar as molas... usando furadeira de coluna e fluido de corte... Tive de partir para brocas para furar aço inox, 7 brocas... 120 latinhas...

    Amanhã furar o segundo conjunto de molas... e tbm pegar o C que vai abraçar o chassis, para fechar na posição onde irá o olhal do Jumelo...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #156
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    Obrigado Ian...
    Hj descobri que brocas da Twill em aço rápido, não aguentam furar as molas... usando furadeira de coluna e fluido de corte... Tive de partir para brocas para furar aço inox, 7 brocas... 120 latinhas...

    Amanhã furar o segundo conjunto de molas... e tbm pegar o C que vai abraçar o chassis, para fechar na posição onde irá o olhal do Jumelo...

    [s]
    Compra broca de parede e manda um torneiro corrigir a afiação. Elas vem com uma vídea na ponta, basta refazer a afiação que fura qualquer aço.

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