Postado originalmente por
fabriciosimonini
Boa tarde á todos!
Meu nome é Fabrício, 38 anos, advogado, moro na Cidade de Brotas/SP, possuo um C.J 5 ano 1961, carroceria de fibra, motor A.P 2.0, flanges deep-tec, câmbio 260F, caixa de Tração Willys, freio à disco nas 4 rodas (mais detalhes no link em minha assinatura).
Desde 2009, ano em que adquiri meu Jeep e iniciei sua reforma, venho fazendo tudo com minhas próprias mãos, na medida do possível, pelo motivo que todos vocês já devem saber, má vontade de funileiros, mecânicos, eletricistas etc... nenhum “profissional” desta área acha lucrativo trabalhar com nossos queridos C.Js, pelo menos este é o meu entendimento. Como exemplo, só para colocar o pino chorão rolamentado em meu C.J o mecânico/torneiro levou 60 dias, um absurdo!
Mas, Vamos ao que interessa: Primeiramente parabéns a todos pela troca de experiências num tópico tão interessante como este, qual seja, a tentativa de deixar nossos C.Js um pouco mais confortáveis, o que vem sendo meu objetivo nos últimos anos.
Quando substituí a carroceria original pela de fibra, retirei duas molas traseiras e três molas dianteiras em cada feixe, o que melhorou um pouco os pulos. Para chegar a esta configuração desmontei e montei umas três vezes cada feixe.
Depois de muita pesquisa aqui no fórum, já li de tudo: calço entre as molas ( no centro do feixe original), espaçadores nas extremidades das molas, onde há o atrito entre elas, Uso dos amortecedores Cofap GL 12343 da Ranger, troca dos feixes pelos de Toy (dianteiros) e até substituição por molas helicoidais, o que demanda muito estudo e cuidado!
Em todos os casos existem os prós e os contras e tudo parece muito subjetivo, pois o que pode ser bom para alguns, pode ser ruim para outros principalmente pelo uso que se faz do Jeep.
Particularmente não costumo fazer trilhas, uso o Jeep mais para “passeios” na propriedade rural da família, onde encaro várias situações, e nem por isso exijo menos do C.J.
Até agora, a substituição dos feixes originais na traseira pelos da Blazer foi a alteração que me pareceu mais interessante e vantajosa economicamente (custo-benefício), quem fez este upgrade, gostou do resultado em termos de conforto, sem perder estabilidade, curso de suspensão etc... agora vamos ver como eles se comportam na dianteira, aguardo ansioso o resultado da corajosa empreitada do colega Thiago Rodeghel para ver como fica.
Abraços à todos!