O meu adaptei freio traseiro a disco e freio de mão essa semana..nem peguei o carro na oficina ainda..passei um susto quando estourou o cano do freio em uma descida!
Olá Andreluizsa.
Passou muito medo, não é!
Não deixe este episódio abalar sua confiança no Jeep!
Ele é muito melhor que isso!
Cuidado com a tubulação de freio, ela deve ser toda de aço, atenção nada de cobre!
Outra dica são os flexiveis que também tem a vida útil muito pequena, com o tempo elas vão dificultando a passagem do fluído do freio causando um desequilíbrio nas frenagem, aproveite para revisar/trocar.
Fica esperto, é muito difícil cano estourar sem motivo, 98% de chance de ter havido problemas na montagem, alguma coisa como conexão encaixada com a rosca torta, cano dobrado e desdobrado. Enfim aproveite o episódio ruim, revise tudo, que ao final voce terá um jeep melhor.
Quando puder poste aqui as fotos de como ficou a adaptação, todos nós gostamos muito!
Como meu jeep está original, e pretendo deixá-lo assim... estou juntando as peças para colocar o freio de mão original (no meu caso - cj-3b 1954 é no cardan, tem tipo uma panela - as fotos postadas não são do meu jeep, mas é exatamente igual ao sistema do meu jeep, inclusive as peças...).
Negócio é o seguinte: está me faltando UMA PEÇA (ver na foto em destaque amarelo). Aqui no sul o pessoal joga fora este sistema de freio de mão, logo é muito difícil encontrar as peças... gostaria de saber se alguém tem este sistema, se funciona mesmo? caso alguém tenha a peça que esta faltando entre em contato! ou também podem me mandar as medidas e fotos para eu usinar...
Lista do que eu tenho:
- puxador tipo cabo de guarda-chuva
- cabos
- panela do freio com os componentes descrito na figura em explosão (menos a peça em destaque)
Será que precisa de mais alguma peça??
obs: tem gente que coloca freio a disco neste sistema... caso alguém do forum coloque, me doe ou faça um preçinho BEM acessível pelas peças que sobrarem do sistema original..
realmente este sistema de freios eh ineficiente, funciona bem apenas quando as lonas de freios sao novas e secas, com pneus originais.
eu estou trabalhando num sistema que ira trocar este por um disco provavelmente do fiat palio. mas sao apenas conjeturas. ainda estou estudando.
qdo ficar pronto posso colocar o projeto aki para opinioes, escrachos, sugestoes, etc. :-0
[]'s
Meu jeep está original, logo já estou acostumado em dias de chuva redobrar os cuidados com as frenagens... por acaso vc não tem a peça que me falta ou saiba quem tem??
Quanto a adaptação, o pessoal aqui no sul coloca freio a disco na "panela" deste sistema de freio de mão... ainda não vi, mas acredito que fica beleza...
Fugger,
Me corrija se eu estiver errado: quando vc puxa o freio de mão, trava a caixa, se eu estiver 4x4, as quatro rodas estão travadas, certo? seria eficiente caso estiver regulado e seco o sistema?
Aguardando comentários e uma alma caridosa que me consiga a peça que falta...
Me corrija se eu estiver errado: quando vc puxa o freio de mão, trava a caixa, se eu estiver 4x4, as quatro rodas estão travadas, certo?
A caixa não, só o cardan traseiro e se tiver engatado a tração(4x4) o cardan dianteiro. Se vc erger um lado do CJ a roda ficará livre por causa do efeito do diferencial. O resto da caixa fica livre, possibilitando usar a tomada de força por exemplo.
Postado originalmente por Fabiano-SL
seria eficiente caso estiver regulado e seco o sistema?
O sistema funciona, mas tem como calcanhar de aquiles o diferencial. Se não for bloqueado 100%, e uma das rodas não estiver firme no chão o jeep anda. Se atração estiver engatada este problema diminui pois teria que ter uma roda sem firmeza em cada eixo.
Como disse o problema desse sistema é o diferencial.
ha uns 3 meses, se nao me engano, devo ter visto uns 4 freios destes em uma oficina, mas o cara falou q estava negociando, mas o interessado nao havia dado certeza.
como esta oficina fica meio longe, vou ligar pro cara pra ver se fez negocio, caso contrario, se ele vende a peça em questao.
alias, como disse o fugger, tem que estar bloqueado para dar mais garantia - que eh o meu caso.mas mesmo qdo nao tinha bloqueio o sistema funcionava a contento, pois eu so o usava no asfalto, numa ladeira, entao estava bem "calçado".
Dá uma verificada, quando possível, se o mecânico tem a panela completas... e o preço (ai, ai )...caso ele queira vender a peça que me falta (melhor opção p/ mim...) entre em contato. Também SE VC PUDER, caso o cara não venda a peça separado, tire uma FOTO E AS MEDIDAS para eu fabricar a peça, pois não tenho idéia do tamanho dela...
Caso alguém do forum também saiba a medida ou tenha esta peça que me falta, entre em contato.
Caso alguém faça a adpaçao de freio a disco neste sistema, coloque o processo em debate no forum, pois acho muito interessante...