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Tópico: freio de mão

  • #85
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    Gente... queria dizer para vocês que ainda não estou pensando em trocar o sistema original de freios do meu Jeep... até porque antes de vai precisar de alguns reparos, tanto mecânicos quanto de funilaria...

    Então qual seria o sistema mais fácil de adaptar no sistema original do Jeep, tudo tambor ?? lembrando que as peças que ser encontradas...

    Alguém tem algumas fotos de como foram passados os cabos e tudo mais, eu vi umas fotos de uma instalação da caixa de direção do Gol no CJ5 e fiquei impressionado... se não fosse as soldas, dáva para fazer tudo...

  • #86
    O tempra 16v tem pinças com acionamento de freio de mão na trazeira.

  • #87
    Usuário Avatar de w@ldo
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    Freio de estacionamento em Jeep, se é para uilizar na garagem, engate a 1ª e deixe ele lá, agora se você precisa deve um um aclive ou declive, situação de trilha para fazer o carro pegar ou algo parecido, o método mais fácil e barato que encontrei foi o sistema hidráulico da fess (vende no Portugues 4x4, Donatti, etc) custa uns 100,00, é fácil de instalar e pode atuar nas rodas dianteiras ou trazeiras, vc é que escolhe, de preferência com freio a disco, é mais barato do que adaptar pinças de Kadett nas rodas trazeiras para utilizar cabo, e a eficiência é fantástica, quando aciono o meu, as rodas dianteiras travam e as trazeiras ficam patinando, da até para fumacear o ambiente!!!

  • #88
    Só para complementar, o freio de mão original dos M38A1 (que é a versão militar do CJ-5) sempre foi entre os bancos. Apenas a versão civil que veio com o freio no painel.
    Porém o sistema de atuação do freio é praticamente o mesmo dos CJ's, com uma panela para o freio de mão montado na saída da cx de transferência. Só que as lonas de freio atuam por fora da panela (e não por dentro como os CJs.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -freio_de_m_o_2_194.gif   -freio_de_m_o_134.gif  
    1941 - Willys MB Slat Grill / 1942 - Dodge wc57 Command Car / 1951 - Willys M38 / 1955 - Willys M38A1

  • #89
    Usuário Avatar de elcio
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    o Contran proibe o uso de sistema hidraulico como freio de estacionamento.
    o ideal e seguro mesmo eh o bom e velho cabo de aço.
    certa vez deixei o jeep estacionado com a primeira marcha engatada, veio um idiota e encostou na traseira, resultado: a primeira foi pro brejo.
    nunca mais deixo carro algum estacionado com marcha engatada, alias caixa de marcha nao foi feita pra segurar carro, pra isso existe freio de mao.

    []´s

  • #90
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    Reativando o tópico, pretendo instalar o freio de mão no meu jeep. Atualmente ele está com as lonas na traseira e discos na dianteira. Minha intenção é colocar uma alavanca entre os bancos, teria algum detalhe a ser observado? Alguém que já fez essa adaptação tem uma dica aí?!
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  • #91
    Também to querendo fazer essa adaptação...
    to com um freio de mão de tempra aki e o jipe
    ta com pinças de kadett atras e tem a conexão pra
    freio de mão....
    agora vendo o hidraulico, da pra pensar..
    outra coisa, padrao de freio de mão é só pra roda traseira ou
    tem pra dianteira tambem? (digo de fabrica).
    Se colocasse o hidraulico, colocaria na dianteira, traseira, ou nas 4?


    Grato
    Pablo

  • #92
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    Os "mestres" do fórum já disseram em outro tópico que esse sistema hidráulico não é 100% eficiente, perde pressão e desgasta o cilindro mestre.

    Como já foi falado na página anterior, pode ser aproveitado o sistema de cabos originais do CJ. O acionamento "mecanico" da pinça trazeira do kadett é muito bom e pode ser usado sem problemas.

    Sobre a alavanca entre os bancos use uma chapa/reforço por baixo do assoalho pra evitar que o mesmo afunde quando o freio de mão estiver acionado.

    E pra quem está em busca de idéias aqui vai um sistema que se mostrou bastante eficiente e que usa somente uma pinça do kadett sem óleo, apenas no acionamento mecânico via cabo.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=5344&start=80




    []'s 8)

  • #93
    Usuário Avatar de elcio
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    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    E pra quem está em busca de idéias aqui vai um sistema que se mostrou bastante eficiente e que usa somente uma pinça do kadett sem óleo, apenas no acionamento mecânico via cabo.
    Elmer:

    eh exatamente o que estou querendo fazer. ja estou com as peças compradas e tudo mais.nao vejo a hora de arrancar esse sistema original e colocar um disco no lugar.
    estou ensaiando isso ha mais de um ano e ate agora nao pude idealizar.
    mas acredito que nao deve ter sido muito dificil, ne?
    que disco vc usou?e o cabo?
    desculpe, mas vou ter que "chupinhar" sua ideia.

    []´s

  • #94
    Usuário Avatar de Thiago Serpa
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    Muito legal esse sistema!
    Elmer, aonde o disco ficou preso?! Na flange da T-case?
    Esse caixa aí é da band, né?
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  • #95
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    Citação Postado originalmente por elcio
    Elmer:

    eh exatamente o que estou querendo fazer. ja estou com as peças compradas e tudo mais.nao vejo a hora de arrancar esse sistema original e colocar um disco no lugar.
    estou ensaiando isso ha mais de um ano e ate agora nao pude idealizar.
    mas acredito que nao deve ter sido muito dificil, ne?
    que disco vc usou?e o cabo?
    desculpe, mas vou ter que "chupinhar" sua ideia.

    []´s
    Citação Postado originalmente por Thiago Serpa
    Muito legal esse sistema!
    Elmer, aonde o disco ficou preso?! Na flange da T-case?
    Esse caixa aí é da band, né?
    elcio, a idéia é pra ser copiada, estou aqui pra compartilhar informações.
    Thiago, sim a caixa é da band, completa com tcase.

    O maior trabalho foi criar o cavalete pra fixar a pinça de freio
    O disco é de fiat uno, teve que ser refurado os 4 furos sendo mais juntos.
    A band tem um tambor no freio de mão, eliminei o tambor(no torno) e aproveitei o centro onde dentro tem a estria que encaixa na t case e fora recebe o cardâ trazeiro.
    O cabo foi feito a partir de um cabo do freio de mao de fusca
    A alavanca que uso é do fusca também, com a base modificada.

    Se vc tiver o sistema a tambor original da tcase willys é possível adaptar um disco ali na luva(LETRA C)

    o maior trabalho(depois de centralizar o disco) seria a criação do cavalete(que vai ali na peça LETRA X) pra fixar a pinça.

    []'s freiando moooito.

  • #96
    Salve!

    Caro Giovani,
    Cheguei somente agora na conversa, e já li todos os elogios a sua genialidade off road, mas não poderia deixar de comentar o quanto achei inteligentíssima a sua condução com o uso deste recurso das válvulas.
    Parabéns e , por favor, continue nos brindando com estas idéias e informações valiosíssimas!!!

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