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Tópico: freio de mão

Hybrid View

  • #1




    HHMMM..
    saquei.. saquei...
    eu não tava ligado que se fechar a valvula sem pisar no freio a roda naum fica travada!! =DD

    Valew!

  • #2
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Freio de mão hidráulico!

    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Blz Giovani,
    Agora entendi... em parte, quero dizer, e na lama por exemplo ???
    Aí seria travando a roda que patinar
    []'s quase entendendo... hehehe...
    Grande Eduardo!

    Essa é a dificuldade desse sistema... Ele não é muito prático não...
    8) É o seguinte: a idéia é vc prever qual roda irá patinar, para então bloquear o sistema da roda oposta. Assim, quando ela patinar vc pisa no freio, travando só ela, passando o torque para a outra que teve o circuito fechado. Se não for assim, vc vai parar a viatura toda vez que uma roda patinar. Parando no meio do lamaçal, vc já sabe o que acontece... A idéia é manter-se em movimento, o que evita o atolamento... Até rimou...
    Mas supondo que vc parou, tem uma roda de cada lado patinando, por exemplo: a dianteira direita e traseira esquerda. O que vc vai fazer? Fechar o circuito da roda oposta, sem pisar no freio. Engrene uma marcha, acelere, tire o pé da embreagem e ponha ele no freio. Pé direito acelerando e esquerdo freiando. Quando o jeep se mover, sair dali, vc solta o freio. Entende? Andando ou parado o procedimento é o mesmo: SEM PISAR NO FREIO, FECHE O CIRCUITO DA RODA QUE TEM ADERÊNCIA!
    Dessa forma, só quando uma roda perder aderência vc freia, sem deixar de acelerar.
    Se vc pisar no freio e fechar o circuito, a roda fica bloqueada, e nos primeiros 50cm o efeito será contrário, patinando a outra... Aí vc precisa soltar essa e bloquear a outra, e assim sucessivamente, dando um trabalho enorme e andando menos que uma lesma... Além de correr o risco de atolar de vez...

  • #3
    Bom, como já está dizendo abaixo do nome do Giovani: " Expert"
    8)

  • #4
    Agora sim... Giovani,

    Entendi por completo, valeu a aula...
    Aliás Expert já foi há tempos, está na fase dos Mestres...

    Mas mesmo sendo trabalhoso, acho uma boa opção para nós pobres mortais que não podem adquirir bloqueios tipo ARB ou Detroit ou OX, né ???
    Pq bloqueio 100% em jipe utilizado no dia-a-dia e viagens não funciona...

    []'s satisfeitos... 8) 8)
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #5
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Bloqueio!

    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Agora sim... Giovani,
    Entendi por completo, valeu a aula...
    Aliás Expert já foi há tempos, está na fase dos Mestres...
    Mas mesmo sendo trabalhoso, acho uma boa opção para nós pobres mortais que não podem adquirir bloqueios tipo ARB ou Detroit ou OX, né ??? Pq bloqueio 100% em jipe utilizado no dia-a-dia e viagens não funciona...
    []'s satisfeitos... 8) 8)
    Salve turma!

    Mestre?????? Credo... assim fico vermelho...
    Grande Eduardo! O único bloqueio 100% e acessível que temos é o da Ensimec, que uso na traseira do meu Jeep. Mas realmente, para rodar no dia-a-dia e em viagens, não é apropriado. Gasta pneus, aumenta o consumo e o Jeep fica "quadrado".
    Já esse freio hidráulico, quebra o galho numa encrenca eventual... Para uso constante em trilhas, acho que um bloqueio seja mais indicado.

  • #6
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Ae pessoal !!!

    Como só li este tópico agora, só pude contribuir agora...
    Eu tenho no meu "favoritos", já faz tempo, um site de um cara que fez esse esquema de fechar o circuito da roda que deve ter tração. O cara deu o nome pro sistema de SBS (Sistema de Bloqueio Seletivo). Achei bem legal o nome e a idéia...o site é http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/sbs.htm .

    Acho que é isso!
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #7
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Alavanca do freio de mão

    E aí pessoal
    Tô chegando nos finalmente da reforma . E olhando uma F 1000, achei que a alavanca do freio de mão daria pra adaptar no lugar do sistema original, que é uma porcaria porque toda a força empregada para esticar o cabo é aplicada direto, isto é, sem o auxilio de uma alavanca . Comprei então uma alavanca e um cabo dianteiro da F 1000. Parece que serve com poucas modificações no suporte original, foi só desentortar o suporte desta e refazer um furo. A capa do cabo é do mesmo tamanho do original, só o cabo é maior, este vai ter que ser cortado e com o uso desses quebra galho p/ cabos de aço adaptar um terminal para prender na alavanca que fica na travessa da caixa . Ainda não adaptei o conjunto, mas parece ser bem fácil. A parte trazeira do sistema permanece original. além disso a alavanca da F 1000 tem regulagem(esticador) nela mesma o que facilita ainda mais .
    Alguém já viu esta adaptação? sérá que inventei uma ?
    Um abração
    Alexandre

  • #8
    Moderador Avatar de du
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    Lembro de um comentário sobre adaptar aquele alavanca de pé, usada em Landau, mas não lembro o desfecho.

    Abraços Du.

  • #9
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Re: Alavanca do freio de mão

    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira
    E aí pessoal
    Tô chegando nos finalmente da reforma . E olhando uma F 1000, achei que a alavanca do freio de mão daria pra adaptar no lugar do sistema original, que é uma porcaria porque toda a força empregada para esticar o cabo é aplicada direto, isto é, sem o auxilio de uma alavanca . Comprei então uma alavanca e um cabo dianteiro da F 1000. Parece que serve com poucas modificações no suporte original, foi só desentortar o suporte desta e refazer um furo. A capa do cabo é do mesmo tamanho do original, só o cabo é maior, este vai ter que ser cortado e com o uso desses quebra galho p/ cabos de aço adaptar um terminal para prender na alavanca que fica na travessa da caixa . Ainda não adaptei o conjunto, mas parece ser bem fácil. A parte trazeira do sistema permanece original. além disso a alavanca da F 1000 tem regulagem(esticador) nela mesma o que facilita ainda mais .
    Alguém já viu esta adaptação? sérá que inventei uma ?
    Um abração
    Alexandre
    Fala aí Alexandre

    Eu cheguei a ver um freio de mão entre os bancos se não me engano era do Kadett. Mas fiquei curioso , mas uma pergunta, a f1000 não tem o acionamento do freio pelo pé Então seria q vc comprou o pedal e os cabos É isso mesmo...

    Valeu
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #10
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    E aí Thiago
    A F 1000 que vi tinha uma alavanca de mão, não sei o ano, mas acho que era 91, parece que também tem algumas com freio de mão de pé , no cabo que comprei diz até 1991 . Na F1000 fica na mesma posição da original do CJ, ou seja, embaixo do painel e bem a esquerda, por isso achei que seria fácil de adaptar.
    No ferro velho foi só pedir a alavanca da F1000 e o cara me deu a certa na hora.
    Um abração
    Alexandre

  • #11
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Valeu Alexandre , vou dar uma caçada nos desmanches aqui, acho q deve ser fácil encontrar ( espero q seja )...

    Falou
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #12
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
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    E ae?

    Na minha F- 1000 87 tem esse freio de mão que vc esta falando.

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