A Potranca tem freio a disco nas quatro e o freio de mão tranca os dois discos traseiros. O cabo foi puxado por cima do eixo, indo o mais próximo possível do chassis para não ficar por aí engatando nas coisas. Funciona razoavelmente bem, mas eu sempre que estaciono deixo a marcha engatada.
Tenho um amigo com uma band, ele colocou discos nas 4 rodas e o freio de mão dele trava as 4 rodas
Ele simplesmente puxa o freio de mão no meio de um barranco e desce da band na boa.... ela não anda nem por decreto.
Já andei dando umas olhadas para adaptar o freio de mão no cardãn a disco. Mas olhei bem por alto mesmo...
Grande Eugênio!!!
Bom, isso eu faço com o meu, que tem a válvula só para as pinças dianteiras... 8) Como é o freio desse seu amigo que tem a Band?? É hidráulico ou é com cabo? Essa do freio à disco no cardã, não é difícil de se fazer, basta usar o disco e a pinça do freio traseiro do Vectra, Kadet ou Tempra. Seria um freio de mão ideal... Vc sabe como são os freios dos BigFoots??? Um p* disco na saída dos cardãs!
[]'s
Concordo que o freio de estacionamento do CJ, igual ao instalado nas F-75, aqueles com cabo sempre enroscando ou esfregando nos pneus é um trambolho MAS>>>>>>>
Só queria lembrar a partir do ano que vem começam as inspeções obrigatórias e o primeiro item será FREIO; além disso, no CTB você pode ler:
Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
Parágrafo único. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências.
Bom, que eu saiba, freio de mão é equipamento obrigatório e a falta deste pode facilitar a qualquer guarda quinchar seu CJ num comando, assim, eu aconselho a colocar qualquer freio de mão procedente da FORD antes que seja tarde.
No CJ não tem muita escolha, afinal já não existem mais os freios de mão do cardã.
Olha... é melhor deixar original do que instalar o freio.... quem for advogado ou tiver noção jurídica sabe que lei não retroage, ou seja, não age para trás... se essa lei é de 2000, por exemplo, ela vale de 2000 para frente...
Esse carro qdo foi fabricado estava de acordo com a legislação, portanto apto a rodar...
Se fizer alguma adaptação tem que passar por inspeção e aprovação do DETRAN.... se não for de extrema necessidade não instale... e se for instalar terá que ser em uma oficina que aja de acordo com normas do INMETRO, e todo o material terá que ter nota fiscal....
Além do que o carro pode ser reprovado na inspeção... aí tem que dar adeus aos documentos...
Como meu jeep está original, e pretendo deixá-lo assim... estou juntando as peças para colocar o freio de mão original (no meu caso - cj-3b 1954 é no cardan, tem tipo uma panela - as fotos postadas não são do meu jeep, mas é exatamente igual ao sistema do meu jeep, inclusive as peças...).
Negócio é o seguinte: está me faltando UMA PEÇA (ver na foto em destaque amarelo). Aqui no sul o pessoal joga fora este sistema de freio de mão, logo é muito difícil encontrar as peças... gostaria de saber se alguém tem este sistema, se funciona mesmo? caso alguém tenha a peça que esta faltando entre em contato! ou também podem me mandar as medidas e fotos para eu usinar...
Lista do que eu tenho:
- puxador tipo cabo de guarda-chuva
- cabos
- panela do freio com os componentes descrito na figura em explosão (menos a peça em destaque)
Será que precisa de mais alguma peça??
obs: tem gente que coloca freio a disco neste sistema... caso alguém do forum coloque, me doe ou faça um preçinho BEM acessível pelas peças que sobrarem do sistema original..
realmente este sistema de freios eh ineficiente, funciona bem apenas quando as lonas de freios sao novas e secas, com pneus originais.
eu estou trabalhando num sistema que ira trocar este por um disco provavelmente do fiat palio. mas sao apenas conjeturas. ainda estou estudando.
qdo ficar pronto posso colocar o projeto aki para opinioes, escrachos, sugestoes, etc. :-0
[]'s
Meu jeep está original, logo já estou acostumado em dias de chuva redobrar os cuidados com as frenagens... por acaso vc não tem a peça que me falta ou saiba quem tem??
Quanto a adaptação, o pessoal aqui no sul coloca freio a disco na "panela" deste sistema de freio de mão... ainda não vi, mas acredito que fica beleza...
Fugger,
Me corrija se eu estiver errado: quando vc puxa o freio de mão, trava a caixa, se eu estiver 4x4, as quatro rodas estão travadas, certo? seria eficiente caso estiver regulado e seco o sistema?
Aguardando comentários e uma alma caridosa que me consiga a peça que falta...
Me corrija se eu estiver errado: quando vc puxa o freio de mão, trava a caixa, se eu estiver 4x4, as quatro rodas estão travadas, certo?
A caixa não, só o cardan traseiro e se tiver engatado a tração(4x4) o cardan dianteiro. Se vc erger um lado do CJ a roda ficará livre por causa do efeito do diferencial. O resto da caixa fica livre, possibilitando usar a tomada de força por exemplo.
Postado originalmente por Fabiano-SL
seria eficiente caso estiver regulado e seco o sistema?
O sistema funciona, mas tem como calcanhar de aquiles o diferencial. Se não for bloqueado 100%, e uma das rodas não estiver firme no chão o jeep anda. Se atração estiver engatada este problema diminui pois teria que ter uma roda sem firmeza em cada eixo.
Como disse o problema desse sistema é o diferencial.
ha uns 3 meses, se nao me engano, devo ter visto uns 4 freios destes em uma oficina, mas o cara falou q estava negociando, mas o interessado nao havia dado certeza.
como esta oficina fica meio longe, vou ligar pro cara pra ver se fez negocio, caso contrario, se ele vende a peça em questao.
alias, como disse o fugger, tem que estar bloqueado para dar mais garantia - que eh o meu caso.mas mesmo qdo nao tinha bloqueio o sistema funcionava a contento, pois eu so o usava no asfalto, numa ladeira, entao estava bem "calçado".
Dá uma verificada, quando possível, se o mecânico tem a panela completas... e o preço (ai, ai )...caso ele queira vender a peça que me falta (melhor opção p/ mim...) entre em contato. Também SE VC PUDER, caso o cara não venda a peça separado, tire uma FOTO E AS MEDIDAS para eu fabricar a peça, pois não tenho idéia do tamanho dela...
Caso alguém do forum também saiba a medida ou tenha esta peça que me falta, entre em contato.
Caso alguém faça a adpaçao de freio a disco neste sistema, coloque o processo em debate no forum, pois acho muito interessante...