Ae....pq vc desistiu.... tô pensando em fazer isso....
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Paulo desisti de colocar duas alavancas de freio de mao pois ia ficar muito apertado as alavancas entre os bancos, principalmente no cj3b que é mais curto. Eu ja vi funcionando com duas alavancas e fica legal sim, mas um pouco apertado entre as alavancas.
Paulo... desculpe, na verdade os fuscas que têm a regulagem na alavanca são os mais "novos" a partir de 1963 (creio), se você conhece alguém que tem um fusca é só levantar o guarda-pó do freio de mão que vai ver os parafusos (no fusca vai um cabo para cada roda e os dois se juntam na alavanca, com regulagens independentes, ao contrário do Jeep). Instale as duas (com um cabo em cada) que você vai gostar... como bloqueio fica até melhor que no Gurgel porque você fica com as duas mãos livres, ou pode puxar a alavanca respectiva temporariamente segurando o botão de destravamento, sacou? Para levantar os cabos (isso é uma falha do jeep) basta você reposicionar as guias flexíveis para pontos mais altos. Aí provavelmente terá de colocar guias e cabos mais longos, mas vale a pena.
Em tempo: estou com uma idéia de jerico... Inverter os freios traseiros do meu CJ. O da esquerda para a direita, os espelhos seriam girados 180 graus de modo que fiquem com a parte inferior (onde sai o cabo) para cima e os burrinhos na parte inferior (aí o tubo rígido teria de ser protegido). É só uma idéia, gente! Vamos pensar nisso?
Vi num dos site um freio de estacionamento hidráulico, que possui uma válvula ,a qual ao ser fechada impede o retorno do óleo para o cilindro mestre, mantendo assim os freios acionados.
Alguem sabe se é possível instalá-lo num jipe com freios originais como o meu? Isto é; cilindro mestre único e lonas na frente e atrás. É que eu não tenho intenção de mudar os freios do meu jipe, pois toda mecânica é original e apesar de todos no forum considerarem os freios a disco muito mais eficiente, e são mesmo, tenho tendência em manter a originalidade.
Agradeço se receber dicas e sugestões de como adaptar outros tipos de freio de mão, já que o meu só tem aquele toquinho de madeira!!!
Primeiro tenha em mente que este freio de estacionamento é irregular, de acordo com algum pedaço da lei, que eu não sei citar, o sistema de freio de estacionamento deve ser independente. Mas tudo bem se for usar só no off-road.
Segundo ponto que tem que levar em consideração é se os cilindros de roda vão suportar manter a pressão por um longo tempo sem vazar. Veja se os cilindros são rasoavelmente novos e de boa qualidade. Voce pode ter uma surpresa ao ver que depois do trabalho e adaptações da instalação os cilindros vazam e voce fica sem freio de estacionamento, dai da em investimento perdido. Tambem não sou "louco" por um sistema a disco, mas convem fazer uma boa avaliação da $$ envolvida e das possibilidades que podem vir acontecer em um freio ja com uma certa idade
a minha opinião... é que no sistema a lona não é aconselhável , pois a possibilidade de vazamento é maior.
Nesse caso use o freio de mão original ou instale um de Gol, chevette , no meio dos bancos.
Mas se tiver que fazer manutenção no sistema a lona, as vezes por pouca diferença de preço vc coloca freio a disco. Que é mais seguro, eficiente e durável.
Pessoal,
O maior problema que existe é a dilatação dos materiais! Mesmo que o sistema não apresente nenhum tipo de vazamento podem ocorrer coisas estranhas.
Imagine o veículo chegar super quente e o motorista aciona o pedal do freio e trava a válvula de freio.
Algumas horas depois, a temperatura do sistema de freios será outra e a contração do fluido de freio, do tambor, das lonas etc vai fazer a pressão abaixar o sufuciente para o freio soltar ou aumentar o sufuciente para até empenar o tambor.
Já vi instalado com válvulas individuais para cada roda com o intuito de travar uma roda quando o jeep está atolado. É complicado de usar, mas funciona - fecha-se a tubulação das rodas que tem atrito com o solo e deixam abertas as rodas que estão no ar. Acelera o Jeep e com o pé esquerdo pisa-se no freio - a tração vai para as rodas que estão no chão e o jipe sai do enrosco.
Em outra ocasião, no mesmo jeep, o jipeiro freiou o carro e fechou as válvulas. com as rodas travadas pelo freio, utilizou o guincho para rebocar outro jipe. Mas, nessa situação, o freio ficou travado por alguns minutos e não por horas.
Um abraço, instale um freio de mão acionado por cabos e seja feliz.
Boas trilhas,
Otávio.
Resumindo.... é isso ai o freio a cabo é mais simples.
Mas esse negócio de freio independente e sair do atoleiro , parece funcional na teoria , mas na pratica é Muito dificil dar certo , já fiz no meu jeep só que quando ele atolou ou travou ... só isso não é suficiente para tirar por motivo de inércia , peso e etc.
Esse sistema de fazer girar a roda que esta no chão "travada " tem que ser feita na hora , não depois que já parou o jeep... por isso os bloqueios parciais ( 75% ) ou 100% funcionam muito melhor do que o freio individual para cada roda .
Abraços
Obrigado pelas dicas. Acho que preciso mesmo é de um freio de mão de cabo. Outra dúvia é. Se eu colocar freio a disco terei que colocar o servofreio e alterar as pedaleiras ou só o freio a disco com o sistema original é eficiente. Na verdade o que não me atrai é alterar as pedaleiras originais. Zelo pela segurança mas não tenho intenção de alterar a configuração original dos pedais.
Obrigado pela ajuda. Envio foto do jipão em anexo
Ricardo
O Freio a disco com sistema original fica pesado de acionar.
O ideal é colocar pedaleira suspensa , fica bem melhor.
Abraços
Ricardo,
esta ideia (das fotos anexas) não é minha, ja foi discutida em outro topico ha muito tempo, ja vi para vender, mas custa US$ 300, fora os custos de envio.
Dai da para manter os pedais originais, acrescenta o servo freio que facilita muito a frenagem, e em especial coloca um cilindro mestre com sistema duplo, que no meu ponto de vista é a principal melhoria.
A tua ideia de manter o cilindro mestre original por causa da pedaleira é falha somente neste ponto. Adiciona um item de segurança ( disco de freio ) mas mantem um bicho escondido ! Ta pode ser que voce coloque um cilindro mestre novo modelo original. Mas ta ai o problema ele é de circuito simples. Se vazar em uma roda ou em alguma tubulação ou em algum flexivel......babau sem freio totalmente !
Daqui a uns 2 meses quando meu jeep voltar da pintura vou ter a oportunidade de ver se consigo fazer algo semelhante com um sistema de kombi ou F1000 copiando as fotos
Se tiver alguma ideia luminosa me avisa
edgar
Obrigado Edgar. Hoje eu dirigi pela primeira vez um jipe com freio hidrovácuo, disco 4 rodas e direção hidráulica.
Amanhã vou começar a juntar grana pra comprar tudo.O conforto e segurança são realmente impressionantes se comparados ao sistema original. Acho que vou me render às opniões, juntar grana, e num futuro trocar tudo. Imagino gastar uns 2.000 de peças e uns ? de mão de obra. Será que calculei mal?
Obrigado
Freio a disco 1.000
Servo freio com pedaleira 500
kit direção 500