Vou ver se tiro as fotos na hora do almoço e incluo no forum.
Versão Imprimível
Vou ver se tiro as fotos na hora do almoço e incluo no forum.
Pessoal, gostaria da ajuda de vcs para adaptação de freio de mão no meio dos bancos de minha viatura....
Antes de me cruscificarem,... :( ... informo que já fiz diversas pesquisas sobre o assunto, porém não achei o q realmente procuro. Já descobri muito sobre adaptações de freio de mão do Landau, F1000, S10, Pampa além do freio no cardã... então se deixei passar algum tópico que fala sobre freio no meio dos bancos, me desculpem...
...ENTÃO... :-D gostaria de idéias sobre a adaptação do freio no meio dos bancos, quais as peças, opções, cabos e cuidados a tomar...como deixar os cabos mais elevados, etc...tudo q me ajude na empreitada.
Estou com freio a tambor na traseira... e não quero os modelos mencionados pois me atrapalham no joelho (1,90m) e tenho gaiola int.
Valeu...
Pois é Antonio, tbm acho q seja intuitivo, mas sabe como é..."as vezes parece e não é"...por isso q postei minhas dúvidas para ver se tem algum macete e tbm indicações e idéias. Quanto à alavanca de Gurgel...nunca vi, mas já ouvi falar de sua boa aplicação... porém deve ser mosca branca de olhos azuis a danada...valeu.
Ok Paulo, você tem razão... alavanca de Gurgel, só em desmanches/ferro-velho e sei que não vai ser fácil. Aí você pode colocar duas de fusca paralelas (mais fácil, não é?) uma para frear cada roda. Primeiro você consegue as duas alavancas e duas guias flexíveis para passar os cabos (independentes), tudo num ferro-velho. As guias devem ser de comprimento adequado ao jeep (você pode medir) e têm de ter os terminais (de novo veja). Mantenha a mesma configuração e fixação original do jeep (consulte Manual do Mecânico Willys Pag. 164 - creio que tem na seção de downloads e se não tiver pode adquirir um desses CDs batatinhos do MercadoLivre). Caso o seu jeep ainda tenha o freio de mão fica até mais fácil porque pode utilizar as guias originais. Agora você vai a um latoeiro e manda confeccionar uma espécie de cavalete em U (ou ômega) onde vai acomodar as duas alavancas paralelas e que será fixado por parafusos ao assoalho entre os bancos (o cavalete é para deixar as alavancas mais próximas à sua mão). No assoalho e logo abaixo desse cavalete você manda fazer os rasgos/furos para passar os cabos. Cada cabo vai de uma alavanca até à roda respectiva. Tem ainda umas molas de recuperação. É difícil descrever, mas creio que um latoeiro faria a adaptação com certa facilidade. A sugestão desse sistema duplo é para poder ser usado como bloqueio barato (eu já instalei isso num CJ, só que as alavancas saiam do painel e garanto que funciona). Caso você queira apenas uma alavanca é só instalá-la e manter o cabo original do jeep (em Y).
Você acha que ainda tá difícil?...
Ae Antônio....pelo q vc falou realmente não tem dada de mais, é q as vezes... sabe né... e a idéia de um bloqueio baratinho....é uma grande opção.... valeu....
É claro que estou apenas sugerindo um sistema funcional e depende agora de acabamentos estéticos, como esconder parcialmente a(s) alavanca(s) num console, por exemplo. Veja o anexo. O que está aí, é o esquema original do CJ. Você pode reparar que o cabo que vem da alavanca na parede corta-fogo se divide em dois braços do "Y" (ligado por parafuso de regulagem). Se você optar por alavanca simples, o cabo desta seria ligado ao parafuso de regulagem. Na minha sugestão, de cada alavanca no console, parte um cabo para cada roda (com regulagens independentes) e, para usar como freio de estacionamento, você teria de puxar as duas alavancas. A fixação das guias ficaria a mesma original, mas caso você precise elevar os cabos, é só escolher no chassis um ponto acima e as guias seriam redirecionadas.
Ajudei?
Instalei logo que comprei o jeep. NAO tinha freio de mão.
Não foi complicado. Alavanca de Fusca , se não me engado.
A adaptação dos cabos , nao tenho fotos. Mas foi feito um suporte , bem simples , pra fixar os cabos ao freio traseiro ( tambor ).
Sõ não ficou melhor pois o freio é a tambor. Se vc tiver saco de regular constantemente , fica otimo e barato .
[]´s
É isso mesmo Valmor, só que, se me permite a observação... poderia ter posicionado a alavanca um pouco mais para trás e elevá-la num cavalete para ficar mais à mão. Se você usar duas alavancas paralelas e independentes as regulagens não serão tão frequentes, porque o acionamento de cada cabo é direto (não é dividido) e aí o próprio curso mantém a regulagem. Há uns freios-de-mão de fusca mais antigos em que a regulagem fica na própria alavanca o que facilita esses ajustes.
Mas é isso mesmo. Valeu!
Bom dia , Alexandrino !
Esta alavanca c/ regulagem , realmente , é bem melhor. Evita ter que deitar no chao direto pra regular o freio ...
Quanto a altura , não ficou ruim . Mas se eu fosse instalar hoje , deixaria ela um pouco mais pra trás.
[]´s
Legal:-D ...o negócio é montar esse freio freio...sabem me dizer qual o ano das alavancas de fusca mais antigas...Quero ver se faço alguma coisa tbm para os cabos ficarem mais altos... tava a vim de q os flexiveis ficassem mais próximos da carroceria... para evitar os galhos de trilhas...
NO meu jeep 1953 coloquei freio a disco na traseira e usei as pinças traseira do palio weekend, ai coloquei a alavanca do freio de mao do palio entre os bancos dianteiros. Ficou muito bom, pensei em colocar duas alavancas, uma pra cada roda, mas desisti.