x
Convex Datacenter
Página 11 de 14 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011121314 ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 132 de 164
    Usuário Avatar de Claudio Almeida Machado
    Entrada
    27/02/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Agradecimentos: 0

Fala Beltrame....
    Cara to bem desanimado de fazer 2 link, vou fazer 4 link msm ou 3 link wishbone igual a da traseira, porém jogando os link superiores para trás...diferentes dos troller RF e JPX que as barras superiores são para a frente, estas barras na frente complica por causa das barras de direção...
    Amanhã começo na empreitada...
    CJ 5, AP 2.0 MI , cab. chev 5M + Work 1200Lbs + Eixos de Rural com Susp helicoidal 3 Link Wishbone + DH S-10 + freio a disco nas 4, VJ 910 265/70R16.

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Amigo, para a dianteira, esses arranjos ficam complicados em acertar um curso longo da direção com a geometria da suspensão.

Fazer um sistema que utilize Panhard, por incrível que pareça, facilita muito sua vida e a do carro. Só pra ter uma ideia, a F250 4x4 originalmente tem sua suspensão dianteira por feixes de molas e possui também barra panhard, sabe pra quê???? Só para garantir a geometria da direção.

Suspensão 2 link, se fosse tão porcaria assim, não existiria originalmente em diversos veículos. Land Rover, Engesa, Troller, Samurai, entre outros.

Veja também os kits long arm para a linha Jeep, desde os mais antigos, até os modernos JK, tudo 2 link na dianteira.... E vai dizer que não funciona???

Fazer 4 link é bom, pra quem sabe o que está fazendo, colocar 4 braços não necessariamente resulta num 4 link. Se colocar algo fora do lugar ideal, fica ruim, e gastou dinheiro à toa. O 4 link calculator ajuda bastante, mas será que existe fidelidade nas informações inseridas nele???? CG original, etc etc, é tudo fiel e digno???

Eu faria um projeto mais simples e confiável sem pestanejar. Olhe os exemplos por aí a fora????

Traseira 4 link ou WishBone, mas dianteira, 2 link e panhard sem pestanejar.

O segredo é só usar os componentes corretos.

Abração

Entrada
    27/02/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Fala Renato, concordo com vc sobre suas opiniões...mas com algumas resalvas...

Também não acho uma 2 link ruim, se fosse ruim não sairia nos carros até hj...
    Agora na minha opinião não importa se é 2,3,4 ou 5 link acho que esta adptação não pode ser feita por curiosos ou pessoas leigas no assunto todas elas são bem complexas.
    Eu não acho uma 2 link tão simples assim, as vezes sua complexidade não apresenta facilmente, tem q estudar o comportamento da susp direitinho, um datalhe da 2 link que poucas pessoas consegue ver e que é atropelado é o esforço de torção que o eixo é submetido com os desniveis diferentes entre as rodas, como vc mesmo relatou acima...
    O que eu não agrado muito na 2 link é o deslocamento axial do eixo e também eu acho ela mais dificil de se fazer do que uma 3 link wishbone, sendo que as buchas do tensor tem suas particularidades...
    valeu pela força...estou no trabalho agora a noite....vou ficar pesquisando aqui para tentar chegar a uma conclusão até amanhã quando começo os trabalhos...derrepente faço uma 2 link msm, como vc mesmo disse os carro modernos saem com 2 link na frente e 3 ou 4 atrás...
    Ah quanto ao 4 link calculator vc tem razão...não é tão preciso, mas ajuda muito

Abração
    CJ 5, AP 2.0 MI , cab. chev 5M + Work 1200Lbs + Eixos de Rural com Susp helicoidal 3 Link Wishbone + DH S-10 + freio a disco nas 4, VJ 910 265/70R16.

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    um datalhe da 2 link que poucas pessoas consegue ver e que é atropelado é o esforço de torção que o eixo é submetido com os desniveis diferentes entre as rodas, como vc mesmo relatou acima...
    Sim, isso traz o inconveniente de travar a suspensão, mas utilizando as buchas corretas, tudo fica adequado.

O que eu não agrado muito na 2 link é o deslocamento axial do eixo
    Confesso que não entendi sua colocação, diante dessa frase. Gostaria que me explicasse melhor...

Tentando ajudar sua pesquisa, dá uma olhada nas fotos seguintes:

Tudo Long Arm, 2 link com panhard...

Abração

Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Claudio Almeida Machado Ver Post
    Fala Beltrame....
    Cara to bem desanimado de fazer 2 link, vou fazer 4 link msm ou 3 link wishbone igual a da traseira, porém jogando os link superiores para trás...diferentes dos troller RF e JPX que as barras superiores são para a frente, estas barras na frente complica por causa das barras de direção...
    Amanhã começo na empreitada...
    Claudio não é possivel fazer o 2 link para tras na dianteira do jeep pois quando a suspensão trabalhar o entalhado do cardã é que terá de trabalhar tambem e não tem conjunto de entalhado e luva que comporte este trabalho inclusive dia destes conversando com o dono de uma empresa especializada em cardã ele me mostrou varios entalhados em que tiveram desgaste prematuro devido a trabalho excessivo ou seja cardã muito curto em relação ao braço do link o ideal é que o cardã e o link sejam do mesmo tamanho para reduzir este trabalho pois mesmo com lubrificação constante no momento em que a estria faz força joga a graxa fora e trabalha com pouca lubrificação, agora imagina um trabalho destes com um link longo e um cardã pequeno.

Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Perfeito, mas se me permite, preciso corrigir um detalhe que você postou:

É verdade, se as buchas forem macias demais, o eixo vai ficar rolando sobre seu próprio eixo. MAs, uma suspensão lader bar, ou 2 link com panhard, se as buchas forem rígidas demais, algumas coisas vão acontecer:

-Buchas quebradas a todo instante
    -braço quebrando ou trincando
    -suspensão sem amplitude

O que ocorre é que quando uma roda está no nível correto e a outra sobe ou desce, quem compensa a diferença de torção do eixo são as buchas. Portanto, a bucha tem que ser resistente, mas com flexibilidade.

Já relativo à barra de direção, além do paralelismo e comprimento igual, é válido explicar que sempre, quanto maior o comprimento delas, menor é o efeito de pêndulo, e menor fica o ângulo em suas articulações.

Sendo assim, panhard e drag link, quanto mais longas possíveis, melhor.

Abração
    Renato reitero que na minha opinião as buchas de fixação do link ao eixo devem ser as mais rigidas possiveis pois elas não deverão possibilitar o trabalho de deformação do material das mesmas e elas não precisam de movimento de torção (inclusive pelo projeto isso ja fica praticamente impossível) pois a torção do braço do link vai ocorrer na bucha do link com o chassi e somente ali, claro que um pouco nas buchas do eixo mas realmente muito pouco.

Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Mais um pitaco vocês repararam no link do jeep vermelho que o Renato postou que possibilita regulagem da inclinação do eixo e assim fica melhor (mais complexo claro) para nossas adaptações pois não teremos que nos preocupar com o câmber (ou seria caster?) no momento da montagem da suspensão pois esta regulagem pode ser feita depois de tudo montado, lembram que o Guerreiro relatou que precisou refazer esta fase da montagem pois havia fixado as chapas das buchas e após instalar as molas percebeu que ficou com o ângulo errado e teve que refazer o serviço, lembrando tambem que toda manutenção feita em buchas o aperto delas deve ser feito com o veiculo na posição de repouso com a suspensão apoiando o carro para que não haja desgaste prematuro nas buchas.

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Georgevalle;

Sua dúvida e afirmação, é um pensamento intuitivo porém equivocado relativo às buchas de suspensões igual à que estamos discutindo.

A vida inteira escutamos dizer que axle wrap é prejudicial, etc etc etc. Realmente, mas isso se aplica com mais critério em uma suspensão por feixe de molas, que se o axle wrap ocorre, não existe limite, e a amplitude do movimento é tão grande que danifica principalmente o eixo cardã.

Trazendo para a realidade de uma suspensão de 2 links, por mais que ocorra axle wrap, é bem limitado e pouco prejudicial, pois existe limite para a movimentação do eixo.

Diante disso, a instalação de buchas rígidas, realmente elimina esse efeito, mas vai criar um outro efeito muito mais prejudicial. Sua suspensão vai ficar travada.

Quando uma roda sobe e a outra desce, o eixo tende a girar pelo movimento pendular que essas barras provocam, e dentro deste exemplo, o que acaba acontecendo, é a tendência do eixo inteiro torcer. Porque torcer??? Porque o lado que desce, gira num sentido, o lado que sobe gira no sentido contrário. Só que o eixo é muito rígido para torcer, quem entra na reta agora, são os links, que tendem a se deformar para compensar essa torção. Mas para segurança os links devem ser resistentes, portanto se as buchas não permitirem essa torção, fica tudo travado, e a suspensão trabalha apenas subindo e descendo as rodas simultaneamente.

Quem já teve um Maximus da estrela, aquele famoso carro de controle remoto, pode observar o comportamento da suspensão traseira dele. Só trabalha subindo e descendo, nada de movimento alternado, tudo porque é tudo rígido, eixo, links e fixações.

No troller, as buchas são grandes e flexíveis exatamente por isso. Nos engesas e defenders, a mesma coisa. Se colocar uma bucha mais rígida, o comportamento vai mudar.

Referente à suspensão 2 links com cardã curto, tenho a seguinte opinião:

Diante de um cardã curto, não tem o que se fazer. Na verdade, ele é o problema.
    Uma suspensão por feixes de molas com cardã curto, vai sacrificá-lo muito mais que em qualquer outra situação.
    Realmente, se os links tiverem comprimentos semelhantes aos dos cardã, perfeito, suas luvas telescópicas pouco vão trabalhar.
    Numa suspensão por feixes de molas, as luvas vão sempre abrir quando a suspensão abrir.
    Já com 2, 3 ou mesmo 4 links quando esses são mais longos que o cardã, ocorre o contrário, a luva vai fechar quando a suspensão abrir. E esse vai e vem é muito mais previsível nesse caso do que numa suspensão por feixes de molas.

De qualquer forma, luvas foram feitas para deslizar, e sua manutenção deve ser cuidadosa. Engraxar periodicamente é suficiente.

Já quanto às regulagens nos links, isso é fundamental. É inconcebível, criar um link para adaptar uma suspensão, que não tenha regulagens. Sempre será necessário um ajuste, ao contrário do que ocorre num veículo de linha.

Por isso que fiz esse tipo de regulagem nos links do meu carro, e digo mais, regulagem semelhante deve ser feita também da barra panhard, para ajustar qualquer alteração que se torne necessária.

Abraços a todos

Entrada
    27/02/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Renato reitero que na minha opinião as buchas de fixação do link ao eixo devem ser as mais rigidas possiveis pois elas não deverão possibilitar o trabalho de deformação do material das mesmas e elas não precisam de movimento de torção (inclusive pelo projeto isso ja fica praticamente impossível) pois a torção do braço do link vai ocorrer na bucha do link com o chassi e somente ali, claro que um pouco nas buchas do eixo mas realmente muito pouco.
    Se fazer com buchas rigidas vai travar, a vai ocorrer alguma merda com certeza....pessoal o angulo de fixação muda, com isto tende a torçer o eixo....pense direitinho q vai entender o q estamos falando...

Abraço

Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Citação Postado originalmente por SD GUERREIRO Ver Post
    Amigo, boa tarde!
    Não sei se vc fez alguma mudança depois das dicas dos colegas, mas ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM, OK?
    Tem uma foto mais recente que mostra este suporte sem nenhum reforço adicional.
    Da forma que está, na primeira "pancada", vc vai atropelar o eixo dianteiro. É preciso levar em conta que a suspensão não trabalha somente na vertical.
    Outra coisa: seu chassis foi "preparado" para receber este tipo de suspa? Suspensão espiral não funciona corretamente com chassis "mole". O chassis deve torcer ao minimo neste tipo de suspensão.
    Também pretendo fazer algo do tipo no Azulão, futuramente.
    Sei que o seu é apenas um protótipo, más estou apenas te alertando o que, ao meu ver, foi feito de forma errada.

Abraço!!
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Gente em momento nenhum vai torcer o eixo pois as borrachas de fixação ao chassi é que vão trabalhar e as buchas do eixo não irão deformar para a suspensão trabalhar o momento em que elas irão sofrer uma pequena deformação é no subir e descer do eixo por inteiro pois a panhard vai forçar o eixo a deslocar lateralmente e assim forçar estas buchas e é exatamente por isso que elas estão lá para poder suportar este movimento, aliás estas buchas estão lá para permitir a movimentação lateral do eixo e não vertical como todos pensam, basta analisar um pouco funcionamento da suspensão pois quando foi colocado duas buchas em paralelo e fixadas na mesma barra eliminou totalmente a possibilidade de movimentação das buchas elas estão lá unicamente para segurar a alavanca que é a barra evitando que o eixo gire estas bucha JAMAIS irão trabalhar como trabalham as buchas em suspensão de 3 ou 4 links onde as buchas alem de permitir o movimento lateral como neste caso também permitem o movimento do sobe e desce do eixo (como ja falei antes não existe bucha que não permite ou que limite o funcionamento e sim a instalação errada das mesmas algo comum quando leigos tentam fazer uma suspensão mais complexa como a de 4 links por exemplo) teremos uma suspensão com movimentação limitada caso contrário as barras poderiam estar fixadas ao eixo por parafusos ou até soldados mesmo (ficariam como no brinquedinho), sempre que colocarmos uma bucha ela estará lá para permitir uma certa folga (trabalho) neste ponto de fixação além de absorver vibrações, e por mais firme que sejam as buchas elas irão trabalhar e nunca irão travar o funcionamento da suspensão pois neste sistema quem limita ou não serão as borrachas das barras ao chassi que aliás receberá um esforço muito grande e como o Inacio falou também recomento ao Guerreiro fazer um reforço naquela fixação ao chassi o correto é algo como o Renato mostrou com a foto do jeep vermelho.

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Amigão, faz o seguinte, construa sua suspensão da forma que você achar melhor, mas volto a te dizer, seu pensamento está totalmente equivocado e, relação à fixação do eixo ao link.

Admito que é difícil visualizar o que expliquei, quem sabe se você pegar um carro que tenha suspensão 2 link e colocar ele em X, vai ver o tanto que as buchas do link ao eixo se deformam para permitir essa posição.

Já as buchas do link ao chassi, realmente deformam-se bastante, mas ali sim tem movimento amplo, e a tal bucha é capaz de fazer esses movimentos sem oferecer grandes limitações.

Tô insistindo tanto nisso, porque a suspensão do meu carro, foi eu quem projetei, e fiquei mais de um anos para finalizar o projeto. Funciona bem, e constato na prática, tudo o que estou escrevendo aqui.

Meu carro é de uso diário, me leva ao trabalho todo dia, viajo para onde preciso com ele, ando com ele como se fosse um carro normal, e quando quero, encaro as trilhas mais radicais que desejo.

Diante disso, pensei num projeto simples, confiável e versátil. Não fiz 4 link nem outros arranjos para não ter que modificar demais a estrutura do carro. Fazer um 4 link na traseira me obrigaria a mudar o tanque de combustível do lugar, por exemplo.

Não sei da sua experiência, mas ao invés de ficar insistindo numa tese equivocada, procure se certificar do que está defendendo.

Um amigo queria colocar no troller dele, creep joints em todas as buchas dos links da sua suspensão, tando os dos eixos, quanto dos chassis. Se o fizesse, nada iria funcionar. Vai colocar apenas no chassi. Os do eixo, serão mantidas as buchas.

Pense bem, estamos aqui para trocar experiências e aprender.

Abração

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 16
      Última resposta: 09/12/2011, 08:45
    2. Suspensão dianteira treme quando chega a 85km/h
      Por Emerson-nh no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 3
      Última resposta: 14/08/2011, 12:40
    3. suspensao dianteira!!
      Por mitchel no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 2
      Última resposta: 06/05/2010, 20:40
    4. Pode uma correia dentada pular 3 dentes ?
      Por Santoro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/11/2008, 02:40
    5. suspensao dianteira
      Por thiago pupo fonseca no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 3
      Última resposta: 28/09/2007, 12:55

Permissões de Postagem