Powered by vBulletin

Rapaziada do Ceará, apresentem-se.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 120 de 935 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2070110111112113114115116117118119120121122123124125126127128129130170220620 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 05/11/2007, 15:02
    themoteo
    Pessoal,

neste sábado eu e o André fomos participar da 4a. etapa da Copa Troller. O Percurso foi interessante, mas nada de especial, as passagens de água estavam secas então ficou só poeira e muita poeira. A emoção ficava por conta dos atrazos, aí tinha que "chinelar" e algumas vezes a coisa ficou complicada. Como não podia deixar de ser...tive que ser puxado. Em uma curva que fiz em alta velocidade, sobrei, consegui parar sem problemas, mas com a poeira levantada ao tentar retomar para estrada caí numa erosão cheias de pedras e só saí porque um carro da categoria amigos, uma pajero V6 parou e me puxou. No mais foi muito legal.

AH!!! Faltou dizer que tiramos o 5o. lugar:dance:

Pois é deu podium na primeira vez:concordo:

Em anexo uma foto do troféu.
  • 05/11/2007, 15:10
    Murillus
    Citação:

Postado originalmente por themoteo Ver Post
    AH!!! Faltou dizer que tiramos o 5o. lugar:dance: Pois é deu podium na primeira vez:concordo: Em anexo uma foto do troféu.

"segura" o themoteo ai senao ele acaba no sertoes ano que vem... parabens...
  • 05/11/2007, 15:44
    themoteo
    2 Anexo(s)
    Na quinta etapa - Sobral Fortaleza não tivemos o mesmo desempenho. Na verdade fomos bem até chegar na parte de praia. Aliás, de praia não teve quase nada. Entramos na lagoa do Cauípe e andamos uns 4km, beirando a barra. Não sei se foi artificial, mas a saída tinha um lamaçal que pegou alguns carros...felizmente o TRex passou legal, mas na parte de areia fiquei muito preocupado em não atolar e a barulheira das cruzetas ajudou a desconcentrar. Acabamos andando muito rápido e passamos em quatro PC's adiantados. Mas show mesmo foi uma parte que pegamos em Itapipoca que subimos uma serra...trilha muito show, descidas íngremes, com curvas muito fechadas e muitos precipícios, ou seja, fenomenal. Gostei muito mais da 5a. etapa, em termos de trilha, do que a da 4a.

Não anexou a foto na mensagem anterior, vou tentar nessa e vai também um troféu de participação que todos ganharam.
  • 05/11/2007, 16:17
    Murillus
    Citação:

Postado originalmente por themoteo Ver Post
    ...

HI-LIFT

O Hi-Lift é um ""macaco de grande elevação"" que permite múltiplas utilizações.

Utilizações mais frequentes: - Para desatascar em sulcos ou erosões profundas em que o jipe fica assente sobre o chassis sem qualquer possibilidade de tracção ou em buracos profundos em que tenha caído uma das rodas. - Como guincho utilizado na horizontal com o extremo superior (topo da coluna) amarrado a um ponto de apoio (uma árvore por exemplo) e a garra do Hi-Lift amarrada ao jipe ou pelo mesmo processo para remover árvores do trilho.

DESENVOLVIMENTO - É produzido nos USA com materiais e componentes Americanos.

Há dois tipos de Hi-Lift - Os Cast and Steel (reconhecíveis pelo topo da coluna principal em formato rectangular, barra de força vermelha e o conjunto de elevação em preto) e os All Cast (reconhecíveis pelo topo da coluna principal em formato triangular, barra de força preta e o conjunto de elevação em vermelho). Os primeiros duram mais anos e os segundos aparentemente são mais resistentes a utilizações intensivas, mas também mais caros. - Tirando as diferenças no material utilizado em alguns componentes, ambos os Hi-Lift são iguais. - Em termos mecânicos o Hi-Lift é semelhante ao macaco que equipa normalmente qualquer carro ligeiro. - Mas as semelhanças não vão muito longe, já que tirando a manobra de mudar um pneu, em solo duro e plano, o macaco normal não serve para mais nada. - Basta um furo em solo de lama ou em terreno irregular com valas, para se perceber que é necessário algo mais ""encorpado"".Os modelos disponíveis de Hi-Lift variam de 90 cm a 160cm.

São basicamente constituídos por uma longa coluna de aço muito robusto. Tem uma base e uma ""garra"" móvel. A elevação da garra é feita por meio de uma barra que vai sendo oscilada transmitindo força.

Existem ainda acessórios que vão da capa de protecção ao kit de reparação, passando pelos kits de fixação ao jipe e pelas barras de encaixe na viatura (extensão do Hi-Lift). Este último acessório é bastante útil sobretudo para jipes que não tenham apoios directos para o Hi-Lift e depende do modelo de jipe onde será utilizado. Já noutros jipes, estes encaixes poderão não existir e nesse caso terão de ser soldados uns olhais no chassis.

Além de suportar a mudança do pneu com uma rápida elevação de mais de um metro, o Hi-Lift pode ainda servir de guincho, serve para endireitar chapa amolgada, como guindaste para elevar o jipe e faze-lo cair fora dos sulcos profundos, etc. A grande versatilidade do Hi-Lift, permite-lhe elevar um jipe em praticamente qualquer situação. Bastam alguns centímetros entre o terreno e um ponto de apoio da viatura para o Hi-Lift conseguir ""agarrar"" e cumprir a sua função. E é muito fácil encontrar um ponto de apoio num pára-choques, numa jante, no chassis ou em qualquer outro ponto desde que o jipe o permita. Mas atenção porque um apoio no local errado pode provocar amolgadelas, riscos ou outros danos que podem ser evitados com a utilização de barras especiais de acoplamento do Hi-Lift ao jipe. Com o Hi-Lift poderá dar a altura necessária para poder guinchar suavemente o jipe para fora do obstáculo sem raspar na pedra.

A escolha do tamanho do Hi-Lift tem a ver com o tipo de dificuldade que se espera ter de vir a vencer, com o espaço disponível para o arrumar, com o dinheiro que se tem para gastar (normalmente quanto maior, mais caro é) e sobretudo com o tamanho do curso da suspensão do seu jipe (quanto maior, maior terá de ser o Hi-Lift para tirar a roda do chão. Por exemplo com pneu e suspensão normais, um Hi-Lift de 1,20 m deverá bastar, enquanto que para suspensões subidas com curso muito longo e pneus de alto perfil, já terá de ser um 1,50 m).

Modo Correcto de Utilização:

- Elevação

1. Estabilize o jipe de maneira que não se possa movimentar enquanto é elevado. Para isso utilize blocos (cunhas) de madeira ou pedras para ""calçar"" as rodas e macaco de suporte à carroçaria.

Se não tiver macacos de suporte, improvise por exemplo com o pneu suplente deitado entre as duas rodas do lado que está a levantar. Não é ideal, mas pelo menos evita danos na carroçaria em caso de queda.

2. Mantenha a barra de dar força, na vertical, encostada à coluna principal do Hi-Lift e travada com o fecho de segurança, enquanto não a estiver a utilizar.

3. Posicione a base do Hi-Lift em local plano, firme e uniforme com a barra de força ainda na vertical.

4. Posicione a patilha inversora do movimento fechada na posição UP.

5. Agarre a barra de força e movimente-a fazendo elevar a garra do Hi-Lift até que esta esteja firmemente encaixada debaixo do jipe.

6. Agarre firmemente a barra de força com ambas as mãos e com suavidade movimente-a para cima e para baixo de maneira a elevar o jipe. A carga será elevada a cada movimento descendente. Durante a operação esteja atento a eventuais movimentos quer do jipe, quer do Hi-Lift. Se os verificar, pare imediatamente a operação e estabilize a carga.

7. Quando o jipe estiver à altura pretendida, meta a barra de força na vertical em segurança.

8. Bloqueie a carga com macacos ou suportes de madeira.

9. Desça a carga nos blocos ou apoios de macaco.

- Abaixamento - Para baixar a carga, o processo é semelhante, observando as mesmas regras de segurança. Depois de passar a patilha inversora do movimento para a posição DOWN, a carga baixará a cada movimento para cima da barra de força. O Hi-Lift deverá estar a suportar alguma carga para que a descida seja progressiva (passo-a-passo como na subida), caso contrário deslizará até à base de uma só vez.

Vamos agora a situações práticas de utilização em diferentes cenários:

Sair dos sulcos do terreno - Não é nada raro ficar assente de barriga com as quatro rodas metidas nas erosões do terreno. Uma das soluções mais rápidas e eficazes é usar o Hi-Lift para tirar as rodas dos sulcos. Para isso coloca-se o Hi-Lift na frente do jipe, precisamente ao meio entre os faróis. Levanta-se o carro até que os pneus estejam acima do nível normal do solo. Depois ata-se uma corda ao topo do Hi-Lift e a uma distância razoável de segurança, puxa-se até que o jipe cai de lado, for a dos sulcos. Se necessário repete-se a operação na traseira para que as quatro rodas fiquem ao lado dos sulcos.

Por razões de segurança - Periodicamente é recomendável fazer inspecções e manutenções ao equipamento para evitar situações complicadas e potencialmente perigosas. Deve-se verificar se não houve danos no Hi-Lift, tais como, peças que desapareceram ou ""dentes"" de elevação estragados. Deve-se também verificar se a coluna ou a barra de impulsão não estão empenadas e se não há sujidade a tapar os buracos do macaco. A limpeza e a lubrificação de todos os componentes são condicionantes para a durabilidade do Hi-Lift. A utilização desta ferramenta, sem que esteja em boas condições, pode provocar acidentes sérios. Outro aspecto importante no que diz respeito a segurança, é não utilizar o Hi-Lift sem fazer uma formação (ou autoformação) ainda que elementar e que pode ser feita até pela leitura atenta do manual de utilização que deverá acompanhar o Hi-Lift. Nunca deverá permitir que ninguém se meta debaixo ou na proximidade de uma carga suportada pelo Hi-Lift. Não ""agarre"" o jipe em zonas arredondadas pois um pequeno deslize pode facilmente provocar a queda acidental. Evite levantar mais de uma roda de cada vez e apenas o suficiente para o objectivo que nos levou a utilizar o Hi-Lift. Normalmente uma elevação de até cinco centímetros do solo deverá bastar para trocar uma roda. Quando estivermos a utilizar o Hi-Lift como guincho ou para levantar cargas com recurso a correntes ou cabos de reboque, devemos ter em conta que estas não deverão ter uma capacidade de carga inferior à do Hi-Lift. Ao partirem, as correntes ou cabos de reboque podem produzir um efeito de chicote causando lesões graves ou mesmo a morte se atingirem um ponto vital. No mínimo poderão causar danos materiais na carga que suportam. Deve tomar toda a tenção aos efeitos de ""catapulta"" e ""rotação"" provocados por uma carga não estabilizada. Enquanto se opera o Hi-Lift as rodas devem ser ""calçadas"" com pedras ou blocos de madeira cortados em formato de cunha especificamente para este fim. Pode-se ainda utilizar macacos estabilizadores de carroçaria que vão sendo subidos ou descidos por forma a acompanhar a carroçaria.

Acondicionamento - O Hi-Lift deve ser guardado se possível ""debaixo de telha"" e preferencialmente dentro de uma bolça (um dos acessórios disponíveis).

Limpeza e lubrificação - se as peças móveis ou a barra principal estiverem sujas, use um compressor de ar ou água ou uma escova para fazer a limpeza. Use um solvente não inflamável para limpar. Remova quaisquer vestígios de ferrugem com um lubrificante adequado e depois lubrifique o macaco com um óleo penetrante fino, silicone ou spray de teflon.

http://www.samuraiclub.com/index.asp...1&CONTEUDO=129
  • 06/11/2007, 11:41
    LucianaDantas
    Aeee Themoteo, parabéns por mais essa conquista..Ahh e parabéns também ao copiloto André ("Príncipe", como diria a Sara :grin:)
    :palmas::palmas::palmas::palmas:
  • 06/11/2007, 15:35
    ojaneri
    Pessoal,

Deixo todo os participantes do Rapaziada (Forum e afora dele) convidados ao meu aniversário, que será no dia 23/11 mas será festejado dia 25/11 (domingo) na praia de Lagoinha - Paraipaba - CE a partir das 10:00hs, com Feijoada e Churrasco. :dance:

Lagoinha fica pertinho, cerca de 90km de Fortaleza, e lá, fora a Praia, tem uma estrutura boa com piscina, churrasqueira e quem quiser brincar nas dunas e na lagoa da almecegas, pode também! :concordo:

Espero todo mundo e quem quiser mais info, me manda um e-mail (janeri @ gmail.com) ou me telefona (essa semana estou sem celular, mas é so mandar e-mail que eu respondo rapidinho!).
  • 06/11/2007, 17:06
    themoteo
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por LucianaDantas Ver Post
    Aeee Themoteo, parabéns por mais essa conquista..Ahh e parabéns também ao copiloto André ("Príncipe", como diria a Sara :grin:)
    :palmas::palmas::palmas::palmas:

Valeu Lu...
    e realmente muito do feito se deve ao navegador. O rally de regularidade exige muito dessa função e o interessante é que só passa a exigir do piloto quando o navegador comete algum erro e aí temos que recuperar o tempo.

O André pegou o jeito rapidinho e mandou bem na planilha.
  • 06/11/2007, 20:09
    FábioSM
    1 Anexo(s)
    rapaziada, blz?
    Até q enfimmmmmmmm :dance::dance::dance::dance:
    comprei meu primeiro 4x4!!!! :grin::grin::grin::grin::grin::grin:
    Vitarinha Canvas 97, segue foto ....

Ainda tou fazendo muita coisa, Detran, troca de oleos, filtros e blablabla ..
    Realizar a venda do Corsa .. e por ai vai ..

Sei q eu já podia antes, mas agora sim de 4x4, posso realmente fazer parte do Rapaziada4x4 ....
    E já confirmo minha presença no "Escritorio", que na verdade ouvi boatos que se mudou para Av. Barao de Studart!! é verdade? hehehehehehe
    eu prefiro lá, já que moro pela Aldeota! :)

De resto, vou descobrindo o carro aos poucos e com ajuda de vcs descobrindo tb novas paisagens!!!!!

Obrigado a todos que me ajudaram, me deram incentivo, opiniões e paciencia!!! ( isso tá parecendo agradecimentos de monografia hehehe)
    Mas sério, não vou citar nomes pois posso esquecer de alguem, mas td a galera que tava naquele passeio de Uruau e dentre outros!!!
    vlws mesmo!!!!!

E Themoteo, parabens!!! rumo aos Sertões!!!! hehehe
  • 06/11/2007, 22:00
    themoteo
    Citação:

Postado originalmente por fabiosm Ver Post
    rapaziada, blz?
    Até q enfimmmmmmmm :dance::dance::dance::dance:
    comprei meu primeiro 4x4!!!! :grin::grin::grin::grin::grin::grin:
    Vitarinha Canvas 97, segue foto ....

Ainda tou fazendo muita coisa, Detran, troca de oleos, filtros e blablabla ..
    Realizar a venda do Corsa .. e por ai vai ..

Sei q eu já podia antes, mas agora sim de 4x4, posso realmente fazer parte do Rapaziada4x4 ....
    E já confirmo minha presença no "Escritorio", que na verdade ouvi boatos que se mudou para Av. Barao de Studart!! é verdade? hehehehehehe
    eu prefiro lá, já que moro pela Aldeota! :)

De resto, vou descobrindo o carro aos poucos e com ajuda de vcs descobrindo tb novas paisagens!!!!!

Obrigado a todos que me ajudaram, me deram incentivo, opiniões e paciencia!!! ( isso tá parecendo agradecimentos de monografia hehehe)
    Mas sério, não vou citar nomes pois posso esquecer de alguem, mas td a galera que tava naquele passeio de Uruau e dentre outros!!!
    vlws mesmo!!!!!

E Themoteo, parabens!!! rumo aos Sertões!!!! hehehe

AÊÊÊÊÊÊ.....Grande Fábio,

parabéns pela aquisição:palmas:. vamos inaugurar em breve nas trilhas.

Qualquer coisa, se quiser umas "aulinhas" é só falar com o Feroz que ele te dá umas dicas...:mrgreen:

No mais é só aparecer, e quanto a mudar o endereço do escritório é coisa para ser decidida em assembléia, por isso, os interessados na mudança devem fazer campanha e aparecer nas assembléias para propor a mudança.

E o Rally dos Sertões é "brincadeira de gente grande" , por enquanto vou me animando para a próxima etapa da copa Troller e quem sabe um cearense de rally ou mesmo um piocerá ou cerápior....
  • 07/11/2007, 00:30
    FábioSM
    vlws themoteo,
    então manha 19:30 no Picanharia da W. Soares?
  • 07/11/2007, 15:22
    Murillus
    Citação:

vlws themoteo,

confirmado...

Pene eu nao poderei comparecer... estarei trab a noite... piao é fod@...
  • 07/11/2007, 16:53
    themoteo
    Citação:

vlws themoteo,

Pessoal,

esta quarta também não poderei comparecer.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 120 de 935 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2070110111112113114115116117118119120121122123124125126127128129130170220620 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:30.