Puts, estou surpreso, pelo meu desconhecimento do que anda acontecendo na cena nacional industrial/fora-de-estrada e, para aqueles que, como eu, também não sabiam, ainda, mas o fato é que temos carne nova no pedaço e parece que coisa boa. Segundo notícia contida no site http://www.dana.com.br/canaldana/edi...06062008#8669; a qual tomo a liberdade de tanscrever para o conhecimento geral, logo abaixo, como segue:
[Aqui tem Dana: Jipe Stark vence edição brasileira do maior prêmio de design norte-americano O Stark, jipe fabricado em pequena escala pela montadora TAC, de Santa Catarina, acaba de receber o troféu IDEA/Brasil, edição brasileira do mais conceituado prêmio norte-americano de design, realizada com o apoio da revista Época Negócios. O carro, que impressiona por suas características técnicas e criatividade 100% nacional, foi premiado com Ouro na categoria transporte terrestre. "Este prêmio consagra o design do Stark, posicionando o produto da TAC no nicho de mercado diferenciado”, destaca o presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos. Inovação, design e qualidade técnica fazem do jipe um dos principais empreendimentos automobilísticos em ascensão no Brasil, despontando no cenário de veículos 4x4. O desenho do automóvel foi idealizado pela Questto Design, estúdio responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos e gerenciamento de fornecedores e serviços. Concebido para ser dirigido tanto em trilhas quanto no asfalto, o Stark possui estrutura tubular reforçada que dá mais segurança aos quatro passageiros. O jipe conta com a solução de tração 4x4 e torque Spicer(R), além de diversos componentes produzidos pela Dana. É o primeiro modelo nacional equipado com os eixos diferenciais Dana 44-3 em versão para suspensão independente. O diferencial de deslizamento limitado Trac-Lok é item de série e o veículo também possui articulações das suspensões, eixos cardan (dianteiro e traseiro) e junta de cabeçote MLS Dana. O IDEA Brasil, trazido ao país pela Objeto Brasil, conta com o apoio da Época Negócios, IDSA (Industrial Designers Society of America) e entidades de classe como o Sebrae. O evento premiou 53 projetos escolhidos em 18 diferentes categorias. No evento, o Stark dividiu o palco com empresas renomadas mundialmente como Embraer, Motorola, Electrolux, além de outras nacionais, como Caloi e Sundown. A versão americana do prêmio é realizada pela IDSA e divulgada pela revista americana de negócios BusinessWeek.]
Meus parabéns, aos esforços conjuntos da equipe nacional, merecedores de ganhar este prêmio. Penso que esta nova configuração das articulações das suspensões independentes, para os eixos Dana 44.3, acima dita pioneira, mas que também são eixos utilizados com esta mesma nomenclatura nos do novo Jeep Marruá, mas lá em versão eixo rígido, pelo menos na traseira - http://www.agralemarrua.com.br/siteP...le/index.html; isto tudo deve ser coisa muito linda e interessante de se ver e de operar. Um grande abaço a todos e saudações, tracionadas.
Isto não é Jipe amigo. É um Fusquinha metido a besta. Jipe é Toyota BAnd, Land, Troller, Marruá, Engesa e até o falecido Javali. Mas isto aí???????????RSRSRSRSRS
Isto não é Jipe amigo. É um Fusquinha metido a besta. Jipe é Toyota BAnd, Land, Troller, Marruá, Engesa e até o falecido Javali. Mas isto aí???????????RSRSRSRSRS
amigo,
é sempre bom respeitar a opinião dos outros e eu respeito a sua.
só gostaria de saber se a sua opinião é mera conclusão do que ouviu falar, ou se voce realmente andou no "jeep" e sentiu na pele que ele é um "fusquinha metido a besta".
respeito os jeeps e respeito os fusquinhas e acho que nenhum deles deve ser depreciado.
voce o fez de uma só vez.
posso até estar errado em ter esperanças, mas vou esperar pra ver, andar em um, falar com quem andou, para tirar a minha conclusão.
Não gostei do design do Stark (embora seja diferente, no mínimo), mas só dos proprietários terem a coragem de investir num projeto desses é digno de nossa reverência!
Não gostei do design do Stark (embora seja diferente, no mínimo), mas só dos proprietários terem a coragem de investir num projeto desses é digno de nossa reverência!
Também acho,
Meter o pau sem conhecer o carro é no minimo prematuro.
A uns anos atras ouvia horrores dos Vitaras, jipinho da Barbie, etc. Eles não são os melhores jipes mas estão ai encarando trilhas pesadas que ninguem imaginava.
É claro que todos os jipes dependem de alguma preparação e todos tem suas limitações, uns mais outros menos.
Este negocio de falar que só este ou aquele jipe que presta é pura paixão e não avaliação.
Na minha opinião vale a frase que sempre leio por aqui, "O melhor jipe é o que está na minha garagem", mas nem por isto acho que o da garagem do vizinho é pior que o meu.
é sempre bom respeitar a opinião dos outros e eu respeito a sua.
só gostaria de saber se a sua opinião é mera conclusão do que ouviu falar, ou se voce realmente andou no "jeep" e sentiu na pele que ele é um "fusquinha metido a besta".
respeito os jeeps e respeito os fusquinhas e acho que nenhum deles deve ser depreciado.
voce o fez de uma só vez.
posso até estar errado em ter esperanças, mas vou esperar pra ver, andar em um, falar com quem andou, para tirar a minha conclusão.
de qualquer forma, um abraço.
Rogério, falou tudo. Temos que respeitar o STARK, apesar de ainda não ter visto um, acredito nele....
Amigo, olha que tá cheio de tiozinho por aí que passa c/ o fusquinha "véio" onde muito jipeiro metido a besta não vai.
Temos que fazer votos que o Stark seja bom e resistente. Qto mais boas opções no mercado melhor p/ todos!!!
Adoro dirigir um fusca no banhado é tão divertido.. e vai muito bem...
Quanto ao novo jipe, desejo sucesso e que com o tempo o aperfeiçoamento chegue.