Somos um país com vários projetos científicos avançadissimos sim e copiados por outros tantos. O que nos falta é mais investimento público (e privado) e mais fé em nossa capacidade criativa.
Abraços nacionalistas e anarquistas....
concordo, hoje em dia tudo é globalizado...onde tiver mais barato a materia prima, as empresas vao la buscar..onde for mais barato a mao de obra, vai ter uma fabrica la....normal ja...
mais isso nao faz com q o projeto nao seja "nacional"...a ideia é boa..e admiro eles por tentarem, investirem num mercado loco como o nosso...e concordo mais uma vez em o q se falta aki é investimento do governo na criação de produtos nacionais....pois hoje me dia, fazer um jipe com peças 100% nacionais....impossivel...só de impostos o carro ja teria custo de 200mil.....mais projetos como esses é q vao mudando a historia aos poucos...e quem sabe em breve nao teremos tudo aki? nosso??!!!
boa sorte brasil! ainda acreditando nessa meleca...rs..ainda.....
Não precisaremos reinventar a roda para vangloriarmos ter um produto nacional. O que vale nesse caso é a ousadia determinação e coragem para fantasiar e concretizar um produto feito por nós e para nós.
A
Bela frase! Não preciso dizer mais nada!
Brandt - PU7.MBB
JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...
E qual projeto de qualquer produto hoje é completamente "nacional"?.....Não precisaremos reinventar a roda para vangloriarmos ter um produto nacional.
O que vale nesse caso é a ousadia determinação e coragem para fantasiar e concretizar um produto feito por nós e para nós.
Lembro que a engesa só fabricava chassis e lataria, e, usando peças da americana GM, consegui fazer, aqui na terra das "commodities", o melhor jipe do mundo na época, pretendido por exércitos do mundo todo. .....
É graças a esses pseudos-brasileiros que esse País não cresce e é motivo de chacota, para mudar um país é primeiro necessário mudar essa mentalidade tacanha, pessimista e atrasada. O Brasil é uma merda, mas é aqui que eu e vc vivemos, o que eu puder fazer pra mudar essa porcaria pode ter certeza que faço.
[]s!
PESSOAL, TRÊS COMENTÁRIOS
1 - O JEEP ENGESA ERA MUITO BOM, REALMENTE TINHA UM ÓTIMO CURSO DE SUSPENSÃO E UM CHASSIS TODO CALCULADO POR ELEMENTOS FINITOS QUE NÃO TRINCAVA, PORÉM FALTAVA UMA REDUZIDA, UM MOTOR DIESEL E UM POUCO DE TECNOLOGIA. SÓ ERA DESEJADO PELOS EXÉRCITOS DO MUNDO TODO PELO SEU PREÇO CAMARADA. ME DESCULPEM MAS ERA CONSIDERADO DESCARTÁVEL. TANTO É QUE ACABOU A GUERRA E A FABRICA FECHOU. SERÁ QUE UM ENGESA NOVO 2008, (MARRUÁ) É MELHOR QUE O HUMMER 2008 MADE IN USA????....
2 - NÃO PRETENDO ME MUDAR DO BRASIL, PRINCIPALMENTE DESTA TERRA MARAVILHOSA QUE É NATAL, VOU CONTINUAR APROVEITANDO TUDO QUE ESTE PAIS TEM DE BOM, SEU CLIMA, SUAS PRAIAS, SEU POVO, PORÉM CONTINUAREI USANDO VEÍCULOS CONFIÁVEIS PRODUZIDOS POR GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS, POR ENQUANTO FICO COM MEU LAND, JÁ QUE NENHUMA OUTRA TROUXE UM VEÍCULOS OFF ROAD COM CARACTERISTICAS SUPERIORES.
3 - ESTE TÓPICO É DEDICADO AO "NOVO JEEP BRASILEIRO - STARK" QUE JÁ NÃO É MAIS TÃO NOVO ASSIM, SUGIRO MANTERMOS O FOCO NESTE ASSUNTO, ME DESCULPEM SE EU ACABEI DESVIANDO O PROPÓSITO.
1 - O JEEP ENGESA ERA MUITO BOM, REALMENTE TINHA UM ÓTIMO CURSO DE SUSPENSÃO E UM CHASSIS TODO CALCULADO POR ELEMENTOS FINITOS QUE NÃO TRINCAVA, PORÉM FALTAVA UMA REDUZIDA, UM MOTOR DIESEL E UM POUCO DE TECNOLOGIA.
E quem disse que não saiu engesa com motor diesel? Saiu sim (perkins q20b) além de gasolina e alcool.
Que "tecnologia" faltava aos engesas da época? É capaz de citar 3 itens ou é muito?
SÓ ERA DESEJADO PELOS EXÉRCITOS DO MUNDO TODO PELO SEU PREÇO CAMARADA. ME DESCULPEM MAS ERA CONSIDERADO DESCARTÁVEL.
Era considerado descartável por quem?????? Qual exército no mundo relatou isso????
Pergunte ao Exército Brasileiro (que ainda tem vários engesas na ativa) se são descartáveis. São tão descartáveis que estão comprando os Marruás, por não ter um jipe que atenda às exigências do EB.
TANTO É QUE ACABOU A GUERRA E A FABRICA FECHOU.
É melhor se informar melhor!!!!!
A engesa fechou as portas graças a um enorme pedido feito pelo mundo árabe de tanques de guerra (na época os melhores do mundo) e jipes que não foi honrado, por influência americana que queria vender seus armamentos ao mundo todo.
SERÁ QUE UM ENGESA NOVO 2008, (MARRUÁ) É MELHOR QUE O HUMMER 2008 MADE IN USA????....
Para o tipo de relevo, clima e solo aqui do Brasil e de outros muitos países no mundo, o Marruá é mil vezes melhor do que qualquer Hummer. Ou você acha que o hummer é capaz de encarar a mais leve de nossas trilhas? Hummer é pra areia e olhe lá!
Tecnologia é usar o recurso certo, na hora certa e no lugar certo! Puro e simples!
2 - NÃO PRETENDO ME MUDAR DO BRASIL, PRINCIPALMENTE DESTA TERRA MARAVILHOSA QUE É NATAL, VOU CONTINUAR APROVEITANDO TUDO QUE ESTE PAIS TEM DE BOM, SEU CLIMA, SUAS PRAIAS, SEU POVO
Concordo plenamente com você: Natal é mesmo uma terra maravilhosa!
PORÉM CONTINUAREI USANDO VEÍCULOS CONFIÁVEIS PRODUZIDOS POR GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS, POR ENQUANTO FICO COM MEU LAND, JÁ QUE NENHUMA OUTRA TROUXE UM VEÍCULOS OFF ROAD COM CARACTERISTICAS SUPERIORES.
Engraçado: você gosta de "novidades" e tem uma Land. Uma viatura que virou Mito justamente por ser um clássico, que praticamente não mudou nada desde quando foi inventada até hoje (a não ser pelo quebradiço e frágil motor maxion HSD) e por isso tão confiável em excursões longas e no offroad.
Engraçado: você gosta de "novidades" e tem uma Land. Uma viatura que virou Mito justamente por ser um clássico, que praticamente não mudou nada desde quando foi inventada até hoje (a não ser pelo quebradiço e frágil motor maxion HSD) e por isso tão confiável em excursões longas e no offroad.
Gostaria de ter uma Land Defender apenas pelo fato de ser um clássico e pelo espaço interno, somente, mas os bancos são medonhos, o painel um troço e o motor não é lá essas coisas.
Em matéria de conforto, painel e durabilidade do motor, o Troller fabricado no Brasil dá de 10 a 0 na land, banco sentável (confortável aí tb já é de mais), painel do gol bolinha e motor MWM 2.8.
Marilaine, divergências à parte, vc já andou num engesa??? Aquele carro velho, quadrado, ultrapassado e extremamente mais confiável e confortável que uma land.
1 - O JEEP ENGESA ERA MUITO BOM, REALMENTE TINHA UM ÓTIMO CURSO DE SUSPENSÃO E UM CHASSIS TODO CALCULADO POR ELEMENTOS FINITOS QUE NÃO TRINCAVA, PORÉM FALTAVA UMA REDUZIDA, UM MOTOR DIESEL E UM POUCO DE TECNOLOGIA. SÓ ERA DESEJADO PELOS EXÉRCITOS DO MUNDO TODO PELO SEU PREÇO CAMARADA. ME DESCULPEM MAS ERA CONSIDERADO DESCARTÁVEL. TANTO É QUE ACABOU A GUERRA E A FABRICA FECHOU. SERÁ QUE UM ENGESA NOVO 2008, (MARRUÁ) É MELHOR QUE O HUMMER 2008 MADE IN USA????....
po..nao leva a mal...mais vc ta bem errada....
engesa fechou por calote....venderam varios ao oriente medio...e eles la q se ferraram na guerra e nao pagaram..até hoje!....na minha opinião é uma dos melhores jipes do mundo em produção....se nao for o melhor....
hummerda? ...nao presta...só os h1 da am general mesmo...depois q passou pras maos da GM....virou estetica só....chasi e mecanica toda de silverado......
o unico problema do marrua é o preço..elevado d+....mais to loco num pickup cd marrua.....
e saiu engesa diesel sim, como cavesco citou...todo veiculo militar é diesel por questoe de logistica de abastecimento durante guerra...por quase tudo ser diesel...no exercito gringo até motos a diesel eles tem....
como disse antes...nao é pra levar a mal....só é pra informar melhor a galera....
e realmete as land sao d+..sem duvida...mais nao tem nada a ver com modernidade...pelomenos as defender....o mais clasicos dos jipes ainda fabricados.....
por modernidade eu iria de jeep...cherokee nova...liberty....entre outros....
E quem disse que não saiu engesa com motor diesel? Saiu sim (perkins q20b) além de gasolina e alcool.
Que "tecnologia" faltava aos engesas da época? É capaz de citar 3 itens ou é muito?
Era considerado descartável por quem?????? Qual exército no mundo relatou isso????
Pergunte ao Exército Brasileiro (que ainda tem vários engesas na ativa) se são descartáveis. São tão descartáveis que estão comprando os Marruás, por não ter um jipe que atenda às exigências do EB.
É melhor se informar melhor!!!!!
A engesa fechou as portas graças a um enorme pedido feito pelo mundo árabe de tanques de guerra (na época os melhores do mundo) e jipes que não foi honrado, por influência americana que queria vender seus armamentos ao mundo todo.
Para o tipo de relevo, clima e solo aqui do Brasil e de outros muitos países no mundo, o Marruá é mil vezes melhor do que qualquer Hummer. Ou você acha que o hummer é capaz de encarar a mais leve de nossas trilhas? Hummer é pra areia e olhe lá!
Tecnologia é usar o recurso certo, na hora certa e no lugar certo! Puro e simples!
Concordo plenamente com você: Natal é mesmo uma terra maravilhosa!
Engraçado: você gosta de "novidades" e tem uma Land. Uma viatura que virou Mito justamente por ser um clássico, que praticamente não mudou nada desde quando foi inventada até hoje (a não ser pelo quebradiço e frágil motor maxion HSD) e por isso tão confiável em excursões longas e no offroad.
Falou tudo..................
Qual Land tem tecnologia?? A Defender.......Será o diferencial central? Ou o bloqueio do tal diferencial?
Defender só é macia de suspensão. Quebradeira é ela: motor fraco, direção subdimensionada, tampa traseira que não aguenta o estepe, pouco espaço interno, chassi fraco, elétrica subdimensionada, instável..... Por que falo isto? Experiência própria, no HAITI, onde elas são usadas exaustivamente, em todos os tipos de condições e usos. Tive ENGESA, andei muito de TROLLER (navegador) e conheço o MARRUÁ o suficiente para saber das suas qualidades. O que tinha de errado no ENGESA basicamente foi mudado no MARRUÁ. Continua com um único defeito (ou 2....): a falta de uma reduzida (e o preço). Mas no preço não tem jeito, pois ele não tem os incentivos do TROLLER. []'s
...... SERÁ QUE UM ENGESA NOVO 2008, (MARRUÁ) É MELHOR QUE O HUMMER 2008 MADE IN USA????....MARI
Comparar MARRUÁ (ENGESA) com HUMMER???
Seria como comparar um SAMURAI com uma F250 4x4.... nada a ver. Onde um vai o outro nem passa perto, o que um faz nem pensar para o outro. O ENGESA é uma Viatura leve, 1/2 ton e o HUMMER uma Viatura 2 ton, que recebe blindagem, armamento pesado (coisa impossível num ENGESA/MARRUÁ) para uso no Iraque/Afeganistão. Além disso, eles tem destino/uso diferenciados. Por falar nisso, você já viu um HUMMER, as dimensões dele, as capacidades? [ ]'s
Comparar MARRUÁ (ENGESA) com HUMMER???
Seria como comparar um SAMURAI com uma F250 4x4.... nada a ver. Onde um vai o outro nem passa perto, o que um faz nem pensar para o outro. O ENGESA é uma Viatura leve, 1/2 ton e o HUMMER uma Viatura 2 ton, que recebe blindagem, armamento pesado (coisa impossível num ENGESA/MARRUÁ) para uso no Iraque/Afeganistão. Além disso, eles tem destino/uso diferenciados. Por falar nisso, você já viu um HUMMER, as dimensões dele, as capacidades? [ ]'s