Nao sei se ja comentaram essa matéria aqui, de qualquer maneira, vale a pena.
[]s
Versão Imprimível
Nao sei se ja comentaram essa matéria aqui, de qualquer maneira, vale a pena.
[]s
Muito legal a matéria :palmas: Vou mandar pro mail do gabinete daquele demagogo do Renan Calheiros. Será que tem alguém lá que saiba ler e tenha capacidade pra entender a matéria e explicá-la para aquela anta de terno? :pensativo:
Eu ainda gostaria de saber porque as pessoas que são a favor do desarmamento não justificam a sua opinião nesse tópico :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Acho que é mais fácil pegar carona na opinião da Globo que ter que pensar e decidir sozinho. :parede: :parede: Foi assim com o Collor, com o Lulla.................
[]´s
Bom, estou aqui.Citação:
Eu ainda gostaria de saber porque as pessoas que são a favor do desarmamento não justificam a sua opinião nesse tópico :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Acho que é mais fácil pegar carona na opinião da Globo que ter que pensar e decidir sozinho. :parede: :parede: Foi assim com o Collor, com o Lulla.................
Primeiro: NÃO SOU MANIPULADA PELA MÍDIA, estudo comunicação, sei muito bem de todas (e talvez algumas que nem vocês conheçam) falcatruas da grande mídia.
Não estou pegando carona em lugar nenhum, essa é a minha opinião, e TOMARA que mais e mais pessoas peguem carona nisso.
Ainda bem que a Globo resolveu apoiar alguma coisa civilizatória, finalmente.
O tópico está muito grande, não vou conseguir responder a todos os argumentos de vocês, mas é só por impossibilidade numérica, pq argumentos suficientes para isso existem.
Vou só destacar alguns:
Pode ter certeza: ladrão nenhum tem medo de tomar tiro. Pra quem nasce e cresce num lugar violento, assiste aos amigos morrerem, troca tiros com a polícia (que tem, teoricamente, muito mais equipamento) e assalta bancos, sinceramente, eu duvido que qualquer um deles tenha medo do "38ão" que fica guardado no maleiro do armário.Citação:
, se coloque no lugar do ladrão.
:arrow: Você tentaria assaltar um banco sabendo que la dentro estao todos armados?
:arrow: Você assaltaria uma casa que o dono esta armado ou uma que o dono esta desarmado?
... e por ai vai, quem é a favor do desarmamento é ladrão.
Até a igreja? E isso é parâmetro para alguém???Citação:
Engraçado como até a igreja apoia a legítima defesa, no caso atual vê-se que o homem de bem pode ate ser considerado minoria nesse mar de bandidagem.
Alguem ainda tem duvida de que estamos assistindo ao extermínio do homem de bem?
Extermínio do homem do bem????? Que distinção é essa? Quem é homem de bem e quem não é? Quem está disposto a matar alguém (sem ser na mão, nem na porrada, só a distância) pode ser considerado de BEM? Precisam mudar pelo menos essa nomenclatura, é bonita, mas não funciona. E... extermínio? Extermínio é fome, extermínio é chacina, extermínio é desalojamento, isso é extermínio. Coisas que nunca passaram nem perto de nenhum dos cidadão "do bem"
Você está redondamente enganado. Os movimentos a favor do desarmamento são muito bem estruturados e um deles merece destaque, A Aliança Hip Hop pelo Sim. Deixando de lado os preconceitos, todos sabem que as mariores vítimas das armas de fogo são os jovens, negros e pobres. Não os "cidadãos de bem". E são justamente eles que estão encabeçando um movimento a favor da proibição da venda de armas. São eles que já amanheceram com um defunto na porta de casa, que já perderam parentes, que até já mataram. Justamente por isso, eles têm muito mais autoridade para decidirem o que querem ou não. Eles estão do outro lado e o conhecem muito bem.Citação:
Acredito que não há argumentos plausíveis, devem ser os que se dizem certinhos e que nunca sentiram na pele a bandidagem, vivem em redomas e são alienados. Não consigo vislumbrar algum argumento que possa convencer-me a mudar a minha posição de votar não ao desarmamento.
Não, o desarmamento está longe de ser uma solução! Ninguém acredita nele como uma solução. O buraco é muito mais embaixo. A solução é a mudança de mentalidade, é uma mudança de consciência, é igualdade social, é o fim do preconceito, é não haver diferença entre "cidadão do bem" de "cidadão do mal". Essa sim é a solução. É uma nova consciência de democracia e paz, é isso. Não é a solução, é apenas o caminho para ela. Vale lembrar também que não só a proibição da venda de armas, mas muitos outros tópicos estão expostos no Estatuto do Desarmamento.Citação:
O grande problema é que o bandido não se sensibiliza com campanhas midiáticas e está se fazendo de tudo para enganar a população mais uma vez, pintando esta falácia do desarmamento como solução dos problemas da criminalidade e da violência urbana sem realmente atacar o "X" do problema, que é muito mais grave.
Nossa, tem teoria da conspiração (algo do tipo "querem desarmar o brasileiro porque os EUA querem dominar o Brasil"), citação de Maquiavel, alusões a fatos históricos (que não têm relação NENHUMA) com o contexto histórico no qual o Brasil se insere agora... Há um estardalhaço e um pânico, como se após a eleição o Brasil fosse se inserir em um caos e em uma desordem, um genocídio dos cidadãos de bem... peraí! Não é bem assim! Eu acho que todos os que argumentam a favor precisam saber um pouco mais o que se passa fora dos bairros "de bem", conhecer pessoas "do mal" e saber que o buraco é muito mais embaixo... não dá para fazer alusões a união soviética... peraí...
Ouvi até falarem "o que será dos fazendeiros, pobres e desarmados, agora o MST vai fazer a festa". Ei! O MST não come criancinhas, não vai matar os pobres fazendeiros desarmados, quem sabe a ausência de armas não abra caminho para uma discussão?
Há muitas outras possibilidades nesse interím.
10 razões para votar SIM
O Brasil é o país do mundo com o maior número de pessoas mortas por armas de fogo. Em 2003 foram 108 mortes por dia, quase 40 mil no ano! [Datasus, 2003] Arma de fogo é a primeira causa de morte de homens jovens no Brasil! Mata mais que acidentes de trânsito, AIDS ou qualquer outra doença ou causa externa. [Datasus, 2003]
1- Existem armas demais neste país.
Estima-se que o número total de armas em circulação no Brasil seja de 17,5 milhões [Iser-Small Arms Survey, 2005]. Apenas 10% dessas armas pertencem ao Estado (forças armadas e polícias), o resto, ou seja, 90%, estão em mãos civis. Está na hora deste país se desarmar!
2- Armas foram feitas para matar.
No Brasil, 63,9% dos homicídios são cometidos por arma de fogo, enquanto 19,8% são causados por arma branca [Datasus, 2002]. Por quê? Porque armas de fogo matam com eficácia e sem nenhum risco para o agressor. Diante de uma faca, você corre, grita, chuta. A chance de morrer em uma agressão com arma de fogo é muito maior: de cada 4 feridos nos casos de agressões por arma de fogo, 3 morrem. [Datasus, 2002] As tentativas de suicídio com arma de fogo também são mais eficazes: 85% dos casos acabam em morte. [Annals of Emergency Medicine, 1998].
3- Ter armas em casa aumenta o risco, não a proteção.
Usar armas em legítima defesa só dá certo no cinema. Segundo o FBI [FBI, 2001], “para cada sucesso no uso defensivo de arma de fogo em homicídio justificável, houve 185 mortes com arma de fogo em homicídios, suicídios ou acidentes”. As armas em casa se voltam contra a própria família. Os pais guardam armas para defender suas famílias, mas os próprios filhos acabam por encontrá-las, provocando-se, assim, trágicos acidentes. No Brasil, duas crianças (entre 0 e 14 anos) são feridas por tiros acidentais todos os dias. [Datasus, 2002].
4- A presença de uma arma pode transformar qualquer cidadão em criminoso.
Armas de fogo transformam desavenças banais em tragédias irreversíveis. Em São Paulo, segundo a Divisão de Homicídios da Policia Civil [DHPP-SP 2004], o primeiro motivo para homicídios é “vingança” entre pessoas que se conhecem e que não possuem nenhum vínculo com o tráfico de drogas ou outras atividades criminosas. Para se ter uma idéia, em São Paulo, as vítimas de latrocínio – matar para roubar – correspondem a menos de 5% das vítimas de homicídio. [Secretaria de Segurança Pública - SP 2004]
5- Quando existe uma arma dentro de casa, a mulher corre muito mais risco de levar um tiro do que o ladrão.
Nas capitais brasileiras, 44% dos homicídios de mulheres são cometidos com arma de fogo [Datasus, 2002]. Dois terços dos casos de violência contra a mulher têm como autor o próprio marido ou companheiro. [Datasenado, 2005]. De acordo com dados do FBI, relativos a 1998, para cada vez que uma mulher usou uma arma em legítima defesa, 101 vezes esta arma foi usada contra ela.
6 - Em caso de assalto à mão armada, quem reage com arma de fogo corre mais risco de morrer.
É um mito considerar que com uma arma o cidadão está mais protegido. Na maioria dos assaltos, mesmo pessoas treinadas não têm tempo de reagir e sacar sua arma. Quando o cidadão reage, ele corre mais risco de se ferir ou ser morto. Uma pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro mostra que: “a chance de morrer numa reação armada a roubo é 180 vezes maior de que morrer quando não há reação. A chance de ficar ferido é 57 vezes maior do que quando não há reação.” [Iser, 1999]
7- Controlar as armas legais ajuda na luta contra o crime.
A - O mercado legal abastece o ilegal. Para se ter uma idéia, 80% das armas apreendidas pela policia do Rio de Janeiro (de 1993 a 2003) são armas curtas e 76 % são brasileiras; 30% delas tinham registro legal [DFAE, 2003]. As armas que mais matam no Brasil são brasileiras, principalmente os revólveres 38 produzidos pela Taurus.
B - As armas compradas legalmente correm o risco de cair nas mãos erradas, através de roubo, perda ou revenda. Só no Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Segurança Pública, entre 1993 e 2000, foram roubadas, furtadas ou perdidas 100.146 armas (14.306 por ano). Ou seja: bandidos não compram armas em lojas, mas são as armas compradas em lojas que vão parar nas mãos dos criminosos.
8- “O Estatuto do Desarmamento é uma lei que desarma o bandido.”
A maioria dos artigos do Estatuto do Desarmamento (lei n° 10.826, 22/12/2003) dá meios à policia para aprimorar o combate ao tráfico ilícito de armas e para desarmar os bandidos. Ele estabelece a integração entre a base de dados da Policia Federal, sobre armas apreendidas, e a do Exército, sobre produção e exportação. Agora as armas encontradas nas mãos de bandidos podem ser rastreadas e as rotas do tráfico desmontadas. Pela nova lei, todas as novas armas serão marcadas na fábrica, o que ajudará a elucidar crimes e investigar as fontes do contrabando. Para evitar e reprimir desvios dos arsenais das forças de segurança pública, todas as munições vendidas para elas também vão ser marcadas. A implementação do Estatuto em sua totalidade é um dos principais instrumentos de que dispõe hoje a sociedade brasileira para desarmar os bandidos.
9 - Controlar as armas salva vidas
As leis de controle de armas ajudam a diminuir os riscos para todos. Na Austrália, 5 anos depois de uma lei que praticamente proibiu a venda de armas de fogo, a taxa de homicídios por arma de fogo caiu 50%. Entre as mulheres, a diminuição foi de 57% [Australian Institute of Criminology, 2003]. Um estudo da Unesco, publicado em 2005, mostra que Austrália, Inglaterra e Japão, onde as armas são proibidas, estão entre os países do mundo onde MENOS se mata com arma de fogo, enquanto os Estados Unidos, um dos países mais liberais com as armas, aparecem em 8º lugar, entre os países mais violentos do mundo. No Brasil, comparando-se os sete primeiros meses de 2004 com os sete primeiros meses de vigência da Campanha de Desarmamento - agosto de 2004 a fevereiro de 2005 - um estudo do Ministério da Saúde mostrou que o índice de redução de internações por lesões com arma de fogo no Rio de Janeiro foi de 10,5% e, em São Paulo, de 7%.
10 - Desarmamento é o primeiro passo
A proibição do comércio de armas de fogo e munição, isoladamente, não é capaz de solucionar o problema da criminalidade. Mas é um passo fundamental em direção a uma sociedade mais segura. Temos que continuar trabalhando por pactos internacionais pelo desarmamento, por melhorias no sistema de justiça e nas policias e claro, pela redução da desigualdade social em nosso país. Mas para isso é preciso dar o primeiro passo: no dia 23 de outubro vai acontecer o primeiro referendo da história do Brasil. É nossa oportunidade de mostrar em que tipo de sociedade queremos viver.A vitória do SIM pode ser o início de uma nova história, o começo da “virada de página” na questão da (in)segurança no Brasil!
Acho bacana ter essa discussão aqui :concordo:
Discordo de praticamente todas as opiniões, mas o que mais me incomoda é essa distinção entre homem "do bem" e do "mal". Por favor, gostaria que me definissem quem é quem, e porquê.
Eu acho que deve ter algum motivo para que pessoas, de classes e origens diferentes, para sociólogos e antropólogos serem unânimes ao defender o desarmamento.
Bom, eu acho que fui a única pessoa a me manifestar pelo SIM, portanto, periodicamente venho aqui reforçar a minha opinião... e a das outras 18 pessoas que não falaram nada.
Valeu
Tati
:dance: Frommars´s girl :dance:
Ah!!
Alguém citou Gandhi, eu também vou fazer isso:
Se prevalecer a tese do olho por olho, o mundo acabará cego.
Esqueci também disso: http://www.5600k.com.br/soudapaz/VITIMAS.wmv
Valeu
Tati
:dance: Frommars´s Girl :dance:
Tati , vc e Fromars vão formar uma dupla de assaltantes ???
Só isso justifica o SIM .
NÂO ESTAMOS VOTANDO EM DESARMAMENTO - MUITA ATENÇÃO ...
Nunca vi tanta besteira junta , já vi que é assim - o pessoal que quer votar SIm vai votar e que se dane os outros , não estão nem aí para os argumentos do Não ...
E o pessoal que vota NÂo , parece estar muita mais conciente do que vai acontecer após o plebiscito ...
[]s ...
Olá Tati, até que enfim uma opinião de uma pessoa a favor do desarmamento, só por curiosidade estes dados que vc citou foram retirados de que fonte?
Ahh, sou absolutamente contra o desarmamento, só não estou com tempo para debater agora.
[]s
Tati, os dados que vc cita estão com números manipulados, nas fontes, não estou dizendo que vc os manipulou. Desculpe a franqueza, respeito a sua opinião mas vc tb está está sendo manipulada pela mídia e pela globo sim. Se eu fosse refutar um a um os argumentos teria que digitar pacas, e são argumentos já bem conhecidos, além disto as mensagens anteriores já os refutam. Mas sinta-se à vontade para expor sua opinião, o espaço é para isto.
Andre4x4
Tati K, os argumentos que vc citou ja foram explorados à exaustâo e fazem parte da cartilha do sim... no entanto, existe um forte argumento em favor do NÂO, q vc simplesmente desconsiderou: Eu voto NÂO pq simplesmente nâo aguento mais ver meus direitos de cidadâo serem simplesmente revogados e desrespeitados pelo (des)governo brasileiro. Lembre-se q este mesmo (des)governo q está propondo o desarmamento já tentou calar e censurar a imprensa e o Ministério Público, pq será? Quanto às estatisticas q vc citou, francamente, como estudante de comunicação vc deveria saber melhor do q ninguém q sâo totalmente furadas... acidente com arma de fogo é igual a ataque de tubarâo, pode acontecer lá aonde judas perdeu a sola do pé, a imprensa toda divulga e explora à exaustâo. Mesmo assim nâo vemos notícias como essas a toda hora... quer tirar a prova? Faça uma pesquisa no IML da sua cidade, você verá que quem morre mesmo por arma de fogo na imensa maioria das vezes é bandido, policial ou vítima de bandido.
P.S. ao contrário das "estatísticas" conheço vários casos de pessoas que mandaram bala nos bandidos e ficaram bem vivas para me contar a história...
A maioria das armas são de calibre 38 ou menos, certo. Aqui próximo a fronteira, você compra uma arma qualquer (22, 38 ou até maior) por um valor bem abaixo do que no Brasil e por um pouquinho a mais eles te entregam no Brasil (se não me engano, temos amigos do Fórum que moram na fronteira e podem atestar isso). Oras, proibir a comercialização de armas e munição no Brasil, não vai coibir esse mercado, pelo contrário, vai incentivá-lo. Boa parte delas são fabricadas no Brasil (Taurus e Rossi), mesmo se fechassem essas fábricas, haveriam fornecedores de outros países.
[]´s NÃO favorável ao desarmamento e sim à correta regulamentação do porte e uso de armas.
Tati K,
Antes de mais nada quero dizer que admiro a sua postura de vir aqui expor o seu ponto de vista e sua opinião, muitos marmanjos não tiveram a capacidade de defender seu ponto de vista como você fez, e mesmo eu sendo contrário ao desarmamento, respeito a sua opinião, afinal esse é um dos princípios básicos de uma sociedade e da democracia.
Não vou questinar as estatísticas que você citou, mesmo porque não conheço a maioria das fontes então não posso julgar se são verdadeiras ou não, mas gostaria de expor alguns pontos:
A maioria dos jovens pobres, vítimas de armas de fogo, sabe-se que na realidade antes de serem vítimas de arma de fogo são vítimas da sociedade, por serem marginalizados, por não terem acesso a educação, saúde e muitas vezes uma família estruturada, são vítimas das desigualdades sociais, e infelizmente na maioria das vezes, vítimas das dorgas, que são proíbidas a muito tempo, mas continuam sendo vendidas livremente. Porque então não se combater a causa da violência e não suas consequências ??? A proibição da venda de armas vai aumentar um mercado negro que já existe, igual ao tráfico de drogas, o que prova que proibir a venda não soluciona o problema.
Muitas pessoas morrem todos os anos vítimas de armas de fogo, mas não acredito que estaremos salvando essas vidas proibindo a comercialização de armas, mas sim com uma legislação coerente com a atual condição social do país, a quanto tempo não temos uma revisão no nossos códigos Civil e Penal ???? E como anda o nosso Poder Judiciário ???? E a nossa polícia ???? Porque não lutamos por uma sociedade mais justa e que não dependa do uso de armas ??? Achar que somente proibir a venda de armas vai resolver o problema da violência é fechar os olhos para todos outros problemas existentes, é uma proposta de solução simplista.
Eu já disse isso anteriormente mas vou repetir, sou totalmente contra armas nas mãos de pessoas despreparadas, mas infelizmente o nosso governo prefere proibir a regulamentar e fiscalizar.
Você ja esteve sob a mira de uma arma sendo segurada por um bandido ????
Você já teve a sua vida salva porque você estava armada, ou por alguém que estava armado??
Você já pegou uma arma nas mãos e disparou pelo menos um tiro ???
Me desculpem, mas se você respondeu não a pelo menos uma dessas perguntas, tem pouco ou nenhum conhecimento sobre armas ou sobre o que é ser vítima da violência e espero que nunca passe por nenhuma dessas situações para só depois mudar de opinião. Infelizmente eu já passei por todas as situações acima e se estou aqui hoje, escrevendo essa mensagem é graças a uma arma.
Eu também já fui jovem, e como todo jovem já fui um idealista, já acreditei que poderíamos mudar o mundo e até que o PT poderia mudar este país, se hoje eu tivesse 20 anos a menos, talvez eu também fosse contra a venda de armas, mas o tempo e a experiência me fez ver as coisas de uma forma mais ampla, deixando de lado um pouco o emocional e usando mais o racional.
Não sou a favor de transfomar a minha cidade ou meu país em um "faroeste caboclo", não sou a favor de se andar armado e nem recomendo isso a ninguém, mesmo isso tendo salvo minha vida um dia, na minha opinião, deve-se proibir o porte de armas, controlar de forma eficaz a comercialização de armas, mas jamais proibir que um cidadão tenha o direito de defender o seu lar e sua família.
O Governo deveria estar mais preocupado em combater a fome, a pobreza, a desigualdade social, a corrupção e as drogas porque essas sim matam, com ou sem armas de fogo.
[]´s
Opa!
Bom, primeiro... sim, eu já atirei, minha família toda praticamente tem uma arminha guardada no armário. Eu mesma já treinei tiro com um tio em meu sítio.
Na minha família também já aconteceu um acidente horrível com armas.
Portanto, sei do que eu estou falando.
Ah! Edu Vello ... ahahaha... criminosos... será? De armas eu quero distância, e muita... não as usaria para cometer um crime.
Eu acho que a questão não é restringir os direitos. Não quero me aprofundar nessa discussão, mas eu realmente acho que um pouco de civilidade não fazem mal a ninguém. E controle do governo também não. Infelizmente, nem todo mundo sabe que um estado demasiadamente liberal só faz mal à sociedade - é preciso se despir do preconceito e pensar, friamente, se a sociedade é capaz de se regular sozinha.
Não é. Já que vocês gostam de fatos históricos, posso enumerar alguns casos de excesso de liberalismo que, aí sim, geraram o caos. A própria ausência do Estado nos EUA agora está causando a tragédia de New Orleans. Esse é só um exemplo.
Bom... pra mim, armar um cidadão comum é estimular uma guerra civil, é promover um abismo social cada vez maior, é colocar nas mãos da sociedade civil um poder que ela não deveria ter. Muito menos que questões pontuais, eu acho que a proibição deve sim acontecer, em primeiro lugar, porque é o reflexo de uma sociedade muito mais madura, muito mais unida e com uma consciência muito diferente.
É o começo de uma mudança, não é a própria mudança.
Em meu trabalho, fazemos campanhas e mais campanhas, e estamos organizando uma série de debates relacionados ao desarmamento. Por isso, tenho tido acesso à muitas histórias, muitas entidades e muitas pessoas diferentes. E, cada vez mais, esse meu contato me ajuda a decidir e a militar pelo desarmamento.
Não, eu não sou manipulada, não, esses dados não são manipulados, eles têm fontes, são estatísticas, são números!
Em 2004, primeiro ano da campanha, os homicídios por armas de fogo apresentaram uma queda de 8,2%, quando comparados ao ano de 2003.
Isso são dados, são estatísticas, só esse 8% não representa nada??? Quantas milhares de vidas já não foram poupadas por causa da doação voluntária de armas? Essas vidas poupadas podem ser a nossa própria ou a da nossa família!
E outra: Em São Paulo, segundo a Divisão de Homicídios da Policia Civil [DHPP-SP 2004], o primeiro motivo para homicídios é “vingança” entre pessoas que se conhecem e que não possuem nenhum vínculo com o tráfico de drogas ou outras atividades criminosas. Para se ter uma idéia, em São Paulo, as vítimas de latrocínio – matar para roubar – correspondem a menos de 5% das vítimas de homicídio. [Secretaria de Segurança Pública - SP 2004]
Só isso já refuta tudo! Menos de 5% é vítima de latrocínio! A maioria das mortes é entre pessoas que já se conhecem! A situação que vocês retratam é a minoria do quadro de mortes por armas de fogo!
E repito: deve existir algum motivo para os acadêmicos que estudam a própria sociedade serem unânimes a favor do desarmamento. Deve haver algum motivo.
E também gostaria de saber a diferença entre o "cidadão de bem" e do "cidadão de mal".
É preciso parar de pensar em si próprio, o grande problema é que a sociedade não pensa no coletivo. Esse é o grande problema. No dia que isso mudar, aí tudo muda. E votar sim é pensar no coletivo.
Valeu
Tati
:dance: Frommars´s girl :dance: