Tem q colocar as molas e os amortecedores da F 250!!! Não tem adaptação, basta tirar a velha e colocar a nova!!! Boa sorte.
Versão Imprimível
PessoALL, finalmente a revisão no "sistema de alimentação de diesel" foi concluída. Conforme adiantei, alguns componentes da BI tiveram que ser substituídos. Pelo que pude "entender", as impurezas do combustível são letais! Sabemos que o diesel, estocado e à venda na rede de postos, Brasil afora, NÃO garante o grau de impureza recomendado.
Pois bem, observem nas imagens a seguir: O tal "Came" de comando estava visivelmente erodido! E, essa peça não é barata. Encareceu a manutenção.
https://lh3.googleusercontent.com/-u...25283%2529.jpg
Nessa foto, é possível confirmar que o porta-injetor [original] é o KDAL 74 P19. Observados pontos de erosão, mas bastou um boa limpeza. "Em observação", para a próxima manutenção. Acredito que não são baratos!
https://lh3.googleusercontent.com/-y...25284%2529.jpg
De uma maneira geral, a BI está muito íntegra e funcionando perfeitamente. O teste de bancada mostrou isso; muito bem. Apenas, foi confirmado, antes da desmontagem, que a pressão estava em apenas 220 bar[g]; portanto, abaixo do valor recomendado pela Bosch. Pressão de calibração, com os novos bicos injetores [DLLA 137 P553]: 250 bar[g].
https://lh6.googleusercontent.com/-X...25282%2529.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-Y...25281%2529.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-7...25285%2529.jpg
Bom, ainda é cedo, mas no test drive após revisão, fiz questão de levar o "bombista" junto. Hehehe. Pista duplicada, "rodamos" cerca de trinta quilômetros. Nos retões, com subidas íngrimes, "embalei" forte e pude constatar: "É outro carro"! Retomadas e tal. Alcancei velocidades tipo 130ph, com relativa "facilidade".
As próxima semanas permitirão avaliar, com mais critério. Sabendo que "performance" nem sempre significa "manter consumo" de combustível, ficarei atento nesse quesito. O carro ficou um tanto "nervoso". Gostei!
Um detalhe: Ainda não foi dessa vez que solicitei a famosa "abertura" na bomba. Para avaliar com mais critério, optei por deixar a BI no "débito" de projeto. Inclusive, lacrada. Depois, é quase certo que eu peça um "ajuste fino". Mesmo porque, o IC precisa "mostrar selviço". Rs.
Bom, por enquanto é isso. Como não se "faz omelete sem quebrar ovos", aqui vai a "notinha":
https://lh5.googleusercontent.com/-t...20BI_bicos.JPG
Obrigado a todos que me incentivaram e orientaram. Um agradecimento especial ao Sérgio Augusto [Unaí-MG], pelas inúmeras "aulas" que me possibilitou, entender um pouquinho. Os "ensinamentos" dele foram decisivos, para a escolha do INTERCOOLER [construção e instalação] e também dos BICOS INJETORES. Mais à frente, quem sabe eu não anime, e parta para uma turbina mais parruda?
"Tio", você também. Brigadão pelas dicas e cutucadas [ui!].
Depois da viagem a SP, um devido check up [alinhamento e balanceamento]:
https://lh5.googleusercontent.com/-v.../AL_Balanc.jpg
[]s
Fala Waldir:
Obrigado pelas considerações, é sempre gratificante poder ajudar um companheiro, mas reitero aqui mais uma vez, que não sabemos nada não, alguma experiencia acumulada ao longo de quase 30 anos "convivendo" com motores diesel, acumula-se alguma informação. Veja, na sexta feira, por sms , me perguntou sobre a diferença de seu porta injetor P19 para o P15, e eu lhe disse que era a "faixa de calibragem". Veja em anexo, um "pedaço" de meu catálogo, onde tem os KDAL P 10 a 19, e veja a terciera coluna, onde tem a tal faixa de calibragem, e na segunda coluna o INJETOR que está "fazendo PAR" com o porta injetor. Voce PODE, calibrar seu porta inejtor com 285Bar, e melhorar ainda mais a performance do P553. Se com 250 Bar, ele tem "X" de vazão com 285 ele terá "X" multiplicado por 1,0196( a vazão aumenta com o quadrado da diferença entre a pressão inicial e a pressão final, ou seja, terá a mais 2% de vazão, em relação a original) V2= ((285-250)/250)^2, e principalmente, otimizará a pulverização, ou melhor, atomização do diesel.
Abraço.
Sérgio.
ola tio eddie tudo belezinha eu estes dias anets de fazer o cadastro aqui no 4x4 brasil eu vi um foro seu pedindo pelo amor de DEUS se alguem soubece a marca da caixa de direçao da f1000 98 é isto ??? entao como eu vi aqui aqui todos compartilja ajuda um com outro ai vai a minha ajudinha em bora talvez vc ja ate saiba mas esta valendo a intençao a f1000 saio com dois modelos de caixa de direçao a quelas que tem um triangulo e uma t no meio é a TRW E AOUTRA CAIXA É DA MARCA FAMOZA ZF um forte abraço e espero ter ajudado
Waldir , será que o S50 tem algo a ver com o came corroido , o bombista orientou pra colocar algum aditivo ?? estou usando 1/2 ltr de óleo 2 tempos a cada abastecida , já tem gente colocando óleo 40 qdo vai abastecer ... nunca tive que mexer na BI , sempre usei 2 tempos desde que peguei o Engesa , mas era a cada 3 abastecidas , qdo passou de S1800 pra S500 aumentei a dose , agora com S50 vai ser sempre que abastecer ...
Achei estranho o jeito que o came desgastou , parece que o material que ele aciona tem dureza maior , não era pra ter ... ou foi falta de lubrificação , aí entraria o S50 na história ...
Vamos torcer pra que agora seja só alegria ...
abs ...
Valeu, Sérgio! Entendi a relação P&Q. Por enquanto, estou "testando" a performance com o set 250 bar. Agora, já sei onde ir buscar os 2% [risos].
Edu, conversei longamente com o pessoal da oficina. O proprietário tem larga experiência com motores a diesel, mas afirmou que não "acredita" que o S50 tenha "danificado" o came. Inclusive, ponderou que, daqui a algum tempo, será o "padrão"; quando o S500 deixar de ser vendido. Mas, como sou "desconfiado" bagaraio, vou manter-me - um tempo -, longe do S50.
EDIT: Carro ficou "bala". Quero saber, se o consumo será mantido. Hehehe.
[]s
Então , esse é meu medo ... só vai ter essa porcaria de S50 , os bombistas vão ficar milionarios ... aí vem a pergunta clássica ... ah tá , se não foi o S50 que causou essa esmerilhada no came o que foi ?? ... , aí vem a 2a pergunta clássica ... o que tenho que fazer pra não acontecer de novo ??? pq se aconteceu do nada vai acontecer de novo ... certo !!!! ... e os bombistas vão viver rindo até a gente jogar nossos motores no lixo e pegar motor gasosa fazendo 3 a 4 km/lts ... ou uma charrete com cobertura ... rsrs
Temos que achar uma solução pra usar o maldito S50 e num futuro prox. o pior , S10 ... , eles não vão ficar do nosso lado nessa briga , é interesse deles estragar a BI ...
abs ...
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:
[]s
Eduardo;
Realmente dizem os entendidos que o S50 tem um poder de lubrificação menor que o diesel comum, pelo fato de ele ser composto de hidrocarbonetos mais leves que o diesel "antigo".
Mas segundo um entendido de biodiesel conhecido meu, os 5% de Biodiesel suprem esse poder lubrificante menor do S50. Se alguém mais souber de algo, seria interessante postar aqui
Na pior das hipoteses, a solução será adicionar um litro de lubrificante ATF a cada 4 tanques....
Abraços
Daniel,
Acho este assunto interessante e controverso. Não consigo imaginar um combustível que só possa ser usado pelas picapes mais novas - meio incoerente. Porém, de cunho psicológico ou não, há uma série de relatos de perda de desempenho com o S-50 em BIs mecânicas. Vai entender?
Usei na Milona, fora a redução de fumaça, nada demais. Continuo usando de forma alternada, misturada dependendo do que tem disponível na hora de abastecer.
Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.
[]s
Esses 5% de biodiesel piora as coisas ... seria melhor não ter essa tranqueira no diesel , se fosse bom não estragaria as BIs ... em lugares frios mais atrapalha que ajuda ...
Vamos aguardar entrar no mercado os motores euro V e tb os postos abastecerem mais vtrs com S50 , a porcentagem de uso de S50 ainda é baixo , qdo muitos estiverem usando vão aparecer os problemas e , espero que , algum iluminado traga soluções ...
As charretes vão inflacionar , vai ter charrete com tala larga , som e alarme ... rs
abs ...