Powered by vBulletin

Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 157 de 176 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 57107147148149150151152153154155156157158159160161162163164165166167 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/05/2014, 14:59
    duardobruno
    Citação:

Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Fernado....... Se gostas de andar forte..... a F1000 não é uma boa pedida....

a minha é mwm 229 com 92 cv e 30 kgf.m de torque a 1600rpm.
    é um motor bem lento... sente as subidas ingrimes a velocidades mais altas..

Uso muito o sistema Castelo Branco... e posso afirmar que a minha aspiradinha anda junto com o trafego, ando sempre a 120km/h, faço ultrapassagens e tudo mais.. sobe e desce a 120.
    nesse regime o motor está a ~2400 rpm....
    Super tranquilo, a temperatura nem se move da posição ideal.... (meio o marcador)

Em serras sinto falta de uma turbina... para dar mais animo ao 229..... (mas sem duvidas, não o farei)

Chega aos 140 km/h.... na descida..

Com o motor original.... faz entre 8,8~9,2 km/l 100% cidade e encosta nos 11 km/l na estrada
    A/c full time... (mas sem a/c faz a mesma coisa)

Minha namorada também reclama da F1000..... diz que pula muito.... (a traseira é dura bagarai)..kkkk
    Mas ela está conformada....

Drossor, já percebi que vc não tem a mínima vontade de turbinar tua F. Tem algum motivo pra isso? A minha tb é aspirada e 4x4, não sobe a 120 não, e com sorte, mantém os 80 km/h. Já abri um pouco a bomba, ficou melhor, mas não quero abrir mais pq tb não admiro muito aquela fumaça preta. Por ser 4x4 acho que ela fica mais amarrada de final e não desenvolve na estrada como as 4x2. Ainda tem o fato do Caveirão ser cabine dupla, mais pesada. To pensando em turbinar a minha lá por outubro ou novembro desse ano. 95% dos pickapeiros são a favor, inclusive meu mecânico. Todo mundo diz que o 229 aguenta legal e que fará uma imensa diferença no desempenho do carro. Pq vc não tem essa intenção? Abco.
  • 06/05/2014, 17:18
    drosssor51
    Citação:

Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Drossor, já percebi que vc não tem a mínima vontade de turbinar tua F. Tem algum motivo pra isso? A minha tb é aspirada e 4x4, não sobe a 120 não, e com sorte, mantém os 80 km/h. Já abri um pouco a bomba, ficou melhor, mas não quero abrir mais pq tb não admiro muito aquela fumaça preta. Por ser 4x4 acho que ela fica mais amarrada de final e não desenvolve na estrada como as 4x2. Ainda tem o fato do Caveirão ser cabine dupla, mais pesada. To pensando em turbinar a minha lá por outubro ou novembro desse ano. 95% dos pickapeiros são a favor, inclusive meu mecânico. Todo mundo diz que o 229 aguenta legal e que fará uma imensa diferença no desempenho do carro. Pq vc não tem essa intenção? Abco.

Eduardo..... realmente não tenho a intenção de turbinar....

O que eu vou comentar aqui.... é uma opinião minha, leve em consideração o que achar interessante... o resto filtre.
    Sou conservador quando o assunto é motores... e se ele nasceu aspirado.... aspirado vai ficar. (o meu...kkk)

Turbinar um motor tem seus prós e contras....

Os prós... todos conhecem... aumento de potência e torque, o ronco lindo..que só os motores turbo tem....

Os contras... o pessoal não comenta muito...

O primeiro é o compartilhamento da vasão de óleo do motor para a turbina....
    No 229 é clássico...chega acender a luz vermelha do óleo... quando o motor está em marcha lenta... e bem quente.
    Além de "roubar" pressão de óleo do motor... o óleo trabalha beeeeemmmm mais quente que em motores aspirados, baixando a viscosidade.

O 229 quando "novo" tem 17:1 de taxa de compressão... mandar uma turbina em cima aumenta significativamente a taxa, reduzindo a vida útil do motor... (reduz a vida útil sim..!!! reduz pouco por ser um motor bem resistente....mas reduz.)
    Mas quando o 229 está cansado... de difícil partida... o turbo compressor dá vida nova ao motor...por corrigir a taxa de compressão.....

Além desse detalhe... um turbo compressor tem vida útil muito baixa... quando muito bem utilizado.. dura 4 anos... ai lá vai mais 1000 reis.. pro aço...
    Quando ruim (fim de vida), o turbo fica jogando óleo para dentro do motor.. carboniza tudo... e fica uma sujeirada...só...

Se turbinar por fora.. e não corrigir a injeção de diesel.. certamente vais jogar diesel fora.... aumenta-se o débito para corrigir o aumento de pressão... mas... o aumento de pressão na câmara não é linear... portanto haverá necessidade de instalação de um LDA... que é a variação do débito de diesel...

É por isso......

Se alguém discorda... posta ai... opiniões diferentes são muito bem vindas...
    .
    E volto a dizer... essa é somente minha opinião.. respeito todas as outras....

Eduardo... só por curiosidade.... que pneus está usando na F1000????
    O 229 aspirado não tolera muito o aumento dos pneus... pois a potência é limitada...
    Recentemente troquei os pneus 31/10.5r15.... por pneus originais 255/75r15. A diferença entre eles é de apenas 1 polegada.. no diâmetro externo... mais minha picape ganhou folego nas subidas... tá mais esperta... percebi a difer^`ença na primeira viagem que fiz... com pneus novos..

Não desista dos seus planos... de turbinar o caveirão...

é isso...

Abç
  • 06/05/2014, 18:12
    Edintruder
    Drossor,
    Concordo com quase tudo, o que eu "discordo", na verdade não discordo, apenas darei uma sugestão para corrigir a questão apresentada.

A tomada de pressão de óleo tem duas formas de ser feitas. Conecta-se direto numa tomada de pressão do bloco e solda um retorno no cárter. Essa forma pode apresentar queda de pressão sim se a turbina estiver ruim e deixar passar muito óleo por ela. Todos os que eu vi assim mesmo turbinados por fora, não apresentam problemas. O que podes fazer para corrigir é usar um adaptador no filtro e óleo, aonde o óleo que será usado na turbina é tomado do filtro. Dessa forma, como o filtro é o último caminho do óleo não irá interferir na pressão do resto do motor. Os motores à gasolina são turbinados usando essa tomada de óleo que citei.

Quanto à temperatura do óleo, sim, trabalha mais quente mas basta usar lubrificantes para motores turbo, que são desenvolvidos para esse fim, como o Top Turbo, Brutus T5, etc. O Lubrificante não afina mais do que o limite do SAE 15, pois o motor não atinge nem perto da temperatura de teste do lubrificante para receber o grau de viscosidade. Mas pode-se ainda usar um radiador de óleo da L200, por exemplo, que manterá a viscosidade maior que o original aspirado.

O único porém de turbinar por fora é a taxa de compressão, que no 229 não dá diferença na vida útil do motor.

Quanto à vida da turbina, dura muito mais de 4 anos. Eu nunca mexi em turbina e bomba injetora. Basta obedecer os 30 segundos na lenta que está ok. A turbina da minha F1000 trabalhou mais de três anos e meio com pressão regulada em 2,0bar. Mês passado reduzi para 1,5 bar pois notei que esses 0,5 bar não trazem benefício de desempenho pois a BI não regula acima dessa pressão. Mas na minha mão já são mais de 4 anos, sem contar o tempo que estava na mão do antigo proprietário. Não baixa óleo por ela, não roça e não perde pressão. 100%. Na minha ex-Ranger, foram 5 anos também com pressão alterada sem nenhum problema.

Eu não recomendo turbinar o motor da hilux 2.8, por exemplo, pois é embora durável, não se compara com um 229. Se olhar os casquilhos de um 229, verás que são de fato cascos! kkk Os mancais são muito largos e grandes. Por isso o virabrequim dura muito. Tem muita área para distribuição de esforço.
  • 06/05/2014, 23:50
    drosssor51
    TURBO COMPRESSOR....

kkk.... Polemica na certa..kkkk!!!

Edin...

Se me permite.... vou fazer algumas observações.

Imagine o caminho do óleo... da bomba (onde é pressurizado) até o ultimo balancim (onde é despressurizado) e volta ao cárter por gravidade.....se a turbina captar óleo deste intervalo (não temos escolha..tem que ser neste caminho).. a pressão e vasão de óleo irão baixar.

O mais comum é fazer a tomada de pressão logo após o filtro de óleo.. (eu nunca vi furar o bloco... que assassinato.. hein) que é o início do caminho pressurizado... não o final (retorno..) como você comentou.
    Pelo que sei... A bomba capta o óleo do cárter ("sujo"), pressuriza, filtra e depois é distribuído ("limpo") para os veios do bloco, não faz sentido filtrar e devolver ao cárter sujo.

Óleo para motores turbo.. eu uso na minha aspirada também... eles são menos susceptíveis à variação de temperatura... isso significa que: estão mais fluídicos quando frio e mais viscosos quando quentes comparados a um óleo comum.
    Isso é perceptível em nossas efes... através do ponteiro de pressão do óleo.

Um óleo ruim.... vai fazer o ponteiro colar no máximo, quando o motor está frio e leva o ponteiro lá em baixo, quando o motor está quente.
    Um óleo bom.. mantém a posição do ponteiro mais centralizada, frio ou quente.

Sobre a temperatura de teste normalizada pela SAE, não é alta não.
    Os óleos são catalogados em VISCOSIDADE SAE à 40 graus e VISCOSIDADE SAE à 100 graus.

Uma caixa quente de turbina.... principalmente em geradores, que ficam estáticos e confinado.. pode ficar incandescente, temperatura em torno de 550~600 graus.... e o óleo passa ali do lado...
    O radiador de óleo é uma boa pedida... com certeza..

Com este tempo de uso....se sua turbina está seca... você é mesmo cuidadoso com ela.. os 30 segundinhos, após a partida e antes do desligamento são fundamentais...

Os mwm são naturalmente brutos... e com certeza toleram bem um turbo compressor.... o que eu fico mordido... é com a baboseira do óleo....

Se a pressurização for necessária... será que um BLOWER não é uma boa pedida?????
    Capta rotação do eixo do virabrequim, tem seu próprio óleo.... não esquenta como uma turbina... e a pressão é mais constante e uniforme....
    Custa umas 3 vezes mais..... kkkk

SERÁ QUE FICA BOM...????
  • 07/05/2014, 07:20
    GCCarneiro
    O óleo especifico pra motor turbinado já é concebido pra tolerar a temperatura extrema do turbocompressor, não tem o porque se preocupar com ele. É só usar um óleo de boa marca e respeitar tempo/quilometragem de troca que não terá problemas.
  • 07/05/2014, 10:55
    Edintruder
    Blower com certeza fica bom. Mas tens que importar um decente. No Brasil para empurrar um volume, creio só os que eram usados nos motores Detroit diesel 2T da década de 50. Coisa difícil de achar.
    Mas acho que te preocupas demais com a questão de óleo, sendo que são centenas de milhares de veículos turbinados rodando por anos à fio sem nenhum problema. Na pior das hipóteses, antecipa a troca para 7.000km que o óleo se mantém dentro das propriedades.

Quanto o SAE, é 100°C sem alteração, mas os testes são muito além disso. No meu notebook em casa eu tenho uma apostila do SEST SENAT que tem essa parte, mas os testes de estabilidade pelo que lembro são a 148,9°C. Deixa eu confirmar depois.
  • 07/05/2014, 11:11
    Edintruder
    Encontrei um texto da Apetro de Portugal:
    http://www.apetro.pt/documentos/inf_lubrificantes.pdf
    Os 148,9°C são referentes à 300°F.

"Classificação de viscosidades SAE para óleos de motor (SAE J 300)
    A classificação SAE para lubrificantes de cárter de motor, envolve 12 graus de viscosidade, e
    dois grupos de viscosidades – um contendo a letra "W", (“W” é a primeira letra da palavra
    inglesa, “Winter” que significa inverno em português) e outro sem a letra "W". Os óleos do
    grupo com "W" (também designados por óleos de inverno), são classificados pela viscosidade
    máxima a baixa temperatura de arranque a frio, pela temperatura máxima de limite inferior de
    bombagem, bem como pela viscosidade mínima a 100ºC. Os óleos do grupo sem "W" são
    classificados pela viscosidade cinemática mínima e máxima a 100ºC e pela viscosidade
    mínima, HT/HS (elevada taxa de corte (106 s-1), a elevada temperatura (150ºC)."

Mas ainda tem a opção de instalar uma turbina com refrigeração à água. Dessa forma os mancais nunca alcançarão a temperatura dos quase 150°C.
    Em cima disso é que se entende porque o motor deve trabalhar na lenta antes de desligar, pois a temperatura da turbina precisa ser reduzida antes de parar o sistema de lubrificação. Ao desligar o motor a turbina aquece por condução do caracol quente para o corpo de mancais. É somente nesse momento que o óleo irá sofrer algum dano pela turbina, pois a circulação do óleo mantém os mancais refrigerados também. Então, ao deixar o motor na lenta por um tempo antes de desligar prova que aumenta a vida da turbina (meu caso) e não prejudica o lubrificante.
  • 07/05/2014, 13:21
    drosssor51
    ... aqui em casa, já tivemos 4 - F1000, sendo que duas delas turbinadas por fora....

Eu sei que o óleo atende as especificações de um motor turbinado, a tendencia é de aumentar muito os motores turbinados de fábrica.
    Acredito que os diesel.. são todos turbinados originais de fábrica... já... e os otto estão invadindo o mercado devagar...

Sobre o controle SAE a 40º...é feito para óleo monoviscoso, não utilizado mais na área automotiva.

Se turbinado de fábrica...(como os x10 e os Sprint são) não ocorre nenhum dos problemas citados... pois a pressão da bomba é diferenciada.....

Como comentado acima.....NADA CONTRA...!!! somente não o farei no meu motor..!

Já.. os blower.. tem alguns com deslocamento de ar bem interessantes.. para V8... de 7.2 litros... deve dar conta do mwm com certeza..!
    ..

abç
  • 07/05/2014, 17:53
    luizmarco
    duvidas
    Olá a todos. Assunto interessante, e como os senhores são experts no assunto... existe o 229 turbinado, original. Vi que há leve mudanças por fora e não me lembro muito bem. O radiador de óleo é embutido no bloco, refrigerado com agua. As duvidas: é isso mesmo ?? E a bomba de óleo, muda para o aspirado ?? O virabrequim muda, o que vi tinha quebrado, e por aqui era difícil de encontrar.
  • 07/05/2014, 23:38
    Edintruder
    Luiz, sim, o radiador de óleo é no bloco, atrás da bomba injetora refrigerado pela água do radiador.
  • 08/05/2014, 14:29
    luizmarco
    Oi Edintruder, e pessoal.
    E a bomba de óleo ?? Não é a mesma do motor aspirado ??
  • 08/05/2014, 14:43
    luizmarco
    Citação:

Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    ...
    Acredito que os diesel.. são todos turbinados originais de fábrica... já... e os otto estão invadindo o mercado devagar...

Quando diz OTTO, se refere aos motores de múltiplas válvulas ?? Me perdoa a ingnorância...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 157 de 176 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 57107147148149150151152153154155156157158159160161162163164165166167 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:56.