x
Convex Datacenter
Página 17 de 18 PrimeiroPrimeiro ... 789101112131415161718 ÚltimoÚltimo
Resultados 193 a 204 de 216
    Usuário Avatar de Laos
    Entrada
    16/10/2006
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 0

Entendi Marcus. Agora eu pergunto ao amigo experiente no assunto: e o turbo no motor a diesel, pode vir a prejudicar o desempenho, ou mudar a forma de dirigi-lo na trilha? Faço uma analogia com os willys - motor opala ou ap. O opala tem torque maior em baixa, já o ap funciona melhor com a rotação mais alta - para trilha, pessoalmente, prefiro o opala. Se eu colocar o turbo no 14b, não estaria transformando o meu gm em ap?

grato pela sua atenção...

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Laos Ver Post
    Entendi Marcus. Agora eu pergunto ao amigo experiente no assunto: e o turbo no motor a diesel, pode vir a prejudicar o desempenho, ou mudar a forma de dirigi-lo na trilha? Faço uma analogia com os willys - motor opala ou ap. O opala tem torque maior em baixa, já o ap funciona melhor com a rotação mais alta - para trilha, pessoalmente, prefiro o opala. Se eu colocar o turbo no 14b, não estaria transformando o meu gm em ap?

grato pela sua atenção...
    CARO LAOS

Vc esta fazendo uma comparação ERRÔNEA .

Vc esta comprando um motor aspirado de grande volume OPALA 4cc ( 2.5 ) ou 6cc ( 4.1 ) com um motor turbinado de pequeno volume AP ( 2.0 ) .

No caso de sua dúvida seria se um mesmo motor TOYOTA 14B aspirado original e ele mesmo turbinado , DAÍ TE RESPONDO COM CERTEZA ABSOLUTA :

O 14B TURBINADO NÃO TERÁ O DESEMPENHO PREJUDICADO E SIM " MELHORADO E MUITO " É POR ESTE MOTIVO QUE SE TURBINA UM MOTOR , PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO MESMO E NÃO PREJUDICAR .

Aí respondendo uma pergunta que vc não fez mas iria fazer : E NA TRILHA , o 14B teria pior desempenho com ele TURBINADO ???? Respondo : NÃO . Neste caso vc teria que usar o pedal do acelerador bem menos , pq ele irá responder de pronto ao simples pisar no acelerador . Ou seja ele terá o mesmo torque em baixo giro só que repondendo com mais agilidade ao aumentar o giro , com mais rapidez nas respostas do acelerador .

LAOS , VC NÃO IMAGINA O QUE É UM MOTOR A DÍESEL ASPIRADO DE FÁBRICA QDO VC TURBINA O BICHÃO , TENHO MINHA EXPERIENCIA COM MINHA SW4 93 A DÍESEL 2.8 , COMPREI ELA JÁ TURBINADA , NEM PARECE QUE É UM MOTOR LERDINHO COMO TODOS FALAM DESTE MOTOR QDO ORIGINAL ASPIRADO , ANDA MUITO PERDE POUCO NAS SUBIDAS E RESPONDE RÁPIDO NAS RETOMADAS EM ULTRAPASSAGENS , VALE CADA CENTAVO INVESTIDO EM TURBINAR UM MOTOR , AINDA MAIS UM 14B QUE JÁ ANDA BEM PRA CARAMBA ASPIRADO , TURBINADO ENTÃO ?????????? VICHEMARIA VIRA O BICHO .

Usuário Avatar de Laos
    Entrada
    16/10/2006
    Local
    Florianópolis/SC
    Gilhermeabreu:

A minha duvida era justamente esta. E na trilha? Entendi tua resposta, ainda pergunto: Será que existe alguma limitação ou recomendação quanto a pressão do turbo? ou posso usar a pressão que eu desejar? muitas vezes o interessante e sair ou atravessar algum trecho bem na maciota, com acelareção mínima, pois isto aumentaria a adesão ao solo e evitaria derrapagems desnecessárias. O turbo não acabaria com esta tecnica? - acho que eu estou viagando na maionese mas para min turbo é velocidade e não força.

Vcs me recomendariam um turbo com que pressão?

bha gente, muito obrigado pela mao de vcs...

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Gilhermeabreu: A minha duvida era justamente esta. E na trilha? Entendi tua resposta, ainda pergunto: Será que existe alguma limitação ou recomendação quanto a pressão do turbo? ou posso usar a pressão que eu desejar? muitas vezes o interessante e sair ou atravessar algum trecho bem na maciota, com acelareção mínima, pois isto aumentaria a adesão ao solo e evitaria derrapagems desnecessárias. O turbo não acabaria com esta tecnica? - acho que eu estou viagando na maionese mas para min turbo é velocidade e não força.

Eu acho que vai perder isso sim , pelo menos os que vejo turbinado não conseguem manter baixo giro pq se deixar o giro baixo a tendência é perder a força aí qdo acelera pra repor o turbo entra e o giro sobe ... esse é um dos motivos de ainda não ter turbo , mas no meu caso não tenho a caixa de redução e ficaria só com a 1a pra trabalhar com turbo sem ganhar giro .
    Na Tracker é diesel turbinado , mas tem cx de redução , aí consigo controlar até em 3a marcha se for preciso ...
    A conclusão que fica pra responder pra vc é a seguinte -
    Se tiver cx de redução pode colocar turbo que não vai ter giro alto nas rodas mesmo que o motor suba de giro .
    O Turbo encurta a vida útil do motor ? , sim , claro , mas é pela condição de uso ... se vc usar com sabedoria vai durar bem , lógico que os componentes sofrem mais com turbo , mas sendo bem cuidado a durabilidade é longa ... e se o não turbinado for mal cuidado dura menos que o turbinado ...
    Tenta colocar o turbo de baixa pressão , aí não vai afetar tanto a dirigibilidade e vai conseguir ganho em subidas e até ficar mais econômico ...

abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de Marcus Brandão
    Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Eita ferro, agora ví um assunto polêmico.
    vamos lá: Tenho todo o respeito do mundo pela apinião do Edu e fico mesmo constrangido em ir contra o que ele diz. mas não será o caso. vou reforçar o que ele disse, porém com a visão de que não "vévi" sem turbo.
    por partes.
    O turbo pode prejudicar o desempenho em trilha? sim. pode. Use um turbo mal dimensionado e vai ficar puto da vida. Vou tentar explicar depois.
    comparar um motor gm e um ap é o mesmo que comparar uma escada e uma mulher. se a idéia é trepar... caralho o que eu ia dizer? compre uma escada. mulher é pra fazer amor. Ufa, saí dessa.
    se for comparar o motor gm (que é o mais parecido com o uso que você quer) e o 14b, você vai ter uma distância maior que do gm pro ap. Diferença pra melhor. esquece essa comparação, é simplória.
    Seu motor, assim como o meu e do Edu funciona em baixa rotação. tem muita potencia em baixa rotação - na faixa de 3000 rpm.
    não conheço bem o 14b mas o q20b explode se funcionar a 4000. nem sei se chega. outros motores têm seu maior torque a 6, 12000 giros.
    Um motor é alimentado de combustível e comburente, ou seja, diesel e oxigênio, no caso do seu motor. Aumentar o diesel é fácil. empurra com a bomba, abre os bicos... o problema é aumentar a quantodade de ar, uma vez que quando o motor aspira, aspira o volume da câmara. Aí entra o turbo. O ar entra comprimido aumentando a qtidade de moléculas de oxigênio pra queimar.
    a turbina é feita de dois corpos ligados por um eixo. No primeiro corpo os gases do escapamento fazem girar uma turbina. esse giro é transferido pra outra turbina dentro do segundo corpo do equipamento. Essa segunda turbina puxa o ar filtrado do exterior e comprime pra dentro do coletor e daí pros cilindros.
    se o primeiro corpo for pequeno, vai encher rápido e a turbina vai ser acionada cedo. se o primeiro corpo for muito grande vai demorar a encher.
    Esses motores "velhos" já têm turbinas bem conhecidas. as oficinas especializadas conhecem bem essas turbinas e no fórum vc deve encontrar referência.
    Se colocar pressão demais vai sim fder o motor
    se botar turbina adequada o motor vai ficar excelente.
    No fórum vc vai encontrar cálculos pra medir a turbina. "Esquece, essa pica é do aspira" como diria o cap. Nascimento.
    Voltando ao tamanho da turbina, se ele for pequena enche rápido mas estrangula de final.
    se ela for grande demora demais pra encher mas melhora a final.
    Resumindo, trabalhe com a turbina adequada pro seu motor e vai ficar tão feliz que vai convidar a gente pra comer uma costela de chão.
    falei.
    desculpe ser prolixo mas se falei o que já sabia, desconsidere. se informei, valeu

Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Marcus , não está me contradizendo , todas as informações são úteis ...
    Assim como o Laos , nunca colocaria um AP num CJ , pq meu jeito de levar a vtr é com bx giro pra manter aderência , mas tem quem gosta de giro alto e ir patinando até passar um atoleiro por ex. ...
    Só não coloco turbo por alguns motivos simples -
    Meu Engesa anda bem em estrada , nem penso em melhorar isso , em trilha tb / é uma coisa a menos pra se preocupar / teria que fazer uma adaptação e como saiu assim de fábrica , então , não quero mexer / e como nenhuma D20 saiu com Q20B com turbo de fábrica estou acompanhando o raciocínio dos eng. da GM , não sei qual é , mas to acompanhando ... rsrs
    Esse forum é pra gente discutir mesmo ... só fica faltando uma mesinha com tira gosto e alguma coisa alcoolica pra acompanhar ... rs
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    muito bem!
    Flexível será providenciado!!! logo que eu comprei o engesa eu diminui o recuo do cabo do acelarador para a lenta ficar um pouco mais alta e nao vibrar tanto. Então flexível já!!!

Exatamente Marcus, 14b sem turbo.
    Sinceramente eu estou indeciso quanto a colocação ou não do turbo. Tenho opiniões de que o jipe ja está excelente assim, que o turbo não aumentaria o conforto sonoro ao dirigir e nem o desempenho em trilhas.
    E tenho opiniões, principalmente dos proprietários de bandeirantes, de que o turbo diminui o barulho do motor e aumenta o desempenho.

Resumindo: não vou mecher no escapamento enquanto não decidir pelo uso ou nao do turbo. Não vou colocar o turbo enquanto eu nao andar num 14b com turbo!

obrigado pelas sábias opiniões...
    Marcus , é melhor mesmo andar numa Band com 14B turbinado antes de decidir ... de preferencia numa trilha ... ver o desempenho do seu numa subida com erosão por ex. e depois vc dirigir a Band e ver a diferença ...

Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Opa, essa última tava endereçada pra mim mas era pro Laos.
    Não resta dúvida de duas coisas. Uma turbina é algo mais pra quebrar, porém, com uma manutenção básica, coisa que todos fazemos, quebra de turbina é perto de zero. Tive várias em q20b, sprint 6, maxion... Quando não tinha turbina eu PB749901446BR. Motor novo, motor velho... A única vez que precisei mexer em uma turbina foi justamente de um q20b que já comprei turbinado. Também fiz o motor, não sei como era a manutenção anterior. Mesmo assim não parou, deu folga, começou a passar óleo e viajei mais 500 km pra fazer o reparo em Brasilia. Foi só acompanhar o óleo pq se bobear a turbina bebe tudo. Mas a outra verdade é que a melhor coisa a fazer é Experimentar.

Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    E Edu, co cervejinhas do jeito que vier é três paus

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Gilhermeabreu:

A minha duvida era justamente esta. E na trilha? Entendi tua resposta, ainda pergunto: Será que existe alguma limitação ou recomendação quanto a pressão do turbo? ou posso usar a pressão que eu desejar? muitas vezes o interessante e sair ou atravessar algum trecho bem na maciota, com acelareção mínima, pois isto aumentaria a adesão ao solo e evitaria derrapagems desnecessárias. O turbo não acabaria com esta tecnica? - acho que eu estou viagando na maionese mas para min turbo é velocidade e não força.

LAOS

O motor 14B ( 3.7 ) tem torque alto em baixa , o motor MWM 2.8 NÃO TEM TORQUE ALTO EM BAIXA SÓ EM ALTA , mas o 14B tem em baixa , e com o turbo irá melhorar o desempenho em alta , mas ele irá se comportar em baixo giro igual a ele sem turbina , pois a turbina só age a partir de determinado giro , logo em trilhas lentas vc terá um motor de torque alto em baixo giro , mas se vc pisar fundo o bicho vira um capeta .

A pressão do turbo vc não deve usar acima de 1kg sob o rísco de ter motor pra pouco tempo .

Ôpa , respondí aqui sem ter lido as respostas acima , mas é por aí mesmo , como o MARCUS eu tb discordo um pouco do EDU VELO , mas respeito muito a opinião dele pois ele gosta do carro o mais original possível e a maneira dele andar é bem diferente da minha , por ísto é meu relato é de que : SOU PAIXONADO POR MOTORES TURBINADOS , vide meu ENGESA MWM 2.8 sprint turbinado de fábrica e a minha SW4 93 2.8 turbina adaptada , desempenhos diferentes , pois são motores de concepções diferentes , apesar do MWM ter uma elasticidade maior responder mais rápido , GOSTO MAIS DO MOTOR TOYOTA DA SW4 QUE RESPONDE MAIS LENTO , MAS TEM MAIS TORQUE , PERDE MENOS EM SUBIDONAS , PRECISA DE TROCAR MENOS DE MARCHA .

Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Exatamente o que tava tentando dizer. Obrigado big doc. Laos, tenho uma tocada intermediária. Confesso que minhas trilhas fariam vergonha, da pra fazer de Landau. Gosto da curtição de subir tudo só no tó, tó, tó, e o Gafanhoto faz isso com pouco uso de embreagem pois, assim como o Edu, não tenho reduzida e meus pneus são 35'. Não tenho prevenção de usar o carro pra fazer trilha sem um objetivo mas poder andar razoavelmente no barro. Final do mês vou pra uma cidvinhaisinha pelo barro "pirenópolis".
    Usando o carro no asfalto vc vai sentir diferença nas subidas. Lembra quando vc levou seu carro de Sumpaulo pra casa e ele pedia marcha nas subidas longas? Com turbina isso vai acabar. Minha turbina funciona com 0,8 bar.
    Tenho tbém uma Grand Blazer com um mwm 6 bocas turbo sem intercooler com um cambio zf com 5 over e relação longa que não me lembro agora. Pois bem, o carro é quase automático. Sobe, desce, faz curva, tudo sem trocar marcha. Bem, vale lembrar que aqui as distâncias são grandes e ando pouco em lugares travados.
    Outra observação é quanto ao intercooler. Nesse carro não tenho mas no anterior tinha mecânica igual mas com intercooler. Bem, com intercooler o carro ficou mais brabo de final, acima de 150, mas ficou muito mais lerdo na arrancada. Parece dar trabalho encher todo o sistema. Não sei se outros já observaram isso.

Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Exatamente o que tava tentando dizer. Obrigado big doc. Laos, tenho uma tocada intermediária. Confesso que minhas trilhas fariam vergonha, da pra fazer de Landau. Gosto da curtição de subir tudo só no tó, tó, tó, e o Gafanhoto faz isso com pouco uso de embreagem pois, assim como o Edu, não tenho reduzida e meus pneus são 35'. Não tenho prevenção de usar o carro pra fazer trilha sem um objetivo mas poder andar razoavelmente no barro. Final do mês vou pra uma cidvinhaisinha pelo barro "pirenópolis".
    Usando o carro no asfalto vc vai sentir diferença nas subidas. Lembra quando vc levou seu carro de Sumpaulo pra casa e ele pedia marcha nas subidas longas? Com turbina isso vai acabar. Minha turbina funciona com 0,8 bar.
    Tenho tbém uma Grand Blazer com um mwm 6 bocas turbo sem intercooler com um cambio zf com 5 over e relação longa que não me lembro agora. Pois bem, o carro é quase automático. Sobe, desce, faz curva, tudo sem trocar marcha. Bem, vale lembrar que aqui as distâncias são grandes e ando pouco em lugares travados.
    Outra observação é quanto ao intercooler. Nesse carro não tenho mas no anterior tinha mecânica igual mas com intercooler. Bem, com intercooler o carro ficou mais brabo de final, acima de 150, mas ficou muito mais lerdo na arrancada. Parece dar trabalho encher todo o sistema. Não sei se outros já observaram isso.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa / JPX
      Por R-Mendes no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 33
      Última resposta: 15/02/2016, 17:28
    2. Engesa T-Rex
      Por geandre2004 no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 163
      Última resposta: 28/09/2011, 21:37
    3. Engesa Fase 1 - 1986 - Super engesa com super preço
      Por Guilha no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 17